Ir para conteúdo
RomuloXR

[Tecmundo] ISIS teria usado o ps4 pra se comunicar e planejar ataques

Recommended Posts

O mundo ainda se recupera dos ataques que mataram pelo menos 127 pessoas e deixaram mais de 300 feridos na noite da última sexta-feira (13) em Paris. Entre ações como auxiliar os feridos e acalmar os ânimos da população, as autoridades assumem como prioridade descobrir como os atos terroristas foram planejados. Agora, de acordo com a Forbes, a investigação pode acabar envolvendo um dos itens de entretenimento mais populares da atualidade: um PlayStation 4.

Na busca por pistas sobre os responsáveis dos atentados, a cidade de Bruxelas, na Bélgica, é apontada como um dos pontos estratégicos do grupo terrorista. O ministro interior do país, Jan Jambon, afirmou no último sábado (14) que os terroristas do Estado Islâmico poderiam ter usado o console da Sony para se comunicar e planejar os ataques.

16085509663010.jpg?w=1040

Grupo terrorista que atacou Paris pode ter usado rede do PS4 para planejar os atentados.

Por que o PS4?

A escolha do PS4, o console mais popular atualmente, não foi por acaso. Segundo Jambon, essa decisão está apoiada na dificuldade em criptografar as informações do aparelho, o que favoreceria as ações do grupo. "O PlayStation 4 é ainda mais difícil de rastrear do que o WhatsApp", afirmou o ministro. A PlayStation Network, com mais de 110 milhões de usuários " pelo menos 65 milhões deles em atividade ", oferece várias opções de conversação entre os jogadores, como voz, textos, imagens e muitos outros métodos.

A prova de que esse tipo de mecanismo é efetivo e pode ter sido utilizado pelo Estado Islâmico é o caso envolvendo o vazamento de informações por Edward Snowden. Segundo os dados do delator, em 2013, as agências de inteligência norte-americanas NSA e CIA se infiltraram em um dos MMORPGs mais populares atualmente " o World of Warcraft " para investigar possíveis encontros entre terroristas.

16085537556011.jpg?w=1040

Atualmente o console mais popular da indústria, PS4 pode ter sido usado pelos terroristas.

Possibilidades

Na época da chegada da atual geração de consoles, a privacidade dos usuários era uma preocupação constante na indústria. Havia o medo de o quanto as autoridades usariam os periféricos dos video games para espionar a vida dos jogadores, utilizando, por exemplo, a câmera e o microfone dos aparelhos. Por conta disso, medidas de segurança foram adotadas para limitar o controle sobre os dispositivos.

Contudo, por mais que a indústria se esforce para conter esse tipo de ação, os mal-intencionados utilizam até mesmo os métodos de comunicação mais rudimentares e óbvios possíveis. De acordo com as investigações, mensagens de voz e texto devem ter sido usadas pelos terroristas para se organizar e planejar os ataques.

[Atualizado] Sony responde

Diante dessa situação, que poderia associar o console da Sony diretamente ao atentado terrorista, fez com que a empresa por trás do PS4 se pronunciasse e comentasse oficialmente sobre as recentes alegações. A companhia falou ao site Eurogamer:

"O PlayStation 4 permite a comunicação entre amigos e jogadores, e tal como todos os dispositivos modernos, existe potencial para o abuso. Contudo, assumimos com extrema seriedade a nossa responsabilidade de proteger os nossos usuários e pedimos que reportem atividades que possam ser ofensivas, suspeitas ou ilegais. Quando identificarmos tal conduta, estamos determinados a tomar as ações apropriadas juntamente com as autoridades indicadas. É isso que vamos continuar a fazer", disse um porta-voz da Sony.

 

 

fonte: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/89396-grupo-terrorista-ter-usado-ps4-planejar-atentados-paris.htm

notíca também publicada na Forbes: http://www.forbes.com/sites/insertcoin/2015/11/14/why-the-paris-isis-terrorists-used-ps4-to-plan-attacks/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

a guerra de fanboy vai ser treta agora

 

mas assim se por acaso os terroristas não usaram o ps4 certeza que agora vão usar, esse tipo de noticia não pode vir a público assim, 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

a guerra de fanboy vai ser treta agora

 

mas assim se por acaso os terroristas não usaram o ps4 certeza que agora vão usar, esse tipo de noticia não pode vir a público assim, 

 

Usaram o ps4 pq se usassem o X1, só iriam comunicar com as outras 17 pessoas que compraram o console uheuheuehhueeuheuh

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vamos lembrar que em 2013 a Sony mudou os termos de privacidade dos consoles, autorizando a monitorar/gravar as conversas dos usuários. 

 

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/sony-muda-termos-de-uso-para-espionar-usuarios/38763

 

 

Portanto se isso aconteceu, provavelmente a Sony tem como rastrear os dados.

 

E sinceramente, eu nem acho errado não. Claro, é ruim vc ter a sensação de que todo mundo pode ver

o que vc escreve e tal, mas porra, já fazemos isso sempre, com whatsapp, facebook, instagram, snapchat

e todas essas outras porcarias. Internet é parte essencial da vida há muitos anos, não tem volta. Isso aí

é um mal necessário, pq se não houver monitoração, tudo vira uma deep web...

 

Eu por exemplo, apaguei tudo do meu facebook, só deixo a conta lá pq logo em outros serviços com ela.

O lance é sse: não quer ter sua vida fuçada por estranhos, então não use redes sociais, e só mande mensagens

de coisas banais, e pronto. Já que precisamos da internet, é melhor haver uma monitoração do que deixar tudo

largado.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Só falta falarem que, em caso de aumento de vendas no final do ano, foi por causa do terrorismo e se não usaram vão usar agora, rs.

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

vi em uma noticia que eles poderiam estar se comunicando jogando COD, escrevendo com as balas na parede ! pois logo some... e fica sem rastros!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho mais q escolheram o PS4 por ser mt mais fácil de invadir do que o xone que tem uma proteção redobrada

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Piadas à parte, acho perfeitamente possível algo assim. Quem acha que esses grupos usam só mensagens criptografadas igual nos filmes é bem ingênuo. O que deve ter de bandido usando whatsapp por aí não é brincadeira...

Eles já usaram até GTA 5 pra recrutar mais gente.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

acho que pode ter algo com relacao a possibilidade de instalar sistemas operacionais no console, nao?

me lembro que anos atras instalei o yellow dog (linux) no meu PS3 FAT

o PS4 se nao me engano possibilita instalar o FreeBSD que e um sistema UNIX, etc

eh pouco conhecido e de dificil manuseio!

 

(meu teclado ta desconfig. =/)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É assustador pensar no quão simples seria fazer essas coisas... Credo.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ta ficando sinistro mesmo...

eu vou na ideia de uso de sistemas operacionais instalados nos consoles, como o freeBSD, etc

eu nao conheco, mas o PS4 deve ter um sistema simples de mascarar IPs e talz

 

enfim, o negocio de qualquer forma ta sinistro

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

To nem ai para é Europa e o terrorismo por lá... Me preocupo e em me manter vivo na guerra por aqui aonde não temos exército na rua, política e é segurança e o pior, quem impõe o terror são os próprios brasileiros.

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

To nem ai para é Europa e o terrorismo por lá... Me preocupo e em me manter vivo na guerra por aqui aonde não temos exército na rua, política e é segurança e o pior, quem impõe o terror são os próprios brasileiros.

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

Se o terrorismo por lá não afetasse o mundo todo, eu também nem ligaria. Pena que as coisas não funcionam assim :(

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se o terrorismo por lá não afetasse o mundo todo, eu também nem ligaria. Pena que as coisas não funcionam assim :(

Eu sei que afeta a todos, em muitas esferas, sociais, políticas, financeiras, mas eu pelo menos não me influencio por isso. Se é pra se engajar, preocupar ou refletir, que façamos isso pelo nosso país, vivemos em um estado de terror bem pior que o deles.

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O mais engraçado é olhararem a lista de troféus e encontram Hannah Montana platinado.

a guerra de fanboy vai ser treta agora

 

mas assim se por acaso os terroristas não usaram o ps4 certeza que agora vão usar, esse tipo de noticia não pode vir a público assim,

Por causa da audiência e pageview eles estão divulgando muita informação que não deveria.

 

Eu já vi reportagens assim é no final eu me indagava: - Perai, eles acabaram de falar a estratégia de como eles chegaram até a pessoa!

 

Isso estraga toda uma estrutura por de trás da organização policial.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O mais engraçado é olhararem a lista de troféus e encontram Hannah Montana platinado.

 

Por causa da audiência e pageview eles estão divulgando muita informação que não deveria.

 

Eu já vi reportagens assim é no final eu me indagava: - Perai, eles acabaram de falar a estratégia de como eles chegaram até a pessoa!

 

Isso estraga toda uma estrutura por de trás da organização policial.

bom senso, não vemos por aqui, o pior que quando a informação não pode ser sigilosa, quando tem que espalhar pra multidão ninguém fala nada, já quando deve manter segredo em menos de 1 segundo o sistema solar sabe, se perguntar pra um alien ele já ta sabendo disso

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

To nem ai para é Europa e o terrorismo por lá... Me preocupo e em me manter vivo na guerra por aqui aonde não temos exército na rua, política e é segurança e o pior, quem impõe o terror são os próprios brasileiros.

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

 

Com essa coisa toda de terrorismo na França os jornais não estão dando tanta importância para o negócio de Mariana-MG, ouvi dizer que naquela lama tem quase toda a família dos semi metais(Hg , Fe , As , etc.)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"Você ataca pela direita e planta a bomba, eu fico na retaguarda e mato quem tentar entrar".

 

Planejando um ataque terrorista ou jogando CoD?  :hehe:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso é padrão no mundo, do mesmo jeito que com autorização judicial pode-se pedir áudio de ligações telefonicas ( quebra de sigilo) o mesmo vale para o PS4, se a justiça mandar a SONY vai ter que liberar, se é que aconteceu mesmo

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...