Ir para conteúdo
kabanas22

[MeuPS4] O que está acontecendo com cartões de crédito na PSN?

Recommended Posts

Data: 21 de outubro de 2015

 

 

Nos últimos dias temos recebido milhares de questionamentos, perguntas e dúvidas em relação ao sistema de pagamento da PlayStation Network brasileira, especificamente as compras com cartões de crédito.

 

De acordo com os jogadores, os cartões de crédito não estão sendo aceitos nas compras, mesmo aqueles que anteriormente conseguiam comprar normalmente, de alguns dias para cá estão enfrentando severas dificuldades. Além disso, o cadastro de novos cartões também está sendo recusado.

 

Chama atenção o fato de que uma outra parte dos jogadores ainda conseguem realizar suas compras normalmente, sem maiores empecilhos.

 

Diante deste cenário, o que pode estar acontecendo? 

Em contato com o suporte da Sony (0800 880 7669) os atendentes repassam informações desencontradas ou as vezes sem nenhum tipo de fundamento. Sabe-se no entanto, que o sistema de pagamento de cartões de crédito vem sendo descontinuado gradativamente desde o ano passado. Pode ser que uma fatia maior de jogadores tenham sido atingidos por esta mudança nos últimos dias.

 

Esta não aceitação de cartões se deve a uma mudança na forma como os bancos fazem as transações, portanto não é de responsabilidade da Sony.

 

Todas as compras na PlayStation Network BR são consideradas transações internacionais cobradas em Real (R$). O que acontece é uma conversão de valores. Os preços são mostrados e cobrados em Real (R$) do consumidor, mas os valores são repassados em dólar para o vendedor, no caso a PlayStation Network US.

 

Este tipo de transação era bastante comum até o ano de 2014, quando a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) "recomendou" que os bancos brasileiros não mais permitissem este tipo de compras.

 

A justificativa da entidade é que muitas lojas que aceitavam pagamentos em Real (R$) e recebiam em Dólar (US$) e não informavam aos consumidores sobre impostos adicionais como IOF, taxas de transação e outros custos o que poderia gerar surpresas na entrega da fatura.

 

Você que já realizou uma compra através da PSN BR certamente já notou que além do valor do jogo, também eram cobrados impostos e taxas adicionais, contudo a rede da Sony sempre informava aos seus clientes sobre isso no ato da compra.

 

Talvez você também esteja se questionando sobre os motivos que levaram os bancos a mudarem as regras das compras? Pois bem, isto ocorre justamente quando a moeda norte-americana fica volátil. Em transações internacionais realizadas em dólar, o valor da moeda é calculado somente quando a operadora fecha a fatura. Portanto, se você comprou algo hoje, com o dólar a R$ 3,95, não saberia ao certo quanto iria pagar no final das contas. O valor final só seria conhecido quando a fatura fosse fechada. Já no caso da PSN, o valor do dólar é convertido no ato da compra e já lançado na fatura, não sendo necessário esperar para o fechado desta.

 

Com o dólar variando entre R$ 3,80 a R$ 4,20, os bancos passam a recusar transações financeiras cobradas dos consumidores em Real (R$) e repassadas aos vendedores em dólar (US$).

 

Nesta confusão toda entre bancos, moeda, PlayStation Network, transações e etc, o maior prejudicado é o jogador. Sempre sobra para consumidor gamer "pagar o pato". Principalmente em promoções da PlayStation Network a frustração daqueles que não conseguem aproveitar um desconto é enorme.

 

Uma possível solução seria a Sony transferir para o Brasil toda a operação da PlayStation Network, inclusive o sistema de processamento de pagamentos que atualmente é feito na Califórnia, mas esta realidade é longe da nossa vista.

 

Entramos em contato com a PlayStation Brasil, que até a escrita final deste artigo não havia se manifestado. Caso isto ocorra, iremos informar a todos. Fiquem ligados!

 

Fonte: MeuPS4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso não tem nada ver com o PlayStation ou a Sony, o problema esta em alguns bancos que não permite mais fazer as compras. No meu caso estou usando de boa o Cartão Internacional do Banco do Brasil com a bandeira Visa Gold e Itau Internacional com bandeira Master Gold

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa reclamação de cartão de crédito sempre ocorreu, desde quando passou a ser aceito na PSN BR.

 

Felizmente nunca tive, nem tenho problemas no momento. Última compra foi na Flash sale com cartão Nubank.

 

Outros dizem que após tentar várias vezes, finalmente foi aceito.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pqp... finalmente o meu cartão foi bloqueado na PSN BR... tentei comprar essa semana e nada.. triste fim pra minha conta...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Desde q meu cartao deixou de ser aceito, passei a gastar 80% menos na store :P

Sem cartao restringe muito e os Pau no c:blink: nao fazem os cartões de 20$ pra ajudar...

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é, ajudaria bastante se tivesse cartão pré-pago de 50 reais, pelo menos.

Até entendo não fazerem card de 10 reais, pq isso não compra nem um avatar na psn br kkkkkkkkkkkkkkk

Mas 50 seria bem razoável.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é, ajudaria bastante se tivesse cartão pré-pago de 50 reais, pelo menos.

Até entendo não fazerem card de 10 reais, pq isso não compra nem um avatar na psn br kkkkkkkkkkkkkkk

Mas 50 seria bem razoável.

Está disponível catões xbox live de 30, 50 e 100 reais.

Pq a sony não oferece cartoes com preços mais acessíveis?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu não confio colocar cartão na PSN. Eles já tiveram vazamentos e isso se repetiu mais de duas vezes.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu não confio colocar cartão na PSN. Eles já tiveram vazamentos e isso se repetiu mais de duas vezes.

É só deletar os dados do cartão após finalizar a compra.
  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vou copiar a resposta de um dos user que achei pertinente:

"Poxa, pessoal do Meu PS4, que matéria mancada é essa? Sendo um site especializado e sem duvidas um dos melhores do país, dizer que as compras da PSN são processadas em dólar e convertidas em real... Olha, a materia de vocês é até verdadeira, mas ela só teria sentido se ainda estivéssemos no final de 2013, quando essas mudanças começaram a ocorrer. Ja faz mais de um anos que as compras feitas pela PSN Brasileira sao processadas pela EBANX, uma empresa que atua em território nacional e, como toda empresa nacional, vive cheia de problemas. Quando algum pagamento seu na PSN não for processado, basta entrar em contato com EBANX e relatar o problema. Geralmente isso ocorre por causa do controle anti-fraude que a empresa tem, que é bastante falho. Tanto que cartões de crédito nacionais já sao aceitos na PSN BR ha muito tempo. Repito: nada nessa matéria procede, a não ser que tivesse sido escrita no final de 2013.

"

 

Realmente toda vez que consigo uma compra ele cai nessa empresa brasileira EBANX.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vou copiar a resposta de um dos user que achei pertinente:

 

"Poxa, pessoal do Meu PS4, que matéria mancada é essa? Sendo um site especializado e sem duvidas um dos melhores do país, dizer que as compras da PSN são processadas em dólar e convertidas em real... Olha, a materia de vocês é até verdadeira, mas ela só teria sentido se ainda estivéssemos no final de 2013, quando essas mudanças começaram a ocorrer. Ja faz mais de um anos que as compras feitas pela PSN Brasileira sao processadas pela EBANX, uma empresa que atua em território nacional e, como toda empresa nacional, vive cheia de problemas. Quando algum pagamento seu na PSN não for processado, basta entrar em contato com EBANX e relatar o problema. Geralmente isso ocorre por causa do controle anti-fraude que a empresa tem, que é bastante falho. Tanto que cartões de crédito nacionais já sao aceitos na PSN BR ha muito tempo. Repito: nada nessa matéria procede, a não ser que tivesse sido escrita no final de 2013.

"

 

Realmente toda vez que consigo uma compra ele cai nessa empresa brasileira EBANX.

Magnânimo

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Realmente toda vez que consigo uma compra ele cai nessa empresa brasileira EBANX.

 

 

Você chegou a validar se o que ele faz (de ligar) procede?

 

Porque se for verdade, qual o telefone e departamento ligar?

 

Lembrando que no contrato da loja PSN ela diz para não se deve informar seus dados - que inclui seu número de cartão de crédito - para nenhum funcionário ou alguém que se identifica a trabalhar para eles.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pq a sony não oferece cartoes com preços mais acessíveis?

Porque a Sony não tem uma estrutura comercial forte no escritório do Brasil.

 

Com certeza o time deve ser de poucas pessoas ou de apenas 01 (hum) gerente comercial que responde por tudo.

 

Outra falha da Sony é de não ouvir os clientes no Brasil. Isto representa falha - ou não existência - de uma área de Processos, Qualidade e Compliance.

 

A prova disto é que até a página de suporte tem erros de língua portuguesa e algumas seções são enviadas para uma página em espanhol.

 

Veja: https://www.playstation.com/pt-br/footer/contato/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que sou o único que não dou a mínima pra psn br não aceitar cartão de crédito...

Os cards pré-pagos estão aí pra isso, ruim seria se não tivesse outro jeito.

Claro que o mínimo de cem reais não é o ideal, mas não precisa gastar tudo. É só

pegar um desses quando der uma folga no bolso e guardar. Ainda mais com esse dólar

que não deve baixar tão cedo...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu também estou com problemas nos cartões de bandeiras MasterCard e Visa, tanto do Itaú, quanto Citi e Credicard. Começou de uma hora para outra. Ele falha no momento de confirmar o endereço cadastrado nas operadoras.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Estava vendo o FAQ da Sony americana e tem algumas poucas dicas sobre o assunto. Eles usam um sistema de verificação de endereço para validar os dados dos cartões, por isso é interessante verificar com a operadora se o se endereço cadastrado com eles está correto (até mesmo se tem vírgula entre o logradouro e o número da residência e se usam hífen no CEP). Além disso, se você fizer uma tentativa mal sucedida (der erro no momento da tentativa de inclusão do cartão na PSN) aguarde 24 horas para tentar novamente, pois o sistema cria um bloqueio temporário. Moral da história: não podemos depender dos cartões de crédito para usar a PSN.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu também estou com problemas nos cartões de bandeiras MasterCard e Visa, tanto do Itaú, quanto Citi e Credicard. Começou de uma hora para outra. Ele falha no momento de confirmar o endereço cadastrado nas operadoras.

Sinto muito. O senhor já conhece os PSN Cards?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sinto muito. O senhor já conhece os PSN Cards?

Tive de me render aos PSN cards mesmo.

 

Por indicação em um outro fórum comprei na Zero3Games (www.zero3games.com.br).

 

Pagando com transferência bancária e à vista o cartão sai sem juros e o código é enviado instantaneamente para o e-mail.

 

Me cadastrei também no nucard, más não tenho minha esperança de que funcione na PSN.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...