Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
omegafla11

Sony estaria preparando ban para PS3 com CFW?

Recommended Posts

Desde o anúncio do vazamento da chave privada do PS3 e consequentemente do primeiro Custom Firmware (CFW), uma dúvida paira na cabeça de muitos que pensam em se aventurar nesse mundo: será que a Sony implementará banimento em massa, como a Microsoft fez no seu Xbox 360?

 

Um post no GAF, onde as pessoas estão experimentando o firmware e os aplicativos disponíveis, sugere que durante a sua inicialização, o PlayStation 3 se conecta a diversos servidores diferentes para "responder" à Sony, independentemente de se você estar conectado na PSN. A lista é mais abrangente do que você possa imaginar com diversos anúncios, autenticação e servidores seguros que compõem o processo de inicialização do PS3.

 

* fus01.ps3.update.playstation.net -> servidor de atualização (sys updates);

* mercury.dl.playstation.net -> What"™s new ads;

* nsx.np.dl.playstation.net -> playstation store preview;

* nsx-e.np.dl.playstation.net -> ads (conexão principal para troca de arquivos);

* us.np.stun.playstation.net -> conexão inicial de boot;

* ena.net.playstation.net -> conexão SSLv3 após a conexão acima;

* dus01.ps3.update.playstation.net -> tenativa secundária para atualizações (pode forçar atualizações);

* auth.np.ac.playstation.net -> servidor de autenticação SSLv3 (destination servers);

* service.playstation.net -> relatório de erros (tem vários IPs se apenas o endereço IP está bloqueado);

* creepo.ww.hl.playstation.net -> uploads crash reports etc..

 

Um usuário vai mais além e comenta o caso:

 

A maioria das conexões não podem ser bloqueadas apenas pelas portas, a porta de conexão vai continuar a incrementar até que ele se conecte, você deve bloquear o domínio inteiro. Outro ponto importante, é que TODOS os computadores em sua rede precisam estar no bloqueio, não apenas o MAC do seu PS3, pois se você estiver executando um proxy, por exemplo, para obter atualizações, o computador que você faz proxy só irá permitir as conexões direitas, a menos que todos os IPs locais, também estejam bloqueados para estes sites.

 

Será que isso significa que a Sony sabe o que você está rodando no seu PS3? Certamente, isso é evidente a partir do momento que seu gamercard preenche automaticamente e mostrar os seus últimos jogos.

 

E isto quer dizer que ocorrerá banimento de contas de usuário e/ou consoles que parecem estarem executando custom firmware? Quem sabe?

 

A Sony pode rastrear o ID do seu console, isso é fato. O que ela vai fazer a respeito, ainda não se sabe.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bem, para quem não joga através das falhas está tudo bem e cá entre nós, o tempo da pirataria nos consoles já deveria ter acabado. Por que como vamos desfrutar de bons jogos se os direitos e valores não chegam a quem é devido? Eu não sou rico e acredito que a maioria aqui não é, mas mesmo assim compramos jogos originais praticamente todos os meses. E num console onde você compra um jogo na PSN e pode dividir com até cinco amigo é até fácil adquirir jogos bons por um preço baixo.

Quando eu tinha meu Ps2 a lá pirataria tinha tantos jogos que não conseguia jogar e na verdade de que isso adianta? Ter inúmeros jogos e não disfrutá-los, será que isso é bom?Posso dizer o seguinte: eu já estou quase chegando a esse ponto com jogos originais comprados e vejo isso acontecendo com muitas pessoas aqui. E se você não vai jogar um jogo de imediato por que não esperar até o momento de jogar mesmo, e assim só gastar quando for se divertir?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu sou a favor do banimento, gostaria que a Sony fosse mais além e inutilizasse o console por inteiro de quem recorre à pirataria. Sei que a pirataria, por razões diversas, é a única alternativa pra muitas pessoas. Porém essas pessoas deviam focar exclusivamente na pirataria da plataforma PC, que deixassem os consoles livres dessa praga.

 

Um PC é mais acessível, a manutenção é mais barata e é a porta de entrada da pirataria (torrent, kazaa, etc) ... já é um mercado arruinado pelo comércio ilegal. Fico realmente triste vendo esse cenário chegar no PS3, sou desenvolvedor de software e sei o custo, o esforço e o trabalho que existe em torno da confecção de um jogo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acredito que quando o PS3 foi lançado realmente existia uma vontade de torná-lo o melhor computador para entretenimento:música, fotos, jogos, videos em alta definição, contudo, hoje ele é um console e precisa perder recursos que o caracterizavam como o melhor console da geração para se adaptar.Vejam quanto perdemos por causa da pirataria e da redução de custo!

Então, se você não tem como comprar um console de R$900, sabe o que você tem que fazer?Não comprar. É sério, trabalho com economia e sei que não devemos possuir o que não podemos manter. Se você não pode pagar o preço de um jogo importado, seja numa loja online ou numa loja nacional física(essas que cobram os olhos da sua cara e os da sua mãe) não compre o PS3.

Já possui um PS2 justamente por que ele estava na minha realidade, o problema é que o consumidor só quer facilidades. Lembro de quando fui comprar o Move adicional na Uruguaiana aqui no Rio,tinha um cara tentando descobrir um outro meio que não fosse comprar o pen drive com o Jailbreak para utilizar cópias piratas do game e ainda estava revoltado que o jogo mais barato custava R$60(para utilizar o Jail o usuário tem que possuir pelo menos um jogo original).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Acredito que quando o PS3 foi lançado realmente existia uma vontade de torná-lo o melhor computador para entretenimento:música, fotos, jogos, videos em alta definição, contudo, hoje ele é um console e precisa perder recursos que o caracterizavam como o melhor console da geração para se adaptar.Vejam quanto perdemos por causa da pirataria e da redução de custo!

Então, se você não tem como comprar um console de R$900, sabe o que você tem que fazer?Não comprar. É sério, trabalho com economia e sei que não devemos possuir o que não podemos manter. Se você não pode pagar o preço de um jogo importado, seja numa loja online ou numa loja nacional física(essas que cobram os olhos da sua cara e os da sua mãe) não compre o PS3.

Já possui um PS2 justamente por que ele estava na minha realidade, o problema é que o consumidor só quer facilidades. Lembro de quando fui comprar o Move adicional na Uruguaiana aqui no Rio,tinha um cara tentando descobrir um outro meio que não fosse comprar o pen drive com o Jailbreak para utilizar cópias piratas do game e ainda estava revoltado que o jogo mais barato custava R$60(para utilizar o Jail o usuário tem que possuir pelo menos um jogo original).

 

Tudo isso é muito bonito, mas a realidade não é bem assim. A propaganda atinge a todos, e todos vão ter vontade de comprar o produto, tendo condições ou não. Em um país em que o salário minimo é de R$550, R$900 em um console é um absurdo sim.

 

E é bom lembrar que não é por causa do mercado brasileiro que a Sony está tomando essas decisões, já que até uns meses atrás o aparelho nem existia oficialmente e mesmo hoje não tem um suporte adequado.

 

Fora que a Sony não perde um centavo com a pirataria, até ganha, pq até hoje eu não vi ninguém fazer PS3 no fundo do quintal. E sem a pirataria, será que o PS2 seria o videogame mais vendido da história? Tenho minhas dúvidas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Roger, o console em si não é a principal fonte de lucro de uma plataforma e sim os jogos. A cada jogo vendido, não interessa de qual estúdio, uma parte da venda é repassada pra Sony. Tanto é que uma das métricas pra ver se a plataforma está indo bem é o "attach rate", que é o indice de jogos vendidos por console.

 

Então a cada jogo pirateado a Sony perde dinheiro.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Roger, o console em si não é a principal fonte de lucro de uma plataforma e sim os jogos. A cada jogo vendido, não interessa de qual estúdio, uma parte da venda é repassada pra Sony. Tanto é que uma das métricas pra ver se a plataforma está indo bem é o "attach rate", que é o indice de jogos vendidos por console.

 

Então a cada jogo pirateado a Sony perde dinheiro.

 

Eu prefiro o termo "deixa de ganhar", assim como ela tb deixa de ganhar quando não lança o console oficialmente aqui, ou quando o governo não baixa os impostos.

 

Mas o que eu realmente acho é que crucificar quem compra produtos piratas não é a saída pra aumentar o lucro dessas empresas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Exatamente.

Cabe lembrar que ao utilizar meios alternativos para usufruir do PS3 você está colocando o seu dinheiro em risco e deixa de aproveitar uma das melhores funcionalidades do console: a PSN.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Exatamente.

Cabe lembrar que ao utilizar meios alternativos para usufruir do PS3 você está colocando o seu dinheiro em risco e deixa de aproveitar uma das melhores funcionalidades do console: a PSN.

 

Perfeito. Na minha opinião cabe a empresa deixar claro que comprando o produto original vc está tendo uma vantagem, e não uma perda. E também combater quem lucra com o produto pirata.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Deixando esta questão ética sobre pirataria, já que é óbvio que é errado, assim como é óbvio que é o meio mais "apropriado" para um brasileiro "ter" um PS3 e, mesmo até porque os responsáveis pela quebra inicial de segurança do PS3 e liberação das chaves privadas de criptografia do console (Fail0verflow Team/geohot) não o fizeram pela pirataria e sim pelo fato de que a Sony retirou o OtherOS e não deram liberdade aos desenvolvedores independentes de criar conteúdo, sabendo, obviamente que isso poderia e iria resultar em pirataria. Basta ler os slides publicados pelo Chaos Communication Congress (http://events.ccc.de/congress/2010/Fahr ... 87.en.html) onde o Fail0verflow Team (Também responsáveis pela quebra de segurança do Wii, atendendo pelo codinome de Wii Phoniies) comenta o método utilizado para explorar as falhas do console e calcular a chave privada (que se encontrava guardada no HQ da Sony) a partir de um bug no formato do arquivo.

 

Volto ao assunto inicial...

 

Obviamente a Sony tem como killar o console online, assim como pode também banir o usuário da PSN, no entanto, esses medos já foram comentados pela Eurogamer: http://www.eurogamer.net/articles/digit ... ilbreaking.

 

Resumindo, nesse artigo, a Eurogamer demonstra que o mass ban seria a última linha de ataque da Sony contra a execução de código não autorizado, por motivos simples: A Sony apesar de poder recolher inúmeras informações sobre o console, ela pode apenas criar uma lista de consoles suspeitos, um mass ban abriria uma alta em pedidos de suporte, pois incorre em risco de banir consoles ou contas que realmente estavam legítimas, um mass ban deixaria uma imagem negativa da Sony na imprensa e o pior, eles estariam excluíndo pessoas que são potenciais compradores de conteúdo para o PS3.

 

Para que fazer isso se antes de perder seus clientes, a Sony pode lutar por outros meios? Tais como: Processar os principais responsáveis pela quebra da segurança (feito, a Sony processou o Fail0verflow Team, geohot e mais de 100 suspeitos); Lançar atualizações pontuais com vistas a resolver o problema ou apenas deixar mais complexa a obtenção de meios para execução de código arbitrário no console (será feito, a Sony já anunciou que atualizará o sistema PS3 através da EDGE: http://www.next-gen.biz/news/sony-responds-to-ps3-hacks).

 

Em resposta à movimentação da Sony, Fail0verflow/geohot declararam que não assinarão o acordo da corte que diz que devem retirar todo o conteúdo do ar, cessar e desistir dos trabalhos com hacks do PS3, inclusive, hoje o Fail0verflow liberou todas as ferramentas completamente para quem desejar, assim como surgiram milhares de mirrors desse conteúdo e da página do geohot com links para o CFW que permite conteúdo assinado por terceiros e as provas de conceito.

 

Os russos e espanhóis estão liberando dezenas de Custom Firmwares que já vem com o CFW do geohot patcheado para permitir o syscall peek and poke, necessário para executar os loaders, agora, você utilizar isso e perder seu acesso à PSN, o que é bem possível a médio prazo, ou ter seu console killado/inutilizado (pouco provável), é de sua conta e risco, enfim...

 

Se as decisões políticas/judiciais e tecnológicas da Sony não derem em nada, pois eles preferem não perder seus clientes, ao invés de pressionar para legitimá-los, claro que irá acontecer um ban geral, o agreement da PSN (que você concordou quando criou sua conta) dá à Sony esse direito, mas por enquanto não, por enquanto haverá uma novela...

 

Eu mesmo já criei e estou criando ferramentas para brincar com o PS3, não resisti, pois inclui conhecimento sobre criptografia, segurança e comunicação de dados e isso me fascina, lancei um programa na cena internacional que desmonta e remonta o arquivo de update da Sony: os PUP: https://bitbucket.org/hexodin/puppy/ à noite irei lançar as versões compiladas para Windows e atualizarei colocando uma interface gráfica feito em Qt.

 

Antes que apareçam aqueles que queiram me acusar de hack neste ranking, meu console e único console está legítimo, eu fiz essa ferramenta apenas olhando o código do Fail0verflow: puppack.c e pupunpack.c apenas pela curiosidade de recriá-lo e melhorá-lo utilizando a linguagem Python e sim, é fácil hackear troféus com um CFW, mas eu não estou a fim, thanks!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...