Ir para conteúdo
RavenXBR

Entendendo o Ranking de Dificuldade

Recommended Posts

O lance é que a dificuldade é dada para cada troféu individualmente, não para o jogo.

 

Não confuda a pontuação de dificuldade de cada troféu com aquela dificuldade que aparece na página do jogo, são totalmente diferentes.

 

Pode tentar aí buscar uma fórmula matemática... eu já tentei diversas vezes e ainda não achei nada melhor.

Vai tentando... e a hora que você achar uma opção boa posta ae.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Uma Pergunta.

 

Se hoje eu peguei um troféu que poucos tem, de um jogo novo. Amanhã quando esse jogo estiver ultrapassado e o número de usuários subir a pontuação de alguns troféus podem diminuir por causa da dificuldade?

 

Exemplo: Ganhei um troféu muuuuito fácil no MW3 e supondo que hoje esteja valendo 50 pontos. Daqui a 3 meses, 90% do usuários que possuem MW3 também conseguem este mesmo troféu e passa a valer 5 pontos, sua pontuação se mantém em 50 pts para mim ou baixa para 5 pts?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Entendi, então não preciso correr pra pegar os trofeus do MW3 e ganhar mais pontos...mais pra frente será recalculado...mais justo com quem nao tem condições de pegar uma grande quantidade de lançamentos...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Apesar de gostar da nota de dificuldade dos games, acho que no caso de games pouco jogados/conhecidos o sistema falha...

Imaginem um jogo muito difícil, mas que apenas poucos jogaram, mas quem jogou platinou... O sistema vai entender que o jogo é fácil.

Um exemplo é jogo de psn Record of Agarest War, que tenho a platina.

é considerado uma platina difícil nos forums internacionais, mas aqui no myp3t ele nao pontua tão bem assim, ja que é um tipo de jogo para um público bem específico, já que rpg/estratégia não é um genero muito querido.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas isso é algo aceitável ...

a não ser que tenha alguma solução matemática para "corrigir" isso.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas isso é algo aceitável ...

a não ser que tenha alguma solução matemática para "corrigir" isso.

 

Infelizmente me parece que não tem jeito...

 

Outra coisa que não funciona muito bem é o fato do ranking de dificuldade simplesmente ser calculado pela soma da pontuação de todos os trófeus...

Isto nao reflete muito bem a "qualidade do trofeus"...

Vamos ver, supondo que alguem platine star ocean ( quase 4500 ptos o jogo que nao possui dlc )

Para o game, é uma pontuação bem justa, levando em conta a dificuldade que é platinar este jogo.

Mas um outro jogador platina vários games fáceis, lá pela casa dos 1000 ptos ... Se ele platinar 5 desses games já estará numa posição melhor que o outro que se matou para platinar UM game mais dificil.

Então, geralmente quem tem mais trofeus, também estará acima no rankling de dificuldade, mesmo se ele tiver varios games tipo hannah montana na lista.

Se fosse calculado de acordo com a média de dificuldade poderia ser mais justo, mas também não funcionaria muito bem, pois quem platinou apenas um game dificil ficaria bem rankeado mesmo se não jogasse mais nada :P

 

Enfim, a nota de dificuldade é legal sim, e a maioria dos games tem uma pontuação justa ( exceto os muito pouco jogados, como disse no post anterior ) , mas ele não representa a realidade no caso do ranking, sempre quem tem mais trofeus será o melhor rankeado e isso o ranking normal já faz.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E se fosse criado um peso para os pontos de dificuldade de acordo com a nota de dificuldade do jogo? :Z

 

que nota de dificuldade ?

 

Infelizmente me parece que não tem jeito... Outra coisa que não funciona muito bem é o fato do ranking de dificuldade simplesmente ser calculado pela soma da pontuação de todos os trófeus... Isto nao reflete muito bem a "qualidade do trofeus"... Vamos ver, supondo que alguem platine star ocean ( quase 4500 ptos o jogo que nao possui dlc ) Para o game, é uma pontuação bem justa, levando em conta a dificuldade que é platinar este jogo. Mas um outro jogador platina vários games fáceis, lá pela casa dos 1000 ptos ... Se ele platinar 5 desses games já estará numa posição melhor que o outro que se matou para platinar UM game mais dificil. Então, geralmente quem tem mais trofeus, também estará acima no rankling de dificuldade, mesmo se ele tiver varios games tipo hannah montana na lista. Se fosse calculado de acordo com a média de dificuldade poderia ser mais justo, mas também não funcionaria muito bem, pois quem platinou apenas um game dificil ficaria bem rankeado mesmo se não jogasse mais nada :P Enfim, a nota de dificuldade é legal sim, e a maioria dos games tem uma pontuação justa ( exceto os muito pouco jogados, como disse no post anterior ) , mas ele não representa a realidade no caso do ranking, sempre quem tem mais trofeus será o melhor rankeado e isso o ranking normal já faz.

 

mas o ponto que você falou SEMPRE vai existir, sempre vai existir uma margem de "comparação" :

 

1 jogo difícil vale X jogos fáceis

 

E do jeito que vc falou, 5 pra 1, pra mim está ótimo.

Um kr que tem 20 jogos difíceis vai estar igual ao que tem 100 jogos fáceis.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os jogos menos populares sempre irão sofrer uma distorção na sua dificuldade, independente da fórmula utilizada.

O que me ocorreu agora, que poderia ser usada como variável, seria o tempo de platina/100%, pois convenhamos, um jogo que pouca gente possui, mas que pode ser platinado em 1,2 dias não é dificil, vide por exemplo Disney Sing It Family Hits, que eu platinei em 1 dia e 2 horas, e se minha garganta tivesse permitido, teria platinado o mesmo em aproximadamente 8 horas.

Aí vamos falar de Star Ocean, também não é dos mais populares, o velocista levou 45 dias.

 

Por estes 2 tempos podemos determinar qual é mais dificil e qual a diferença de dificuldade de ambos.

Mas aí caimos em um outro ponto, nem sempre o tempo é reflexo de dificuldade, mas acredito que um jogo longo pode ser considerado dificil pelo tempo envolvido em platinar o mesmo.

 

Então usar o tempo de platina/100% como uma das variáveis para determinação da dificuldade pode trazer um resultado interessante, e eu que adoro rpgs, poderia jogar eles sem me preocupar em despencar no ranking de dificuldade, heheh.

 

Não sei, penso que poderíamos fazer umas simulações envolvendo o tempo como uma das variáveis para ver qual seria o resultado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

que nota de dificuldade ?

 

A nota que aparece na página inicial do jogo. Por exemplo, o Battlefield 3 tem nota 92.6 (Quase impossível).

 

Mas eu acebei pensando um pouco e vi que essa ideia de pesos não ficaria muito boa "/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A nota que aparece na página inicial do jogo. Por exemplo, o Battlefield 3 tem nota 92.6 (Quase impossível).

 

Mas eu acebei pensando um pouco e vi que essa ideia de pesos não ficaria muito boa "/

 

não mesmo, pois ela usa os pontos de dificuldade para chegar na nota ;P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas o ponto que você falou SEMPRE vai existir, sempre vai existir uma margem de "comparação" :

 

1 jogo difícil vale X jogos fáceis

 

E do jeito que vc falou, 5 pra 1, pra mim está ótimo.

Um kr que tem 20 jogos difíceis vai estar igual ao que tem 100 jogos fáceis.

 

E justamente ai que está o problema... pq o que jogou os 100 jogos fáceis não teve DIFICULDADE para estar na mesma posição que o jogou os 20 difíceis.

Bem injusto.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o jogo pro mais que não tenha dificuldade ele precisa ser jogado !

por exemplo, jogos MUITO ruins as vezes ficam com pontos de dificuldade alto, pq ? pq é difícil aguentar eles :D Geralmente ninguém pega pq é ruim mesmo, não pq é difícil :)

 

O que você quer é que os jogos fácies sejam DESCARTADOS do ranking de dificuldade ...

é a única solução para este dilema ...

 

 

... que até que não é uma má idéias ...

 

pensamos assim: criamos um limiar de 500 pontos... qquer jogo com menos disso, é removido da contagem de pontos ! :)

assim remove essa questão de muitos jogos fáceis X poucos jogos difíceis.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ou talvez você poderia fazer algo como pegar a média de todos os jogos existentes...

Vamos supor que a média dê 1000 pontos...

Qualquer jogo abaixo disso daria pontos NEGATIVOS para o ranking de acordo com esta média... vc platina de um de 600 pontos, entao "ganha" - 400 pontos.

Platina um de 1500... ganha mais 500 pontos... Assim os fáceis não precisaram ser excluídos e poderia ver quem realmente platina os mais dificies... e quem jogasse um game dificil so, nao iria progredir no ranking...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que vi, o ranking do ratio segue este mesmo principio que sugeri...

Então ele deveria ser usado para o ranking?

Só que assim quem, digamos platinar apenas UM game super dificil e nunca mais...

Vai ficar sempre lá em cima...

Mas se for do jeito que eu sugeri, quem tiver mais games jogados e mais dificeis vai estar lá em cima...

Teriamos um ranking de dificuldade BEM diferente do normal, ja que o no atual as posições são semelhantes...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Lendo seus posts com calma, achei muito interessante o lance da media e subtrair o que estiver abaixo dela.

 

Fabrica, tem como fazer essa simulação?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu acho que seria legal... Ai iria incentivar os jogadores que não podem platinar vários games a buscar platinas de mais prestígio...

E claro, quem quiser continuar platinando hannah montana, megamind, up etc... ia continuar subindo no ranking normal, semanal, mensal etc...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então... Seria necessário dividir os games normais com platina e os de psn sem...

A principio não sei se isto funcionaria com troféus individuais...

Teria que pegar os dados de todos os games e tirar uma média simples de dificuldade...

Esta média seria o valor padrão de dificuldade...

Qualquer game que pontue abaixo disso dará pontos negativos na mesma proporção que ele for baixo da média... se for 200 a menos dará -200, se for 450 a menos dará -450 e por ai vai... Faz sentido, já que se vc platinou um game com dificuldade abaixo da média, vc perde em dificuldade.

E claro, qualquer game que pontue acima da média seguiria a mesma regra...

Acho que vale a pena fazer um teste!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas o ranking nao é calculado pelo trofeu?

 

essa ideia seria para ver o nivel de dificuldade do jogo, nao dos trofeus...

 

ou sua ideia e que todos os trofeus de um jogo dificil (mesmos os que valem apenas 5 pontos) sejam avaliados positivamente?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É que eu estava pensando em games platinados...

Mas claro, eu não tenho ideia de qual É a mÉdia de dificuldade de um trófeu só...

Mas deve funcionar assim tambÉm, claro... e os trofÉus de 5 pontos, mesmo do jogos difíceis tambÉm seriam negativos...

Acho que na prática seria a mesma coisa :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pensei nisto um pouco melhor, e vi que subtrair pontos iria ser mais um ratio mais preciso, que avalia a dificuldade média da coleção... Seria injusto com que tenha, por exemplo 10 games difíceis e 10 games fáceis... porque afinal, o jogador teve dificuldade em metade dos jogos, e sua pontuação poderia ser zerada.

Como exemplo vamos pensar em 3 jogos... Um com dificuldade 4000, outro com 3000 e outro com 200, um game bem fácil.

O jogador A jogou e platinou apenas o de 4000 e o de 3000. O jogador B platinou os três...

Pela minha ideia o A ficaria na frente do B no Ranking de dificuldade... Não é certo, pois apesar do B ter gastado tempo no jogo, que provavelmente deve ser ruim e chato, ficou atrás do A...

é certo que seu ratio é pior, mas sua dificuldade não... o sistema de subtrair iria prejudica-lo...

Então pensei em duas novas sugestões ( apesar de eu achar a de subtrair pontos legal )

 

- Qualquer troféu abaixo da média de todos NãO PONTUAR

Neste caso o jogador A e B ficariam empatados... ja que com certeza nenhum troféu do jogo de 200 pontuaria... Também não resolveria

 

- Aplicar fator de redução nos troféus abaixo da média

Talvez a melhor solução.. Neste caso a média seria utilizada para determinar se o troféu recebe sua pontuação integral ou não. Por exemplo, se o valor de dificuldade do troféu for 60% da média, apenas 60% do valor dele iria para o ranking, arrendondado para cima, para ficar um número inteiro. Assim os troféus com nota 5 provavelmente pontuariam como 1... e o jogador B estaria na frente do ranking com uma margem muito pequena e eliminaria qualquer chance de um jogador C completar 40 games com pontuação total 200 e passar os dois jogadores.

 

De qualquer forma, a média de dificuldade de troféu se tornaria um fator importante para este ajuste no ranking.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...