Conversa tipo "rebinboca da parafuseta".
Como já foi comentado, pode ser algo a ver com a fonte.
Vou dar uma explicada BEM por cima de como um aparelho converte 110/220V Corrente alternada (tomada) para 12-5V corrente continua (eletrônicos):
Existe uma componente que chama transformador. Ele é basicamente um carretel de fio de um lado e de outro que não tem nenhuma ligação fÃsica entre eles. Conforme a energia passa for esse fio, ela cria um campo magnético em torno dessa bobina, a outra bobina "cria" energia usando esse campo magnético. O valor dessa tensão se dá devido as quantidades de voltas nessa bobina.
Quando exite um pico de energia devido a um raio por exemplo, criasse um arco de energia entre uma bobina e outra por estarem bem perto uma da outra e é essa energia que geralmente queima os aparelhos.
O que pode estar acontecendo no caso citado é que o fio que é enrolado tenha oxidado e rompido, quebrando assim o ciclo. Para 110V usa um set de bobinas e para 220V usa mais que um. Isso pode explicar porque funciona no 220V.
Se a tensão 110/220V passou para a "logica" da placa, não existe o que fazer, é bem provável que você ache componentes literalmente queimados, já que eles trabalham com apenas 5V.