Ir para conteúdo
RavenXBR

Entendendo o Ranking de Dificuldade

Recommended Posts

o problema de ordenar por ratio é que uma pessoa com 1 platina pode ficar na frente de uma com 100 :-)

 

pelo q eu entendi, é só ordenar a página ! e não ordenar o ranking inteiro...

não vai ter um ranking novo baseado em ratio...

 

andei pensando, será que o número não fica mais "legal" se dividirmos pela quantidade de troféus, e não pelos pontos ? ai teremos a média de pontos de dif por troféu do user :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Deixa do jeito que está....

 

Lunatic... logo logo esse seu ratio vai diminuir... aguarde... =P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Do jeito atual quem tem mais bronzes tem melhor ratio.

Quem platina uma porcentagem maior de jogos é prejudicado na ratio.

 

A diferença média de pontos de dificuldade entre um bronze e um ouro é proporcionalmente bem menor que a diferença de pontos padrão entre um bronze (15) um ouro (90).

 

Um troféu fácil tem cerca de 15 a 30 pontos de dificuldade. Se for um troféu de bronze, o ratio para um troféu que vale 30 pontos é 2.

 

Um troféu difícil vale de 100 pontos pra cima.

Ou seja, se valer 100 pontos e for ouro, a ratio será de 1,1 e quebrados.

 

Ou seja, quem ganhar uma cacetada de bronzes e não se preocupar em platinar os jogos será beneficiado no ratio.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Faz sentido o que você falou bettaum, maaaaaaaaaaaaas, nos jogos fáceis os bronzes valem menos que 15... normalmente 5, que é o mínimo.

 

O Ratio, hoje, mostra bem os caras que só jogam games fáceis, independente de terem muitos troféus.

Esse é seu objetivo.

 

De qualquer forma, vc teria alguma fórmula que fosse de encontro aos seus comentários?

 

Abs. :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim, a ratio atual mostra bem os extremos, mas há essas distorções nas situações em que seria mais importante diferenciar quem realmente mereceria destaque.

 

O grande problema é que, como disse acima, considerando dois troféus com a mesma pontuação de dificuldade, é melhor que ele seja de bronze do que de platina para o cálculo da ratio.

 

Exemplo:

4 caras diferentes ganham cada um um troféu que vale 50 pontos, mas um é de platina, um de ouro, um de prata e um de bronze.

 

- o que ganhou um de platina que vale 50 teria uma ratio de 50/180 - 0,27 de ratio

- o que ganhou o de ouro, que vale 90, teria uma ratio de 50/90 - 0,55

- o que ganhou prata, que vale 30, - terá ratio de 50/30 - 1,67

- o que ganhou bronze terá ratio de 50/15 - 3,33

 

Resumindo, para uma boa ratio é só investir em jogar vários jogos uma vez, sem se preocupar em platinar.

Quanto mais troféus de bronze melhor.

 

Isso porque o valor dos troféus entra no divisor, e quanto mais baixo melhor.

 

Claro que dei um exemplo extremo, só pra demonstrar o argumento.

No fim das contas a tendência dos troféus de platina e de ouro é ter maior valor de dificuldade, o problema é que esse valor médio não é suficientemente maior que o valor médio da dificuldade dos bronzes pra compensar a proporção do valor normal entre uma platina/ouro e um bronze.

 

Há duas opções:

 

- considerar todos os troféus como tendo o mesmo valor para critério de cálculo da ratio. Ou seja, dividir a pontuação de dificuldade pelo total de troféus.

Daria o valor médio da dificuldade dos troféus de cada um.

 

- inverter a proporção entre bronze e ouro/platina.

Já que esse valor ficará como divisor, o melhor é o melhor troféu valha menos.

Por exemplo, para esse cálculo o bronze valeria 180, a prata 90, ouro 30 e platina 15.

O valor é meramente exemplificativo, apenas pra mostrar que proporção deve ser inversa.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ninguem le o q eu posto, vou ficar magoado com vcs hehe, :-_-': :P

 

Eu ja tinha falado antes q o melhor seria dividir o numero de pontos pelo numero absoluto de trofeus, assim vc nao leva em consideração o valor do trofeu (bronze, prata, ouro, platina).

 

Pq exatamente como o bettaum demonstrou, e eu ja havia dito antes, ao comparar 2 usuarios, se os 2 tiverem o mesmo numero de trofeus, o q tiver mais bronzes vai ficar com ratio melhor, se fosse dividido pelo numero absoluto de trofeus ambos ficariam com a mesma pontuação.

 

Vou tomar a liberdade de me auto-quotar heheh :rock:

 

E uma pequena consideração sobre esse calculo, dividir os pontos de dificuldade pelos pontos normais funciona, mas n pode se esquecer q os pontos normais levam em consideração o valor dos trofeus, 15, 30, 90... então se duas pessoas tiverem 10 trofeus, de mesmo valor de dificuldade, mas um tiver 10 ouros e outros 10 bronzes, o q tiver os bronzes vai ficar com o ratio melhor, pq vc vai dividir por um valor menor.

 

O ideal seria mesmo dividir o numero de pontos pelo numero absoluto de trofeus, ai vc ia receber o valor medio do trofeu de cada usuario =)

 

Vcs que sabem qual calculo preferem, eu acho q o "pontos de dificuldade / numero de trofeus" resulta num valor mais justo, como expliquei acima, quem tiver o mesmo numero de trofeus, mas tiver mais ouros, vai ter mais pontos q alguem q tenha soh bronzes, sendo q os ouros podem ser mais dificeis, mas o ratio vai ser menor.

 

Pra ficar bem claro, se vc tiver 1 trofeu de bronze valendo 15 pontos de dificuldade, ele terá ratio 1, se valer + q 15 o ratio sera positivo, se valer menor q 15 será negativo, ja no trofeu de ouro o ratio soh será positivo se o trofeu valer + q 90, pois se valer menos vc vai estar ganhando menos pontos de dificuldade do q pontos normais, e ai seu ratio vai ficar abaixo de 1.

 

Na pratica isso nem gera tantos problemas pq ninguem pega só ouros ou só bronzes, mas de qualquer jeito não deixa de ser um problema no calculo, pois a ideia do ranking de dificuldade eh exatamente nao levar em consideração os valores normais dos trofeus, que indiretamente estariam sendo considerados se o calculo fosse feito assim.

 

Dividindo pontos de dificuldade por numero de trofeus, é como se cada trofeu valesse 1, bronze prata ouro platina, e ai o resultado obtido seria na verdade a média da dificuldade dos trofeus.

 

O unico problema da media é aquele q vc ja citou, alguem q tem mto pouco trofeu pode ter uma media mais alta, se eu criar 1 conta e pegar todos trofeus do zen pinball fico com media 200, mas a ideia eh comparar com quem tem numero semelhante de trofeus, e nao com alguem q tenha meia duzia.

 

No final das contas, a maioria dos usuarios que tiverem maior ratio (pontos dif/pontos normais) terão maior media (pontos dif/nªtrofeus), mas se a ideia eh ter o calculo q melhor demonstre quem pega trofeus mais dificeis, o valor media na minha opinião eh mais apropriado, como havia falado antes, e como o bettaum demonstrou agora.

 

---

 

E sobre ordenar, a ideia seria ordenar a pagina, soh pra visualização, pq se ordenar o ranking inteiro alguem com pouco trofeu fica na frente facilmente.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom... estivesse pensando um pouco sobre as distorções do ranking e tentando bolar um jeito de minorar seus problemas.

Ainda não gastei tempo suficiente para soluções, mas, acho que o primeiro passo seria identificá-las.

 

Vamos lá:

 

1) Jogos muito populares:

Exemplos: COD, GOW e UC

 

Nesses casos teremos uma quantidade de gente muito grande jogando, contudo, boa parte não liga para troféus, então, mesmo que seja fácil, o percentual "platinadores/jogadores" será sempre baixo, indicando um alto nível de dificuldade.

 

 

2) Jogos pouco populares:

Exemplo: Fritz Chess

 

Praticamente todo mundo que jogou platinou. Isso porque quem foi atrás do jogo só queria platinar.

É fácil? Nem tanto, mas estatisticamente indica que sim.

 

 

3) Jogos ruins:

Exemplo: WRC

 

Independente se muita ou pouca gente jogar/instalar, a maioria vai desistir logo, então, quem se aventurar a platinar ganhará muitos pontos de dificuldade.

Não necessariamente é difícil, mas estatisticamente indica que sim.

 

 

4) Jogos grátis:

Exemplo: Dead Space Extraction

 

Nesses casos teremos uma quantidade de gente muito grande instalando, contudo, boa parte não liga para troféus, então, mesmo que seja fácil, o percentual "platinadores/jogadores" será sempre baixo.

 

Se o jogo for ruim, cai no mesmo caso do item 3.

Se for bom, o tempo ajusta isso. O exemplo de jogo que usei mostra isso. Já perdeu uns 2000 pontos de dificuldade desde o seu lançamento, e vai perder mais.

 

 

5) DLCs:

 

Caso totalmente particular:

- Primeiro precisa que a equipe do site separe a lista de troféus da lista original. Esse processo é manual e leva alguns dias até conseguirmos fazer, então, pode gerar distorções num primeiro momento.

- Após separado, se ninguém jogou o DLC ainda, óbvio que vai valer bastante. Aí vai cair em um dos casos acima: popularidade, qualidade, etc...

 

 

 

Ainda não consegui achar uma solução matemática para esses casos.

Usar voto é ruim, porque o que é fácil pra mim pode ser difícil para vc, e vice-versa.

 

Estive pensando em associar um peso com a quantidade de jogadores, mas ainda não deu muito certo a conta.

Não tem nenhum professor de estatística aqui não? :P

 

 

PS.: Fabri,

Sobre o RATIO: tem como colocar vermelho abaixo de 1.00 e verde igual ou maior???

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acredito q as distorções sejam essas mesmas que o Raven postou, e eu acho que teria uma maneira interessante de pelo menos suaviza-las, que seria dando mais importancia ao ranking de dificuldade, pois, por exemplo;

 

Jogos gratis ou ruins, normalmente são jogos que as pessoas tem acesso, assim como megamente ou frogger, mas o q leva as pessoas a platinarem megamente e a nao platinarem sonic unleashed ? Pq megamente ajuda a conquistar semanais, e sonic unleashed não, então se vc vai passar mto tempo pra platinar algum jogo vc vai pegar jogos que vc goste, pois nao vai ficar jogando algo ruim sendo que vai haver pouco reconhecimento no ranking.

 

Claro q eu concordo tb q nao devemos jogar soh pensando no ranking, mas eh legal também competir, e quanto mais modalidades melhor, atualmente podemos tentar ser lider semanal/mensal, ou velocista/pioneiro, ou nos posicionarmos melhor nos rankings.

 

Então, uma sugestão q eu ja havia feito antes, é que houvem talvez semanal/mensal pelos pontos de dificuldade, junto com o semanal/mensal normal, e talvez alguns destaques na pagina principal, com possibilidade de todos comentarem, tipo a primeira pessoa q platinou gran turismo 5, socom, velocista do street fighter 4, jogo mais dificil platinado na semana, jogo da psn mais dificil conquistado 100%, enfim, varias maneiras de dar mais destaque aos trofeus dificeis, pq nao tem como negar q os jogos faceis são mais jogados pq o site incentiva.

 

Por exemplo o ratio elaborado aqui nesse topico eh uma maneira de parabenizar os jogos dificeis tb, como o Raven mencionou novamente agora, dava pra colocar umas cores, na pagina anterior eu sugeri uma escala com umas 5 cores, verde escuro, verde claro, amarelo, laranja, vermelho, mostrando os melhores aos piores ratios, da pra fazer isso estatisticamente tb, se for possivel fazer;

 

10% de usuarios com melhor ratio = verde escuro

entre 30% a 10% = verde claro

entre 50% a 30% = amarelo

entre 70% a 50% = laranja

de 100 a 70% = vermelho

 

Compreendem?

 

Enfim é soh outra sugestão, mas o q quero dizer eh que em vez de mudar a formula pra melhorar as distorções, poderiamos acabar melhorando-as se valorizarmos mais o ranking de dificuldade, jogos ruins ou de graça por exemplo que as pessoas ignoram, talvez nao fossem mais ignorados, claro q nao se tornaria perfeito, mas acho que mudar formula tb nao vai tornar perfeito, a nao ser q alguem seja um genio da matematica ai, o q nao eh meu caso, então me limito a sugerir essas outras ideias hehe.

 

---

 

Sobre o ratio, pararam um pouco de comentar, mas eu ainda acho que seria importante analisar, como eu e o bettaum colocamos, o calculo atual não eh estasticamente perfeito, pois, conforme demonstrado acima, ele acaba levando em consideração o valor arbitario do trofeu colocado pela sony, da até pra manter os dois valores, ratio e media, conforme discutimos acima, soh tentem tirar um tempinho pra dar uma lida e raciocinada.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

sugiro focar cada assunto em um post, pois eu deixo para ver depois e acabo perdendo :S2:

 

eu acho que podemos aplicar algumas regras levando em consideração a % de usuários que TEM o jogo ! Pensando sempre referências que o raven postou.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que a pontuação de dificuldade atual está muito boa, com o tempo a enorme maioria das distorções se resolve.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Parabens ao xkillerp7 q eu sempre falo q tem mto trofeu foda :joia:

Opa, valeu Heishiro, eu tava olhando o ranking por dificuldade agora e pela primeira vez reparei no rating... e vi que estou em primeiro. :D

 

Até dá um ânimo pra voltar a tentar os troféus difíceis como antigamente mas faz um bom tempo que estou dando prioridade em simplesmente jogar mais jogos. Sabe como é, muitos lançamentos, muito jogo interessante, então não estou dando a mesma "atenção" a cada jogo como antes. Mesmo assim me surpreendo que estou em primeiro em alguma coisa, provavelmente é uma questão de tempo até alguém me passar (Dropeti e Gugol quase lá, surpresa nenhuma aqui já que sempre achei os 2 fodas).

 

Sobre o lance de comparar, eu gosto mesmo de comparar com o pessoal que tá no level mais próximo que eu dentro do ranking de dificuldade, tipo o Snipo, Gugol, você, o FávioGalvão e etc. Não tem nem graça comparar com o Dropeti, por exemplo. :D Nessa questão, gosto de ver que eu sou o cara que tá no level mais baixo entre os 30 primeiros.

 

Essa idéia de ranking de dificuldade foi genial, aliás. \o/ Se não tivesse isso talvez nem tinha me inscrito no site, tava ignorando totalmente os rankings de troféus depois que começou a festa das Disneytinas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Parabens ao xkillerp7 q eu sempre falo q tem mto trofeu foda :joia:

Opa, valeu Heishiro, eu tava olhando o ranking por dificuldade agora e pela primeira vez reparei no rating... e vi que estou em primeiro. :D

 

Você não está em primeiro não. Olhando em outras páginas você encontra usuários como o http://www.myps3t.com.br/rank/Daniel-SP que tem o Ratio de 1.80

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Estive pensando em associar um peso com a quantidade de jogadores, mas ainda não deu muito certo a conta.

Não tem nenhum pr

 

E o que fazer no caso de um jogo muito popular e ao mesmo tempo muito difícil, como o GT5?

 

Se você desconta pontos da "dificuldade" dele por que muitos usuários tem o jogo, você acaba sendo injusto com uma das platinas mais difíceis do PS3.

 

Fora o Wipeout HD que é um jogo muito popular (ainda mais agora que está gratuito no "Welcome Back") e muito difícil.

 

Em escala menor é o mesmo caso do GTAIV (platina demorada pra caramba e um jogo extremamente popular) e também do SFIV (platina difícil de um jogo até bem popular).

 

Acho que não temos como melhorar a estatística nesse sentido.

 

É fato que nem todo jogo com % de obtenção de troféus seja difícil, pode ser um jogo muito popular com muitos jogadores casuais, pode ser um jogo muito ruim ou mesmo com troféus fáceis mas muito demorados e também jogo muito novo.

 

Tirando o caso dos novos, que se "corrige" com o tempo, não temos como balancear as outras situações sem inserir um fator subjetivo no cálculo, exemplo "Eu acho que o GTAIV só tem muitos pontos pois demora demais pra platinar" ou "Eu acho que o Fritz Chess tem pontuação alta porque ninguém joga ele".

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Parabens ao xkillerp7 q eu sempre falo q tem mto trofeu foda :D

Opa, valeu Heishiro, eu tava olhando o ranking por dificuldade agora e pela primeira vez reparei no rating... e vi que estou em primeiro. :rock:

 

Você não está em primeiro não. Olhando em outras páginas você encontra usuários como o http://www.myps3t.com.br/rank/Daniel-SP que tem o Ratio de 1.80

 

Bom, o pessoal tava falando de ordenar o ratio por página, então de qualquer jeito, eu estou em 1ª na 1ª página. :D

 

De qualquer jeito, o Daniel-SP é velho conhecido e tem umas platinas insanas que eu não tenho, tipo a do GTA IV e Motorstorm Pacific Rift.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, o pessoal tava falando de ordenar o ratio por página, então de qualquer jeito, eu estou em 1ª na 1ª página. :D

 

De qualquer jeito, o Daniel-SP é velho conhecido e tem umas platinas insanas que eu não tenho, tipo a do GTA IV e Motorstorm Pacific Rift.

 

Eu tenho várias platinas com mais de 100 pontos (só no troféu de platina), mas o problema é que eu tenho uns lixos que me arrependo amargamente de ter jogado... Cars Race-O-Rama, Terminator...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@breve eu tb acho que o calculo deve permanecer como está, concordo com todas questoes que vc colocou breve, e acho que poderiamos incluir outras, pois tipo, tem gente q nao eh viciado que nem nós, as vezes tem 5 ou 6 trofeus, mas gosta do ranking de dificuldade, nao poderiamos dizer q essas pessoas são menos relevantes pra avaliarmos a dificuldade dos trofeus.

 

O q eu sugeri antes seria induzir mais pessoas a jogarem mais jogos que valem bastante pontos, assim os jogos que valem bastante pontos mas nao deveriam valer, tipo jogos ruins q o pessoal larga, acabariam passando a valer menos.

 

Minha sugestão anterior:

 

Então, uma sugestão q eu ja havia feito antes, é que houvem talvez semanal/mensal pelos pontos de dificuldade, junto com o semanal/mensal normal, e talvez alguns destaques na pagina principal, com possibilidade de todos comentarem, tipo a primeira pessoa q platinou gran turismo 5, socom, velocista do street fighter 4, jogo mais dificil platinado na semana, jogo da psn mais dificil conquistado 100%, enfim, varias maneiras de dar mais destaque aos trofeus dificeis, pq nao tem como negar q os jogos faceis são mais jogados pq o site incentiva.

 

Por exemplo o ratio elaborado aqui nesse topico eh uma maneira de parabenizar os jogos dificeis tb, como o Raven mencionou novamente agora, dava pra colocar umas cores, na pagina anterior eu sugeri uma escala com umas 5 cores, verde escuro, verde claro, amarelo, laranja, vermelho, mostrando os melhores aos piores ratios, da pra fazer isso estatisticamente tb, se for possivel fazer;

 

10% de usuarios com melhor ratio = verde escuro

entre 30% a 10% = verde claro

entre 50% a 30% = amarelo

entre 70% a 50% = laranja

de 100 a 70% = vermelho

 

---

 

@breve e @xkillerp7, eu tb tenho 2 jogos ruins q estragam meu ratio, terminator e up, queria eu poder deleta-los hehe, minha locadora aqui tem outros jogos ruins pra alugar, mas depois desses 2 vi q nao valia a pena perder tempo jogando essas porcarias, nao consigo ter tempo nem de jogar todos os jogos bons que existem, quem dera todos os lixos tb hehe.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que a única coisa que me arrependo de ter "jogado" só pelos troféus é o Mainichi Issho. De resto, foi tudo natural, comprei pra jogar mesmo e peguei troféus por consequência.

 

Eu tenho várias platinas com mais de 100 pontos (só no troféu de platina), mas o problema é que eu tenho uns lixos que me arrependo amargamente de ter jogado... Cars Race-O-Rama, Terminator...

 

Fui olhar o teu profile e fiquei impressionado. :rock: Você platinou o Rock Band 3! Pelamordedeus. Só isso já anula qualquer platina ruim que você tenha.

 

Invejei também as platinas do Street Fighter, que não tenho condições de conseguir. :D

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Assim que acabar a gincana o Fabri disponibiliza umas estatísticas que pedi, e podemos estudar remove uma parte dos membros, isto é, aqueles que não são caçadores de troféus.

 

Tipo: remover quem tem 30 jogos e platinou 2~3... esse tipo de coisa.

Esse jogador só aumenta o nível de dificuldade dos jogos, ele realmente não está em busca de troféus.

 

Vamos esperar as estatísticas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@Raven É vamos esperar o fabricio ter tempo pra passar os dados ai, pq nao adianta tb a gente ficar dizendo que acha q fica melhor de um jeito ou de outro sem ter os dados pra testar e ver como realmente ficaria, fazendo o teste podemos comparar e ai sim ver qual resultado ficou mais adequado =D

 

E falando em gincana, vcs tao participando? Se não estiverem, a tarefa de hj eh postar uma dica e receber joinhas, postei uma dica muito boa pra quem quiser platinar o disgaea 3 hehe, se puderem dar um joinha nela eu agradeço =D

 

Dica: http://www.myps3t.com.br/jogos/581626-D ... ophy_id=35

 

Valeu queridos

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fui olhar o teu profile e fiquei impressionado. :D Você platinou o Rock Band 3! Pelamordedeus. Só isso já anula qualquer platina ruim que você tenha.

 

Invejei também as platinas do Street Fighter, que não tenho condições de conseguir. :fuuu:

 

:fuuu: Até onde dá pra eu saber, é a única platina do RB3 no Brasil... e a 6ª no mundo (olhando pelo Yourgamecards, que tem o maior banco de dados de usuário acessível).

 

Mas aí é gasto, não habilidade, como eu já disse. E nem gastei tanto, pois comprei a guitarra Mustang (PRO), platinei e vendi ela pelo mesmo preço que paguei na mesma semana.

 

Você platinou o MKvsDC e não consegue o SFIV? Como assim? A dificuldade é quase a mesma, basta insistir um pouquinho...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Qto q vc pagou na guitarra e onde comprou breve? Pra mim faltam alguns trofeus no rock band 3, mas como vc mesmo deve ter visto essa n eh das platinas mais dificeis em jogos de musica, desde q vc tenha todos instrumentos claro hehe, mas nao tem nenhum trofeu q seja realmente dificil comparado a maioria dos guitar heros, q mesmo q eu jogue razoavelmente bem em todos os instrumentos a maioria dos guitar heros eh praticamente impossivel pra mim, ja a do rock band 3 eu soh nao tenho por n ter a guitarra e 3 microfones, mas 3 microfones até eh facil de conseguir, a guitarra q complica mesmo :/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Dos musicais só acho possível a platina do Guitar hero 5, que consegui.

 

No RB2 tem uma ou duas músicas que não consigo no expert, então nem tentei o troféu do endless setlist.

NO RB3, salvo engano, tem alguns que são impossíveis pra, mesmo tendo os instrumentos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Dos musicais só acho possível a platina do Guitar hero 5, que consegui.

 

No RB2 tem uma ou duas músicas que não consigo no expert, então nem tentei o troféu do endless setlist.

NO RB3, salvo engano, tem alguns que são impossíveis pra, mesmo tendo os instrumentos.

 

Mas eh soh fazer a endless setlist no expert cantando, mesmo q vc seja ruim cantando uma hora vc consegue =)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...