Ir para conteúdo
peixe02

PS3 - Quase 6 Anos Depois

Recommended Posts

Lançado em 11 de Novembro de 2006, o nosso tão querido Playstation 3 caminha aos poucos para o seu sexto aniversário; e se você é que nem eu, que comprou o videogame antes do lançamento da versão Slim, sabe o quanto o console mudou de lá pra cá. Postarei aqui algumas das minhas lembranças, e juntem-se a mim se quiserem. :P

  • R$ 8000,00

Você é um daqueles que reclamou do preço de lançamento do PS Vita no Brasil (R$1699,00)? Rapaz, e quando o PS3 foi lançado aqui? Você só conseguiria comprar o console se você fosse um Bono Vox da vida! O preço? Quase OITO MIL REAIS.

 

Isso mesmo. Se você quisesse comprar o console no lançamento, com um HD de 20 GB e quatro jogos, você teria que desembolsar uma quantia equivalente a quase 5 bundles brasileiros do PS Vita, que vem com Modnation Racers: Road Trip e umas coisinhas a mais. "Ah, mas vinha com quatro jogos", você diz. Exato, mas esses quatro jogos eram Grand Theft Auto, Lord of the Rings, Metal Gear Solid 3 e NBA Live 07, ou seja, jogos de Playstation 2!

 

Levando em conta que eu paguei R$ 400,00 no meu Playstation e R$ 800 no meu Playstation 2, ainda demoraria um bom tempo para eu adquirir o meu Playstation 3. Isso veio a acontecer alguns anos depois, pagando R$ 1600,00 - preço esse que cairia para R$ 1200,00 pouco tempo depois, com o lançamento da versão Slim.

  • Os jogos originais.

Eu sempre fui um pirata, mesmo sem saber. Eu comprava jogos de PS1 e PS2 por menos de R$ 20,00, mas porque eu achava que era assim que funcionava. Eu nunca - repito, nunca! - vi um jogo de PS2 original. Eu comprava com um cara que "falsificava muito bem", as capinhas eram lindas. Pra mim aqueles eram os originais

 

Mas com o PS3 tudo mudou. Parecia que eu tinha entrado em um caminho sem volta, onde eu teria que economizar o ano todo para comprar uns três ou quatro jogos. O meu primeiro foi PES2009, paguei R$ 140,00 na FNAC. Os primeiros jogos do meu primo foram GTA IV, Resident Evil 5 e Street Figther IV, pagando R$ 200,00 em cada um deles.

 

Aos poucos essa minha visão fui mudando. Fui descobrindo o mundo dos jogos digitais, compartilhamento de contas... aos poucos alguns amigos foram comprando PS3 também*, e assim eu conseguia vários jogos emprestados. Pra vocês terem uma idéia, eu tenho pouco mais de 40 platinas, mas somente 15 jogos em bluray (incluindo jogos sem troféus).

 

Hoje em dia vejo lojas vendendo os consoles desbloqueados, por preços bacanas e vários jogos inclusos. Mas eu não me arrependo de nada. O Playstation 3 me ensinou a valorizar cada um dos meus jogos, e com toda a sua comunidade online (e gratuíta, chupa!) eu conheci várias pessoas "do bem". E sei que ainda vou passar muitos bons momentos com ele.

 

(* - eu fui o primeiro "da turma" a ter um PS3, algo que nunca tinha acontecido antes. Eu lembro até hoje: eu cheguei em uma festa que tava tendo e falei pros meus amigos que eu tinha acabado de comprar o videogame. Abandonamos a festa e fomos direto pra minha casa jogar. Detalhe: eu ainda não tinha nenhum jogo, ficamos horas jogando as demos de Grid e FIFA Street 3!)

  • 80 GB eram o bastante.

Eu lembro quando meu primo comprou o Fat 80 GB dele, poucos meses antes de mim. Lembro também da gente comentando na sala, durante a instalação do console*, que 80 GB era coisa pra caralho! Afinal, a gente estava aos poucos saindo do "Universo PS2", onde um Memory Card de 8 MB eram o bastante. 8 megabytes!

 

Naquela época jogávamos GTA Vice City, Winning Eleven (FIFA? Não existia pra mim na geração passada... e quem chamasse o jogo de Pro Evolution Soccer era excluído do grupo) e alguns outros jogos que viriam a se tornar clássicos, e nunca precisamos comprar um segundo Memory Card. Hoje um mero save de Fallout: New Vegas pesa mais do que os 8 MB daquele pequeno cartão de memória, e não é difícil encontrar gente pesquisando preços de um HD de 500 GB.

 

Aliás, lembram quando nossa vida ficava sem sentido se perdessemos o nosso Memory Card? Pois é, pelo menos agora era mais difícil perder um Playstation 3 de cinco quilos.

 

(* - Durante a instalação meu primo reclamou da quantidade de fios e soltou um "Porra, cadê a tecnologia?". Pode isso?)

  • SIXAXIS era foda!

Quando eu comprei o meu Playstation 3 ainda não existiam Kinect ou PS Move. Se você quisesse ter um videogame com controle de movimentos teria que se contentar com um Wii, que embora até seja divertido, não se compara com os gráficos dos jogos top do console da Sony. Ou você podia usar o SIXAXIS do seu Dualshock!

 

(Se você tem um PS3 e não sabe o que é um SIXAXIS, cai fora. Pesquisa no Google, toma vergonha na cara e volta depois.)

 

O meu primeiro contato com o SIXAXIS foi em GTA IV, durante aquele mini-tutorial sobre o recurso no jogo. Caraca, eu podia dirigir motos, lanchas e helicópteros só inclinando o controle?! Passei horas inclinando o meu controle de um lado pro outro, tentando, sem sucesso, controlar um helicóptero de uma maneira no mínimo adequada. Depois de um tempo eu percebi que, embora fosse divertido, eu só me ferraria durante as missões usando o sensor de movimentos, então desativei tudo... tudo menos o sensor para recarregar a arma! Até hoje me sinto um ganster inclinando o controle pra cima no meio de um tiroteio!

 

Só é uma pena os jogos terem desistido desse recurso tão legal. É raro encontrar um jogo recente que tenha alguma parte do jogo que seja que utilize o SIXAXIS. O último que eu me lembre foi em Killzone 2, onde eu tinha que ficar inclinando o controle pra abrir uma válvula. Coisa simples, mas que me deixou maravilhado.

  • Troféus? Que viadagem é essa?

ivdcgz.png

 

Meus primeiros jogos não tinham suporte a troféus. Eu passava horas jogando Metal Gear 4, PES2009 e Guitar Hero III... quando eu enjoava eu simplesmente parava de jogar. Os primeiros jogos que peguei emprestado foram Need For Speed: Carbon, Tony Hawk Project 8 e Guitar Hero: Aerosmith... nada de troféus também!

 

O primeiro que joguei e que tinha suporte a troféus foi GTA IV, mas eu tava tão ansioso pra jogá-lo que simplesmente cancelei o download do patch que dava esse suporte aos troféus (para quem não sabe, GTA IV foi lançado inicialmente sem troféus). Só depois que eu zerei o jogo que eu fiquei sabendo dos tais troféus, e tive que recomeçar o jogo para ganhá-los. E desde então nunca mais parei.

 

Ah, e caso você não saiba... quando o sistema de troféus foi implementado, em Julho de 2008, não existia o troféu de Platina. Na verdade o que existia era uma coroa (imagem acima), que foi substituída pouco tempo depois.

  • Eu gostava da fonte 'Spider-Man', e odiei quando ela foi embora.

No começo o logo era o nome do Playstation 3 inteiro, parecida com a fonte dos logotipos do Homem Aranha, mas com o lançamento do Slim o logotipo do console mudou. Tá bom, eu podia viver com isso. Mas aí eu fiquei sabendo que a mudança estaria nas capinhas dos jogos também...

 

Como assim?! Todos os meus jogos tinham o logotipo em posição vertical no lado esquerdo da caixinha, e agora eles viriam com o logotipo na horizontal e no topo da capa?! Pode parecer bobo, mas creio que a maioria dos colecionadores sentiram isso também - o padrão dos itens é um fator importante em toda coleção, não é à toa que alguns evitam até comprar as versões Greatest Hits.

 

Hoje eu aprendi a gostar do novo logotipo, mas ainda não me conformo com a disparidade das minhas caixinhas. Oh, well...

  • Curtir 18

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O Vita chegou pra iniciar o fim do PS3 como console principal da Sony. Já estão preparando terreno

para a chegada do PS4. E não demora muito...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

cara,mto massa essa "crônica" aí parabpens...gostem msmo...pricipalmente da parte:"Troféus? Que viadagem é essa?"

 

ri bagarai...

 

XD

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

é isso aí, antes se jogava um jogo porque gostava dele, agora você compra um jogo horrível, e joga ele inteiro só pra platinar ou conseguir troféus.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Era legal quando você colocava o jogo e aparecia o nome Playstation 3 e fazia um som :D :D

Mais hj em dia não tem mais isso :nuss:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nem conheço essas velharias :hihi:.... Meu primeiro (e único) ps3 ja foi o slim, na época que os troféus ja estavam rolando solto.. Comecei com GTA IV, AC:2 e Dirt 2, todos com trophies.

Até hoje o único jogo q eu joguei sem troféus foi o Metal Gear Solid 4.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Meu primeiro ps3 tbm já foi o slim... e é até recente ainda... mas esse lance das boxes eu tbm num curti as variações... principalmente as greatest hits (vermelhas)... eu cheguei a comprar boxes oficiais pela net ($5 cada), para substituir as vermelhas pelas tradicionais transparentes... eu guardo as vermelhas caso venda o game... mas... elas ficam longe dos olhos das pessoas... acho muito feia... parece bem mal feita perante as outras... das platinum (cinzas) ainda não tive nenhuma, mas dispenso também...

 

Adorei o tópico...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@Rene_AB ainda bem que vc não tem as platinum, pq eu tenho algumas e acho elas bem mais feias q as vermelhas.

Tenho varias greatest hits, não tenho como fugir pq são os jogos q eu encontro + baratos e acabo comprando.. Mas com certeza são mais feias que as originais.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Meu primeiro ps3 tbm já foi o slim... e é até recente ainda... mas esse lance das boxes eu tbm num curti as variações... principalmente as greatest hits (vermelhas)... eu cheguei a comprar boxes oficiais pela net ($5 cada), para substituir as vermelhas pelas tradicionais transparentes... eu guardo as vermelhas caso venda o game... mas... elas ficam longe dos olhos das pessoas... acho muito feia... parece bem mal feita perante as outras... das platinum (cinzas) ainda não tive nenhuma, mas dispenso também...

 

Adorei o tópico...

 

Como o DMoretti disse, as capinhas Platinum são ainda mais feias!

 

O meu primeiro jogo Greatest Hits foi Resistance 2, mas eu comprei de um site gringo sem saber que era (eles estavam anunciando como a versão normal). Eu fiquei tão puto quando recebi a caixinha vermelha que eu mandei um email reclamando e pedindo que me mandassem a versão normal. :P

 

Sem sucesso. Desencanei e comprei o Midnight Club Greatest Hits também. Depois de um tempo você acostuma.

 

E valeu povo, depois vejo se posto algo mais. :)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito bacana, eu não passe pela fase da pirataria, algo que é muito bom pq emquanto colegas tinham 200 games piratas e não conseguia chegar ao final de nenhum

eu tinha meus 20 jogos originais e finalizado todos, com o tempo fui tentando mudar a cabeça dos meus amigos, aos poucos eu ia convencendo alguns a terem games originais

mas agora nessa geração, isso se tornou quase que obrigatorio...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito bacana.

Comprei o meu só em Outubro de 2008, e mesmo assim tinha ar de novidade (pouca gente que conheço tinha).

1.300 reais, no submarino, com desconto :P

 

 

Peguei o começo dos troféus, e acabei viciando.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
A coisa que mais sinto falta no PS3: http://www.youtube.com/watch?v=XlwtPcf3Q-k Esse som arrepia os pelos do braço!

Bem, ainda se pode ouvir esse logo, nos jogos baixados do PS1. :lol2:

E eu não sabia de que o troféu de platina era uma coroa! :nub:

Me daria a sensação de...Rei dos Troféus! :nuss: :nuss: :nuss:

Mas confesso que o atual é bem mais estiloso. :champion:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Haha, muito bom, pena que eu fiquei um tempo parado no PS2 até pegar o PS3, MMORPG no PC arrancou alguns anos da minha vida.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ótimo Topico lembro quando comprei o meu sexta 11 de dezembro de 2009 , 13:37 da tarde tempo nublado kkkkkkk na época custava 1,600,00 .-. vieram junto o MW2 e kz2 cara era incrível você usar o sixaxis para abrir as portas ou então plantas uma bomba pena que raramente ele foi usado nessa geração lembro tbm que eu jogava no cabo AV e achava o gráfico Fantastico kkkkkk pobre criança ingenua , sobre os troféus quando me liguei que existia isso meu modern warfare 2 tava 87% ai foi só ler e completar , mais eu não me lembro mesmo de nenhum trofeuzim pipocando no canto da tela naquela época hehehe.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Hoje em dia vejo lojas vendendo os consoles desbloqueados, por preços bacanas e vários jogos inclusos. Mas eu não me arrependo de nada. O Playstation 3 me ensinou a valorizar cada um dos meus jogos, e com toda a sua comunidade online (e gratuíta, chupa!) eu conheci várias pessoas "do bem". E sei que ainda vou passar muitos bons momentos com ele

 

Disse tudo!!!

Parabéns pelo ótimo tópico, tinha coisas que nem sabia do PS3.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom texto, bom tópico.

Tenho o meu ps3 a pouco tempo mas já sou usuário dele a uns 4 anos (quando meu primo comprou o dele e eu vivia na casa do mesmo XD). Curtia muito essa do SIXAXIS achava a inovação suprema dos consoles atuais ashuhaeahe. Quando joguei Metal Gear 4 e desativava a camuflagem do snake balançando o controle, era um sorriso de orelha a orelha de tão divertido que eu achava daquilo. Também nunca tinha visto jogos originais pra ps1 e ps2, só fui ver pra ps2 na saraiva DEPOIS de ter comprado o ps3 e começado a pesquisar pelos jogos originais.

Isso mostra que o tempo muda muito e que nós estamos ficando velhos mas que bons e velhos costumes nunca mudam, só se modificam.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu que já jogo há tanto tempo que já perdi a conta, lembro-me que quando comprei e joguei o meu primeiro jogo para a PS3 com troféus o Tomb Raider Underworld, não sabia que aquilo tinha troféus, já tinha a PS3 há mais de 2 anos quando sincronizei a mesma, kkkkkkk.

Sabia lá eu o que eram troféus, o mais parecido com isso era os jogos do MGS e tentar obter armas com munição infinita nos RE ou jogar com o Hunk ou com o Tofu estes na PS1 e PS2.

Continuo com a minha Gordinha desde 2008

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Puts, legal lembrar a historia do "negão".

 

Comprei em junho de 2008.

Eu nunca tinha jogado CS em Lan House, só jogava meu ps2 com jogos piratas offline emsmo.

 

Quando comecei a jogar o MGO, nossa!!! Praticamente perdi minha vida.....varias brigas com a namorada, trabalhando que nem zoombie.

De la pra ca diminui um pouco o tempo de jogatina, fazia parte do melhor clã de todos e fiz muitas amizades boas. MGSBRA RULES!!!

 

Que venha o PS4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Comprei em 2010, até hoje só boas lembranças...que permaneça o 3 por mais 2 anos no minimo.

 

Powered by Xperia X8 on Tapatalk V.2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...