Ir para conteúdo
zakjapa

[UOL Jogos] Entre 60% e 70% do preço do PS4 no Brasil são impostos, diz Sony

Recommended Posts

Sobre a microsoft: Isso é um chute pq não sei.

MS a peça é fabricada aqui e o ps4 é apenas montado? Pq se for explica muita coisa

 

Agora sobre o preço do console (sei que estou um pouco fora do lugar)

 

Ok, apesar de ter me assustado com o preço eu tenho que fazer uma pergunta (Já que aparentemente ninguém parou pra pensar): Quantas pessoas vocês conhecem que compraram o PS3 brasileiro?
Ate mesmo os que compraram o console pos lançamento "provavelmente" compraram de importadores por valores entre 999~1300R$.
Iludido foi aquele que achou que a versão oficial do brasil sairia abaixo dos 2600$, e eu mantenho minha opinião de que o console deve ser vendido por 1900~2400$ em importadoras (fora o período de lançamento pq o console ta acabando e eu não faço ideia do preço exorbitante que ele deve chegar as lojas), que são 99,9% das lojas que vendem coisas de video game pelo nosso pais...


Já sobre os impostos... eu não sei, ainda estou achando muito elevado, pela lógica deveria ser 2000 e muito, não 4000R$
Sony não é uma loja de varejo, ela é a fabricante do console, logo ela não compra o aparelho por preço reduzido para revender na esperança de pegar lucro acima do que pagou para vender ele...

 

 

A sim, pelo menos eu tive uma noticia boa em meio a essa bagunça:  THANK GO! o preço dos jogos finalmente esta tabelado!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu nem me importo com esse preço da Sony BR, pois o meu vou comprar de vendedores ou lojas que trazem pra vender aqui por um preço mais próximo do correto.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Keesley

Estou percebendo que a maioria das pessoas aqui está culpando particularmente a Sony por esse preço mais que absurdo.

Não podemos deixar de perceber que o nosso país tem uma política absurda quanto aos impostos.

A Sony provavelmente aumentou o preço do console como uma forma de protesto por não aceitar esse tipo de política econômica.

Através disso acredito eu que a maioria dos jogadores vão acabar comprando o PS4 na mão de empresas que exportam o produto diretamente com impostos reduzidos. Provalevelmente querem dizer não comprem no Brasil comprem lá fora.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mó desculpinha esfarrapada da Sony, não tem como ser só imposto pra chegar nesse valor

e não acho que seja pra se "vingar" do governo brasileiro pq vão perder MUITO com isso. Se realmente for uma vingança, isso é coisa de criança.

tenho esperança que seja só uma jogada de marketing para o ps4 ficar sendo lembrado, ai mandam a noticia dizendo que o valor real é de 2k.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

esse negocio de impostos é conversa pra boi dormir, mes passado quando assinei a Plus Inglesa comprei junto darksiders 2 que eu queria a muito tempo por 8 libras (+/- 28 reaus), na semana passada entrei na Store Brasileira e vi o mesmo jogo por 200 reaus (+/- 58 libras), ou seja com o preço de um jogo "digital" no Brasil vc la fora paga um ano de plus e ainda compra o jogo extra e ainda sobra 10 libras

 

Sony Brasileira quer ganhar em cima dos Brasileiros, não compre nada dela aqui

 

 

 

PS.: valew zakjapa por arrumar o login

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Ok, apesar de ter me assustado com o preço eu tenho que fazer uma pergunta (Já que aparentemente ninguém parou pra pensar): Quantas pessoas vocês conhecem que compraram o PS3 brasileiro?

Ate mesmo os que compraram o console pos lançamento "provavelmente" compraram de importadores por valores entre 999~1300R$.

Iludido foi aquele que achou que a versão oficial do brasil sairia abaixo dos 2600$, e eu mantenho minha opinião de que o console deve ser vendido por 1900~2400$ em importadoras (fora o período de lançamento pq o console ta acabando e eu não faço ideia do preço exorbitante que ele deve chegar as lojas), que são 99,9% das lojas que vendem coisas de video game pelo nosso pais...

 

Essa é a questão! Comprar um console desse porte durante o seu lançamento em pleno mercado brasileiro, que é conhecido internacionalmente justamente pelos preços exorbitantes comparados com o resto do mundo, é algo inviável para TODOS, exceto uma meia dúzia de privilegiados. Ao meu ver, a maioria está entrando num hype e se frustrando com ele, pq o PS3 ainda vive muito bem. Além disso, boa parte dos que reclamam dificilmente comprariam em um primeiro momento. Digo isso por questão de cautela, pois os termos 3RL e YLOD ainda estão bem fresquinhos nas cabeças de quem comprou nos primeiros meses.

 

E quanto ao preço, foi assim com o PS2 e mais recentemente com o PS3. Ou vocês esqueceram do preço de lançamento do console no site das americanas?

 

http://meiobit.com/9626/playstation-3-no-brasil-precinho-camarada-r798000/

 

Meu conselho: não comprem! Simples! O PS3 ainda está aí numa boa e tem muito a oferecer durante uns poucos bons anos, fora os muitos jogos bons que a maioria ainda não jogou. Enquanto nós aproveitamos o resto da vida útil do PS3, eu acredito que a médio prazo, o preço do PS4 deve cair e o cenário pode melhorar, assim como aconteceu com os outros.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa é a questão! Comprar um console desse porte durante o seu lançamento em pleno mercado brasileiro, que é conhecido internacionalmente justamente pelos preços exorbitantes comparados com o resto do mundo, é algo inviável para TODOS, exceto uma meia dúzia de privilegiados. Ao meu ver, a maioria está entrando num hype e se frustrando com ele, pq o PS3 ainda vive muito bem. Além disso, boa parte dos que reclamam dificilmente comprariam em um primeiro momento. Digo isso por questão de cautela, pois os termos 3RL e YLOD ainda estão bem fresquinhos nas cabeças de quem comprou nos primeiros meses.

 

E quanto ao preço, foi assim com o PS2 e mais recentemente com o PS3. Ou vocês esqueceram do preço de lançamento do console no site das americanas?

 

http://meiobit.com/9626/playstation-3-no-brasil-precinho-camarada-r798000/

 

Meu conselho: não comprem! Simples! O PS3 ainda está aí numa boa e tem muito a oferecer durante uns poucos bons anos, fora os muitos jogos bons que a maioria ainda não jogou. Enquanto nós aproveitamos o resto da vida útil do PS3, eu acredito que a médio prazo, o preço do PS4 deve cair e o cenário pode melhorar, assim como aconteceu com os outros.

Er... esse argumento da Lojas Americanas é bem furadinho, não?

A Sony Br na época não trabalhava com o console. O preço exorbitante veio da cabeça do pessoal das Americanas que importava o produto.

O que a gente esperava, com a Sony Br envolvida no lançamento do console aqui no Brasil, era um preço em torno 1.900 - 2.100 reais. (Em vista que a Microsoft anunciou o XBox One - 100 dólares mais caro nos USA - por R$2.200)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Depois dessa acho que vou pegar um XBO mesmo, queria muito mesmo o ps4 por causa dos amigo de COD mas se a maioria deles for pro XBO pego ele mesmo, mas vou esperar e ver se consigo um nem que seja europeu que fica ainda bem mais em conta do que esses 4 mil que não existe, ja ate conversei com um amigo que trabalha nessas coisas e ele não acreditou também, me desculpa mas esse 60 ou 70% ta sobre o que pq de 400 dólares que era onde deveria estar pelo que eu saiba não estão. Alguns dizem que pode ter algo haver com a "espionagem" da parte dos EUA. Mas pior pra eles já que o Brasil é somente o quarto país consumidor na área de games do mundo, vão perder mercado assim?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Sony anda com bug esses dias, especialmente aqui no Brasil, é beyond não saindo na língua nativa, agora esse caso do preço do console.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, foi bem tenso e inesperado isso que a Sony fez mas eu acho no mínimo estranho. Pensa só, no inicio a Sony disse que o console iria vim por menos d R$2.000 e ela ficou "batendo nesta tecla" por um longo tempo e, assim, de repente, ela aparece com um preço estrondoso e descarado que desmente tudo o que foi dito pela empresa até agora e que causaria muita indignação entre os consumidores games em todo o país... Acho isso no mínimo estranho.

 

Eu penso que ocorre o seguinte: A Sony tentou um acordo com o governo que por sua vez virou as costas e assim a Sony decidiu colocar pra descer também e pôs um preço absurdo para que os consumidores comprassem o console fora do país, assim, o governo veria o montante que deixaria o país e talvez tomasse alguma atitude positiva em relação aos impostos abusivos cobrados em cima dos vídeo-games. Bom, não estou defendendo a Sony e sim especulando um possível motivo pra tudo isso, sem contar que a Sony também perde com os consoles que ficaram encalhados nas lojas aqui do país.

 

De qualquer forma isso pode ser tudo, menos imposto de importação.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Boicote de tempo, comprar o ps quando baratear muito esse preço. Quem sabe em 2016 eu enjoe do ps3 ai eu compre o 4 mais barato e slim.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha... Cheguei a fazer pré-compra do PS4 na Amazon assim que foi disponibilizado... Cancelei na sequência após a promessa do Treton de que o nosso preço seria próximo ao americano. Mas depois dessa palhaçada toda, mesmo que chegue a BGS e eles reduzam o preço para 2 mil não compro mais isso. Os jogos exclusivos da Sony são muuuito superiores aos da MS (que em minha opinião só tem a série Gears of War que realmente compensa, o resto temos em jogos próprios da Sony ou multiplataformas, principalmente referente àquele supervalorizado Halo).

Esse preço não tem nenhuma justificativa, nem impostos, nem custo Brasil, nem o raio que o parta. Não sou palhaço, nenhum gamer brasileiro é. Ninguém deveria nem importar esse console, pois a empresa nos chamou de idiotas. Nem mesmo a Apple nem as montadoras fazem esse absurdo de cobrar 10 reais para 1 dólar.

Estou prestes a fazer uma pré-compra do X1, como forma de protesto e de desligamento do universo Playstation. Posso vir a reconsiderar isso no futuro, mas é improvável já que quase não tenho tempo pra jogar e me dedico com afinco aos jogos da plataforma que tenho, duas plataformas seria inviável. E isso tudo considerando que aproveitei algumas promoções e tenho a Plus quase até 2016, além de ter quase 6 mil troféus.

Acho que todos nós, brasileiros, não deveríamos unicamente não comprar a edição nacional, mas tampouco adquirir uma importada. Este preço é uma afronta a nós todos, às nossas expectativas e ao fato de nosso reduzidíssimo poder de compra quando comparado ao EUA  e Europa ocidental.

Confesso estar até mesmo com reservas para retomar minha jogatina no PS3 neste momento, tamanho desapontamento.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa é a questão! Comprar um console desse porte durante o seu lançamento em pleno mercado brasileiro, que é conhecido internacionalmente justamente pelos preços exorbitantes comparados com o resto do mundo, é algo inviável para TODOS, exceto uma meia dúzia de privilegiados. Ao meu ver, a maioria está entrando num hype e se frustrando com ele, pq o PS3 ainda vive muito bem. Além disso, boa parte dos que reclamam dificilmente comprariam em um primeiro momento. Digo isso por questão de cautela, pois os termos 3RL e YLOD ainda estão bem fresquinhos nas cabeças de quem comprou nos primeiros meses.

 

E quanto ao preço, foi assim com o PS2 e mais recentemente com o PS3. Ou vocês esqueceram do preço de lançamento do console no site das americanas?

 

http://meiobit.com/9626/playstation-3-no-brasil-precinho-camarada-r798000/

 

Meu conselho: não comprem! Simples! O PS3 ainda está aí numa boa e tem muito a oferecer durante uns poucos bons anos, fora os muitos jogos bons que a maioria ainda não jogou. Enquanto nós aproveitamos o resto da vida útil do PS3, eu acredito que a médio prazo, o preço do PS4 deve cair e o cenário pode melhorar, assim como aconteceu com os outros.

 

Só me explicando XD

O que eu faei sobre o console no lançamento se refere a algo que ocorre no mundo inteiro.

Quando um console da sold out seu preço eleva monstruosamente, e aquele ele vai chegar nesse preço.

UM bom exemplo é o fato do ps4 estar sendo vendido por 600US$ no momento, já que o mesmo deu sold out em quase todos os lugares do USA.

Esse da americanas... tipo, minha resposta é quase a mesma do Pirukah.

Esse preço absurdo é por culpa da ideia de jirico da americanas *E outras grandes* que pegaram ps3 importado e botaram um preço exorbitante (E vide que o mesmo não existia em lugar nenhum pois existiam poucas unidades no pais).

O ponto hilario disso é que por mais que nos ainda veremos o console com preços exorbitantes... nos jamais veremos o ps4 acima de 4000R$ pois é o preço da sony UHAHUAUHAHUA

Eu ainda acho que o console vai estar entre 1900 e 2400R$ depois que as coisas acalmarem, mas isso por conta das importadoras. 8\

 

Er... esse argumento da Lojas Americanas é bem furadinho, não?

A Sony Br na época não trabalhava com o console. O preço exorbitante veio da cabeça do pessoal das Americanas que importava o produto.

O que a gente esperava, com a Sony Br envolvida no lançamento do console aqui no Brasil, era um preço em torno 1.900 - 2.100 reais. (Em vista que a Microsoft anunciou o XBox One - 100 dólares mais caro nos USA - por R$2.200)

 

Eu não esperava -.-"

eu achie muita ilusão sequer imaginar isso, principalmente com as historias antigas da sony com impostos.

periodo da chegada do ps3 ela praticamente implorou pro governo baixar os preços e o pessoal não baixou, e a cada nova noticia relacionada ao ps4 no brasil parecia mais incerta a baixa dos impostos.

Eu francamente espero ver o console ate meio do ano que vem entre 1900 e 2400R$, mas isso é muito por importação que vai pagar pouco mais de 800R$ pelo console, e os que pagarem impostos (vamos ser realistas... serão a minoria) vão pagar mais 504R$ pela importação, dando uns 1300 e pouco R$ dando uma faixa de lucro vai pra 2000$ dependendo do vendedor.

Porém, isso só vai normalizar quando as vendas do console normalizarem, já que o mesmo deu sold out em praticamente todos os lugares. 8\

Ainda estou me arrumando pra comprar o console no meio do ano, anuncio de Infamous me força a me organizar pra fazer isso pois eu adoro a franquia.

O que eu realmente quero entender é: "Se" a sony estiver falando a verdade.... Como infernos a Microsoft mantem seu console nesse preço? ela realmente ta saindo no prejuízo ou tem algo suspeito correndo por fora?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Eu não esperava -.-"

eu achie muita ilusão sequer imaginar isso, principalmente com as historias antigas da sony com impostos.

periodo da chegada do ps3 ela praticamente implorou pro governo baixar os preços e o pessoal não baixou, e a cada nova noticia relacionada ao ps4 no brasil parecia mais incerta a baixa dos impostos.

Eu francamente espero ver o console ate meio do ano que vem entre 1900 e 2400R$, mas isso é muito por importação que vai pagar pouco mais de 800R$ pelo console, e os que pagarem impostos (vamos ser realistas... serão a minoria) vão pagar mais 504R$ pela importação, dando uns 1300 e pouco R$ dando uma faixa de lucro vai pra 2000$ dependendo do vendedor.

Porém, isso só vai normalizar quando as vendas do console normalizarem, já que o mesmo deu sold out em praticamente todos os lugares. 8\

Ainda estou me arrumando pra comprar o console no meio do ano, anuncio de Infamous me força a me organizar pra fazer isso pois eu adoro a franquia.

O que eu realmente quero entender é: "Se" a sony estiver falando a verdade.... Como infernos a Microsoft mantem seu console nesse preço? ela realmente ta saindo no prejuízo ou tem algo suspeito correndo por fora?

Parte da vantagem do preço da XBox1 pode ser por uma abertura maior que o mercado brasileiro dá pra Microsoft. Até ai pra um produto que custa 20% mais, vir por basicamente 60% do preço oficial do outro... Tem alguma coisa meio Mandrake nessa história. E até agora, tudo indica que quem tá fazendo "mágica" com os números é a Sony, e não a MS.

Infelizmente, mesmo preferindo o console da Sony, o que eu tenho que admitir é que até o presente momento o preço do XBox1 pelo menos tá dentro da realidade dos nossos impostos abusivos, enquanto que o PS4 parece mais um tapa na nossa cara.

 

Agora é ver qual das muitas teorias apresentadas vai se revelar como a verdade.

Teve gente falando que é a Sony fazendo de propósito pro pessoal comprar de fora e não estimular a economia do Brasil. Teve gente falando que é pra quando anunciar o verdadeiro preço, o pessoal da Sony parecer heróis lutando por um preço justo pra nós consumidores.

Teve gente falando que é esse preço porque eles querem super-faturar no Natal.

 

Tudo muito fantasioso pra mim. Pelo menos até esse momento...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se para pra ver por um lado, o XBOX One seria fabricado oficialmente no Brasil, e o PS4 não.

Mas de acordo com os analistas de contas (segundo as pesquisas em outros sites)o preço EXATO do PS4 no Brasil seria R$2.700, ainda seria mais caro por causa da importação, mas ninguém até agora entende de onde saiu esses R$1.300 a mais.

 

E para as pessoas que ainda tão de mimimi dizendo que é por causa do governo pode esquecer, pois a empresa também é mercenária pensando apenas no lucro, temos o preço do XBOX ONE para desmentir tudo isso!

 

Posso ficar no museu nessa nova geração, depois dessa não penso aposentar o meu PS3 nem tão cedo :krumel:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parte da vantagem do preço da XBox1 pode ser por uma abertura maior que o mercado brasileiro dá pra Microsoft. Até ai pra um produto que custa 20% mais, vir por basicamente 60% do preço oficial do outro... Tem alguma coisa meio Mandrake nessa história. E até agora, tudo indica que quem tá fazendo "mágica" com os números é a Sony, e não a MS.

Infelizmente, mesmo preferindo o console da Sony, o que eu tenho que admitir é que até o presente momento o preço do XBox1 pelo menos tá dentro da realidade dos nossos impostos abusivos, enquanto que o PS4 parece mais um tapa na nossa cara.

 

Agora é ver qual das muitas teorias apresentadas vai se revelar como a verdade.

Teve gente falando que é a Sony fazendo de propósito pro pessoal comprar de fora e não estimular a economia do Brasil. Teve gente falando que é pra quando anunciar o verdadeiro preço, o pessoal da Sony parecer heróis lutando por um preço justo pra nós consumidores.

Teve gente falando que é esse preço porque eles querem super-faturar no Natal.

 

Tudo muito fantasioso pra mim. Pelo menos até esse momento...

 

É meio surpreendente ver essa abertura em relação a sony.

Eu lembro que a mesma se orgulhou muito de ser a empresa que mais investia nessa área tecnológica (Com tvs e outros eletrônicos) no brasil e que tinha certeza absoluta de que por ela investir tanto teria mais facilidade em convencer o pessoal a baixar tais impostos.

É meio bizarro imaginar que existe uma abertura maior para a microsoft sendo que ambas são quase farinha do mesmo saco.

Amigo meu me passou essa historia do natal ontem, dizendo que tinham recebido menos copias e que por culpa disso elevaram o preço intencionalmente. Que pelo menos pra mim é uma ideia tão bizarra e absurda que não consegui acreditar que sony faria.

É algo tão absurdo que parece o que a tipica empresa 100% brasileira faria para Õ-o"

também ouvi essa historia de não incentivar a economia do brasil, mas essa é mais insana e ridícula do que eu esperava.

Eu li nos comentários da IGN gente gritando que era intencional e dando o entender que se o PS4 não fosse comprado aqui ria prejudicar a economia em grande escala. (Serio, onde o povo foi ter aula de economia pra dizer um treco desses?)

 

mas essa do marketing é novidade... e se for verdade... uau, sony ta com a pior campanha de marketing do mundo, já que é a coisa mais imbecil e suicida que eu vi na vida.

Parece o famigerado marketing de guerrilha do pessoal da red bull, que fica passeando em meio a tragédia entregando red bull pros outros...

Só dando um exemplo do quão maluco isso seria:

 

Vide a revolta de muita gente, e mais ainda a irritação que não esta permitindo ninguém se dar conta que o diabo do console ainda vai ser mais barato que o XBone em importações e esse é apenas o preço oficial do console no brasil que (sempre foi alto) só eleva o problema.

(Serio, vc só vai comprar console oficial em Uz games, Saraiva, americanas, sony, wallmart, ponto frio e similares. Lojas como Bigboy, house games e varias outras ao redor do pais "são importadoras")

"Se" isso foi uma jogada de marketing a sony tem que demitir o sujeito urgentemente, porque esse tem a mesma capacidade de organizar algo do maluco do "quer pagar quanto" na casas bahia que fez o comercial mais suicida que eu vi na vida...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem algo suspeito nisso. Será que é um incentivo a compras no exterior ? Porque ninguém que tenha bom senso vai pagar esse valor em lojas nacionais.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse preço é estupido, comprar o console a esse preço é estupidez, independentemente de qualquer explicação fica clara a insensatez da sony.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Sony quer a importação.

 

Já que a Sony tentou um acordo com o governo ( pelo menos é o que dizem ) para aliviar os impostos do PS4 para poder fazer um preço mais "justo" e o governo não quis , agora a Sony vai boicotar o Brasil. Quem quiser importa...................................simples

 

Eu só acho que se esse é realmente o caso, a Sony deveria deixar isso bem claro e não fazer essa palhaçada.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vendo aquele gráfico de comparação de preço, só deixa mais claro que compensa compra fora mesmo

 

Tô pensando seriamente em juntar essa grana e ir buscar. Mas, vou esperar mais um tempo, vamos ver o que acontece

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se for verdade esse negocio do governo, então a sony tá superestimando demais os brasileiros, visto que tem gente que comprar mesmo se custasse 10k

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Er... esse argumento da Lojas Americanas é bem furadinho, não?

A Sony Br na época não trabalhava com o console. O preço exorbitante veio da cabeça do pessoal das Americanas que importava o produto.

O que a gente esperava, com a Sony Br envolvida no lançamento do console aqui no Brasil, era um preço em torno 1.900 - 2.100 reais. (Em vista que a Microsoft anunciou o XBox One - 100 dólares mais caro nos USA - por R$2.200)

 

Bem, a questão das Americanas não foi bem um argumento, mas sim um exemplo de que novos consoles sempre são caros demais nos lançamentos. Esse caso foi só um exemplo bem absurdo, confesso, mas, no geral, não foi muito diferente disso, todos sabemos.

 

O que eu queria dizer, caso não tenha entendido, é que, pelo menos da minha parte, esse tipo de preço já era esperado e não me surpreendo nem um pouco. A questão agora é aguardar pra ver se o mercado se estabiliza e o preço do PS4 se aproxima do Xone em médio prazo, arrisco dizer de um a dois anos. E isso deve depender de muitos fatores, como as vendas (ou não) dos primeiros consoles, disponibilidade das importadoras e até mesmo a "boa vontade" do governo.

 

É obvio que o Xone está mais atrativo nesse momento, principalmente depois dessa polêmica toda. E a minha meta ainda é ter um PS4, mas sem a menor pressa. E como não iria comprar agora mesmo, vou esperar numa boa pra ver no que isso vai dar...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E o mais interessante de tudo é que continua um silêncio em todos os canais oficiais. Dei uma olhada nos twitters e facebooks da Sony e dos chefões e nenhum comentário oficial sequer.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...