Ir para conteúdo
wnaraujo

[IG Arena] Em resposta à Quiet, de Metal Gear Solid V, internet faz barulho

Recommended Posts


296gpvtg9w711ixubrxxey3st.jpg
Quiet, de Metal Gear Solid V
 
O criador de Metal Gear Solid , Hideo Kojima , diz ter motivos plausíveis para criar uma personagem feminina trajando apenas biquíni e uma meia arrastão rasgada, em meio a uma guerra no Afeganistão, para seu novo jogo  Metal Gear Solid V: The Phantom Pain . Ambientado em 1984, quando o país passava pelo regime comunista soviético, mulheres não eram obrigadas a cobrir o corpo e esconder o rosto atrás de burcas, o que foi instaurado pelos extremistas islâmicos apenas nos anos 90. Mas isso não justifica a falta de roupa de Quiet, que incomodou muita gente desde que foi apresentada com mais detalhes, na semana passada.
 
Recentemente, Kojima disse, em uma série de tweets : "Andei pedindo ao Yoji [shinkawa, designer de personagens e ambientes do jogo] para criar personagens mais eróticos, e ele tem feito isso bem. Recentemente, andei fazendo personagens desta forma. Eu crio o ambiente rigorosamente, como ele/ela viveu sua vida, nome, estilo, frase favorita, roupas, ações para destacar o personagem. O objetivo inicial é fazer você querer vestir um cosplay dele e seus bonequinhos venderem bem."
 
Seja para agradar os fãs e vender mais, seja por uma decisão de Kojima como autor, um certo grau de erotismo (ainda que explorado de forma bem juvenil, ou "japonesa", pode-se dizer) sempre esteve presente em Metal Gear Solid, da bunda perfeitamente detalhada de Old Snake enquanto ele rasteja pelo chão, fazendo movimentos pélvicos em Metal Gear Solid 4 , à possibilidade de fazer uma sessão de fotos com as trágicas vilãs do mesmo título, o quarteto Beauty and the Beast Unit (baseadas em modelos reais, diga-se de passagem), enquanto elas fazem poses sensuais, ao som de gemidos pornográficos.
 
image30469416x9940.jpg
 
O fato de Kojima já ter assumido, lá em 2006, que vê videogames mais como serviço do que arte, torna ainda mais clara sua intenção em usar sexo para "vender" sua série. "Arte é algo que radia o artista", disse na ocasião, em entrevista à Official PlayStation Magazine . "Se cem pessoas passam por ali e uma única é cativada pelo o que quer que a obra radia, é arte. Mas videogames não estão tentando chamar a atenção de apenas uma pessoa. Um videogame deveria garantir que todas as 100 pessoas que jogam o jogo desfrutem do serviço fornecido por aquele videogame. É mais um serviço. Não é arte." 
 
A opinião de Kojima reflete o que chamamos, na cultura do anime e dos videogames, de fan service . Ou seja, o erotismo, e tantos outros elementos que inflam cada episódio de Metal Gear Solid (e tantos outros jogos, orientais ou não) só estão ali para agradar um determinado público. Portanto não é segredo que Kojima usa sexo para promover Metal Gear Solid e agradar seus fãs, e isso ficou escancarado em seus tweets.
 
Metal Gear é uma série antiga, com mais de 20 anos - ainda que seu lado "erótico" esteja mais evidente nos jogos mais recentes. Conforme os videogames foram deixando de ser um nicho quase que exclusivamente infantil, adolescente e masculino para se integrarem à cultura contemporânea e à sociedade, eles se tornaram naturalmente mais diversificados e maduros. Com isso, veio o questionamento quanto a recorrente objetificação sexual da mulher nos videogames, que nunca foi tão fortemente debatido quanto agora, seja devido esforços da academia, o público cada vez maior ou fenômenos sociais como o caso de Anita Sarkeezian e #1ReasonWhy , que exteriorizaram a situação das mulheres nos games para a grande mídia e o resto do mundo.
 
 
Ainda que alguns personagens masculinos já tenham recebido um tratamento levemente (homo)erótico na série, nenhum deles se expõe da maneira que Kojima quer que Quiet se exponha, com roupas irrealistas para um ambiente de guerra e que, à primeira vista, servem apenas para destacar seus atributos corporais para a apreciação do público masculino heterossexual - ou seja, a maioria dos jogadores que acompanham a série. Old Snake pode ter a bunda masculina mais perfeita já renderizada por um jogo, mas ele definitivamente não parece ter saído de um show de go-go boys como Quiet parece ter saído de uma casa de strip tease . O fato de Quiet ter sido torturada no chocante trailer (acima) divulgado na E3 (onde ela já aparece trajando biquini e meia arrastão) e ser muda (daí seu nome) tornaram as coisas um pouco mais estranhas.
 
Eis que a internet começa a se manifestar.
 
Kris Piotrowski , diretor criativo e game designer da Capybara , responsável por jogos como Sword & Sworcery  e Super TIME Force , em desenvolvimento para Xbox 360 , tuitou:
 
"Parece que a última leva de design de personagens de MGS5 tem menos a ver com estilo pessoal e mais com estratégias de marketing grosseiras"
 
 
"É assim que uma atiradora de elite feminina se parece, Kojima", diz, apontando para uma personagem de seu jogo Super TIME Force.
 
David Ellis, designer de Halo 4, foi outro que manifestou seu desgosto pelo design de Quiet, classificando-o de "nojento" . "Nossa indústria deveria ser melhor do que isso", tuitou . Um dos designers de Metal Gear Solid V, Jordan Amaro, respondeu Ellis, com ironia: "Dê a Halo mais alguns anos, você está quase lá", apontando essa imagem logo em seguida:
 
9qa1iitcpfg0n889flu9ixu81.jpg
Evolução Cortana
 
As críticas ao design de Quiet vieram em diferentes formatos, inclusive debochados e bem-humorados. Recentemente foi criado um perfil "falso" no Twitter da personagem. Abusando do sarcasmo, o perfil alfineta Kojima e satiriza o machismo nos videogames.
 
"Primeiro: minhas roupas. O Sr. Kojima pediu que eu fizesse buracos nas minhas meias arrastão para mostrar os verdadeiros horrores da guerra no campo de batalhas."
 
"O Sr. Kojima me explicou que calças em mulheres não eram possíveis nesta geração de consoles, mas disse que talvez sejam possíveis em MGS6!"
 
Outra resposta que ganhou destaque foi a da ilustradora Anne Pogoda , que se diz fã de Metal Gear Solid. Incomodada com a personagem, ela usou a tática da inversão de papéis, uma ideia explorada com um certo sucesso no movimento coletivo  The Hawkeye Initiative , que se propõe a expor a supersexualização das personagens femininas de quadrinhos, colocando o herói Hawkeye (pobre Gavião Arqueiro) no lugar delas, porém mantendo suas poses sensuais. No caso da arte de Pogoda, Big Boss, o protagonista de Metal Gear Solid V, aparece na mesma pose de Quiet, trajando sua roupa. Sexy? Ridículo?  
 
2a7ossgcrhnraulckih7psa1v.jpg
Big "Quiet" Boss, de Anne Pogoda
 
Apesar da crítica, Pogoda levanta um ponto interessante: "Eis que Kojima contribuiu novamente para algo muito importante em ter algo criado com muito exagero, pois esse assunto merece discussão. De alguma forma, [Quiet] satiriza as personagens femininas que vemos nos videogames e fazem as pessoas pensarem. E isso não é o mais importante, no fim das contas?"
 
Ainda é cedo para julgar Quiet e sua falta de roupa. Não sabemos exatamente o que Kojima pretende comunicar com a personagem, se é que há algo a ser comunidado, além do evidente fan service. Mas se bem conhecemos Kojima, ele sempre tem algo a dizer através de seus jogos.
 
"Sei que as pessoas estão incomodadas com a Quiet, mas não se preocupem", respondeu Kojima às críticas, pelo Twitter , com seu inglês rudimentar, o que torna um pouco difícil a tradução. "Eu criei essa personagem como uma antítese às mulheres que apareceram nos últimos jogos de luta, que foram excessivamente expostas. Quiet, que não fala, também será exposta na história. Mas assim que você reconhecer a razão secreta para sua exposição, você se sentirá envergonhado por suas palavras e atos". Não fica claro se ele se refere aos críticos ou aos jogadores, quando tiverem contato com Metal Gear Solid V.
 
"O tema de MGSV é GENE⇒MEME⇒CENA⇒PAZ⇒RAÇA", continua, citando o arco de temas explorados por cada jogo de sua série, sendo "raça" o tema central de Metal Gear Solid V. "A história aborda incompreensão, preconceito, ódio, conflitos causados por diferentes línguas, raças, costumes, cultura e preferência. A resposta à divulgação da Quiet incitada pela internet é exatamente o que MGSV é."
 
Talvez Kojima esteja conciliando a "necessidade" de ter uma personagem feminina sexualizada em seu jogo com uma crítica a essa própria necessidade, o que poderia justificar sua falta de roupas - ao mesmo tempo que poderia soar hipócrita. De qualquer forma, não há como tirar conclusões de algo que não conhecemos, de fato. O que se tira disso é que, cada vez mais, questiona-se a objetificação de personagens femininas nos videogames. Se essa também é a intenção de Kojima, só saberemos jogando.
 
 
Fonte: IG Arena

 

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Mai Shiranui foi a primeira no ramo, kkkkkkkk. Depois que acostumei não vejo ela de outra forma, achei legal.

mai01.gif

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse povo de mimimi tem q ir chupar um p**** e parar de encher o saco. O q mais existe eh personagem erotico em games. Espero que ele nao mude a Quiet.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Com tanta coisa mais importante pra se preocupar no jogo, como o enredo por exemplo que o Sr. Kojima sempre manda muito bem, neguinho fica se preocupando com roupa de personagem digital fictício .........

 

Fala sério....

 

Por que não se preocupa com a roupa que a filha vai pro baile de formatura, ou o que ela vai fazer depois do baile, com o que o filho aprende na escola ..... AMERICANS ....

Depois o moleque compra uma 9mm, vai pra escola, mata 6 dúzias de estudante e dá um tiro na cabeça (headshot)...

 

Como fã da série, e do trabalho do Kojima, não achei nada ruim a roupa da Quiet ... mas quero só ver o enredo do jogo mesmo.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse tipo de mimimi é a coisa que mais irrita hoje em dia... isso é algo que sempre existiu mas hoje em dia tá demais.

Só hoje vi reclamação da roupa da mina do Drakengard 3... e agora isso do MGS5 >_>

Isso sem contar as diversas outras que já vi como as dos jogos da série Atelier, Neptunia e Tales of >_>

 

Certeza que esse povo que reclama quer que todas as mulheres dos games/animes/filmes/etc usem roupas como a Peach do Mario ou a Zelda xD

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caralho, eu IA postar essa ilustração do Punished Snake fazendo cosplay da Quiet! XDDDD

Se duvidar, aí vai vir essa roupa alternativa.

Quanto a "polêmica" toda, prefiro ficar só observando. Pouco se sabe sobre a Quiet, ou o jogo em si. Quero jogar e ver se todo esse mimimi tem fundamento ou não.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caralho, eu IA postar essa ilustração do Punished Snake fazendo cosplay da Quiet! XDDDD

 

Se duvidar, aí vai vir essa roupa alternativa.

 

Quanto a "polêmica" toda, prefiro ficar só observando. Pouco se sabe sobre a Quiet, ou o jogo em si. Quero jogar e ver se todo esse mimimi tem fundamento ou não.

 

Cara, se tiver mesmo essa roupa pro Snake, eu vou rir litros disso kkkk

 

:coolface:  :coolface:  :coolface: 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muita discussão a toa enquanto tem outros jogos com coisas bem piores (isso ao meu ver)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É interessante q a gente nunca parou pra pensar como certas indumentárias e estereotípos femininos em games são ridículos. Tipo, a Cammy de SF II é uma agente de elite das Forças Especiais Britânicas, especializada em missões de invasão e furtividade, mas não deixa de parecer uma jovem de no máximo 20 anos de trancinhas usando manoplas e um maiô fio dental. Agora, mexa no design da Cammy pra ver o q vai ter de gamer reclamando com a Capcom...

O problema com a Quiet é q ela ainda não é conhecida pelo grande público, nem se sabe quais motivações ela tem pra se trajar desta forma. Como estamos falando de Hideo Kojima, podemos esperar q ela tenha uma psique abalada por algum trauma q gerou cicatrizes profundas q justificam essas roupas reveladoras...

Agora, se a galera não quer ver snipers gostosas usando biquini, recomendo jogar Call of Duty e Battlefield!

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É interessante q a gente nunca parou pra pensar como certas indumentárias e estereotípos femininos em games são ridículos. Tipo, a Cammy de SF II é uma agente de elite das Forças Especiais Britânicas, especializada em missões de invasão e furtividade, mas não deixa de parecer uma jovem de no máximo 20 anos de trancinhas usando manoplas e um maiô fio dental. Agora, mexa no design da Cammy pra ver o q vai ter de gamer reclamando com a Capcom...

O problema com a Quiet é q ela ainda não é conhecida pelo grande público, nem se sabe quais motivações ela tem pra se trajar desta forma. Como estamos falando de Hideo Kojima, podemos esperar q ela tenha uma psique abalada por algum trauma q gerou cicatrizes profundas q justificam essas roupas reveladoras...

Agora, se a galera não quer ver snipers gostosas usando biquini, recomendo jogar Call of Duty e Battlefield!

 

 

Concordo,

 

Obs:No minimo a roupa dela vai distrair os adversarios kk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

tanto faz se ela ta com essa roupa ou roupa de freira, metal gear sempre tem um enredo foda e pra mim é isso que vale, tenho todos desde o play 1 ao vita inclusive a ediçao especial do 4 e a ediçao de 20th q saiu só no japao. independente da roupa emquestao esse comprarei com certeza a ediçao de colecionador

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É interessante q a gente nunca parou pra pensar como certas indumentárias e estereotípos femininos em games são ridículos. Tipo, a Cammy de SF II é uma agente de elite das Forças Especiais Britânicas, especializada em missões de invasão e furtividade, mas não deixa de parecer uma jovem de no máximo 20 anos de trancinhas usando manoplas e um maiô fio dental. Agora, mexa no design da Cammy pra ver o q vai ter de gamer reclamando com a Capcom...

O problema com a Quiet é q ela ainda não é conhecida pelo grande público, nem se sabe quais motivações ela tem pra se trajar desta forma. Como estamos falando de Hideo Kojima, podemos esperar q ela tenha uma psique abalada por algum trauma q gerou cicatrizes profundas q justificam essas roupas reveladoras...

Agora, se a galera não quer ver snipers gostosas usando biquini, recomendo jogar Call of Duty e Battlefield!

 

Isso da Cammy é um fato ... só ver o que aconteceu por causa da alteração no design do Dante de Devil May Cry!

 

Mas bem, faz anos que vejo reclamações sobre as pernas gigantes da Chun-li ou as roupas da Cammy... ou que a "calcinha" (que na realidade é uma "buruma" ou shorts de ginástica japonês) da Sakura aparece xD 

 

Se a mina não for uma tábua, uma gordinha, ou não usar vestimentas que cubram 100% do corpo dela, sempre existirá pessoas que ficarão de mimimi... e mesmo se for assim acho que terão pessoas de mimimi xD

 

 

tanto faz se ela ta com essa roupa ou roupa de freira, metal gear sempre tem um enredo foda e pra mim é isso que vale, tenho todos desde o play 1 ao vita inclusive a ediçao especial do 4 e a ediçao de 20th q saiu só no japao. independente da roupa emquestao esse comprarei com certeza a ediçao de colecionador

 

isso de freira me lembrou das "The Saints" do Hitman Absolution.

 

 

Hitman-Absolution-Attack-of-the-Saints-T

 

 

Eu achei bem legal esse design delas, ainda mais se ver a história por trás desse grupo.

E elas são criticadas desde o primeiro trailer que elas apareceram.

 

Jeito mesmo é deixar tudo rolar sem esquentar a cabeça xD

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu iria comprar os jogos que sairão para PS3 e PS4 somente na pataforma next gen, mas depois de tanto mimimi destes marmanjos retardados vou comprar na pré-venda o de PS3 mesmo, e quando sair a versão do 4 compro novamente. Pra mostrar meu apoio pra estes trouxas que ficam de mimimi. Falta de serviço. Aguardando meu legacy chegar, comprei hoje.

 

Danilodsz eu também me lembrei das saints de Hitman.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso da Cammy é um fato ... só ver o que aconteceu por causa da alteração no design do Dante de Devil May Cry!

 

Mas bem, faz anos que vejo reclamações sobre as pernas gigantes da Chun-li ou as roupas da Cammy... ou que a "calcinha" (que na realidade é uma "buruma" ou shorts de ginástica japonês) da Sakura aparece xD 

 

Se a mina não for uma tábua, uma gordinha, ou não usar vestimentas que cubram 100% do corpo dela, sempre existirá pessoas que ficarão de mimimi... e mesmo se for assim acho que terão pessoas de mimimi xD

 

Com relação as pernas da Chun-Li, eu me lembro da abertura do desenho animado americano, onde ela destruia um tanque de guerra com os chutes. Pra fazer isso só com pernas muito fortes!!!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

hauahuahauhauh

aaaaaaaaahhh PQP!!!

bando de retardados que não têm o q comentar, e vem testar a paciência...

Sério... a Lara Croft, sempre teve os peitão e usou aqueles shortinhos bem curtos;

na série TKOF, como shadowhBR citou, a Mai é mó belezura... nas versões que saíram não-2D, nas posições de vitória dela, dava p/ ver CLARAMENTE o movimento livre que rolava entre o pescoço e o umbigo dela (se é q vcs me entendem)
;

mas só p/ finalizar... qnd saiu o jogo DEAD OR ALIVE 5!? O que disseram sobre a pancada de personagens semi-nuas, de biquíni descendo a porrada umas nas outras?

 

Dead-or-Alive-5-Plus-Kasumi-DLC-Biquini.

0120391001340940409.jpg

 

 

Alguém se manifestou? (...)
Não me venham falar bosta agora. -.-'

ponto final.
 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...