Ir para conteúdo
RavenXBR

Entendendo o Ranking de Dificuldade

Recommended Posts

Raven, eu sou a favor do esquema :D :D

só achei que pouca gente se manifestou, e em TODO lugar que eu divulguei, a maioria esmagadora falou que preferia não mudar (com ctz a maioria nem entendeu oq iria fazer ... mas isso são outros 500).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A questão é focar no objetivo do Ranking, e hoje ele não cumpre mais seu papel como no inicio.

 

Se você concorda com o critério e o motivo, põe no ar e deixa o antigo com acesso só por link.

Se precisar voltamos...

 

Com o tempo vamos tirando as duvidas e a maioria vai entender.

Quando criamos esse ranking ninguém entendia também, e até hoje temos que explicar para os novatos.

 

Se a mudança fosse ruim, tinha chovido de reclamação, o que não é o caso.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que a verdade é que muita gente nem olha o ranking de dificuldade... por mais que se coloque fórmulas, ele sempre será muito relativo!

 

Acho que poderia usar o portal para fazer uma pesquisa sobre o assunto... aproveitar o semanal de amanhã e o Fabricio convidar o pessoal a opinar sobre o ranking... sobre as mudanças... colocar um comparativo entre os dois... assim teriam mais retorno.

 

Ah, a pesquisa não ser via fórum, pois parece que fórum assusta a galera, mas sim ter uma page no portal falando sobre isso e deixar um espaço para o pessoal votar.

 

Tipo, qual o ranking que ele mais foca, o que ele acha das mudanças, só com opiniões fixa para que seja possível montar uma amostragem!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa ideia pode se estender a vários outros assuntos... não forçar um vínculo com o fórum, mas uma página no próprio portal com pesquisas polêmicas, para estrear, pode ser do ranking de dificuldades, tentando explicar pro pessoal como é.. e colocar um nível de satisfação... qual ranking o pessoal se foca mais... etc... seria bacana para conhecer o perfil da galera que se cadastra no portal!

 

E deixa isso qdo tiver mais maduro o novo ranking de dificuldades... mas acho importante colocar algo do tipo para sentir os usuários....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que vi quem se importa com o ranking de dificuldade curtiu esse novo sistema`.

 

Para a maioria que nunca entendeu o ranking de dificuldade atual, não faz diferença o novo sistema.

 

Então poderia ser feita a troca que acho que haveria poucas reclamações.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que vi quem se importa com o ranking de dificuldade curtiu esse novo sistema`.

 

Para a maioria que nunca entendeu o ranking de dificuldade atual, não faz diferença o novo sistema.

 

Então poderia ser feita a troca que acho que haveria poucas reclamações.

 

Issae Betão

É por aí mesmo.

 

Não vi ninguém que curte esse ranking reclamar

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Estou chegando atrasado no topico, tentei ler as ultimas paginas e fiquei com algumas duvidas, mas gostaria de participar, ja que na origem do ranking de dificuldade colaborei com a formulação dele =)

 

Primeiro quero saber se entendi bem, a ideia eh pegar todos os trofeus do site, dividir pela soma de pontos de dificuldade de todos, e obter um valor medio, e a partir dai excluir do ranking de dificuldade todos os trofeus que estiverem abaixo do valor medio? Seria isso? Eu subi 4 posições no ranking novo.

 

Eh uma ideia boa, mas tem um problema, quando iniciamos o ranking de dificuldade, a ideia era dar valores mais apropriados a todos os trofeus, pq mesmo tendo trofeus mais faceis ou mais dificeis, todos tem uma certa dificuldade, que no nosso calculo pode ir de 5 à 400. Se fizermos um ponto de corte, nao vamos mais estar analisando todos os trofeus, e enfim, se o ranking atual gera equivocos, um ranking feito desta forma tb poderia gerar, um usuario com 1000 trofeus abaixo de 40 de dificuldade ainda assim eh mais hardcore que algum que tem meia duzia de trofeus com dificuldade 60.

 

Claro que eh como vcs falaram para o Killuiu, essas são situações que estão fora do padrão, mas as situações que vcs pretendem evitar também são situações fora do padrão, e pelo menos as situações do ranking atual não foram voluntariamente criadas.

 

Então o que eu acho, que o calculo pode ser mudado, mas de alguma forma deve continuar sendo avaliado a totalidade dos trofeus, um exemplo de como isso poderia ser feito é integrar o ratio no calculo do ranking de dificuldade. Exemplo.

 

Se alguem tem 50000 pontos de dificuldade, e rario 1,7, multiplica-se os 50000 por 1,7, obtendo 85000 no total, então a pontuação de dificuldade seria 85000, ja outra pessoa que tem 90000 e ratio 0,9, faz o mesmo calculo, e acabaria ficando com 81000(se meu calculo de cabeça nao estiver errado), dessa forma todos os trofeus estariam sendo validos, mas estariam novamente sendo avaliados por sua dificuldade, quem em media consegue trofeus mais dificeis, tem melhor ratio, e por consequencia sua posição no ranking de dificuldade vai ser melhor. Basicamente o ranking de dificuldade seria pontos de dificuldade x ratio.

 

Neste caso entraria aquele problema do ratio ser mal calculado, pq como sabemos trofeus de bronze aumentam o ratio e platinas diminuem, pq eh facil um trofeu de bronze valer mais que 15 pontos, aumentando o ratio, e dificil uma platina valer mais que 180, diminuindo o ratio. O ideal seria ter os pontos de dificuldade divididos pelo numero absoluto de trofeus, tipo 50000 pontos de dificuldade por 2000 trofeus, assim o fato do trofeu ser bronze ou platina nao influenciaria equivocadamente para aumentar ou diminuir o ratio, só que neste caso as pessoas ficariam com ratio 30 ou 50 ou 70, o que geraria numeros muito grandes no resultado final, mas ai bastaria dividir por 10 ou algo assim, só pra nao ficar um numero enorme.

 

Mas enfim, só dei uma ideia, pq acho que nao deviam excluir totalmente uma parcela dos trofeus, podem fazer de outra forma, por exemplo atribuindo valores maiores aos trofeus acima da media e menores aos que estiverem abaixo, exemplo, todo trofeu com dificuldade abaixo de 40 em vez de ser eliminado recebe um multiplicador de 0,5 ai trofeus de dificuldade 30 acabariam valendo 15. E trofeus acima da media receberiam multiplicador 2, então uma platina de dificuldade 110 acabaria valendo 220.

 

Na verdade o melhor jeito seria algum de vcs genios da matematica fazer esse calculo em logaritimo, ai o trofeu toscão la dificuldade 5 ia acabar valendo 1, e a platina hardcore dificuldade 150 ia valer sei la, 600, depende do logaritimo utilizado, faria-se uma curva que aumentaria o valor dos trofeus mais dificeis e diminuiria o dos mais faceis, levando em consideração a media total do site como vcs fizeram, assim nenhum trofeu seria eliminado mas o efeito "força-bruta" iria diminuir bastante.

 

Espero ter contribuido algo e nao ter falado mta merda, pq cheguei tarde e tentei ler tudo, mas tem mta coisa, nao sei se to viajando só hehe.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Na verdade o melhor jeito seria algum de vcs genios da matematica fazer esse calculo em logaritimo, ai o trofeu toscão la dificuldade 5 ia acabar valendo 1, e a platina hardcore dificuldade 150 ia valer sei la, 600, depende do logaritimo utilizado, faria-se uma curva que aumentaria o valor dos trofeus mais dificeis e diminuiria o dos mais faceis, levando em consideração a media total do site como vcs fizeram, assim nenhum trofeu seria eliminado mas o efeito "força-bruta" iria diminuir bastante.

 

Embora eu não seja nenhum gênio de matemática (sou péssimo nela, na verdade), a fórmula usada hoje foi eu que criei.

 

Ela foi a mais justa que eu encontrei.

 

Daria pra mudar o cálculo, fazendo com que a pontuação variasse mais do que os atuais 1 a 400 mas creio que assim iria extrapolar a diferença dos troféus, desequilibrando o sistema demais, na minha opinião.

 

Na verdade o meu cálculo foi criado inicialmente só pra atribuir pontos pra platina (pois meu Ranking funciona assim), então não precisava haver cortes, uma platina fácil valendo 10 pontos já era justo o bastante.

 

Quando se decidiu atribuir pontos pra todos os troféus é que as distorções surgiram, pelo que eu já chamei de "força-bruta". Um cara platina 5 jogos de 800 e fica na frente de quem se matou pra platinar um de 3900 pontos.

 

 

A idéia do "corte" me agrada bastante, pois tem MUITO troféu extremamente simples que vale muito pouco individualmente mas que, ao se acumularem, causam desvios.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

A idéia do "corte" me agrada bastante, pois tem MUITO troféu extremamente simples que vale muito pouco individualmente mas que, ao se acumularem, causam desvios.

 

Mas então, em vez do "corte", nao teria alguma maneira de dar outros valores? Na pratica talvez nem venha a fazer diferença, eu soh acho que seria mais justo que mesmo os trofeus faceis continuassem valendo alguma coisa. Então como eu falei, em vez de eliminar os trofeus abaixo do ponto de corte, eles poderiam valer metade dos pontos que valem atualmente, e os que estão acima poderiam valer o dobro, entende?

 

Assim evitaria de eventualmente alguem ganhar um bom numero de trofeus razoaveis, tipo dificuldade 40, ficar atras de alguem que ganhou meia duzia de trofeus um pouco mais dificil, dificuldade 60, pq todos os trofeus dificuldade 40 nao iriam valer, claro eh uma situação hipotetica q nao vai acontecer, mas na pratica pode ter um usuario la com 200 trofeus na frente de algum que tem 1500, e mesmo que o usuario de 1500 tenha jogado muitos jogos faceis, ele provavelmente jogou mais que o usuario de 200, então se os trofeus faceis tivessem valores menores o usuario com 1500 poderia acabar ficando atras de outros que tem 600 trofeus dificeis, mas ainda assim na frente do que tem 200, em vez de ficar por ultimo.

 

E o que eu sugeri, eh em vez de simplesmente tudo que for abaixo de 40 valer metade e tudo que for acima de 40 valer o dobro, poderia ser feito esse calculo em logaritimo, pra gerar uma curva, ai trofeus que valem 5 pontos passariam a valer 1, trofeus que valem 40 poderiam valer 30, os que valem 40 permaneceriam 40, os que valem 80 passariam a 120, e os que valem 150 ficariam valendo 300.

 

No final das contas a diferença nas posições do ranking talvez seja pouca em relação a simplesmente usar a nota de corte, mas o q importa seria usar a formula mais adequada pra chegar a esse resultado, assim teriamos o minimo possivel de "aberrações".

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Heishiro deu muitas idéias boas heim.

 

Olha, uma coisa que eu acho é que excluindo troféus acabamos por favorecer quem não joga pra platinar.

Tem gente lá na ponta do ranking de dificuldade com 30 platinas (xkiller)... só porque ele joga games de musica e pega uns bronzes e pratas dificeis.

 

Poderiamos sim pensar no esquema de logaritimo, com certeza valorizaria ainda mais os troféus pouco conquistados.

 

A multiplicação pelo rátio é uma ideia, mas como eu já disse, o rátio não é muito real, pois como o Heishiro disse, é muito fácil aumentar ratio com um monte de trofeus de bronze acima de 15 pontos, e troféus de ouro e platina costumam DIMINUIR seu rátio, já que eles valem 90 e 180 pontos respectivamente (sendo que a grande maioria dos troféus não dá esses PDM...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A ideia de multiplicar pela Ratio acredito que seria viavel, soh que melhor ficaria se a gente conseguisse arrumar a Ratio pra ela nao ter o problema de aumentar se vc pega bronzes e diminuir quando ganha platinas e tal...

 

To a 10 minutos olhando pros numeros e nao consegui pensar em nenhuma maneira alem de trocar a Ratio por uma Media de Dificuldade, por exemplo;

 

User A tem 1000 pontos de dificuldade em 10 trofeus de ouro, ou seja uma media de 100 pontos por trofeu. E como são 10 ouros ele tem 900 pontos no ranking normal, o que da um ratio de 1,11 (1000/900).

 

Ja o User B tem 1200 pontos de dificuldade em 30 trofeus de bronze, ou seja uma media de 40 por trofeu. E como são 30 trofeus de bronze ele tem 450 pontos no ranking normal, o que da uma ratio de 2,66 (1200/450).

 

Claramente o Use A tem trofeus mais dificeis, media 100, mas tem um ratio pior, devido ao problema do ratio, então se usassemos a media e nao o ratio nao teriamos esse problema. O User A poderia ter seus 1000 pontos multiplicados por sua media 100, obtendo o resultado total de 100.000, enquanto o User B teria seus 1200 multiplicados por sua media 40, resultando no total de 48.000. Um pouco abaixo da metade do total do User A.

 

Como falei o problema em fazer isso eh que vai gerar numeros muito grandes, mas da pra dividir no final de tudo por 10, só pra tirar o ultimo digito pelo menos, ou fazer outra coisa que vcs pensarem, mas enfim, ai nao estariamos usando o Ratio.

 

A unica forma que eu vejo de usar o Ratio, seria avaliar o valor medio de todos os trofeus disponiveis, e então dividir o valor medio de dificuldade de cada usuario por essa media de todos os trofeus do site. Exemplo.

 

 

Supomos que no site tenhamos cadastrado em todo o site.

 

10 platinas = 1800 pontos

50 Ouros = 4500 pontos

100 Pratas = 3000 pontos

400 Bronzes = 6000 pontos

560 trofeus = 15300 pontos

 

15300/560 = 27,32 pontos, valor medio dos trofeus levando em consideração sua quantidade.

 

Dai voltando ao nosso primeiro exemplo

 

User A tem 10 ouros, 1000 pontos de dificuldade, media 100, se dividir 100/27,32 teremos o Ratio de 3,66. Ou seja, os trofeus de A são em media 3,66 mais valiosos que a media dos pontos da sony para qualquer trofeu, independente de ser bronze ou platina.

 

User B tem 30 bronzes, 1200 pontos de dificuldade, media 40, ao dividirmos 40/27,32 teremos o Ratio de 1,46. Ou seja, os trofeus de B são em media 1,46 mais valiosos que a media dos pontos da sony.

 

A partir dai poderiamos multiplicar os 1000 pontos de A por 3,66 e os 1200 pontos de B seriam multiplicados por 1,46. Novamente obteriamos resultados melhores do que usando o Ratio atual.

 

Fazendo todo esse calculo acho que alcançariamos um valor de Ratio não influenciado pela dificuldade do trofeu, o calculo em si nem eh complicado, são soh medias e divisões simples, se alguem novamente for genio da matematica pode até fazer isso tudo virar uma unica equação.

 

Divirtam-se ai com os numeros tb, se eu fiz alguma coisa errada ou nao percebi algo obvio me avisem.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, uma coisa que eu acho é que excluindo troféus acabamos por favorecer quem não joga pra platinar.

Tem gente lá na ponta do ranking de dificuldade com 30 platinas (xkiller)... só porque ele joga games de musica e pega uns bronzes e pratas dificeis.

 

Aí eu concordo com você, como você já sabe! =D

 

Meu negócio é platina, que é o grande diferencial do PS3 em relação ao XBOX360.

 

Mas fui voto vencido...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Poderia fazer uma proporção dos pontos de dificuldade entre os troféus.

 

Bronze: ficaria como está.

Prata: PDM * 2 (já que um troféu vale de prata vale o dobro de um de bronze)

Ouro: PDM * 6 (mesmo princípio)

Platina: PDM * 12

 

Faria o cálculo do total de PDMs com essas regras acima, depois dividiria pelo número de pontos. Acho que isso solucionaria o problema do ratio e assim poderia ser aplicada a solução que você sugeriu.

 

PS: Esses valores seriam somente para calcular o ratio. O resto continuaria normal!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

1) O ranking já usa uma escala logarítimica.

 

 

2) O maior problema do ranking de dificuldade HOJE é a "força bruta".... isso aqui:

Que adianta eu levar 5 semanas pra platinar o Motorstorm Pacific Rift e conseguir 4000 pontos de dificuldade, se no mesmo período alguém platina 5 jogos de 800 pontos?

 

 

3) No exemplo do cara só com 30 platinas, não vejo problema nenhum: tem troféu de bronze que é muito mais difícil que muita platina por aí.

 

Exemplo:

- Jogador A: só jogou o Wipeout HD, não platinou, mas conseguiu o troféu do Zico

- Jogador B: platinou Megamind e Hannah Montana

 

A não tem platinas, B tem 2... quem merece ficar na frente num ranking de dificuldade?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@Lunatik Daria pra fazer do seu jeito, mas eu acho que ai acabaria gerando o problema de que por exemplo um ouro facil, dificuldade 15, ia valer mais que um bronze dificil, tipo dificuldade 80, pq 15x6 = 90, e não queremos isso, podemos tentar elaborar algo melhor em cima da sua ideia, leu as hipoteses q eu postei?

 

@Raven, eu sei como funciona o calculo logaritimo do valor dos trofeus, eu propus um logaritimo em cima do logaritimo, em vez de um simples ponto de corte, podia ser proporcional, e propus outros calculos, pro infeliz que platinar hannah e megamente nao levar zero pontos, ele pode levar 10 pontos pelo menos, em vez de levar os 200 que leva atualmente, assim todos trofeus continuam contabilizados, mas com valores que praticamente retirem o efeito força-bruta, da uma lida ai com calma.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ok heishi... legal

 

vou ver se arrumo um tempinho hoje pra fazer uns cálculos no Excel.

Não é possível que não tenha nenhum Matemático no fórum... kkk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@Lunatik Daria pra fazer do seu jeito, mas eu acho que ai acabaria gerando o problema de que por exemplo um ouro facil, dificuldade 15, ia valer mais que um bronze dificil, tipo dificuldade 80, pq 15x6 = 90, e não queremos isso, podemos tentar elaborar algo melhor em cima da sua ideia, leu as hipoteses q eu postei?

 

Acho que você se enganou:

 

Ratio do troféu de Bronze: (80 * 1)/15 = 5,333

Ratio do troféu de Ouro: (15 * 6)/90 = 1

 

Ou seja, o sistema funciona! O bronze difícil vale mais que o ouro fácil na questão do ratio.

 

Reforçando, esse sistema é para acabar com as distorções do ratio.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que você se enganou:

 

Ratio do troféu de Bronze: (80 * 1)/15 = 5,333

Ratio do troféu de Ouro: (15 * 6)/90 = 1

 

Ou seja, o sistema funciona! O bronze difícil vale mais que o ouro fácil na questão do ratio.

 

Reforçando, esse sistema é para acabar com as distorções do ratio.

 

Sim agora entendi, nao tinha entendido antes, realmente desse jeito ai funciona sim, eliminariamos a diferença causada pelo valor original do trofeu, mas o problema eh como fazer isso pra todos os trofeus? Na pratica mesmo, nao sei se nao ficaria dificil calcular a ratio de cada trofeu, antigamente o servidor nao gostava dos milhares de calculos que faziamos, nao sei como esta agora.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Há outra alternativa, considerar os todos os troféus valendo quinze pontos. Em vez de multiplicar os PDMs, a gente dividiria o valor dos troféus pela proporção deles em relação ao troféus de bronze.

 

No exemplo anterior:

 

Ratio do troféu de Bronze: 80/(15 / 1) = 5,333

Ratio do troféu de Ouro: 15/(90 / 6) = 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então em vez de considerar todos trofeus valendo 15 pontos a minha sugestão foi considerar todos os trofeus valendo a media dos valores normais deles. Dei o exemplo ali supondo que o site tivesse 10 platinas, 50 ouros... etc...

 

Aqui tem os dados reais http://myps3t.com.br/stats/

 

 

Total de Platina 127.258

Total de Ouro 680.656

Total de Prata 2.686.921

Total de bronze 11.045.864

 

Só calcular o valor medio desses trofeus todos e usar esse valor como media pra calcular o Ratio, se um trofeu valer mais que essa media terá ratio positivo, se nao será negativo.

 

Enfim o resultado eh o mesmo que atribuir "15" pra todos, a unica diferença eh q o 15 eh um valor arbitrario e tal, a media seria um valor calculado, mas na pratica nao teria a minima diferença, pq todos seriam divididos pelo mesmo numero, os resultados finais seriam outros, mas as posições no ranking seriam as mesmas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Problema de calcular todos é porque tem jogos japa, e jogos de diversas regiões que ninguem jogou, então nem da pra ter média se são fáceis ou difíceis, e eles terão valor mínimo nesse calculo...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A sua solução é boa, mas acho que a minha seria mais fácil de implementar e mas intuitiva. Temos que discutir e decidir a melhor!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Gostaria de abrir um parenteses pra perguntar outra coisa sobre o ranking de dificuldade, que acho também muito importante.

 

Porque o valor de dificuldade dos trofeus eh calculado pelo:

 

numero de jogadores que tem o trofeu / numero de jogadores que tem pelo menos 1 trofeu no jogo?

 

Não seria mais justo calcular por Numero de jogadores que tem o trofeu / numero de jogadores que tem o jogo?

 

Exemplos, Megaman10 e Socom, http://myps3t.com.br/jogos/583159-MEGA-MAN-10/ http://myps3t.com.br/jogos/582855-SOCOM-U-S-NAVY-SEALS-CONFRONTATION/

 

Megaman10:

 

448 tem o jogo

146 tem pelo menos 1 trofeu

 

Ai na pagina dos trofeus do jogo tem o calculo de cada trofeu, por exemplo

 

 

TENACIOUS

Clear the game without continuing.

105 / 146 - PDM 14

 

E todos os outros trofeus do jogo usam o numero 146(jogadores com pelo menos 1 trofeu), sendo que este jogo só tem trofeus dificeis, então 302 usuarios nao tem nenhum trofeu, os trofeus valeriam bem mais se fossem analisados pelo numero total de jogadores, no caso seria 105/448, que geraria um PDM muito maior.

 

O exemplo mais discrepante ainda eh o Socom, que quem tem sabe q eh dificilimo de conseguir 1 trofeu sequer, eu tenho o jogo e nunca consegui nenhum. assim como outros 700 jogadores, vamos aos dados http://myps3t.com.br/jogos/582855-SOCOM-U-S-NAVY-SEALS-CONFRONTATION/

 

 

TÊM O JOGO 790

TÊM NO MÍNIMO 1 TROFÉU 73

 

 

E na proxima pagina temos os valores calculados, a platina por exemplo, conquistada por 9 de 73 usuarios nao eh grande coisa, mas na verdade nao foram 73, e sim 790 jogadores que jogaram o jogo.

 

Enfim acho que vcs entenderam, não seria uma mudança simples e vantajosa calcular os pontos de dificuldade pelo total de jogadores e nao somente por aqueles que possuem 1 trofeu pelo menos?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...