Ir para conteúdo
RavenXBR

Entendendo o Ranking de Dificuldade

Recommended Posts

Pensei nisto um pouco melhor, e vi que subtrair pontos iria ser mais um ratio mais preciso, que avalia a dificuldade média da coleção... Seria injusto com que tenha, por exemplo 10 games difíceis e 10 games fáceis... porque afinal, o jogador teve dificuldade em metade dos jogos, e sua pontuação poderia ser zerada.

Como exemplo vamos pensar em 3 jogos... Um com dificuldade 4000, outro com 3000 e outro com 200, um game bem fácil.

O jogador A jogou e platinou apenas o de 4000 e o de 3000. O jogador B platinou os três...

Pela minha ideia o A ficaria na frente do B no Ranking de dificuldade... Não é certo, pois apesar do B ter gastado tempo no jogo, que provavelmente deve ser ruim e chato, ficou atrás do A...

é certo que seu ratio é pior, mas sua dificuldade não... o sistema de subtrair iria prejudica-lo...

Então pensei em duas novas sugestões ( apesar de eu achar a de subtrair pontos legal )

 

- Qualquer troféu abaixo da média de todos NãO PONTUAR

Neste caso o jogador A e B ficariam empatados... ja que com certeza nenhum troféu do jogo de 200 pontuaria... Também não resolveria

 

- Aplicar fator de redução nos troféus abaixo da média

Talvez a melhor solução.. Neste caso a média seria utilizada para determinar se o troféu recebe sua pontuação integral ou não. Por exemplo, se o valor de dificuldade do troféu for 60% da média, apenas 60% do valor dele iria para o ranking, arrendondado para cima, para ficar um número inteiro. Assim os troféus com nota 5 provavelmente pontuariam como 1... e o jogador B estaria na frente do ranking com uma margem muito pequena e eliminaria qualquer chance de um jogador C completar 40 games com pontuação total 200 e passar os dois jogadores.

 

De qualquer forma, a média de dificuldade de troféu se tornaria um fator importante para este ajuste no ranking.

 

Interessante esse modo de pensar. seria legal fazer um teste desse ranking pra ver se dá certo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso que o Ed-kun falou sobre aplicar um fator de redução aos troféus/jogos mais fáceis, pode dar funcionar. O unico porém é ter uma classificação o mais justa possível

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ed-kun, eu acho mais prudente fazer o NÃO pontuar ...

 

vou fazer uns testes e mostro para vocês ...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os jogadores não poderiam pontuar os jogos (entre 5-10) sendo 5 fácil e 10 dificil?

A dificuldade sairia da média dos pontos / pela quantidade de votos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Discordo dessas sugestões.

Os troféus fáceis já recebem pontuação baixa. Não há porque não serem considerados.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

olha, eu gostei desse talvez novo futuro modo de dificuldade...primeiro temos que ver como que fica o teste que o fabriciols vai fazer para nos mostrar,e depois tiramos uma conclusão...

 

tenho uma dúvida: se esse novo modo de dificuldade entrar em vigor, os jogos que tem troféus na dlc ajudariam ou atrapalhariam nosso ranking de dificuldade?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal,

 

Não sei se estou sendo simplista demais ou se não estou enxergando onde está o problema.

Não sei como hoje são calculadas as dificuldades (pontuações) de cada troféu, mas se você pontuar de acordo com o proporcional de quantos jogadores que tem o jogo/ quantos jogadores pegaram o troféu parece o mais justo possível.

Ex.:

Se 2000 pessoas tem 1 jogo e apenas 10 pegaram um troféu qualquer deste jogo, quer dizer que este troféu é difícil para caramba pois apenas 0,5% dos jogadores o conquistaram;

Se neste mesmo jogo tem um outro troféu que 1850 pessoas pegaram, quer dizer que este troféu é fácil pois mais de 90% dos jogadores o conquistaram;

 

Mesmo se pensarmos em jogos que poucas pessoas jogaram dá para usar a porcentagem como parâmetro. é mais justo.

Se parar para pensar, as proporções dos jogos com menos de 50 jogadores não vão ser tão precisas, mas hoje em dia são poucos os jogos que tem menos de 50 jogadores.

E a medida que o jogo for popularizando ele vai refletindo melhor a realidade da dificuldade de um troféu.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabrício, se não pontuar, acontece aquele problema que citei no meu ultimo post.

Para mim, enquanto os games fáceis continuarem pontuando normalmente, sempre haverá grandes distorções no ranking de dificuldade, com o acumulo de trófeus de pontuação 5 ou baixas que nao representam dificuldade alguma...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabrício, se não pontuar, acontece aquele problema que citei no meu ultimo post.

Para mim, enquanto os games fáceis continuarem pontuando normalmente, sempre haverá grandes distorções no ranking de dificuldade, com o acumulo de trófeus de pontuação 5 ou baixas que nao representam dificuldade alguma...

 

oq eu quis dizer é que é melhor NãO PONTUAR doq TIRAR PONTOS... entende ? :D

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal,

 

Não sei se estou sendo simplista demais ou se não estou enxergando onde está o problema.

Não sei como hoje são calculadas as dificuldades (pontuações) de cada troféu, mas se você pontuar de acordo com o proporcional de quantos jogadores que tem o jogo/ quantos jogadores pegaram o troféu parece o mais justo possível.

Ex.:

Se 2000 pessoas tem 1 jogo e apenas 10 pegaram um troféu qualquer deste jogo, quer dizer que este troféu é difícil para caramba pois apenas 0,5% dos jogadores o conquistaram;

Se neste mesmo jogo tem um outro troféu que 1850 pessoas pegaram, quer dizer que este troféu é fácil pois mais de 90% dos jogadores o conquistaram;

 

Mesmo se pensarmos em jogos que poucas pessoas jogaram dá para usar a porcentagem como parâmetro. é mais justo.

Se parar para pensar, as proporções dos jogos com menos de 50 jogadores não vão ser tão precisas, mas hoje em dia são poucos os jogos que tem menos de 50 jogadores.

E a medida que o jogo for popularizando ele vai refletindo melhor a realidade da dificuldade de um troféu.

 

é basicamente isso que fazemos aqui.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ranking gerado contando os pontos de troféus com pontuação acima da média.

 

Soma de pontos de todos os troféus / Total de troféus = média de pontos por troféu

 

1745149.749145 / 37752 = 46.226683

 

Resultado > http://myps3t.com.br...rank=difi_teste

Ranking atual > http://myps3t.com.br...nk=dificuldade2

 

minha opinião: algumas alterações de posição, mas nada que faça mta diferença ...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fez uma put..... diferença.

O Kill, Guaxa e Renee, que tem um RATIO "baixo", despencaram.

 

Fabri,

Como está sendo feito esse novo cálculo?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Complementando o que o Raven disse, quem tem um Ratio bom subiu com esse novo cálculo. E se isto for implementado, acho que deve haver um lugar de destaque no portal dizendo qual é a média de dificuldade atual e também mostrar no perfil se o troféu que você ganhou, entrou ou não, para a contagem do rank de dificuldade.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Fez uma put..... diferença. O Kill, Guaxa e Renee, que tem um RATIO "baixo", despencaram. Fabri, Como está sendo feito esse novo cálculo?

 

\/

 

Ranking gerado contando os pontos de troféus com pontuação acima da média. Soma de pontos de todos os troféus / Total de troféus = média de pontos por troféu 1745149.749145 / 37752 = 46.226683

 

falta algo a explicar ? ele é calculado em cima do pontos de dificuldades atual, mas só contam os troféus acima da média.

 

Complementando o que o Raven disse, quem tem um Ratio bom subiu com esse novo cálculo. E se isto for implementado, acho que deve haver um lugar de destaque no portal dizendo qual é a média de dificuldade atual e também mostrar no perfil se o troféu que você ganhou, entrou ou não, para a contagem do rank de dificuldade.

 

Para ser implementado eu preciso de mais apoio da população :P

 

Agora, como você imagina um "destaque no portal" para isso ?

 

Eu imaginei, tipo, lá nos seus últimos troféus os que forem acima da média ter uma corzinha diferente ...

 

Podiamos colocar mais uma coluna ali no portal com os "troféus mais difíceis do dia" tb

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ah entendi.

 

Achei que fosse calcular pela média do jogo inteiro, mas por troféu fica melhor mesmo.

Então todo troféu com pontuação menor que 46.xxx é expurgado, certo?

 

Se vingar esse método, que eu gostei bastante, a coluna RATIO não faz mais sentido.

Esse dado até pode ser usado no Perfil do usuário, mas não mais no Ranking de Dificuldade.

 

Na página do jogo, na lista de troféus, na coluna onde mostra os pontos de dificuldade, poderia ter alguma indicação se o troféu está acima (ou abaixo) da média.

 

No geral ficou show Fabri...

O novo sistema mantém tudo que tínhamos de bom antes e implementa um filtro em quem jogou dysneytinas de mais.

Por mim pode implementar.

 

Vou pegar 3 exemplos pra mostrar como o novo cálculo tá bacana:

 

1) Dropeti - Hardcore (RATIO alto): o cara só jogou game de dificuldade média pra cima e não joga dysneytina... tá em primeiro.

 

2) Eu (RavenXBR) - Intermediário (RATIO razoável): jogou muita dysneytina, mas também uma quantidade legal de jogos médios e alguns bem difíceis... minha posição ficou praticamente inalterada.

 

3) KilUiu - "Fraldinha" (kkk... sem querer te desmerecer queridão, é que você é um bom exemplo): tem o RATIO baixo e joga mais dysneytinas... caiu de 43 para 157 ... o.0

 

 

Uma outra forma de medir isso, seria fazer a média de pontos dos troféus do usuário: soma a pontuação de todos os troféus e divide pela quantidade de troféus.

Aí não ia fazer diferença se ele tem 1 ou 100000 troféus.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu já não concordo em tirar os pontos "baixos" do ranking, porque por exemplo vamos pegar um jogo que é bem comum: God of War 3 se eu quiser platinar o jogo praticamente vou ter 5 troféus no máximo que contam porque como muitos tem o jogo, e muito tem a platina a maioria dos troféus do jogo não iria contar nos pontos? --' Não gostei dessa ideia de retirar os pontos baixos, alem do que mesmo que eles deem poucos pontos são troféus e você gastou um tempo para conquista-los.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muita gente vem com esse argumento Dann, mas vcs tem que entender que isso é SÓ PARA O RANKING DE DIFICULDADE ...

para os outros rankings tudo será contado.

 

O ranking de dificuldade passará sÓ a contar os troféus difíceis, acaba com a pessoa que sobe no ranking por conta da quantidade e não pela QUALIDADE (ou dificuldade, no caso).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

vou fazer isso na coluna ratio desse novo ranking...

 

Uma outra forma de medir isso, seria fazer a média de pontos dos troféus do usuário: soma a pontuação de todos os troféus e divide pela quantidade de troféus.
Aí não ia fazer diferença se ele tem 1 ou 100000 troféus.

 

mas com pontos normais ou pontos de dificuldade ?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

vou fazer isso na coluna ratio desse novo ranking...

 

Uma outra forma de medir isso, seria fazer a média de pontos dos troféus do usuário: soma a pontuação de todos os troféus e divide pela quantidade de troféus.
Aí não ia fazer diferença se ele tem 1 ou 100000 troféus.

 

mas com pontos normais ou pontos de dificuldade ?

 

Boa essa idéia da coluna RATIO.

 

Então... é pro de Dificuldade.

Mesmo cortando os troféus abaixo da média, ainda assim quem joga mais jogos leva vantagem. Se você fizer um valor médio dos troféus, elimina esse problema.

 

Exemplo:

 

Jogador A: tem 3 troféus, um de 50 pontos, um de 30 e um de 10.

50 + 30 + 10 = 90

Dividido por 3 (quantidade de troféus) = 90/3 = 30

Então ele entraria no ranking de dificuldade com 30 pontos, que é a média dos pontos de dificuldade dos seus troféus.

 

Jogador B: tem 3 troféus, um de 50 pontos, um de 40 e um de 30.

50 + 40 + 30 = 120

Dividido por 3 (quantidade de troféus) = 120/3 = 40

Então ele entraria no ranking de dificuldade com 40 pontos, que é a média dos pontos de dificuldade dos seus troféus.

 

Jogador C: tem 50 troféus, todos com 35 pontos.

Óbvio que sua média será 35 pontos.

Então ele entraria no ranking de dificuldade com 35 pontos, que é a média dos pontos de dificuldade dos seus troféus.

 

Sacou como elimina o problema de quem joga mais leva vantagem?

 

Mantemos tudo que temos hoje, sÓ que em vez de somar os pontos, fazemos a média.

Dá até pra manter o RATIO, sÓ que aí faz a média da Dificuldade pela média do Geral.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"Então ele entraria no ranking de dificuldade com ...."

 

não entendi oq isso vai influenciar diretamente no ranking ...

isso é um dado isolado, não é ?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...