Ir para conteúdo
BordaDePizza

JRPG Que Você Deve Jogar Antes de Morrer

Recommended Posts

Essa questão de "é RPG ou não é" é muito complexa pq o genero RPG acabou influenciando muitos outros, assim como o proprio RPG pegou caracteristias de outros generos (hack and slash, action, adventure, etc, etc).

 

Muita gente diz "Ah, não ganha level, não é RPG".

 

Pois é, em alguns Final Fantasy não se ganha level...alguém é louco de dizer que FF não é RPG? Alguém discute isso? Ninguém.

 

Então não é tão simples assim...hoje em dia até joguinho de corrida tem level...não é caracteristica fundamental de RPG.

 

Tem um monte de jogo que, comprovadamente, sem discussão, são RPGs e que não se ganha level.

 

Definir RPG como "jogo em que se ganha level" é mais ou menos como definir futebol como sendo "jogo em que se joga com uma bola". Não define nada.

 

eu ia comentar isso de LV, que muitos rpgs tradicionais não tem siso, porem tem progresso do personagem (Assim como Zelda)

 

Evil dead: Eu também gosto de zelda 2 XD

 

E apenas sendo troller e colaborando na conversa do futebol: Poisé, tem ate rpg de futebol (Olha pra captain tsubasa e inazuma eleven)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nao gostei nada da lista ainda mais com esse "titulo jogar antes de morrer".

 

POW VEIO FF13-2 AH VA!

se era pra por um FF q botase algum de ps1.

botou jogos soh por suas novidades de momento e nao botou legend of legaia que tem um sistema de luta bem diferente onde vc pode fazer inumeras combinaçoes de golpes.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Antes de mais nada, o gênero RPG vem do jogo de mesa. O que compõem o jogo de mesa? Um sistema de regras visível (nem que seja apenas informal), um grupo (aventuras solos são apenas leitura interativa, algo que talvez seja até mais antigo que RPG em si) e uma história.

 

Final Fantasy ganhou as vezes de "O" RPG porque simplesmente os primeiros jogos usavam TODAS as referência possíveis a D&D. Tinha magos de chapéu pontudo, um grupo de aventureiros, magias baseadas no jogo do Gary Gygax, etc. Zelda nunca teve nada disso. O fato do criador dizer que ele é um RPG não o torna um RPG. Ter um elemento ou outro desses três que citei não fazem do jogo RPG puro, até porque depois da década de 90 quase todos os jogos começaram a contar histórias (algo que antes não acontecia) e depois dos anos 2000 quase todos começaram a ter algum tipo de progressão de personagem. O que poucos tem é um sistema de regras visível e muito menos um grupo de aventureiros (se bem que hoje temos que abrir espaço nesse ponto porque 90% dos jogos só tem um personagem babacão ao invés de um grupo XD).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Antes de mais nada, o gênero RPG vem do jogo de mesa. O que compõem o jogo de mesa? Um sistema de regras visível (nem que seja apenas informal), um grupo (aventuras solos são apenas leitura interativa, algo que talvez seja até mais antigo que RPG em si) e uma história.

 

Final Fantasy ganhou as vezes de "O" RPG porque simplesmente os primeiros jogos usavam TODAS as referência possíveis a D&D. Tinha magos de chapéu pontudo, um grupo de aventureiros, magias baseadas no jogo do Gary Gygax, etc. Zelda nunca teve nada disso. O fato do criador dizer que ele é um RPG não o torna um RPG. Ter um elemento ou outro desses três que citei não fazem do jogo RPG puro, até porque depois da década de 90 quase todos os jogos começaram a contar histórias (algo que antes não acontecia) e depois dos anos 2000 quase todos começaram a ter algum tipo de progressão de personagem. O que poucos tem é um sistema de regras visível e muito menos um grupo de aventureiros (se bem que hoje temos que abrir espaço nesse ponto porque 90% dos jogos só tem um personagem babacão ao invés de um grupo XD)

Francamente? pra mim zelda anda é um Action RPg quase se despedindo do gênero.

E o motivo é bem simples> Ele faz o que todo rpg tem que fazer e em 90% dos casos falha miseravelmente "interpretação" (Dando Destaque pra Megami tensei *todos spin off que fazem* e Dragon quest por sempre acertarem).

Eu cresci com meus amigos que jogam rpg comigo tirando sarro de rpgs virtuais por não conseguirem sequer acertar o ponto mais básico para tornar algo um rpg "Role Playing".

Excluindo universo megami tensei e dragon quest que você se identifica com os mudinhos (Shujinko e Hero) e se sente neles, preso em um mundo e passando por tudo que eles passam, da pra se contar no dedo quantos jogos sequer conseguem acertar esse conceito básico que deve tornar algo um rpg.

E final fantasy é provavelmente o pior desses jogos, porque ate gostar de um personagem principal de final fantasy é difícil, pois ecluindo Cecil e Zidane da equação "nenhum personagem principal de final fantasy é carismático", e os que nós gostamos não nos sentimos como, na melhor dos motivos nos apegamos a ele porque seus valores e motivos encaixam com nossas personalidades

Vou dar só um exemplo de reação minha quando guri jogando Final Fantasy VII (primeiro que joguei depois do 2).

Eu odeio Cloud... Cloud pra mim é exatamente o que ele passou, um cara bisonho sem personalidade que é mais emo que o demolidor, só vive chorando pelos cantos e no único momento que teve uma personalidade foi porque ele roubou do clone do Shadow the Headghog ou Raditz (Como preferirem chamar Zack porque é isso que ele parece) eu jamais me identificaria com o personagem com esse louro Awkward correndo com um pedaço de ferro gigante na mão gigante na mão.

Gostem do personagem ou não, essa é a reação de muita gente.

Por outro lado ninguém pode criticar personagem central de vários jogos de RPG tradicionais, Zelda, Dragon Quest e Megami tensei acertam em cheio, e nenhum deles fala, existe um motivo para que todo mundo passeasse por ai fazendo Avatar, Wallpaper, assinaturas ou fantasiado de Link, Hero (DQ) ou Shujinkos (megami tensei, persona whatever, é tudo mesmo universo), e o motivo é que você se se identifica com eles, por algum momento eles deixam de ser simples avatares ou os meros heróis que nos devemos nos identificar, se tornando tudo que queremos ser naquele universo, o nosso momento real de Role Playing com uma televisão, sentimos pena, raiva, simpatia, e afeto por esses personagens que nem sequer tem nome pois ele se tornou nos mesmos, e Zelda acerta isso.

O conceito mais básico de um RPG que praticamente todos os jogos do gênero Falham miseravelmente (Inclusive alguns que eu amo como Final fantasy IV (II) e Grandia) Zelda acertou.

Ele é um RPG tradicional? Não.

ele tem muitos elementos do genero? Não.

Ele é um action rpg já que esse termo agora existe? Pra mim sim.

Ele tem muitos elementos do genero? Poucos, mas acertou onde todos os rpgs deveriam acertar e quase todos erram: te fazer se sentir aquele personagem indo em uma jornada.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara, é aquela história...se pra vc o que o proprio criador do jogo diz não vale nada, então vc vai ficar eternamente discutindo se zelda é ou não é RPG...existem argumentos pra defender as duas coisas...

 

Pra não ficar discutindo isso eternamente, eu simplesmente preferi assumir a palavra do criador e pronto. E, por mais que se diga que não, existem sim elementos de RPG no jogo...alias, tem jogo com menos elementos de RPG que zelda que são considerados RPG...principalmente nos "Western" RPGs...

 

Então assim...é uma discussão eterna, que esta longe de ter um "final definitivo".

 

Ou eu assumo a palavra dos proprios criadores, ou eu fico eternamente discutindo nos foruns se é ou não é RPG, e jamais chegando numa conclusão definitiva, pois repito, ha argumentos fortes pra defender as duas coisas.

Eu preferi o primeiro.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

As raízes do Zelda (desde o nintendinho) são totalmente sobre RPG, na verdade um dos primeiros jRPG´s que eu joguei.

Ele mudou bastante até o nintendo 64 que foi a última versão que joguei mas pra mim Zelda vai ser sempre um RPG com elementos de ação e aventura.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse WhBlaze viajando legal dizendo que zelda é action rpg.

Mano, action rpg é Diablo. Nada a ver com Zelda

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse WhBlaze viajando legal dizendo que zelda é action rpg.

Mano, action rpg é Diablo. Nada a ver com Zelda

Diablo é dungeon crawler, assim como dungeon siege e tower of druaga (Que tem gameplay parecida like hell com zelda).

Mas todo dungeon crawler é action rpg por consequência...

Cara... Serio... eu sei que você ta só de passagem pelo tópico, mas vc tem noção do que ta falando aqui?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ninguem aqui jogou legend of legaia nao ?

eu sempre achei esse jogo FOD* mas nunca vi falarem mto dele.

acho q pouca gente jogou por nao terem feito muita propaganda dele e ae vendeu pouco =( 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ninguem aqui jogou legend of legaia nao ?

eu sempre achei esse jogo FOD* mas nunca vi falarem mto dele.

acho q pouca gente jogou por nao terem feito muita propaganda dele e ae vendeu pouco =( 

 

Eu joguei, mas sinceramente? nunca vi muita coisa na serie, primeiro jogo ate que foi divertido por ter utilizado sistema de AP para combos (algo que eu realmente gosto), mas lembro que tinha tanta luta, mas tanta luta que chegou ao ponto deu me começar a me incomodar. mas no lembro de muita coisa do jogo, muito tempo que joguei 8| (fofra random encounter frequente no overworld, a unica coisa que eu lembro é que o jogo é praticamente marrom e verde, pois quando vc não ta no mato ou algo tomado por um mato vc ta em algum lugar consumido ou numa caverna XD)

E o fato deu detestar o visual 3d da geração 32 bits (Serio, eu as vezes evitava jogo pq não gostava das coisas feitas de blocos e legos) náo ajudou muito a me apegar ao jogo XD

Fora que similar a Jade cocoon, a continuação é bem "meh" e meio que matou a franquia.

 

Agora desses mais jogados de lado que não tiveram competência para virar franquia ou ser importante na geração o único que eu tenho boas memorias foi Legend of dragoon, e ironicamente é um dos únicos que nem sequer teve direito a uma sequencia meia boca uahuahuaa.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Legaia realmente era MUITO VERDE, kkk mas eu achei o sistema de batalha muito massa, mas realmente era muita luta e sempre tinha que ficar vendo aqeles combo interminaveis toda hora, se o jogo tivesse um 'skip' seria muito menos enjoativo

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Legaia realmente era MUITO VERDE, kkk mas eu achei o sistema de batalha muito massa, mas realmente era muita luta e sempre tinha que ficar vendo aqeles combo interminaveis toda hora, se o jogo tivesse um 'skip' seria muito menos enjoativo

 

Serio, uma das unicas coisas que eu lembro bem de legend of legaia é o fato de que ele era muito verde uhAHUAHUAUHA

Sistema de combate era legal, mas eu tb lembro que eu ficava preso demais em Random battle no overworld, o que acabou desgastando ele pra mim.

Já  pensei em jogar de novo assim como Thousand arms pra ver se eu pego certas coisas dele que perdi quando era mais novo, mas eu nem sei se um dos dois foram relançados na psn, já que a unica forma deu jogar eles atualmente é no vita em algum intervalo xP

 

 

Falando em PS1, Legend Of Mana poderia estar nessa lista, não?

Vai ver ele só queria um jogo por franquia? (PS: Seiken Densetsu ainda é considerado do universo final fantasy né?) Serio, esse tópico se tornou um tipo de critica a ausência de jogos numa lista de um cara XD

Acho que esta se tornando indiscutivel que a lista é Awkward a cada minuto por falta de jogos de rpg muito grandiosos então vou ser pentelho e vou trazer um que todo mundo esqueceu.

Alguém notou que Vragrant Story foi esquecido? 

 

Anyway, a lista é awkward, e abrir espaços para entrada de disgaea e Valkyria chronicles (Que eu não faço ideia de onde veio esse costume de chamar ele de rpg do nada) só levanta mais perguntas de como infernos a pessoa monta uma lista de "rpgs que tem que se jogar antes de morrer" (titulo bem presunçoso) que automaticamente exclui algum tipo de "são os meus favoritos" da razão de existência dessa lista e esquece jogos que ou que são muito tops e importantes ou que mudaram muita coisa no gênero... e cada shining force III, dragon force III e Tactics ogre quando tem Disgaea na lista...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Serio, uma das unicas coisas que eu lembro bem de legend of legaia é o fato de que ele era muito verde uhAHUAHUAUHA

Sistema de combate era legal, mas eu tb lembro que eu ficava preso demais em Random battle no overworld, o que acabou desgastando ele pra mim.

Já  pensei em jogar de novo assim como Thousand arms pra ver se eu pego certas coisas dele que perdi quando era mais novo, mas eu nem sei se um dos dois foram relançados na psn, já que a unica forma deu jogar eles atualmente é no vita em algum intervalo xP

 

..

 

eu fiz tudo que tinha pra fazer no emulador mesmo que da pra deixar o jogo em uma super velocidade, e os combo demorados duravam 3 seg no maximo,hehe. dae foi facil facil. se fosse pra jogar naqela velocidade original eu nem jogaria.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caramba, bons tempos esses.. digo que sinto falta do meu PS1 e do meu PS2 por causa dos meus jogos de RPGs, e não eram poucos não hein, piratex porque não tinha esse lance de não rodar, mas era um pirata de responsa.. dessa lista ai joguei: Phantasy Star, Wild Arms V, Breath of Fire IV, Ni No Kuni, Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2, Final Fantasy XIII-3, Chrono Trigger.

 

Mas como a galera acima também tenho os meus prediletos que poderiam ter entrado também, como: Zelda Link to the past, Final Fantasy VII, The Legend of Dragon, Final Fantasy IX, Final Fantasy X e Grandia... uma época que dava gosto jogar um RPG e que horas a fio enfrente a um console compensava mesmo que fosse para ver personagens pixados, mas com um enredo que realmente valesse a pena de ser jogado

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O titulo do video ta errado!Deveria ser "JRPG que EU tenho que jogar antes de morrer".

Ele não fala dos melhores,deve ser só o que ele mesmo quer jogar...

 

 

Obs:Zelda é algo de comer?rsrsrs... :lol2:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

N sei se ta na lista pq n dru pra ver o vídeo... e dps vou reler os testamentos q colocaram aqui.... li sobre o thousand arms q era subestimado mas é um exelente jogo e principalmente... uma lista se lunar silver star story não é lista

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Dragon Quest (warrior) VIII foi foda mesmo...mas o melhor jogo de todos os tempos (minha opinião) não estava na lista: final fantasy tactics.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Dragon Quest (warrior) VIII foi foda mesmo...

Deveriam lançar um Dragon Quest para o PS4. Compraria na certa!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Na minha opnião, nessa lista teria que contar com Breath of Fire III, gostei muito do IV mas, o 3 na minha opnião é imensamente melhor. Ver o Ryu desde pequeno formando seu grupo, conhecendo a sua história, depois tem a passada de tempo até o fim... Nossa muito melhor,mais demorado, mais difícil na minha opinião, muito mais coisa pra fazer e até os mestres que podiamos escolher para aprender magias diferentes davam mais trabalho que fazer certas obrigações no 4. Além dele, também colocaria Chrono Cross, tem a saga tales of com vários jogos bons. (Eu indico a saga Symphonia e a sequência Dawn of the new world, além de um que não me recordo,mas, só lançaram no japão). E pra fechar colocaria a saga Atelier. (De preferência o Atelier Ayesha the alchemist of dusk). E o Valkiria do Snes.  S2_S2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...