Ir para conteúdo
UGO_HOT

[UolJogos] R$ 250? Entenda porque o preço dos jogos prensados no Brasil está subindo

Recommended Posts

 

jogos-a-r-250---mortal-kombat-x-vs-witch

"Mortal Kombat X" cedeu à alta dólar e sai por R$ 250, mas "Witcher 3" resiste por R$ 199

Pela primeira vez em dez anos o dólar rompeu a barreira dos R$ 3. Os efeitos da alta já são visíveis em diversos setores da economia e os games não fogem à regra. Nem mesmo os jogos fabricados no Brasil, uma medida que visa justamente evitar as despesas decorrentes da importação, estão alheios às consequências da alta.

 

Talvez o caso mais emblemático seja o de "Mortal Kombat X": o preço do jogo, que chega às prateleiras em 14 de abril, subiu de R$ 220 para R$ 250 no PlayStation 4 e Xbox One, enquanto a versão para PC aumentou de R$ 100 para R$ 120 " no Steam, contudo, o valor continua R$ 100.

 

Mas por que um jogo prensado em território nacional sofre os efeitos da alta do dólar?

 

image.jpg

 

Royalties, inflação...

 

Chegar às razões por trás do aumento dos preços não é tarefa fácil. Para começar, as próprias publishers têm certa resistência em falar sobre o assunto: só para citar um exemplo, o UOL Jogos procurou a Warner, que preferiu não falar com a reportagem.

 

Porém, isso não significa necessariamente que os publishers sejam vilões na história. Há certos custos na composição de preço de um jogo que, independentemente de fabricação local, incorrem em dólar. É o caso dos royalties pagos à Sony, Microsoft e Nintendo, detentores das plataformas dominantes do mercado.

 

Sim, as três gigantes do mercado ganham uma parcela de cada jogo vendido para seus consoles " por isso mesmo Sony e Microsoft conseguem preços mais vantajosos com os chamados jogos first party, como "Uncharted" ou "Halo", já que não precisam pagar royalties a si mesmas.

 

"O grande indexador da indústria é o dólar", resume Glauco Bueno, diretor da Ecogames, que distribui no Brasil jogos de empresas com Bandai Namco, Take 2 e Square Enix. "As licenças, as propriedades intelectuais e os próprios custos de desenvolvimento; tudo é pago em dólar, pois não se trata de um know-how criado no Brasil".

 

Além da alta do dólar, Bueno destaca ainda outro fator que contribui para o aumento no preço dos games: a inflação. "Nos últimos anos há um acúmulo da inflação, e o valor dos games continuava, em média, R$ 199".

 

Para o executivo, outros jogos serão lançados no Brasil a R$ 250, o que representa um desafio e tanto para o varejo: "Vai haver redução de vendas e nossa principal tarefa é manter o mercado ativo, num patamar de preço no qual o consumidor continue comprando".

 

"Tem gente saindo do videogame e indo pro PC"

 

Na opinião do economista Samy Dana, que também é um consumidor de games, os dias da mídia física estão contados: "O custo da mídia física é enorme, desde os insumos até a distribuição: tudo isso não conta quando se fala em mercado digital".

 

Para Dana, o Brasil tornou-se um mercado caro: "Tudo por aqui é mais caro, seja um livro ou um jogo eletrônico, o que transforma o mercado quase em uma anomalia, com margens injustificáveis".

 

Com isso, o economista enxerga uma migração maior para o PC que, normalmente, oferece jogos mais baratos, especialmente no Steam: "A política de preços [nos consoles] é injustificável e prejudica o mercado no longo prazo, tanto é que os jogos de PC e celular são maioria".

 

Em meio à perspectiva de aumentos de preço dos jogos, um caso positivo " porém isolado " é o de "The Witcher 3", um dos games mais aguardados do ano, com lançamento previsto para maio. O preço? R$ 199, mantidos assim após intensas negociações entre a produtora CD Projekt e a distribuidora NC Games.

 

Fonte: http://jogos.uol.com.br/

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Depois de Diablo 3 que comprei por R$ 150,00. Nunca mais comprei jogo em lançamento, e nem comprarei.

 

A pior parte é que saia mais barato comprar fora, comprava bastante na play-asia, agora sem chance. Infelizmente, aqui no Brasil tudo é mais caro mesmo

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

No Brasil,é  um verdadeiro teste de paciência...se vc conseguir esperar uns meses, vc compra o jogo as vezes pela metade do preço...pois ficar comprando no lançamento é difícil (sem falar q vc paga + caro por um  jogo que n está completo ainda).

 

PS: em relação ao MK é melhor esperar lançar as dlc de personagem p/ depois comprar ele.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim nada mais que fila da putagem...

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim nada mais que fila da putagem...

[2]

 

Pré-venda do The Witcher tá saindo por 179,99 na PSN/Live, porque será que MK e outros tão saindo por 230/250?? Pura fila da putagem, essas publishers/distribuidoras tão muito longe de serem inocentes nessa história.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu queria saber o motivo da midia digital ser o mesmo da prensada

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Reportagem de araque. Não citaram que os jogos de videogame são tratados pela autoridade fiscal e aduaneira como jogos de azar e por isso há tantas taxas sobre o preço final.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por aqui a gente espera alguns anos pra pagar o que eles pagam nos EUA por um lançamento.

Um exemplo que acabei de ver: o jogo F.E.A.R. 3, de 2011. Aqui na Saraiva tá 53 reais. Na Americanas

e Submarino ainda tá CENTO E OITENTA. E na Gamestop, nos EUA? US$ 1,97. Sim, UM DÓLAR E NOVENTA E

SETE CENTAVOS. Jogo novo, lacrado. Nada de pre-owned.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por isso só compro jogo usado ou troco, nunca gastei mais de 50 reais em um jogo... Comprar lançamento nunca foi opção.  :legal:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim nada mais que fila da putagem...

 

Tudo balela de distribuidora/produtora. Sempre jogando a culpa no um no outro.

 

Sbaemos que existem os problemas de impostos, dolar alto, etc. etc. . Mas a verdade mesmo é que as margens de lucro que essas empresas praticam no Brasil é vergonhosa e leva os preços as alturas.

 

Dolar subiu 20% ? Aumenta o valor do jogo em 30% e diz que é culpa dos royalties em dolar, que não deve custar mais do que 1%-10% do valor total do produto.

 

Sempre a mesma mentira, sempre os mesmos mentirosos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu queria saber o motivo da midia digital ser o mesmo da prensada

Pra não matar o varejo.

 

Se o jogo sai nas lojas por 200 reais, e a Sony lança o jogo digital por 120, ninguém vai querer comprar a versão física. Isso resultaria em jogos encalhados, as lojas teriam que reduzir o preço pra competir com o digital, perderiam a margem de lucro e, com isso, o "mundo físico" do videogame deixaria de existir.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra não matar o varejo.

 

Se o jogo sai nas lojas por 200 reais, e a Sony lança o jogo digital por 120, ninguém vai querer comprar a versão física. Isso resultaria em jogos encalhados, as lojas teriam que reduzir o preço pra competir com o digital, perderiam a margem de lucro e, com isso, o "mundo físico" do videogame deixaria de existir.

Só que isso td ainda é teoria.

Na prática, talvez, não veríamos isso até pq não compete realmente as lojas reduzir o preço oficial e sim as publisher.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Único jo físico que eu tive no ps4 foi o inFamous SS, que comprei junto com o console.

No ps3, tenho uns 40 físicos, de um total de quase 400 jogos.

 

Acho muito massa ter o game e colecionar, mas me recuso a pagar 200, 250 reais num game se eu posso comprar

digital e compartilhado por um preço beeeeem menor. O valor que eu gastaria nesses games em disco, eu posso juntar

pra comprar alguma edição de colecionador, por exemplo.

 

Claro que o jogo em disco tem a vantagem de poder revender ou trocar, mas é tão difícil fazer negócio bom (povo só quer trocar

jogo foda por jogo lixo, ou pagar 20 conto num game que vale 100) que eu prefiro mesmo os digitais.

 

Quando eu for muitíssimo rico, aí eu recompro tudo em disco. Atualmente, só tá valendo a pena comprar jogo antigo de ps3, que estão

na faixa dos 50 reais. Não chega aos pés dos 1,97 dólares do F.E.A.R. 3, mas é o melhor que tá tendo :(

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Único jo físico que eu tive no ps4 foi o inFamous SS, que comprei junto com o console.

No ps3, tenho uns 40 físicos, de um total de quase 400 jogos.

 

Acho muito massa ter o game e colecionar, mas me recuso a pagar 200, 250 reais num game se eu posso comprar

digital e compartilhado por um preço beeeeem menor. O valor que eu gastaria nesses games em disco, eu posso juntar

pra comprar alguma edição de colecionador, por exemplo.

 

Claro que o jogo em disco tem a vantagem de poder revender ou trocar, mas é tão difícil fazer negócio bom (povo só quer trocar

jogo foda por jogo lixo, ou pagar 20 conto num game que vale 100) que eu prefiro mesmo os digitais.

 

Quando eu for muitíssimo rico, aí eu recompro tudo em disco. Atualmente, só tá valendo a pena comprar jogo antigo de ps3, que estão

na faixa dos 50 reais. Não chega aos pés dos 1,97 dólares do F.E.A.R. 3, mas é o melhor que tá tendo :(

 

Ainda acho essa troca de jogos bastante interessante, só por isso não migrei pras mídias digitais ainda. Dos jogos que tenho (PS4/Xone) o único que paguei mais de 150 reais foi o Type-0 por conta também de ser um jogo pouco acessível.  E olha que tem rolado muita promoção interessante nos últimos tempos pra quem compra da física, tem ficar bem atento.

Por enquanto acho viável a mídia física, sempre troco lá no TrocaJogo e dá pra fazer muita troca boa, consegui trocar InFamous SS por Far Cry 4 um tempo atrás, além de outras ofertas que só não troquei porque não tinha fechado o game ainda. Só precisa ter um pouco de paciência rsrs

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Comprar qualquer lançamento no Brasil é um erro, PS4 que o diga por R$4000.

Qualquer coisa no lançamento é mais caro porque toda industria sabe que tem os "fã" que querem comprar no lançamento (exemplo da Apple que a galera faz fila por iPhone) independente do preço.

O negócio é montar grupo ou esperar um pouco que abaixa tudo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Em mídia física ok, agora o que eu realmente fico puto e um jogo digital ter o mesmo preço de um jogo em mídia, é um absurdo isso, na mídia fisica tu paga a midia, a capa, a embalagem, ok, num deve ser muito, mais tu paga, agora na mídia digital, não tem nada disso e ser o mesmo preço pra mim é um absurdo completo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Em mídia física ok, agora o que eu realmente fico puto e um jogo digital ter o mesmo preço de um jogo em mídia, é um absurdo isso, na mídia fisica tu paga a midia, a capa, a embalagem, ok, num deve ser muito, mais tu paga, agora na mídia digital, não tem nada disso e ser o mesmo preço pra mim é um absurdo completo.

 

Mas devemos considerar algumas coisas: como já disseram (e o próprio Fergal Gara - responsável pela Playstation UK - disse),

não é do interesse da Sony vender muito abaixo do preço, pq isso prejudicaria o mercado de mídias físicas. E obviamente, se um setor

de uma loja vende mal, isso reflete em outros.

 

Além disso, no caso de jogos Third-Party, as produtoras têm poder pra determinar os preços, e duvido que uma delas queira lançar um título

AAA a 30 dólares, sendo que todas as outras lançam a 60.

 

E sobre os custos serem maiores, temos que botar na conta que os jogos digitais, embora não tenham que pagar impressão de disco, cases e etc,

pagam manutenção e atualização de servidores, pra que eles se mantenham 24/7 online e possibilitem o download dos títulos a qualquer momento.

 

Os custos que existem de um lado não somem no outro, apenas são substituídos por outros equivalentes.

 

E por fim, lojas grandes como Amazon, Wallmart, etc. ditam os próprios preços. Portanto, é vantajoso que o site da Amazon ofereça um game que

todo mundo quer por um preço mais baixo, pois isso vai chamar clientes, e muitos deles acabam comprando outras coisas. É igual promoção de supermercado.

Um mercado faz o produto mais barato, pq ganha mais com a quantidade de clientes que, por já estarem lá dentro, acabam comprando mais itens.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas devemos considerar algumas coisas: como já disseram (e o próprio Fergal Gara - responsável pela Playstation UK - disse),

não é do interesse da Sony vender muito abaixo do preço, pq isso prejudicaria o mercado de mídias físicas. E obviamente, se um setor

de uma loja vende mal, isso reflete em outros.

 

Além disso, no caso de jogos Third-Party, as produtoras têm poder pra determinar os preços, e duvido que uma delas queira lançar um título

AAA a 30 dólares, sendo que todas as outras lançam a 60.

 

E sobre os custos serem maiores, temos que botar na conta que os jogos digitais, embora não tenham que pagar impressão de disco, cases e etc,

pagam manutenção e atualização de servidores, pra que eles se mantenham 24/7 online e possibilitem o download dos títulos a qualquer momento.

 

Os custos que existem de um lado não somem no outro, apenas são substituídos por outros equivalentes.

 

E por fim, lojas grandes como Amazon, Wallmart, etc. ditam os próprios preços. Portanto, é vantajoso que o site da Amazon ofereça um game que

todo mundo quer por um preço mais baixo, pois isso vai chamar clientes, e muitos deles acabam comprando outras coisas. É igual promoção de supermercado.

Um mercado faz o produto mais barato, pq ganha mais com a quantidade de clientes que, por já estarem lá dentro, acabam comprando mais itens.

 

Realmente faz sentido, mesmo assim pra nós continua uma merda né, caro feito a mulesta de todo jeito, infelizmente, e o pior que com essa alta do dolar nem importar tá mais compensando....

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Realmente faz sentido, mesmo assim pra nós continua uma merda né, caro feito a mulesta de todo jeito, infelizmente, e o pior que com essa alta do dolar nem importar tá mais compensando....

 

 

Pois é. De qualquer jeito, quem se fode é a gente rsrsrsrs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu queria saber o motivo da midia digital ser o mesmo da prensada

pra não fazer concorrencia com as lojas, se eles venderem pelo preço mais baixo que puderem, as lojas morrem, nos estados unidos é a mesma coisa, 60 dolares por qualquer tipo de midia

 

 

isso de 250 é ganancia, pura ganancia, acabei de comprar bloodborne, um dos lancamentos do ano, muito mais que esse mortal ai, por 120 nas americanas

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu queria saber o motivo da midia digital ser o mesmo da prensada

Em alguns casos a mídia física sai mais barato que a digital.

 

Quanto à justificativa de proteger o mercado físico... Vejam a Steam, como ela "sofre" com o fim do mercado físico de games para PC ¬¬

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Em alguns casos a mídia física sai mais barato que a digital.

 

Quanto à justificativa de proteger o mercado físico... Vejam a Steam, como ela "sofre" com o fim do mercado físico de games para PC ¬¬

 

Creio que o mercado de jogos físicos pra PC já morreu antes da Steam, devido à facilidade da pirataria. Nos consoles, mesmo que também tenha,

não é tão fácil quanto baixar uma iso por torrent.

 

E a Steam é muito barata, mas por aqui. O preço deles varia absurdamente de acordo com a região.

Nessa matéria aqui, de setembro de 2014, eles mesmos perguntam: por que tudo na Steam é tão barato na Rússia e no Brasil, enquanto na Europa

tem coisas baratas e outras muito mais caras?

 

link da máteria, em inglês: http://www.pcgamer.com/the-weird-ecomomics-behind-steam-prices-around-the-world/

 

E é como eu falei antes, preço de jogos não é algo fixo e tabelado, apenas tem um padrão que é seguido. Mas cada empresa faz o preço e as

promoções que acham melhor, de acordo com sua estratégia. Se a Steam cobrasse 60 dólares num lançamento, ninguém compraria, pq é muito mais

fácil piratear. Já nos consoles, vc está preso àquele preço, pq a pirataria, embora exista, é muito mais complicada e arriscada pro usuário (ban, contas

fantasmas que deixam de funcionar, etc).

 

Creio que seja possível manter preços bem mais agradáveis nos consoles sem "quebrar" a indústria. Mas pq fariam isso, se nós pagamos os preços altos?

E vale ressaltar que alguns preços da steam americana são iguais aos da psn. O Evolve, por exemplo, saia 59,99 dólares, tanto na Steam quanto na PSN - ambas nos EUA. 

No Brasil, é 99 reais na Steam e CENTO E NOVENTA E NOVE reais na PSN BR. Ou seja, o problema não é da indústria dos games como um todo, mas sim

dos responsáveis regionais. Se um jogo custa o mesmo pra pc e pra PS4 nos EUA, a lógica dita que ele deveria custar tb o mesmo em qualquer país, mesmo que

saia mais caro na conversão. Mas não é isso que acontece por aqui...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sempre há milhares de desculpas para cobrar caro. As lojas já tem um lucro de 200%, se baixassem um pouco ainda teriam lucro.

Em cada época há uma desculpa diferente. Antes era culpa da mídia física que tinha mais gastos "quando tudo for digital os preços irão cair" lembro que os produtores disseram a alguns anos atrás. Mas agora que é digital encontraram novas desculpas "Quando o dólar baixar,vai baixar os preços" - outra frase que todos sabemos que é mentira, quando o dólar baixar sabemos que todos irão se fazer de bobos e continuar cobrando caro e uma nova desculpa será inventada.

 

Vamos falar a verdade, o pensamento dos produtores funciona assim: "Se os trouxas pagarem 200 por um jogo, eu poderei comprar mais uma mansão e uma Ferrari roxa para ficar ao lado da vermelha".

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sempre há milhares de desculpas para cobrar caro. As lojas já tem um lucro de 200%, se baixassem um pouco ainda teriam lucro.

Em cada época há uma desculpa diferente. Antes era culpa da mídia física que tinha mais gastos "quando tudo for digital os preços irão cair" lembro que os produtores disseram a alguns anos atrás. Mas agora que é digital encontraram novas desculpas "Quando o dólar baixar,vai baixar os preços" - outra frase que todos sabemos que é mentira, quando o dólar baixar sabemos que todos irão se fazer de bobos e continuar cobrando caro e uma nova desculpa será inventada.

 

Vamos falar a verdade, o pensamento dos produtores funciona assim: "Se os trouxas pagarem 200 por um jogo, eu poderei comprar mais uma mansão e uma Ferrari roxa para ficar ao lado da vermelha".

 

Mas os produtores pouco têm a ver com isso. A noção de caro ou barato é ligada à economia local.

Como eu disse, o mesmo jogo na Steam e na PSN americana tem preços idênticos. Aqui é que metem a mão.

A produtora estipula um valor ideal, o resto é por conta de quem entrega o produto ao consumidor. Tanto que é comum

vermos jogos idênticos com preços discrepantes em lojas nacionais, sem promoção nem nada.

 

Olhem o F.E.A.R. 3, por exemplo (inclusive já citei aqui). Na Saraiva custa 60 reais, nas Lojas Americanas está 199,90.

O mesmo jogo, com uma diferença de 300%. A culpa é do mercado nacional, não de quem faz ou publica o game.

 

Tanto que, se encontramos um lançamento a 100 reais (sendo que o salário mínimo é pouco mais de 700 reais) ficamos felizes pq achamos barato.

Nos EUA, o padrão é 60 dólares, e o salário mínimo federal é mais de 1500 dólares.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...