Ir para conteúdo
BordaDePizza

JRPG Que Você Deve Jogar Antes de Morrer

Recommended Posts

Ah SNES e PS1, bons tempos que não voltam mais...

Tempo que a Squaresoft (é o novo!!) fazia a gente chorar com cada jogo estupendo.

Tempo que a Enix matava a pau com jogos eternos.

 

era tanto JRPG bom que vc nem sabia por qual começar

 

Até hoje sonho por um remake de FFVII e de Valkyrie Profile (não readaptação como no PSP, mas um remake com gráficos HD foderoso), estes sim honravam as produtoras!

 

Thiago_Boddao.png

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ah SNES e PS1, bons tempos que não voltam mais...

Tempo que a Squaresoft (é o novo!!) fazia a gente chorar com cada jogo estupendo.

Tempo que a Enix matava a pau com jogos eternos.

 

era tanto JRPG bom que vc nem sabia por qual começar

 

Até hoje sonho por um remake de FFVII e de Valkyrie Profile (não readaptação como no PSP, mas um remake com gráficos HD foderoso), estes sim honravam as produtoras!

 

Thiago_Boddao.png

Lembro a 1° vez que vi parasite eve e xenosaga..... ali vi que meu N64 não servia mais.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não consegui visualizar o video.. mas nele tem Final Fantasy XIII-2?! Heresia!

Dessa geração o melhor que eu joguei foi Valkyria Chronicles e estou com muita vontade de jogar o tales of Xillia. :)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Lista bem ruim eu diria. Não tem nenhum dos Suikodens, não tem Breath of Fire III (que é o grande marco da série, Breath of Fire IV é apenas uma excelente sequência), não tem Grandia e, principalmente, não tem Xenogears. Para piorar ainda tem Final Fantasy XIII-2, Wild Arms 5 (pelo menos não é o terrível IV) e até mesmo o Valkyria Chronicles, jogos que apesar de bons não são do nível "jogue antes de morrer".

 

Eu colocaria uma lista para os fãs, em especial considerando os clássicos e a importância que cada jogo teve no seu devido tempo.

 

Xenogears, Final Fantasy VI, Final Fantasy VII, Final Fantasy Tactics, Tales of Eternia, Breath of Fire III, Grandia, Star Ocean 3, Chrono Trigger, Chrono Cross, Tales of Abyss, Suikoden II, Suikoden III, Wild Arms 2 e Final Fantasy IX.

 

Da nova geração eu sinceramente não vejo nenhum como "must-play", talvez Star Ocean 4 ou o recente Tales of Xillia (Ni No Kuni ainda não joguei, mas pode entrar nesse grupo). Na verdade de RPGs nesta geração a vantagem ficou com o ocidente mesmo. Dragon Age: Origins e Mass Effect 2 sendo aqueles que considero que todos devem jogar.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nuss, "Jota-RPG' é de doer. Fala "Jey-arrpigi", por favor

 

E, sinceramente, sei que é só questão de opinião, mas acho que dá pra morrer de boas sem ter jogado todos esses ai...

 

Dava pra colocar Zettai Hero Project, Trails in the Sky, um Shin Megami Tensei...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Achei ruinzinha esta lista também, ok tem jogos que realmente são um "must play" como Valkyria Chronicles, Chrono e Disgaea. Mas Final Fantasy XIII-2? Cade a série Tales Of?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Lembro a 1° vez que vi parasite eve e xenosaga..... ali vi que meu N64 não servia mais.

 

Como assim teu N64 não servia mais? Só Zelda supera todos esses...

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Listinha bem discutível, diria ruim até.

 

Final Fantasy XIII-2 é considerado por muitos um dos piores de toda a série. Aliás, os Final Fantasy dessa geração em geral são considerados os piores já feitos por muita gente. A história é um compelto lixo, até mesmo o sistema de batalha é pior do que o do XIII.

 

Um jogo que eu considero um dos melhores JRPG que ja joguei na vida, e que praticamente não possui "hype" algum, é Xenosaga Episode 3 - Also sprach Zarathustra. Que jogo sensacional. Muito pouca gente conhece/gosta desse jogo, mas eu achei incrível, dos melhores que eu já joguei, e já joguei muita coisa boa.

 

Além disso tem os obvios chrono trigger, xenogears, suikoden, mas esses são "famosos", estão em todas as listas de "melhores" que tem.

 

Valkyria Chronicles eu achei um bom jogo, mas considero muito "superestimado". Não colocaria numa lista de "jogue antes de morrer", apesar de não ser ruim o jogo.

 

Tales of the Abyss também achei um jogo sensacional. Só o sensacional personagem Jade, ou melhor dizendo, "Colonel Jade, Third Division, Malkuth Imperial Forces" já vale o jogo. Dos melhores personagens que ja vi num JRPG.

Enfim, tem muita coisa que essa lista esqueceu.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como assim teu N64 não servia mais? Só Zelda supera todos esses...

 

 

Questão de opinião, mas para mim Zelda não supera eles. :hehe:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Toda e qualquer credibilidade morreu ao exato momento que Dragon Quest V (Que é provavelmente o detentor da melhor historia que um jogo já teve) não foi citado.

E Wild arms 5 foi meio hilario, principalmente quando o jogo ta abaixo de F e o II uhahuahuauha

Fora breath of fire IV... que pra mim é o pior da franquia... com o melhor sendo o II e Dragon Quarter (esse muito por ser uma das coisas mais estranhas, unicas e corajosas que eu vi em toda minha vida)

E Como disse o IronMah é meio que inacreditável uma pessoa ter coragem de fazer uma lista de RPG's que deve se jogar antes de morrer e não citar Grandia que é o melhor jogo do gênero nos 32bits... Pra mim sem nenhum esforço...

*NÃO OLHE PARA MIM PANZER DRAGOON SAGA EU QUERO MANTER MINHA OPNIÂO DE MAIS DE DEZ ANOS!"

E isso é sem levar em consideração jogo de tática turn on base que o povo agora decidiu gritar que é RPG nos últimos tempos "sabe deus lá o porque", tanto que disgaea foi citado junto de valkyria chronciles (Que geração ta acabando e ainda é o melhor jogo dela pra mim e pagou meu primeiro Playstation 3), então essa pessoa é mais cara de pau ainda por ter criado uma lista que não cita Dragon Force, Shining Force II e III, Tactics ogre, Super Robot taisen etc, etc e etc...

 

Isso ai soa como a típica lista feita por uma pessoa que não entende bulhufas do que ta falando e na melhor das hipóteses foi dar uma lida na wikipedia para "tentar" construir um vídeo no berro... (Sem ofensas ao sejá lá quem fez, mas é como acaba soando...)

 

Bom, pelo menos lembraram de Lunar II, Phantasy Star II e... oh wait...

 

 

Editt ps: Mais comico ainda é que muitos dos jogos que eu citei "não são jogos undergrounds"

Eu consigo ficar de boa com o fato de que quase ninguem jogou panzer dragoon saga ate porque o jogo é muito raro e pelo que eu vi aparentemente muita gente não teve sega saturn (apesar deu sempre achar que muita gente aqui tinha), falando pela minha pessoa, eu  tive que baixar o jogo a uns 5 anos para finalmente poder jogar pois não encontrei em nenhum lugar de tão complicada que a situação era.
Mas dragon quest V saiu em tantas versões que desgasta, e se a desculpa era que não tinha em inglês o mesmo saiu no DS traduzido (yea, melhor versão continua sendo remake do ps2, mas o jogo ainda é maravilhoso), Grandia é basicamente tradmark da geração (no genero) ao lado de final fantasy VII e Star Ocean 2 (Que tinha ate esquecido de citar de tão Wtf que minha cabeça ficou depois da lista... Mais assim como lunar não é a melhor coisa do mundo, tem seu valor mas depende muito do que se vai falar).

Xenogears (Que tb foi lembrado la encima) também não é underground e foi esquecido por... Final fantasy XIII... yea...
Enfim, como disse antes, a lista parece que foi feita por alguém que sequer tem noção do que ta falando e na melhor das hipóteses deu uma passada rápida pela wikipedia para achar alguma coisa e ver quantas copias o jogo vendeu.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

DEssa geração curti apenas Valkyria Chronicles e Ni no Kuni.

Bom, Folklore também, mas poucos parecem se interessar pelo título.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como assim teu N64 não servia mais? Só Zelda supera todos esses...

 

concordo, ja tinha terminado o ocarina of time, e estava jogando Quest 64.... infelizmente depois do ocarina of time, pouca coisa relevante em RPG saiu pra N64, enquanto o psone tinha xenosaga, breath of fire 3, final fantast, musashi, alundra, e por ai vai

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nunca realmente entendi porque em algum momento da história compararam Zelda a um RPG. Zelda sempre foi um jogo de ação, real-time, sem grupo, sem level up, sem grinding, sem escolhas. Ele é menos RPG que um Assassin's Creed ou um God of War. Talvez pelo fato de ele ser um dos poucos jogos antigos que contavam uma história medieval "ao estilo" dos RPGs de mesa é que chamavam ele de RPG... mas sei lá. Não tem nada a ver com um Final Fantasy ou um Baldur's Gate no que diz respeito a mecânica de jogo. XD Bizarro isso, será que minha teoria faz sentido pra mais alguém?

 

Btw, N64 não teve RPGs bons de fato. O único que joguei nele foi o Quest 64, que apesar de divertido era um jogo bem cru. Teve um outro no final da era N64... mas não me lembro o nome e não cheguei a jogar =/ Claro, se considerarmos Zelda um RPG isso faz de Ocarina of Time o grande ícone do gênero já que no geral ele é um dos melhores jogos da história.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É aquela velha, eterna discussão...zelda é ou não é RPG? Discussão mais velha que andar pra frente...

 

Eu também nunca considerei zelda um RPG, pra mim ele é um action/adventure, mas o fato é que a propria nintendo, os proprios criadores do game dizem que ele é um RPG, então se os proprios caras que fizeram o jogo dizem que é RPG, então é, não cabe mais discussão. È a palavra final dos criadores.

 

Repito: Pra mim é muito mais action, ou adventure, ou uma mistura dos dois, do que RPG, mas é a palavra de quem fez os jogos, é como a empresa que fez o jogo classifica o game...então, não tem o que fazer.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Zelda é action rpg, mas quase saindo.
O Segundo jogo da serie é mais rpg que todos os outros (ironicamente) e é o odiado por muitos fãs.
mas em um mundo onde o criador de Dragon"™s Dogma cansou de corrigir os outros dizendo que seu jogo não era RPG e sim Hack"™n Slash e só porque tem LV, Quest e é Medieval um bando de gente decidiu dizer que era rpg e assim o considera... Bom, yea, daqui a alguns meses ate Sangokushi Musou vai ser considerado RPG só porque tem Quest, Side Track, catar item e LV, e Zelda é umas 50X mais rpg que dragons dogma, que até o criador dizia que não era rpg uhauhauhahuahua

 

Editt: Só uma comparação bem simples, Zelda e elder scrolls são bem parentes, do personagem zerado e sem nada é atirado no mundo, você tem que se identificar com ele, pegar seus trecos e ir resolver puzzles e achar outras tralhas.
Unica diferença é que enquanto zelda foi ficando mais linha reta para contar uma historia (excluindo wind waker) elder scrolls foi chutando a história embora para ficar só com loot e ficar solto pelo mundo na ordem que quiser.
Ambos tem foco em combate, caçar dungeons, e resolver puzzles (Algo se perdendo em Elder Scroll aos poucos), so que enquanto zelda tem a fantástica mistura de escudo e espada (que inspirou King"™s field e subsequentemente demon"™s souls) Elder Scroll tem simplicidade de arcos e magias (Serio, precisou de cinco jogos pro corpo a corpo começar a ficar decente).
Não tem como dizer que zelda não é rpg, até porque o próprio demon"™s souls é um Action Rpg bem linha reta e simplório (em sua base) com algumas das mecânicas de combate bem similares a zelda, só que com menos puzzles.
Se Zelda fosse abandonado como RPG muiiiiiiiiiiito jogo sairia, e provavelmente as únicas coisas que restariam seriam os RPG tradicionais como Dragon quest

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

porque estao falando de Zelda em um topico sobre jrpg,s?

 

Porque o tópico abrange mais coisas além de jogos do ps3?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Zelda é action rpg, mas quase saindo.

O Segundo jogo da serie é mais rpg que todos os outros (ironicamente) e é o odiado por muitos fãs.

mas em um mundo onde o criador de Dragon"™s Dogma cansou de corrigir os outros dizendo que seu jogo não era RPG e sim Hack"™n Slash e só porque tem LV, Quest e é Medieval um bando de gente decidiu dizer que era rpg e assim o considera... Bom, yea, daqui a alguns meses ate Sangokushi Musou vai ser considerado RPG só porque tem Quest, Side Track, catar item e LV, e Zelda é umas 50X mais rpg que dragons dogma, que até o criador dizia que não era rpg uhauhauhahuahua

 

Editt: Só uma comparação bem simples, Zelda e elder scrolls são bem parentes, do personagem zerado e sem nada é atirado no mundo, você tem que se identificar com ele, pegar seus trecos e ir resolver puzzles e achar outras tralhas.

Unica diferença é que enquanto zelda foi ficando mais linha reta para contar uma historia (excluindo wind waker) elder scrolls foi chutando a história embora para ficar só com loot e ficar solto pelo mundo na ordem que quiser.

Ambos tem foco em combate, caçar dungeons, e resolver puzzles (Algo se perdendo em Elder Scroll aos poucos), so que enquanto zelda tem a fantástica mistura de escudo e espada (que inspirou King"™s field e subsequentemente demon"™s souls) Elder Scroll tem simplicidade de arcos e magias (Serio, precisou de cinco jogos pro corpo a corpo começar a ficar decente).

Não tem como dizer que zelda não é rpg, até porque o próprio demon"™s souls é um Action Rpg bem linha reta e simplório (em sua base) com algumas das mecânicas de combate bem similares a zelda, só que com menos puzzles.

Se Zelda fosse abandonado como RPG muiiiiiiiiiiito jogo sairia, e provavelmente as únicas coisas que restariam seriam os RPG tradicionais como Dragon quest

 

Pois é.. foi justamente com o "malhado" Adventure of Link que inicei a minha paixão por RPGs - já tinha jogado o D&D: Heroes of Lance, mas o que me cativou mesmo foi o Zelda. :) Realmente este é o jogo da série que mais se assemelha com o dito estilo, pois é o único onde se tem level. E pensar que todos os meus amigos odiavam tanto o jogo que eu consegui trocar por Salamander. Pois bem, tinha o jogo na versão do cartucho dourado e um tempo depois eu vendi.. Quem manda ser moleque e não saber o quanto aquilo valia. :)

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa questão de "é RPG ou não é" é muito complexa pq o genero RPG acabou influenciando muitos outros, assim como o proprio RPG pegou caracteristias de outros generos (hack and slash, action, adventure, etc, etc).

 

Muita gente diz "Ah, não ganha level, não é RPG".

 

Pois é, em alguns Final Fantasy não se ganha level...alguém é louco de dizer que FF não é RPG? Alguém discute isso? Ninguém.

 

Então não é tão simples assim...hoje em dia até joguinho de corrida tem level...não é caracteristica fundamental de RPG.

 

Tem um monte de jogo que, comprovadamente, sem discussão, são RPGs e que não se ganha level.

 

Definir RPG como "jogo em que se ganha level" é mais ou menos como definir futebol como sendo "jogo em que se joga com uma bola". Não define nada.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...