Ir para conteúdo
GilliSolid

Gráficos, nem sempre garante diversão!

Recommended Posts

Vivemos em um mundo tecnológico, moderno, onde os "gamers" ou jogadores de video game e até mesmo a maioria das produtoras, se importam mais com os gráficos e com a sequência de jogos, também conhecido como caça niqueis, esquecendo da estória do jogo. O jogo pode não ter uma estória, mas se tem gráficos de última geração, está valendo! Isso ocorre devido a cultura que é criada com o passar do tempo.

 

Antigamente, eu que sou da década de 90, (nasci em 87), mas sou da década de 90  :coolface: , comecei a jogar video game com uns 6 anos, e só de ver que poderia controlar um boneco em um computador com a tela preto e branco, cara era fascinante!! Que eu me lembre o primeiro jogo que eu vi meu primo jogar e comecei a me interessar foi o Prince of Persia MS-DOS de computador.

 

U9bijL2.jpg

 

Não lembro se os gráficos eram exatamente assim, pra mim era preto e branco, mas enfim, é pra vocês terem uma noção, já que creio eu que a maioria aqui é do século XXI. Depois disso veio Atari, Master System, Dynavision, Mega Drive, Nintendinho, Super Nintendo, Playstation 1, 2 e agora o Playstation 3.

 

Eu sempre fui um cara que sempre me preocupei com a diversão em primeiro lugar, até porque como citei acima, os video games de antigamente tinha diversão, e não gráficos. Então fui criado com o entendimento que video game é primeiro diversão, e o gráfico seria a consequência da diversão.

 

Onde eu quero chegar:

 

O mundo inteiro reclamou de Watch Dogs (inclusive eu), ah mas você não prefere estória??? SIM, mas nem estória boa o Watch Dogs tem, rs, segundo quem já jogou o game.

 

Fui jogar agora Uncharted: Drake's Fortune (já zerei o 3, sim comecei do último) e pela fama do jogo até mesmo por já ter zerado o Uncharted 3 e The Last of Us, eu sempre falei que iria comprar o Uncharted 1 e 2 para guardar na minha pequena coleção e iria zerar todos, inclusive o 3 novamente para saber como era realmente a estória! 

 

Bom, comecei o jogo, e me deparo com gráficos absurdamente perfeitos, na minha opinião. Como já vi muitos comentários dos 3 jogos e dizem que tem uma excelente estória, o jogo praticamente se torna épico, não sei ainda pois estou no começo, mas tudo indica que seja mesmo.

 

Logo tirei a conclusão que um jogo de 2007 tem gráficos absurdamente melhor que um de 2014 (Watch Dogs), e aposto que em 2007 ainda não ligavam tanto para gráficos como hoje.

 

J1dM7Kc.png

Observem essas texturas nas paredes que foda, e a imagem não tem nenhum tipo de alteração, foi do meu celular Moto G, câmera 5Mb

 

 

 

Com isso a p0pDt3q.png se torna foda desde sempre, desde: a franquia de Crash, que era muito divertido (e eu não joguei, mas dizem que era e eu acredito) até os gráficos e diversão fodas da franquia Uncharted e The Last of Us, e em breve Uncharted 4 e The Last of Us Remastered para Playstation 4, que com certeza fará sucesso tanto com gráficos como estória e diversão garantida.

 

Não sou a melhor pessoa para fazer análise de games e seu que aqui tem muitos caçadores de troféus que não estão nem ai para gráficos e nem para diversão e só querem saber de platinar, rs. Mas também tem aqueles bom apreciadores de games AAA (melhores jogos) que querem garantir uma boa diversão em sua jogatina.

 

Desculpem se o texto  ficou muito grande, rs, aceito críticas numa boa, mas fica ai meu recado para quem ta começando agora no mundo dos games

 

 

Acima de tudo aprecie uma boa jogatina, com diversão garantida, o gráfico será consequência do bom trabalho da produtora, assim como o da Naughty Dog.

 

 

NbNlEk5.jpg

 
  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o que os games antigos tinham de diversão tinham de dificuldade, sério eu acho dark souls muito mais fácil que muito game antigo por ai (o game Contra mandou um abraço), hoje em dia os games tem gráficos mas muitos não tem um enredo bacana, fiquei apaixonado pelo enredo do TWD da  Telltale, e do Heavy rain, e pra mim enredo é uma parte muito importante no game, pois ele te motiva a ir até o final. darksiders 2 por exemplo achei o enredo tão enrolado que chegou uma hora que eu jogava sem ligar pra mais nada só querendo terminar o game de uma vez e passa pra frente, diversão obviamente é um quesito tão importante quanto jogabilidade e enredo, mas infelizmente a maioria dos gamers só querem gráfico tanto que existe até um termo pra isso os graphic whore que se tiver gráfico bons eles jogam mesmo que o game seja ruim

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o que os games antigos tinham de diversão tinham de dificuldade, sério eu acho dark souls muito mais fácil que muito game antigo por ai (o game Contra mandou um abraço), hoje em dia os games tem gráficos mas muitos não tem um enredo bacana, fiquei apaixonado pelo enredo do TWD da  Telltale, e do Heavy rain, e pra mim enredo é uma parte muito importante no game, pois ele te motiva a ir até o final. darksiders 2 por exemplo achei o enredo tão enrolado que chegou uma hora que eu jogava sem ligar pra mais nada só querendo terminar o game de uma vez e passa pra frente, diversão obviamente é um quesito tão importante quanto jogabilidade e enredo, mas infelizmente a maioria dos gamers só querem gráfico tanto que existe até um termo pra isso os graphic whore que se tiver gráfico bons eles jogam mesmo que o game seja ruim

 

Heavy Rain pra mim é um dos melhores jogos que joguei na minha vida, assim como TLoU. Contra era muito difícil e divertido também, e também ficou marcado.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem jogos que merecem gráficos muito bons, principalmente jogos com cutscenes avançadas, como é o caso dos Uncharted's, que se parece com cenas tiradas de filme, daí quanto melhor o gráfico, mais real e emocionante fica. Mas tem jogos que não necessitam tanto gráfico, e sim de boas histórias.

 

Pode ser que seja uma coisa difícil, ou então quase impossível, mas já pensei na hipótese de em um futuro bem distante, ser criado jogos com pessoas reais, só não tenho a mínima ideia de como.. Bom, nunca se sabe do que a tecnologia é capaz.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem jogos que merecem gráficos muito bons, principalmente jogos com cutscenes avançadas, como é o caso dos Uncharted's, que se parece com cenas tiradas de filme, daí quanto melhor o gráfico, mais real e emocionante fica. Mas tem jogos que não necessitam tanto gráfico, e sim de boas histórias.

 

Pode ser que seja uma coisa difícil, ou então quase impossível, mas já pensei na hipótese de em um futuro bem distante, ser criado jogos com pessoas reais, só não tenho a mínima ideia de como.. Bom, nunca se sabe do que a tecnologia é capaz.

 

Tudo é possível! Não sei se você viu mas já estão fazendo uma TV com resolução de 16k de resolução, pra 2020 se não me engano!!!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem jogos que merecem gráficos muito bons, principalmente jogos com cutscenes avançadas, como é o caso dos Uncharted's, que se parece com cenas tiradas de filme, daí quanto melhor o gráfico, mais real e emocionante fica. Mas tem jogos que não necessitam tanto gráfico, e sim de boas histórias.

 

Pode ser que seja uma coisa difícil, ou então quase impossível, mas já pensei na hipótese de em um futuro bem distante, ser criado jogos com pessoas reais, só não tenho a mínima ideia de como.. Bom, nunca se sabe do que a tecnologia é capaz.

Far cry 3 por exemplo tem gameplay top, gráfico top mas enredo fraco na minha opnião todos falam que o enredo dele é incrivel, pois o Jason tem medo do Vaas mas ele supera seu medo pra salvar seus amigos, o que eu vi ao concluir o game foi um personagem que nunca tinha pego em uma arma na vida e inexplicavelmente se torna um assassino em série profissional e quando o jogo termina ele vira quase um Chuck norris, ao invés do medo no Jason eu enxerguei determinação, falando por este post parece uma história linda, mas na real a história não é muito diferente daquele clichê  "salvar a princesa"

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Far cry 3 por exemplo tem gameplay top, gráfico top mas enredo fraco na minha opnião todos falam que o enredo dele é incrivel, pois o Jason tem medo do Vaas mas ele supera seu medo pra salvar seus amigos, o que eu vi ao concluir o game foi um personagem que nunca tinha pego em uma arma na vida e inexplicavelmente se torna um assassino em série profissional e quando o jogo termina ele vira quase um Chuck norris, ao invés do medo no Jason eu enxerguei determinação, falando por este post parece uma história linda, mas na real a história não é muito diferente daquele clichê  "salvar a princesa"

 

Todo mundo fala desse jogo, eu tenho mas não joguei ainda, preciso joga-lo rs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não acho o enredo de Far Cry 3 tão ruim assim. Eu diria que ele é levemente bom. Talvez o que tenha faltado era uma melhor atuação dos personagens, mas de qualquer forma, foi boa o suficiente para me fazer não...

...querer matar os amigos de Jason.

Duvido que alguém tenha feito isso.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu penso assim: se for só por história, prefiro muito mais ler um livro. Só história não serve.

E se for só pelo gráfico, tb não adianta. Acho que o mais importante no fim das contas é o gameplay.

Jogo tem que ser bom de jogar. Mesmo pra quem joga porcaria só por causa de troféu (como eu rs).

 

Mas sem dúvida, gráfico importa sim, inclusive mais do que alguns imaginam. Muitos jogos hoje só proporcionam aquela imersão,

aquele sentimento de "estar no jogo", por conta de gráficos extremamente detalhados e realistas.

 

Mas claro, isso depende do tipo de jogo. Game de luta não precisa de história e tem que ter um gráfico bacana. RPG precisa mais de história, etc....

 

Quando eu comecei a jogar videogames, não existia nem enredo nem gráfico: a gente jogava pq era legal e pronto. Sem exigências.

Knightmare, Zanac, Pitfall, Castle, Arkanoid, Tetris, Pac-Man, River Raid, Attack Of The Time Lord, Keystone Keepers, Lazy Jones....

 

Poderia citar vários outros aqui, mas estes são apenas alguns exemplos de jogos muito divertidos, e que não tinham gráfico foda e nem sequer

um enredo. O que valia era a experiência de jogar, mesmo com os controles toscos da época.

 

Eu aturo até rpg com história fraca - haja visto a série Final Fantasy, que eu gosto bastante, rsrsrs

Da mesma forma, jogo muita coisa com gráfico meio tosco, até feio mesmo, pq é divertido e simples de jogar.

 

Eu me importo sim com os gráficos, por exemplo: acho absurdo se um jogo de ps4 vier com gráfico meia-boca. Afinal, o carro-chefe de todo

console novo é justamente o poder gráfico, visuais maravilhosos, efeitos de luz, partículas, bla bla bla.... Acho que um visual bonito é o mínimo

que devem proporcionar. No caso do Watch Dogs, me decepcionei com o produto final nesse ponto, embora o jogo não tenha nem de longe um gráfico

feio, como algumas pessoas dizem. Já vi gente dizer que o jogo tá visualmente horrível, o que é uma mentira enorme. O jogo tá bonito pra caralho, só que

está longe de ter aquele nível de refinamento que foi apresentado ano passado.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os games antigos não precisavam tanto de graficos por que eram divertidos, inovadores e diversificados, ja hoje em dia é dificil ter tantas qualidades, e por causa da tecnologia, acabam tendo apenas graficos, ai quando o garfico nao fica bom, ja viu.... Todo mundo reclama.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu pessoalmente acho gráficos bem importantes. É difícil ter imersão no jogo se os gráficos deles são fracos, se é que vocês me entendem.

 

Tô jogando Metro: Last Light no meu PC, e não acho que gostaria tanto do jogo se ele não fosse tão lindo, pra ser honesto.

 

ityhuANmVpMOg.jpg

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso é igual mudar de geração...o que o ps4 trouxe de novo além de gráficos? Nada!!!Então falar que não liga pra gráficos é querer ficar parado no tempo...mas o gráfico não é tudo mas é um chamativo!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso é igual mudar de geração...o que o ps4 trouxe de novo além de gráficos? Nada!!!Então falar que não liga pra gráficos é querer ficar parado no tempo...mas o gráfico não é tudo mas é um chamativo!

 

"nada" é exagero né...... rs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"nada" é exagero né...... rs

 

Até lançarem o tal óculos de realidade virtual, não trouxe nada mesmo. A última inovação quem trouxe foi o WII que foi o motion sensor.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu comecei a ligar para gráficos quando joguei Donkey Kong no lançamento, isso faz muitoooooo tempo.

Mesmo tendo jogado Ryse (Xone) que tem gráficos bem bonitos, ainda hoje estou contente com os gráficos no Xbox 360 e PS3.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o primeiro resident evil era uma tosqueira em gráficos, mas um dos melhores da série.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho inválido comparar os jogos de antes com os de hoje em termos gráficos.

Por exemplo, o Resident Evil que foi citado aí: hoje nós achamos mal feito, mas na época

era bem foda. A questão é sabermos o que a atual geração pode proporcionar em termos gráficos,

e julgar com base nisso. Um jogo com gráficos de RE 1 pro ps4, isso sim seria tosco. Mas pro PS One é outra história.

 

Ah, e Motion Sensor já existia no Atari 2600 e no Commodore. O Wii só aprimorou, mas não é nenhuma novidade.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É engraçado ver que os jogos que não tem gráficos perfeitos são os grandes clássicos ultimamente.

 

Jogos como Journey, Child of Light e outros do gênero, acabam se roubando atenção de jogos milionários. Esse tipos de jogos trazem uma imersão na jogabilidade que falta em muitos jogos hoje.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vou deixar aqui o meu ponto de vista para o tema:

Gráficos são o "cartão de visitas" de um jogo, são o primeiro efetivo contato do jogo com o jogador, do game com o gamer. E por mais que o ditado "a primeira impressão é a que fica" não seja uma verdade incontestável, essa primeira impressão é, no mínimo, importante. E esse contato já começa antes dos lançamentos, já começa no Trailer. Observem: Ao assistir um trailer, você tem de se contentar apenas com uma sinopse, logo não pode de fato avaliar o enredo; você está apenas assistindo, logo não tem como avaliar a jogabilidade; trailers costumam ser comentados/narrados, logo, nada de avaliar trilha sonora; e por ai vai.... O que sobra pra analisar e chamar a atenção? Um detalhe ou outro do enredo e gameplay mas, principalmente e quase que exclusivamente, os gráficos.

Então os gráficos são importantíssimos sim (do ponto de vista das empresas) porque é ele que atrai os jogadores ao seu produto, por isso esse investimento massivo em motores gráficos e etc... E do ponto de vista dos jogadores, o gráfico é o cartão de visitas, quando você insere o disco no console e começam os primeiros minutos de gameplay, do mesmo jeito que um gráfico ruim te frustra por estar em 2014 e já ter jogado melhor e às vezes acaba até ignorando o jogo, um gráfico bom te dá uma sensação grandiosa de imersão e acaba te levando pro universo o jogo, AMPLIANDO e AMPLIFICANDO a diversão. Aí, depois que você começa, que passa aquele êxtase por causa dos gráficos, você começa a avaliar a jogabilidade e a diversão da gameplay, pra ver se o jogo te diverte, te entretem, e se não é complicado de jogar. Passada a primeira hora de jogatina, que é a hora mais crítica, onde a maioria já abandona, vem aquela análise quase que inconsciente sobre o Enredo, sobre o que já aconteceu e se o jogo te despertou curiosidade pra saber o que vai acontecer, e você se pergunta o quão imerso está na história. Se isso tudo ocorre realmente inconscientemente, é sinal de que você já está bem imerso. Aí vem essa segunda hora analisando o enredo pra ver se você vai querer levar até o final não. Por conta disso, a maioria das pessoas que completam duas horas de um game jogam ele até o final!

Em outras palavras, os gráficos NÃO CRIAM diversão em um game, mas eles AMPLIFICAM E MUITO essa diversão. Por isso, são importantes sim! 

É engraçado ver que os jogos que não tem gráficos perfeitos são os grandes clássicos ultimamente.

 

Jogos como Journey, Child of Light e outros do gênero, acabam se roubando atenção de jogos milionários. Esse tipos de jogos trazem uma imersão na jogabilidade que falta em muitos jogos hoje.

 

MorpheuVRJ, você comete um grave equívoco ao dizer isso....

Existe uma diferença absurda entre QUALIDADE GRÃFICA e GÊNERO GRÃFICO.

Jogos como Journey e Child of Light são DE UMA QUALIDADE GRÃFICA ABSURDAMENTE ALTA. São lindos. São Polidos. São épicos. São quase perfeitos. Acontece que eles não são jogos fotorrealistas, são jogos que aprimoram outro gênero gráfico. Child of Light é um gênero que já fora explorado algumas vezes, um gráfico estilo pintura a óleo, com pitadas de cartunizado. Journey já olha por outra ótica. Há os jogos cel-shading, também, que são os gráficos do gênero cartunizado. Enfim, há vários gêneros. Entre eles, é claro, há o fotorrealismo, marca registrada da maioria dos FPS, como CoD e Battlefield.

Você poderia ter dito - e acredito que foi o que quis dizer - que "jogos que fogem do fotorrealismo são os grandes clássicos ultimamente." e eu concordaria plenamente. E te digo o porquê - Saem da rotina, fogem do "mais do mesmo"... Em tempos de brigas por "qual console produz melhor gráfico", "pc melhor que consoles", bla bla bla, vem uma Ubisoft da vida, pensa fora da caixa, lança, através do estúdio Ubiart duas obras primas, que são Child of Light e Valiant Hearts, e dá no que dá.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Gráficos NÃO garantem a diversão, são apenas a cereja do bolo. Gameplay, ambientação e história são tudo em um game, até trilha sonora e efeitos sonoros estão acima de gráficos.

 

Concordo plenamente!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...