Ir para conteúdo
eniosilv

[Uol Jogos] Da má fase do Wii U às franquias desgastadas, entenda a crise da Nintendo

Recommended Posts

Na última sexta-feira (17), a Nintendo anunciou que reduziu em quase 70% a expectativa de vendas do Wii U e que caminha para o terceiro ano de prejuízo nas contas. Na hora, o pânico tomou conta e as ações caíram, tanto no Japão com nos Estados Unidos, mas parte do valor já foi recuperado.

 

O que está acontecendo com a maior companhia de videogames do mundo? A crise tem várias explicações a começar pelo fraco desempenho do Wii U nas vendas (não por acaso, os prejuízos da Nintendo coincidem com a derrocada do Wii e o lançamento do sucessor).

 

Com a má fase, já tem acionista e investidor querendo a cabeça de Satoru Iwata, presidente mundial da companhia, que está há quase 12 anos no cargo. Mesmo assim, o executivo diz não ter intenção de deixar o posto.

 

Mas, mesmo com toda essa crise, não espere ver os jogos da Nintendo em plataformas que não sejam da casa, mesmo com a proliferação dos celulares. "Não significa que nós devemos colocar Mario em smartphones", diz Iwata. Por enquanto, a companhia descarta fazer o que a Sega fez quando falhou com o Dreamcast.

A seguir, UOL Jogos lista as razões para o mau desempenho da Nintendo:

 

1 - Fracas vendas do Wii U

Se passaram 14 meses desde o lançamento do Wii U e está difícil para o videogame decolar. Para o presente ano fiscal, que se encerra em março, a Nintendo previa vender 9 milhões de unidades do videogame, mas agora está se contentando com 2,8 milhões, uma redução de quase 70%.

Visto que não havia mudado a previsão em outubro, a Nintendo apostava todas as suas fichas nas vendas de final de ano. De fato, o Wii U teve seu melhor mês nos EUA em dezembro, segundo a consultoria NPD, e as vendas no Japão também foram altas. Mas, não foi o suficiente para manter a previsão inicial que já soava irrealista no ano passado.

O Nintendo 3DS viveu uma realidade parecida no passado, que precisou de um significativo corte de preço - e o lançamento de bons jogos - para conseguir se tornar um sucesso. Mas mesmo o portátil teve suas previsões reduzidas, de 18 milhões de 13,5 milhões, mesmo tendo sido o console mais vendido nos EUA em 2013.

O Wii U já tem um catálogo de jogos respeitável, a começar pelo consagrado "Super Mario 3D World". Então, qual o próximo passo? É baixar o preço, para alguns analistas, e até mesmo abandonar o console, segundo radicais, mantendo apenas o 3DS.

 

2 - Péssima estrutura online

A Nintendo é a companhia mais atrasada, entre as concorrentes, (também) quando o assunto são os recursos online de seus videogames.

Vejamos: a empresa negligencia o multiplayer online. As ofertas de games por download são muito pequenas. Você tem que comprar os games em cada aparelho (mesmo que seja do mesmo modelo). A integração com redes sociais populares é quase nula.

Se é ruim lá fora, aqui no Brasil é ainda pior: o eShop do 3DS não está aceitando cartões de crédito de vários bancos, por conta de mudança de política com relação a compras feitas no exterior, e o Wii U foi lançado sem loja online. OK, isso não é culpa só da Nintendo, mas a companhia está demorando para resolver o problema.

Segundo contou um desenvolvedor anônimo ao Eurogamer, ninguém do time de rede da Nintendo tinha usado o Xbox Live ou a PSN para saber como eles operam. Se isso é verdade, ajuda a explicar por que a companhia tem tanta dificuldade em prover uma estrutura online decente para seus videogames.

 

3 - Franquias cansadas

É verdade que a Nintendo tem algumas das séries mais poderosas do mundo, como "Mario" e "The Legend of Zelda", mas nem elas estão imunes a lançamentos um atrás do outro. Só no ano passado, foram nove games com o bigodudo ou com o seu irmão, Luigi.

O resultado é que, mesmo com um lançamento de peso, caso de "Super Mario 3D World", para Wii U, as vendas caem. No Japão, foi o pior lançamento para um game da linha principal de "Mario". Nos Estados Unidos, não apareceu entre os dez primeiros.

Some-se a isso, de viver do passado, está a incapacidade da companhia de Kyoto em lançar novas franquias. A linha de jogos casuais fez muito sucesso no Wii, mas não está tendo o mesmo vigor no Wii U.

Além de novas franquias, a Nintendo também deve para seus usuários um game que use realmente com criatividade a segunda tela do Wii U, afinal é a principal característica do console.

 

4 - Falta de apoio às 'third parties'

Convenhamos: desde o Nintendo 64, os consoles da Nintendo praticamente viraram videogames para se jogar games da Nintendo (e de suas protegidas, como a Rare foi um dia).

No mais, os consoles da Big N são plataformas ingratas para as 'third parties' (publicadoras que lançam jogos para vários sistemas): é muito raro um título dessas empresas emplacarem.

Enfim, por várias razões, incluindo o fato de a empresa de Kyoto estar uma geração atrasada no que diz respeito à tecnologia de seus videogames, as 'thirds' não se sentem atraídas em lançar games para os videogames de mesa da Nintendo.

Isso não é problema para o 3DS, pois o PS Vita não lhe faz sombra, mas para o Wii U, a decisão das publicadoras é lançar games ou para esse console ou para o PlayStation 4 e Xbox One (assim como na época do Wii era entre esse e a dupla PlayStation 3 + Xbox 360).

 

5 - Concorrência mais feroz

Desde que a Sony entrou no negócio de videogames, a Nintendo enfrenta uma concorrência cada vez mais acirrada. A gigante dos eletrônicos venceu duas gerações de consoles, com o PlayStation original e seu sucessor.

Mesmo a vitória do Wii, na era do PlayStation 3, não pode ser vista como incontestável, pois o console da Sony ainda está na ativa e seu 'attach rate' (número de jogos vendidos por console) é maior.

Até mesmo no terreno dos portáteis, onde reinava absoluta, a Nintendo está enfrentando dificuldades com a popularização dos smartphones. Os celulares contam com uma enorme quantidade de jogos, muitos deles gratuitos, e a qualidade está aumentando a cada dia.

Para a Chris Kohler, da Wired, a Nintendo não deve fazer games para smartphones, mas tem o que aprender com eles, revendo sua política de preços e abrindo suas portas para desenvolvedores independentes.

 

Fonte:  Uol jogos

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu acho que eles deveriam apostar em novas franquias, é por isso que a sony é melhor (na minha opnião) vive lançando novas franquias, alguns gostam outros não, mas não deixam de ser otimos, que eu saiba da nintendo é so Mário e pokémon que salva, poderiam criar mais =/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Para mim a Nintendo tem que se retirar do ramo de consoles e virar produtora de games! Apesar que.... vai virar outra SEGA da vida, não vai emplacar mais Mario Bros como emplacava antes... talvez se salve com o Zelda (que falam tão bem, mas não me chama nem um pouco a atenção) e Pokemon (que pra mim é outra coisa totalmente descartável).

 

A Nintendo errou feio em mudar o foco para casuais... apesar do Wii ter vendido demais, duvido muito que era o único console da pessoa... ele sempre foi usado como segundo console e a grande maioria o utilizava apenas quando tinha muita gente em casa. O Wii U é outro, um controle trambolhão, servindo de segunda tela (quiseram se basear muito no 3DS achando que iriam ter o mesmo sucesso do portátil) que tem mais de 1 ano de vida e nenhum game que fala, nossa, preciso de um Wii U...

 

A Nintendo teria duas saídas, focar APENAS nos portáteis ou virar uma produtora como a SEGA (e acabar amargando o mesmo lugar que a SEGA, ou seja, ficar no esquecimento e no saudosismo).

 

E o Wii tem seus dias contados, a Sony ainda apoia e fabrica o PS3... o Wii, parou de ser fabricado... então... prato cheio pra Sony igualar em número de vendas...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Nintendo nem precisava trazer novas franquias é apenas trazer franquias esquecidas. Que tal um Contra para WII U? Ou um Ghost and Goblins? Jogos como esses poderiam e fariam um puta sucesso. Jogos antigos que são fodas. Para de fazer muito Mario, Nintendo. Trate Mario como se ele fosse igual a qualquer Zelda.

 

Por que diabos ainda não temos o glorioso Pokémon para WII U? Mesmo que não seja uma nova geração, poderia ser uma adaptação do anime, quem sabe, para os games, rodando em 3D e fugindo totalmente dos métodos velhos. Os Pokémons poderiam lutar em cenários 3D e serem controlado em turnos menos fechados, podendo mesclar dois golpes e criar combos.

 

Outra porra é colocar a merda de conquistas/troféus.

 

Diferente do FBanin, nenhuma franquia da Nintendo é descartável. Se não te chama atenção você é um de um milhão cara. A Nintendo tem poder, tem a melhor gama de exclusivos possíveis. Nintendo tem RPG (Pokémon), Plataforma (Mario), Shooter (Metroid), Corrida (Mario Kart), Luta (Super Smash Bros). Além de jogos que já tiveram tantos generos (Zelda já foi Hack and Slash, Aventura e RPG) e até um jogo de naves foda, que poderia ser muito bem aproveitado, já que ainda não temos uma versão de naves que não seja em genero arcade habitual.

 

Star Fox poderia ser um puta jogo de guerra de naves em MP.

 

A Nintendo não precisa criar novas franquias, ela precisa inovar e criar algo foda nas franquias que já tem. Qual o problema da porra do Pokémon? Aquele projeto Pokémon Generations bem que poderia ser comprado pela Nintendo e continuado, com o cara que o estava criando, continuar agora na Nintendo.

 

E se ela acabar e se tornar mais uma SEGA, muito triste.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

9 jogos do mario lançados ano passado...

 

E tem gente que reclama de que COD / AC lançam muitos jogos...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

9 jogos do mario lançados ano passado...

 

E tem gente que reclama de que COD / AC lançam muitos jogos...

 

Comparar CoD com AC e Mario chega a ser cômico.

 

A ActiMerda não bota nenhuma inovação real em CoDs há anos (não venham dizer que jogar com o cachorro em Ghosts é inovador, pois aquilo não deve participar nem em 15% de todo o tempo de gameplay) fora que usam a mesma engine batida desde Modern Warfare 2, só polindo um gráficozinho ou outro. Mario e AC sempre trazem alguma mudança interessante para os jogos, como as batalhas navais (AC 3 e AC 4) ou a possibilidade de Mario, Luigi, Peach e Toad poderem se transformar em gatos e assim escalar partes do cenário impossíveis de serem atingidas na forma humana deles (Super Mario 3D World), fora que a maioria dos personagens de Mario e AC possuem bastante carisma e nunca passam despercebidos pelo público, diferente dos personagens de CoD.

 

É mais fácil achar alguém que goste dos Goombas e do Rodrigo Borgia que Vladimir Makarov ou Raul Menendez.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Nintendo precisa passar por uma reformulação: Tem que lançar um console que fique pau a pau com os consoles da Sony e Microsoft nos quesitos variedade de jogos, gráficos e interação online. Eu, como muitos brasileiros, ainda não comprei o meu videogame da última geração. Se eu visse que a Nintendo lançou um console que possui muitos jogos com o mesmo desempenho dos rivais, eu daria um pé na bunda na Sony e compraria um Nintendo. Afinal de contas, se as plataformas possuírem desempenho semelhante e ambas tiverem recursos que aumentem a vida útil de um jogo (troféus, servidores online etc), o que pesaria na hora de se escolher um videogame seriam os exclusivos. E aí está o trunfo da Nintendo.

 

Eu ficaria muito triste se ela parasse de fazer consoles, mas se continuar como está, será obrigada a fechar as portas da fábrica de videogames e se dedicar apenas à produção de jogos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim a nintendo não é nem a sombra do que ja foi... parou no tempo. Lançar Nove jogos da mesma franquia em um único ano!!!

A empresa se perdeu não tem nada de novo nos games, podem falar que mario sempre tem inovação mas enche o saco de qualquer jeito.

E quando lançaram o Wii U disseram que seria 10 vezes mais potente que o Ps3, hoje só adquire um console da nintendo quem é fã. Se eles não reverem seus conceitos acabaram tendo o mesmo destino da sega.  

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O grande problema da Nintendo é ainda acreditar que o consumidor da decada de 80 / 90 não quer produtos coim tecnologia da década atual.... a M$ e Sony ja implantaram uma nova forma de jogar e um novo consumidor de games, e a N ainda continua a apostar nos gamers que ela educou.... esse é o grande erro, o mercado mudou, mas a N ainda não percebeu que ela não dá mais as cartas nesse mercado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Comparar CoD com AC e Mario chega a ser cômico.

 

A ActiMerda não bota nenhuma inovação real em CoDs há anos (não venham dizer que jogar com o cachorro em Ghosts é inovador, pois aquilo não deve participar nem em 15% de todo o tempo de gameplay) fora que usam a mesma engine batida desde Modern Warfare 2, só polindo um gráficozinho ou outro. Mario e AC sempre trazem alguma mudança interessante para os jogos, como as batalhas navais (AC 3 e AC 4) ou a possibilidade de Mario, Luigi, Peach e Toad poderem se transformar em gatos e assim escalar partes do cenário impossíveis de serem atingidas na forma humana deles (Super Mario 3D World), fora que a maioria dos personagens de Mario e AC possuem bastante carisma e nunca passam despercebidos pelo público, diferente dos personagens de CoD.

 

É mais fácil achar alguém que goste dos Goombas e do Rodrigo Borgia que Vladimir Makarov ou Raul Menendez.

 

Mas ai é um assunto muito subjetivo, você pode achar que os personagens se transformarem em GATO uma novidade, e eu posso achar a inclusão de um cachorro uma novidade também. No final das contas ambos tiveram novidades medíocres onde o essencial é igual a anos.

 

Quanto ao carisma, mais uma vez é subjetivo, eu realmente gosto mais do mário doq COD, mas não é essa a questão.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...