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[myPSt] Se você é um fã de jogos tipo Metroidvania se prepare, Agosto chega carregado deles

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Os jogos do estilo Metroidvania (inspirados em Metroid e Castlevania) é uma categoria que vem crescendo ultimamente e isso será mais evidente com os lançamentos do próximo mês.

 

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Aqui estão quatro títulos inspirados nesse genero que serão lançados ao longo dos próximos 30 dias na PSN:

 

Chasm (31 de julho) - PS4 e PS Vita

 

Embora não seja tecnicamente impressionante, Chasm possui calabouços gerados processualmente e belíssimos gráficos de pixel o que diferenciam ele da multidão, além disso, possui armas e combate inspirados em Castlevania. 

 


 

 

Dead Cells (7 de agosto) - PS4

 

Dead Cells é um rogue-lite de ação em plataforma estilo Metroidvania (RougeVania). Você vai explorar um castelo extenso e em constante mutação... considerando que consiga enfrentar seus guardiões em combates 2D inspirados em Dark Souls. Sem checkpoints. Mate, morra, aprenda, repita.

 


 

 

Death"™s Gambit (14 de agosto) - PS4

 


A promessa da imortalidade está no coração de Siradon. Como a mão direita da Morte, desafie os guardiões imortais do reino e resista à eterna luta para purificar suas almas. O Death's Gambit é um jogo de plataformas hardcore de ação 2D com ricos elementos de RPG. Domine o combate preciso, utilizando uma grande variedade de armas e habilidades para enfrentar os horrores que se escondem dentro de Siradon. Explore um mundo misterioso e implacável para descobrir o verdadeiro preço da imortalidade. Abrace o desafio de ser um agente da morte.


 


 

 

Guacamelee 2 (21 de agosto) - PS4

 

Volte para o Mexiverso nesta sequência tão esperada do aclamado Guacamelee! Bata em tudo que aparecer pela frente em novas fases feitas à mão. Destaque para o modo cooperativo de 4 jogadores, novas técnicas de lucha incríveis, chefões falastrões, ainda mais inimigos e 300% mais 

 


 

Fonte: GameInformer

  • Curtir 9

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Só eu amo jogo no estilo Pixel em 2D?

 

cara acho incrível, me agrada de um tanto... 

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Mais da metade dos Metroidvanias lançados ultimamente são jogos baseados em hack 'n slash.

Embora eu tenha gostado de Guacamelee (um bom exemplo do quanto a mecânica do hack 'n slash é over-usada ultimamente), não gosto nem um pouco dessa premissa, até porque foge completamente com que realmente Metroid e Castlevania representaram e ainda representam até hoje.

 

O passo de ambas as séries é lento, orgânico, compassado. O trend atualmente é fazer jogabilidade super acelerada. Imagino que seja uma demanda geral. Ainda assim discordo completamente dessa premissa. Por si só a coisa foge a regra, por melhor que seja o jogo. Alguns erroneamente consideram a série Souls como Metroidvania e isso não poderia ser mais mentira. A série não te impede de acessar áreas através de habilidades ainda não adquiridas, a principal mecânica de um Metroidvania.

 

Jogos como Apotheon, Outland, Axyom Verge e Xeodrifter são Metroidvanias raiz, ao pé da letra. Ou melhor: os desenvolvedores desses jogos ENTENDERAM e aplicaram os fundamentos do que é Metroidvania.

 

Embora sejam ótimos jogos esses do tópico, são outro gênero de jogo que bebem de alguns quesitos da premissa Metroidvania. Não são reais Metroidvanias.

 

Mas pra quem suporta hack 'n slash disfarçado de Metroidvania, o mercado está saturado de títulos.

  • Curtir 7

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Guacamelee já garanti, Dead Cells joguei no PC e achei muito bom, mesmo não sendo fã de jogos Rogue like. Esse Chasm e o Death Gambit também parecem ser muito bacanas, realmente agosto tá um ótimo mês!

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Visitante Keesley

Todos parecem legais, mas a princípio só jogarei o guacamelle

 

idem, começarei pelo Guacamelle. 

Esse Dead Cells parece bacaninha também, Darei uma oportunidade de conhecer.

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Achei o melhor deles Dead Cell. Com certeza jogarei

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Meu vita clama por pixel art, depois de salt and sanctuary vou platinar Charsm S2_S2 :motherofgod: :travoltaForum:

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Interessado no Dead Cells, gostei bastante do que vi. Isso sem contar o Guacamelee 2 que já é compra certa

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Já fiz a compra de Death's Gambit e Guacamelee 2 na pré-venda aproveitando o desconto da Plus! Vou comprar o Chasm também...

 

O Dead Cell parece realmente ser o melhor e mais desafiador... inclusive é o mais caro! Devo deixar ele para jogar por último... Espero que dê para platinar todos numa boa...

 

*Ps.: Já tem a lista de troféus do Chasm. Tem troféu de dificuldade e coletáveis, mas parece ser tranquilo.

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Embora sejam ótimos jogos esses do tópico, são outro gênero de jogo que bebem de alguns quesitos da premissa Metroidvania. Não são reais Metroidvanias.

 

Mas pra quem suporta hack 'n slash disfarçado de Metroidvania, o mercado está saturado de títulos.

 

Concordo plenamente com você. A maioria desses games lembra bem de longe o que foi Super Metroid ou Castlevania: Synphony oh the Night.

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Apesar de nem todos serem Metroidvanias raiz como já disseram, todos parecem ser excelentes jogos. Adoro jogos em 2D nesse estilo, são a prova viva de que um jogo não precisa de gráficos de última geração para ser bom. Provavelmente pegarei todos dessa lista conforme o tempo passar e os preços ficarem melhores.

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Só eu amo jogo no estilo Pixel em 2D?

 

cara acho incrível, me agrada de um tanto... 

Adoro esses gráficos e o melhor: sem a jogabilidade meia-boca dos anos 80 e 90.

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Mais da metade dos Metroidvanias lançados ultimamente são jogos baseados em hack 'n slash.

Embora eu tenha gostado de Guacamelee (um bom exemplo do quanto a mecânica do hack 'n slash é over-usada ultimamente), não gosto nem um pouco dessa premissa, até porque foge completamente com que realmente Metroid e Castlevania representaram e ainda representam até hoje.

 

O passo de ambas as séries é lento, orgânico, compassado. O trend atualmente é fazer jogabilidade super acelerada. Imagino que seja uma demanda geral. Ainda assim discordo completamente dessa premissa. Por si só a coisa foge a regra, por melhor que seja o jogo. Alguns erroneamente consideram a série Souls como Metroidvania e isso não poderia ser mais mentira. A série não te impede de acessar áreas através de habilidades ainda não adquiridas, a principal mecânica de um Metroidvania.

 

Jogos como Apotheon, Outland, Axyom Verge e Xeodrifter são Metroidvanias raiz, ao pé da letra. Ou melhor: os desenvolvedores desses jogos ENTENDERAM e aplicaram os fundamentos do que é Metroidvania.

 

Embora sejam ótimos jogos esses do tópico, são outro gênero de jogo que bebem de alguns quesitos da premissa Metroidvania. Não são reais Metroidvanias.

 

Mas pra quem suporta hack 'n slash disfarçado de Metroidvania, o mercado está saturado de títulos.

Concordo em grau, gênero e número!

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Ainda assim discordo completamente dessa premissa. Por si só a coisa foge a regra, por melhor que seja o jogo. Alguns erroneamente consideram a série Souls como Metroidvania e isso não poderia ser mais mentira.

 

Wait... What? onde tu encontrou esse sujeito? õ___O"

Eu sei e entendo que a internet abriu espaço para muitas pessoas que não tem a menor ideia do que estão falando distorcerem valores ou confundir funcionamento de um gênero por só conhecer um jogo;

Hell, Rpg estratégico é meu gênero favorito desde o mega drive, eu meio que fui forjado nas bíblias de diálogos de shining force e super robot taisen e já me cansei de corrigir o pessoal que acredita veemente que o gênero é similar a x-com, quase sem diálogos e aqueles que tem seus quase 40 minutos de diálogos por screenshots são "Semi-visual novels" quando... yeah, o genero sempre foi assim.

Mas  esse sujeito que considera qualquer jogo da from software metroidvania supera qualquer nível de loucura que eu já havia visto õ-o"

 

 

Anyway, voltando pro tópico UHAHUAHUA

Eu tenho um pouco de interesse em death gambit mas admito ter uma certa aversão a esse estilo de grafico pixelado

pessoal tende a dizer que faz para pagar tributo ou ser nostalgico mas honestamente? Pessoal faz por ser barato e nunca consegue criar um visual similar aos jogos antigos pq demanda esforço, criando essas coisas esquisitas que as vezes parecem elos perdidos entre NES e SNES,

Se bem que death gambit parece menos bisonho do que slain...

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Wait... What? onde tu encontrou esse sujeito? õ___O"

Eu sei e entendo que a internet abriu espaço para muitas pessoas que não tem a menor ideia do que estão falando distorcerem valores ou confundir funcionamento de um gênero por só conhecer um jogo;

Hell, Rpg estratégico é meu gênero favorito desde o mega drive, eu meio que fui forjado nas bíblias de diálogos de shining force e super robot taisen e já me cansei de corrigir o pessoal que acredita veemente que o gênero é similar a x-com, quase sem diálogos e aqueles que tem seus quase 40 minutos de diálogos por screenshots são "Semi-visual novels" quando... yeah, o genero sempre foi assim.

Mas  esse sujeito que considera qualquer jogo da from software metroidvania supera qualquer nível de loucura que eu já havia visto õ-o"

 

 

 

Anyway, voltando pro tópico UHAHUAHUA

Eu tenho um pouco de interesse em death gambit mas admito ter uma certa aversão a esse estilo de grafico pixelado

pessoal tende a dizer que faz para pagar tributo ou ser nostalgico mas honestamente? Pessoal faz por ser barato e nunca consegue criar um visual similar aos jogos antigos pq demanda esforço, criando essas coisas esquisitas que as vezes parecem elos perdidos entre NES e SNES,

Se bem que death gambit parece menos bisonho do que slain...

Pensei que estava sozinho nessa.

Particularmente, eu gosto deste estilo com gráficos mais polidos possíveis. Tirando uma ou outra exceção, esse estilo com pixel art me parece apenas preguiça ou falta de verba mesmo.

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Pensei que estava sozinho nessa.

Particularmente, eu gosto deste estilo com gráficos mais polidos possíveis. Tirando uma ou outra exceção, esse estilo com pixel art me parece apenas preguiça ou falta de verba mesmo.

 

 

ta mais pra preguiça mesmo

A escolha de ser pixel certamente é falta de verba, mas esse visual retalhado? Yeah, incompetência, preguiça ou decisão artística questionável

Ate porque nos temos um exemplo brasileiro de alguém com pouco dinheiro que optou por esse estilo e ainda assim, entregou um jogo que visivelmente tinha apelo nostálgico, era bem acabado e lembrava o que ele alegava querer homenagear \8 (Cara de Odallus & Oniken)

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Wait... What? onde tu encontrou esse sujeito? õ___O"

Eu sei e entendo que a internet abriu espaço para muitas pessoas que não tem a menor ideia do que estão falando distorcerem valores ou confundir funcionamento de um gênero por só conhecer um jogo;

Hell, Rpg estratégico é meu gênero favorito desde o mega drive, eu meio que fui forjado nas bíblias de diálogos de shining force e super robot taisen e já me cansei de corrigir o pessoal que acredita veemente que o gênero é similar a x-com, quase sem diálogos e aqueles que tem seus quase 40 minutos de diálogos por screenshots são "Semi-visual novels" quando... yeah, o genero sempre foi assim.

Mas esse sujeito que considera qualquer jogo da from software metroidvania supera qualquer nível de loucura que eu já havia visto õ-o"

 

 

Anyway, voltando pro tópico UHAHUAHUA

Eu tenho um pouco de interesse em death gambit mas admito ter uma certa aversão a esse estilo de grafico pixelado

pessoal tende a dizer que faz para pagar tributo ou ser nostalgico mas honestamente? Pessoal faz por ser barato e nunca consegue criar um visual similar aos jogos antigos pq demanda esforço, criando essas coisas esquisitas que as vezes parecem elos perdidos entre NES e SNES,

Se bem que death gambit parece menos bisonho do que slain...

Infelizmente vejo isso direto. Em meio a leitura sobre desenvolvimento de jogos, entre uma afirmação e outra de desenvolvedor indie de Metroidvanias da vida e opiniões da mídia, vejo gente confundindo as coisas e especialmente: o jogador só interessado no jogo, aceitando as inverdades. Como agora as mecânicas de Souls entraram em massa crítica, tudo tem que ter stamina, roll, backstab e afins. Agora Souls também foi precursor de tudo.

 

Basta ver os indies Unworthy , Salt & Sanctuary e Blasfemous. O IGA (diretor de SotN e do lixão que está se comprovando Bloodstained) expressou seu descontentamento com o termo erroneo Metroidvania, mas geral não quer saber, seguem apenas a perspectiva midiatica sempre. O reddit ta cheio dessas baboseiras.

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ta mais pra preguiça mesmo

A escolha de ser pixel certamente é falta de verba, mas esse visual retalhado? Yeah, incompetência, preguiça ou decisão artística questionável

Ate porque nos temos um exemplo brasileiro de alguém com pouco dinheiro que optou por esse estilo e ainda assim, entregou um jogo que visivelmente tinha apelo nostálgico, era bem acabado e lembrava o que ele alegava querer homenagear \8 (Cara de Odallus & Oniken)

 

tem pixel art que são tão ou mais complexo de fazer que um 3D cheio de efeito pipocado a tela, e ainda tem aqueles que mesclam 3d com 2d e ficam bem caros

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ta mais pra preguiça mesmo

A escolha de ser pixel certamente é falta de verba, mas esse visual retalhado? Yeah, incompetência, preguiça ou decisão artística questionável

Ate porque nos temos um exemplo brasileiro de alguém com pouco dinheiro que optou por esse estilo e ainda assim, entregou um jogo que visivelmente tinha apelo nostálgico, era bem acabado e lembrava o que ele alegava querer homenagear \8 (Cara de Odallus & Oniken)

Jogador não faz ideia do tempo e trabalho que arte 2D demanda.

É algo muito demorado pra sair do nicho "indie desleixo" que começou a ser difundido ultimamente.

 

Andei fazendo testes pro Eric nas últimas semanas, infelizmente é preciso fazer downgrade ou desenvolver demorará 10 anos como foi o caso de AM2R e Heart Forth Alicia.

 

*vou postar exemplos meh daqui há pouco*

 

Já ouviram falar em Rotoscopia? Clássicos como Another World/Out of this World, Prince of Persia, Flashback são exemplos da técnica. Ela foi abandonada pois é muito demorada, feita manualmente, quadro a quadro. O resultado é fantástico, mas o tempo que leva costuma fugir ao deadline de studios maiores. Sendo assim, o Mocap foi projetado pra abandonarem de vez a Rotoscopia, numa época que estavam para abandonar o 2D também. A Rotoscopia foi desenvolvida muito antes, ali pela década de 30/40 nos studios de animação, antes mesmo da Disney aplicar em seus títulos.

 

 

 

 

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Infelizmente vejo isso direto. Em meio a leitura sobre desenvolvimento de jogos, entre uma afirmação e outra de desenvolvedor indie de Metroidvanias da vida e opiniões da mídia, vejo gente confundindo as coisas e especialmente: o jogador só interessado no jogo, aceitando as inverdades. Como agora as mecânicas de Souls entraram em massa crítica, tudo tem que ter stamina, roll, backstab e afins. Agora Souls também foi precursor de tudo.

 

Basta ver os indies Unworthy , Salt & Sanctuary e Blasfemous. O IGA (diretor de SotN e do lixão que está se comprovando Bloodstained) expressou seu descontentamento com o termo erroneo Metroidvania, mas geral não quer saber, seguem apenas a perspectiva midiatica sempre. O reddit ta cheio dessas baboseiras.

 

Destes três jogos que você citou no último parágrafo joguei apenas o Salt & Sanctuary, e gostei muito do estilo dele. Conseguiu absorver um pouco de Metroidvania com Soulslike e entregou um jogo bem interessante. Quanto a Bloodstained, ainda torço para que Ritual of the Night saia conforme a promessa inicial, mesmo depois de tanto atraso. Peguei o Curse of the Moon mais pela nostalgia dos Castlevanias antigos e, apesar de ser bem curto e não explorar em praticamente nada os personagens, é um bom jogo que entregou o que foi proposto.

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Destes três jogos que você citou no último parágrafo joguei apenas o Salt & Sanctuary, e gostei muito do estilo dele. Conseguiu absorver um pouco de Metroidvania com Soulslike e entregou um jogo bem interessante. Quanto a Bloodstained, ainda torço para que Ritual of the Night saia conforme a promessa inicial, mesmo depois de tanto atraso. Peguei o Curse of the Moon mais pela nostalgia dos Castlevanias antigos e, apesar de ser bem curto e não explorar em praticamente nada os personagens, é um bom jogo que entregou o que foi proposto.

Não questiono se os jogos são bons, questiono a real mecânica pertinente ao pseudo-gênero Metroidvania aplicada no título. 80% dos indies que se dizem Metroidvania pecam fortemente justamente nisso, deixando o jogo curto demais ou perdendo totalmente o passo na segunda metade do jogo.

Basicamente isso mostra quão mal aplicado é o conhecimento sobre o estilo. Na real, apenas Super Metroid é um título "redondo" quando se fala em mecânica Metroidvania e somente SotN expande e aplica bem até o final do jogo. Curse of the Moon é bem mais competente do que o Bloodstained oficial, mas infelizmente sofre dos mesmos problemas: curto e seguindo o esquema oldschool de não ter muitos detalhes na narrativa.

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