Ir para conteúdo
Marcao_vap_2

Returnal - Guia de Troféus

Recommended Posts

SkBW6zc.png
 
 

8yz6x4O.png

"Quebre o Ciclo: Returnal irá desafiar em vários sentidos. Sua proposta é mostrar grande parte do potencial do PS5, o que cumpre bem por ser um jogo fenomenal, mas que não é para todos. Não gosta de aleatoriedade, dificuldade, grind / farm e repetições? Então, Returnal não é para você. Quer encarar um desafio de superação constante, onde para avançar você deve sempre jogar melhor que na vez anterior? Seja bem vindo!"

Passe o mouse sobre a imagem acima para ver uma breve opinião do autor deste guia sobre Returnal.

Guia de Troféus: Returnal FkuZ5qb.png

 

YAUSBfE.png

  1. Introdução
  2. Sobre o jogo
  3. RoadMap
  4. Troféus
  5. Extras

aRguJqG.png

 

Dificuldade Estimada do Jogo: 77.3/100 *
Pontos de dificuldade: 1596 *
Tempo Aproximado de obtenção dos troféus: 60 a 100 horas (ou mais)
Offline: Com excessão do troféu "Treinamento de Campo", os troféus até podem ser feitos offline (em teoria), mas não é recomendado jogar offline. Você não precisa jogar com outras pessoas, apenas esteja logado na PSN 100% do tempo. Veja a seção Extras para mais detalhes.
Jogo Base Online: 18 bronze.png | 5 silver.png | 7 gold.png | 1 platinum.png

DLC (gratuita) Online: 5 bronze.png | 1 silver.png | 1 gold.png
Troféus que você pode perder: Nenhum, é possível fazer todos via repetições.
Mínimo de Jogadas: 20 a 100 (ou mais) - A Platina é dependente de sorte (Peso 30%) + Habilidade do jogador (Peso 70%)
A dificuldade afeta os troféus: Não há seleção de dificuldade, mas é considerado difícil.
Troféus Bugados: Não há, desde que você esteja 100% do tempo de jogo logado na PSN.
Cheats impedem troféus?: Não há cheats.

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

 

LDGkJc9.png

 

Returnal é um jogo exclusivo do PS5, desenvolvido pela Housemarque em parceria com a Playstation Studios, cuja jogabilidade é de tiro em terceira pessoa e com estilo "roguelike" (ou roguelite). Você talvez nunca tenha ouvido falar deste estilo porque nunca houve um jogo AAA deste estilo (no geral, os jogos são indie), então Returnal é o primeiro AAA roguelike. Este tipo de estilo é inspirado no clássico jogo dos anos 80 chamado "Rogue", que basicamente consiste na exploração de áreas / masmorras, geradas aleatoriamente, considerado de alta dificuldade, exigindo muitas repetições para conclusão e que, apesar de tudo, é um jogo cuja história e fechamento das fases é relativamente de curta duração. De fato, é possível zerar Returnal com menos de 1 hora, o recorde mundial (WR) atual é de 42 minutos de acordo com o site speedrun.com. Abaixo, segue um exemplo de vídeo de speedrun, para referência.

Em Returnal você assume o controle da personagem Selene, uma astronauta e exploradora espacial que a bordo da sua nave, Helios, responde à empresa Astra Corporation. Em uma de suas explorações, Selene recebe um pedido de socorro de um sinal que é chamado de "Sombra Branca", vindo do planeta Átropos. Na tentativa de atender ao sinal, Selene acaba sofrendo um acidente na decolagem, inutilizando sua nave Helios e ela se encontra presa no planeta desconhecido, sem ter meios de voltar ao espaço. Sua esperança de sobrevivência e escape de Átropos é depositada em investigar o sinal de socorro "Sombra Branca", onde para chegar até sua origem, Selene precisa explorar diferentes biomas do planeta ao passo que enfrenta inimigos hostis, seres sencientes de uma civilização xenófila (ou alienígena) e também enfrenta seus fantasmas do passado em um ciclo contínuo de reflexão e combate.

 

Fonte: Texto de minha autoria, com base em minha interpretação e conteúdo disponível dentro do jogo.

 

Trailer de lançamento:

Spoiler

Speedrun:

Spoiler

 

0QAOThe.png

 

Sua conquista pela platina de Returnal é divida em 4 grandes passos, sendo o primeiro e o terceiro onde você gastará mais horas de jogo. Antes de iniciar sua jogatina, entretanto, consulte a seção "Extras" deste guia, onde dicas de movimentação, dicas de coletáveis e fundamentos importantes do jogo estão descritas. Depois, volte e leia o roadmap em totalidade para começar a busca pela platina de pé direito. Se empacar em algum troféu, consulte-o neste dica, lá você encontrará informações e dicas em detalhes com grau máximo. Sem mais delongas, vamos aos passos:

 

PASSO 1: Complete a história, fechando os Atos 1 e 2

Em Returnal, você joga em 6 biomas (ou fases). Mais detalhes sobre os biomas estão na seção "Extras". Os biomas 1 a 3 contemplam o Ato 1. Aqui não tem segredo, é só jogar e passar. Muito mais fácil falar do que fazer, fechar o ato 1 pode te levar 10 a 20 horas. O jogo é altamente dependente de habilidade, e neste primeiro momento, você não estará tão familiarizado ainda, então este ato é o momento de aprendizado. Situações comuns durante o ato 1 são morrer mais de 50 vezes, custar para chegar no bioma 3, morrer para os chefes várias vezes, passar raiva, enfim, o tanto e quão rápido você avançará irá depender totalmente da sua curva de aprendizado e habilidade no jogo.

 

Na sequência, para o ato 2, talvez te custe menos tempo com relação ao ato 1. Você agora já tem uma noção de jogo, sabe o que esperar e poucas coisas vão te surpreender. Aqui você também encontrará novas armas, consumíveis e artefatos bons que não estão disponíveis no ato 1. O ponto positivo é que encontrar uma nova arma irá habilitá-la permanentemente, inclusive para o ato 1, mas como quase tudo neste jogo, as ofertas de armas são aleatórias. Além disso, no ato 2 a proficiência começa com 15, isso faz toda diferença nas armas, os inimigos aparentam durar menos, mas não se engane, o desafio ainda continua e ser descuidado pode causar muitas mortes, talvez levando até mais tempo do que no ato 1.

 

Uma coisa que você pode fazer, se não quiser repetir tanto, é suspender o ciclo sempre antes de enfrentar o chefe e copiar o save no pendrive ou fazer upload na nuvem. Então, encare o chefe. Se você morrer, baixe novamente o save game no console e você terá uma nova chance. Esteja avisado, porém, que isto não é possível de se fazer caso você esteja jogando em coop (outra pessoa online), e isto pode até te tornar um "especialista" em chefes (porque você irá enfrentá-lo várias vezes até passar), mas isso decresce drasticamente sua exploração nos biomas, sua familiaridade com os inimigos, você encontrará pouquíssimos coletáveis (piorando o grind no endgame) e, honestamente, mata o propósito principal do jogo, que é refinar sua habilidade até que você consiga tudo na raça.

 

Salve esta página do guia nos seus favoritos e use as caixas de seleção para acompanhar seu progresso, elas se manterão atualizadas mesmo se você fechar a página. Aqui nos atos 1 e 2, você consegue os seguintes troféus (não necessariamente nesta ordem):

 

       bronze.png Retorno Eterno | Eternal Return  - Experimente um novo ciclo após a morte;
       bronze.png Precisão Cirúrgica | Surgical Precision - Faça 5 sobrecargas em sequência;
       bronze.png Pico de Adrenalina | Adrenaline Spike - Alcance o nível máximo de adrenalina;
       bronze.png Mensagens Crípticas | Cryptic Messages - Escaneie um xenoglifo;
       bronze.png Sobrevivência Atropiana | Atropian Survival - Aprenda o básico de sobrevivência em Átropos;
       bronze.png Bem Vindo ao Lar | Welcome Home - Complete a primeira sequência da casa;
       bronze.png Segunda Chance | Second Chance - Volte à vida por um artefato;
       bronze.png Destinos Alternativos | Alternate Fates - Recupere 10 diários de patrulha;
       bronze.png Uma Sombra na Névoa | A Shadow in the Fog - Derrote Phrike;
       bronze.png Traduções Crípticas | Cryptic Translations - Desbloqueie todos os níveis de tradução de um xenoglifo;
       bronze.png Ascensão | Ascension - Derrote Ixion;
       bronze.png Avaliação de Risco | Risk Assessment - Termine as avaliações de risco;
       bronze.png Casca Endurecida | Hardened Shell - Consiga 200% de integridade máxima;
       bronze.png Julgamento | Trial by Judgement - Derrote Nemesis;
       silver.png Visões do Passado | Visions of the Past - Complete um registro de xenoarquivos (exceto Torre de Sísifo);
       silver.png Fuga Fracassada | Failed Escape - Complete o Ato 1;
       bronze.png Silencie a Canção | Silence the Song - Derrote Hyperion;
       bronze.png Irreversivelmente Contaminado | Irreversibly Contaminated - Tenha 5 parasitas simultaneamente;
       bronze.png Escuridão Interior | Inner Darkness - Derrote Ophion;
       silver.png Adaptando às Circunstâncias | Adapting to Circumstance - Alcance proficiência de arma nível 30;
       silver.png Última Viagem | Last Drive - Complete o Ato 2.
 
PASSO 2: Consiga o final verdadeiro, completando o Ato 3

Assim que fechar o ato 2, você já terá calibre para a platina. Acredite, a parte mais difícil é fechar a história, realmente é uma questão de persistência e ir aprimorando sua habilidade enquanto joga. Logo que completar o ato 2, tente um desafio diário para conquistar mais um troféu, muito provavelmente você o passará de primeira ou com poucas tentativas, pois passar pela história já te deu uma boa experiência.

 

Aqui neste passo, o foco é agora completar as 5 primeiras sequências da casa e, apenas depois de conquistar o troféu "Pecados da Mãe", sair repetindo todos os biomas mais uma vez, buscando com muito cuidado toda sala possível, para encontrar os 6 fragmentos solares. Se você chegou até este passo e ainda não tem o troféu "Pecados da Mãe", comece por ele antes de qualquer outro, ou seja, volte aos biomas 1 e 4 até encontrar a casa e complete todas as sequências da casa. É possível acessar somente uma vez por bioma, então se precisar, morra logo após sair da casa e vá novamente no bioma para ver a próxima sequência, lembre-se que algumas sequências são obrigatórias do bioma 4, veja as informações do troféu para detalhe. Depois que juntar os 6 fragmentos, 1 por bioma, após encontrar o último morra ou complete o ciclo e então vá ao bioma 4, onde a casa estará acessível pela última vez. Saindo da casa, você irá conseguir a chave do carro. Jogue o ato 2 até o fim, derrote o Ophion mais uma vez e acesse o carro, revelando o final verdadeiro e fechando o ato 3.

 
Durante este ato 3, os troféus a serem ganhos são (não necessariamente nesta ordem):
 
       silver.png Pecados da Mãe | Sins of the Mother - Complete todas as sequências da casa;
       bronze.png Treinamento de Campo | In-field Training - Complete um desafio diário;
       gold.png Sombra Branca | White Shadow - Finalize o Ato 3.
 
PASSO 3: Conquiste a platina, completando os troféus de pesquisa

Se o passo 1 (fechar a história) é o mais difícil de Returnal, este passo 3 é com certeza o mais chato (e talvez seja o mais demorado). Completar os troféus de pesquisa quer dizer que você deve, em cada bioma, achar todos os coletáveis e enfrentar a sala de desafio de cada bioma. Destas ações, as preocupações são os decifradores de xenoglifos e os diários de patrulha, pois aparecem aleatoriamente nos biomas, exigindo muitas repetições. Para alguma referência, para completar todos os troféus eu repeti cerca de 50 a 60 vezes (todos os biomas somados), alguns mais vezes, outros menos vezes, as repetições são inescapáveis. Como o aparecimento dos coletáveis é algo aleatório, você pode muito bem ter que repetir mais ou menos vezes que a minha referência, mas em teoria quanto mais tempo você gastou na história e nos atos 1 a 3, mais coletáveis você já terá encontrado.

 

Agora, vamos ao que vai deixar menos massivas estas repetições: Na seção "Extras", se você não leu ainda, vá agora até ela e leia pelo menos as dicas "Ordem das pesquisas", "Movimentação avançada: DMJ" e "Registro pessoal de decifradores". Aplicar estas 3 dicas pode reduzir em várias horas suas repetições e buscas pelos coletáveis. Lembre-se também que durante estes troféus, seu objetivo não é passar cada bioma com todo o cuidado, ou seja, enfrentando todos os inimigos, o chefe, etc. Você irá percorrer tudo rapidamente com o DMJ, focando sempre em verificar os coletáveis que aparecerem no minimapa (ícone sinal de wifi para os diários de patrulha e um ícone de triângulo verde para os decifradores). Também para alguma referência, os maiores biomas (2 e 6) estavam levando cerca de 8 a 10 minutos para percorrer com o DMJ, o que se você fizer matando todos os inimigos, pode levar 30 minutos ou mais.

 

A palavra de ordem aqui é persistência. Várias vezes aconteceram de repetir o bioma 4 ou 5 vezes para que aparecesse um único coletável. Os troféus, ao final deste passo são todos os de ouro faltantes e sua merecida platina (adquira os troféus nessa ordem - Dica "Ordem das pesquisas", seção "Extras"):

 

       gold.png Submerso em Memórias | Submerged in Memories - Termine a pesquisa de Cicatriz Abissal;
       gold.png Congelado no Tempo | Frozen in Time - Termine a pesquisa dos Ermos Dessecados;
       gold.png Ecos do Passado | Echoes of the Past - Termine a pesquisa das Ruínas Ecoantes;
       gold.png Pela Cidade Esquecida | Through the Forgotten City - Complete a pesquisa da Cidadela Abandonada;
       gold.png Ascensão da Montanha | Ascending the Mountain - Complete a pesquisa dos Ermos Carmesins;
       gold.png Past the Ruins | Além das Ruínas - Complete a pesquisa das Ruínas Abandonadas;
       platinum.png  Helios | Helios - Conquiste todos os outros troféus de Returnal.
 
PASSO 4: Você já fez o mais difícil e demorado, encare a Torre de Sísifo e garanta os 100%

Parabéns por chegar até aqui. Foi um pouco difícil, eu sei bem, mas ainda falta a DLC gratuita de Returnal: Ascensão, que se passa na Torre de Sísifo. Para ter mais detalhes, veja na seção "Extras" a dica chamada "Torre de Sísifo". O foco aqui é altamente voltado em combate, mas ainda há algumas coisas a se fazer para completar a história sobre a mãe de Selene, através das sequências do hospital. Comparado a tudo que você já passou para pegar a platina, eu fortemente acredito que todos os troféus serão bem tranquilos de se obter. Comece morrendo logo na primeira vez que entrar na torre para acessar a primeira sequência do hospital, e então vá na busca pelas papoulas (flores brancas) e alternando com as sequencias do hospital (sempre depois de encontrar uma papoula, morra e vá ao hospital). Por fim, após ter todas as 6, mate o chefe Algos na fase 3-20. Cumprir estas ações praticamente garante todos os troféus da DLC Ascensão.

 

Não há muito segredo aqui, consulte as dicas dos troféus para mais detalhes. Os troféus obtidos serão (provavelmente nesta ordem):

 

       bronze.png Ascensão Eterna | Eternal Ascent - Morra e retorne na torre;
       bronze.png Quebrado, Restaurado, Vazio | Broken, Restored, Empty - Complete a primeira sequência do hospital;
       bronze.png O Observador | The Watcher - Derrote a primeira forma de Algos;
       bronze.png Destruição | Destroyer - Mate 100 inimigos com regurgitadores;
       silver.png Abraço Vazio | Empty Embrace - Destranque a porta trancada;
       bronze.png Olhos Fechados | Eyes Closed - Derrote a forma final de Algos;
       gold.png Libertação | Find Release - Consiga um momento de paz.
      

eb67ngs.png

 

9GYfPek.png9GYfPek.png9GYfPek.png9GYfPek.png9GYfPek.png9GYfPek.png
 

 

trophy_0.png Helios | Helios platinum.png[topo]
Conquiste todos os outros troféus

Como toda platina, conquiste todos os outros troféus e este será desbloqueado.

 

Returnal é um jogo em que a platina está ligada um pouco à sua sorte nos mapas aleatórios que são gerados, mas sua habilidade de combate será o que mais te fará avançar. Tenha paciência que você consegue! Boa jogatina!

 

trophy_15.png Sombra Branca | White Shadow gold.png[topo]
Finalize o Ato 3

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conquistar este troféu, você precisa fazer uma lista de ações, são três iniciais, que seguem:

- Finalizar o Ato 1: Veja o troféu silver.png Fuga Fracassada | Failed Escape;

- Finalizar o Ato 2: Veja o troféu silver.png Última Viagem | Last Drive;

- Assistir todas as sequências da casa: Veja o troféu silver.png Pecados da Mãe | Sins of the Mother;

 

Quando finalizar estas três tarefas, que vão levar umas boas 30h (senão mais), quando sair da casa e acabar de conquistar o troféu  silver.png Pecados da Mãe | Sins of the Mother, a partir daquele momento será possível encontrar 6 fragmentos solares. Existe 1 fragmento solar por bioma. Então, comece tudo de novo e visite todos os biomas, vasculhando todo canto do bioma. Os fragmentos não estão super escondidos nem nada do tipo, é fácil encontra-los desde que sua busca seja detalhada. Se você não encontrar, se mate ou reinicie o ciclo, e reinicie a busca. Na minha experiência, o drop foi praticamente garantido e encontrei todos os 6 fragmentos já na primeira visita ao bioma após os três passos iniciais acima. Depois que tiver os 6, volte à casa (obrigatoriamente no bioma 4) para ver uma última sequência, onde você encontrará a chave do carro. Depois de ter essa chave, jogue até o bioma 6 e derrote Ophion, o chefe do bioma. Lá embaixo, como você terá visto ao finalizar o Ato 2, há um carro com faróis acesos. Entre no carro usando a chave, o que desencadeará o final verdadeiro e desbloqueará este troféu.

 

trophy_2.png Além das Ruínas | Past the Ruins gold.png[topo]
Complete a pesquisa das Ruínas Abandonadas

Troféu de Grind / Coletáveis - Ordem recomendada: 6 de 6 (ou seja, ser o sexto e último bioma a focar neste troféu) - Ver seção Extras, dica "Ordem das Pesquisas"

 

Para este troféu, é preciso completar a pesquisa do Bioma 1 - Ruínas Abandonadas, que você fará como último passo para a platina pois você repetirá muitas vezes fazendo outros objetivos, então deixando por último, você tende a repetir menos vezes. Completar a pesquisa significa que você deve completar a lista abaixo. Desta lista, os diários de patrulha e os decifradores são o que faltarão, os outros serão fáceis de encontrar. Segue a lista:


- Encontrar todos os 18 (de 65) diários de patrulha (siga o vídeo e a descrição do vídeo no youtube para saber quais são) - Estes são logs de áudio que você encontra aleatoriamente pelo mapa afora, quase sempre há um corpo da Selene perto dele. No mapa, ele é representado por um ícone que parece um sinal de wifi. São coletáveis aleatórios, talvez não apareçam para você com muita frequência, exigindo repetições do bioma. Você pode consultar quais já achou e quais faltam no menu do touchpad >> Aba "Base de Dados";

- Encontre todos os 10 decifradores de xenoglifo - São pinturas na parede em vermelho, que podem aparecer em salas aleatórias, estão entre os coletáveis mais chatos, alguns deles em salas muito raras de aparecer. Não tem segredos, é explorar bem mesmo cada sala e manter o registro pessoal para se orientar ao máximo possível. Como não é possível checar quais já pegou e quais faltam pelo menu, do touchpad verifique na seção Extras a dica "Registro pessoal de decifradores" para mais detalhes e use a mesma dica também para os diários de patrulha;

- Encontrar todos os 4 xenoarquivos (AST-AX-OR1 até OR4) - Estes coletáveis são uma espécie de poeira azul, que quando você chega perto, ela se junta e forma uma imagem. Estão sempre em uma grande sala de aparição garantida, ela sempre aparecerá nos ciclos. Talvez você não tenha todos os recursos para pegar todos na primeira jogada, então só se preocupe com isso após finalizar o Ato 2;

- Encontrar os 3 xenoglifos (AST-AX-001 até 003) - São gravuras em estatuetas de pedra, que aparecem em salas aleatórias. Porém, apesar de aleatórias, são salas bem comuns, não é difícil encontrá-las. Elas são maiores e mais visíveis no minimapa quando comparada com os decifradores. Não tem como errar. 

- Completar a sala de desafio do bioma - É uma sala garantida, sempre aparece uma vez por bioma, que tem a porta amarela com uma estrela em cima. Quando dentro da sala, você ficará trancado e virão 3 ondas de inimigos, com dificuldade crescente. Ao finalizar a sala, você ganha algumas recompensas. Basta finalizar pelo menos uma única vez;

 

Abaixo, seguem vídeos de guia e ajuda para os diários de patrulha e os decifradores, pois serão a fonte do problema.

 

Diários de patrulha:

Spoiler

Decifradores de xenoglifos:

Spoiler

 

trophy_3.png Ascensão da Montanha | Ascending the Mountain gold.png[topo]
Complete a pesquisa dos Ermos Carmesins

Troféu de Grind / Coletáveis - Ordem recomendada: 5 de 6 (ou seja, ser o quinto e penúltimo bioma a focar neste troféu) - Ver seção Extras, dica "Ordem das Pesquisas"

 

Para este troféu, é preciso completar a pesquisa do Bioma 2 - Ermos Carmesins. Verifique as dicas do troféu gold.png Além das Ruínas | Past the Ruins, pois todas as dicas que estão lá servem aqui também. Porém, aqui segue atualizada a lista de coletáveis e os vídeos respectivos ao bioma 2:

- Encontrar todos os 9 (de 65) diários de patrulha;

- Encontre todos os 15 decifradores de xenoglifo;

- Encontrar todos os 5 xenoarquivos (AST-AX-CW1 até CW5);

- Encontrar os 3 xenoglifos (AST-AX-004 até 006);

- Completar a sala de desafio do bioma;

 

Diários de Patrulha:

Spoiler

Decifradores de xenoglifos:

Spoiler

 

trophy_4.png Pela Cidade Esquecida | Through the Forgotten City gold.png[topo]
Complete a pesquisa da Cidadela Abandonada

Troféu de Grind / Coletáveis - Ordem recomendada: 4 de 6 (ou seja, ser o quarto e antepenúltimo bioma a focar neste troféu) - Ver seção Extras, dica "Ordem das Pesquisas"

 

Para este troféu, é preciso completar a pesquisa do Bioma 3 - Cidadela Abandonada. Verifique as dicas do troféu gold.png Além das Ruínas | Past the Ruins, pois todas as dicas que estão lá servem aqui também. Porém, aqui segue atualizada a lista de coletáveis e os vídeos respectivos ao bioma 3:

- Encontrar todos os 10 (de 65) diários de patrulha;

- Encontre todos os 20 decifradores de xenoglifo;

- Encontrar todos os 5 xenoarquivos (AST-AX-DC1 até DC5);

- Encontrar os 4 xenoglifos (AST-AX-007 até 009 + AST-AX-20);

- Completar a sala de desafio do bioma;

 

Diários de Patrulha:

Spoiler

Decifradores de xenoglifos:

Spoiler

 

trophy_5.png Ecos do Passado | Echoes of the Past gold.png[topo]
Complete a pesquisa das Ruínas Ecoantes

Troféu de Grind / Coletáveis - Ordem recomendada: 3 de 6 (ou seja, ser o terceiro bioma a focar neste troféu) - Ver seção Extras, dica "Ordem das Pesquisas"

 

Para este troféu, é preciso completar a pesquisa do Bioma 4 - Ermos Ecoantes. Verifique as dicas do troféu gold.png Além das Ruínas | Past the Ruins, pois todas as dicas que estão lá servem aqui também. Porém, aqui segue atualizada a lista de coletáveis e os vídeos respectivos ao bioma 4:

- Encontrar todos os 11 (de 65) diários de patrulha;

- Encontre todos os 10 decifradores de xenoglifo;

- Encontrar todos os 5 xenoarquivos (AST-AX-ER1 até ER5);

- Encontrar os 4 xenoglifos (AST-AX-010 até 012 + AST-AX-019);

- Completar a sala de desafio do bioma;

 

Diários de Patrulha:

Spoiler

Decifradores de xenoglifos:

Spoiler

 

trophy_6.png Congelado no Tempo | Frozen in Time gold.png[topo]
Complete a pesquisa dos Ermos Dessecados

Troféu de Grind / Coletáveis - Ordem recomendada: 2 de 6 (ou seja, ser o segundo bioma a focar neste troféu) - Ver seção Extras, dica "Ordem das Pesquisas"

 

Para este troféu, é preciso completar a pesquisa do Bioma 5 - Ermos Dessecados. Verifique as dicas do troféu gold.png Além das Ruínas | Past the Ruins, pois todas as dicas que estão lá servem aqui também. Porém, aqui segue atualizada a lista de coletáveis e os vídeos respectivos ao bioma 5:

- Encontrar todos os 10 (de 65) diários de patrulha;

- Encontre todos os 15 decifradores de xenoglifo;

- Encontrar todos os 4 xenoarquivos (AST-AX-FW1 até FW4);

- Encontrar os 3 xenoglifos (AST-AX-013 até 015);

- Completar a sala de desafio do bioma;

 

Diários de Patrulha:

Spoiler

Decifradores de xenoglifos:

Spoiler

 

trophy_7.png Submerso em Memórias | Submerged in Memories gold.png[topo]
Termina a pesquisa de Cicatriz Abissal

Troféu de Grind / Coletáveis - Ordem recomendada: 1 de 6 (ou seja, ser o primeiro bioma a focar neste troféu) - Ver seção Extras, dica "Ordem das Pesquisas"

 

Para este troféu, é preciso completar a pesquisa do Bioma 6 - Cicatriz Abissal. Verifique as dicas do troféu gold.png Além das Ruínas | Past the Ruins, pois todas as dicas que estão lá servem aqui também. Porém, aqui segue atualizada a lista de coletáveis e os vídeos respectivos ao bioma 6:

- Encontrar todos os 9 (de 65) diários de patrulha;

- Encontre todos os 20 decifradores de xenoglifo;

- Encontrar todos os 5 xenoarquivos (AST-AX-AS1 até AS5);

- Encontrar os 3 xenoglifos (AST-AX-016 até 018 + AST-AX-021);

- Completar a sala de desafio do bioma;

 

Diários de Patrulha:

Spoiler

Decifradores de xenoglifos:

Spoiler

 

trophy_13.png Fuga Fracassada | Failed Escape silver.png[topo]
Complete o Ato 1

Troféu relacionado à história.

Você o ganhará quando finalizar os biomas 1 (Ruínas Abandonadas), 2 (Ermos Carmesins) e 3 (Cidadela Abandonada), que juntos compõem o Ato 1. Para isso, você deve obrigatoriamente enfrentar cada chefe de bioma pelo menos uma vez. Não há muito o que ser dito aqui, apenas tente novamente e novamente. Este é na minha opinião o ato mais difícil, pois você está no começo do jogo e está se familiarizando com as coisas. Basta explorar os biomas, e quando encontrar uma porta vermelha, é o chefe. Depois que vencer o chefe do bioma 1, você pode pular direto para o bioma 2, se quiser, sem enfrentar o chefe de novo. O mesmo vale para o chefe do bioma 2, quando derrotá-lo, é possível pular diretamente do bioma 1 para o 3, caso você morra antes de finalizar. Se precisar de ajuda em qualquer um dos chefes, consulte os troféus respectivos deles onde há mais detalhes.

 

trophy_14.png Última Viagem | Last Drive silver.png[topo]
Complete o Ato 2

Troféu relacionado à história.

Você o ganhará quando finalizar os biomas 4 (Ruínas Ecoantes), 5 (Ermos Dessecados) e 6 (Cicatriz Abissal), que juntos compõem o Ato 2. Para isso, você deve obrigatoriamente enfrentar o chefe dos biomas 4 e 6, pois no bioma 5 não há chefes. Apesar de no bioma 5 não haver chefes, no final de cada caminho que você irá seguir, há grandes chances de encontrar inimigos malformados, são inimigos com a barra de vida laranja que não sofrem atordoamento e têm ataques aprimorados, além de dano aumentado. Tome cuidado com estes inimigos, são problemáticos. Não há muito o que ser dito aqui, apenas tente novamente e novamente. Este é na minha opinião o ato mais fácil, pois já tem boa noção do jogo aqui. Basta explorar os biomas, e quando encontrar uma porta vermelha, é o chefe. Depois que vencer o chefe do bioma 4, você pode pular direto para o bioma 5 ou até mesmo o 6 (se já tiver o upgrade de ir para áreas submersas que se ganha no final do bioma 5), sem ter que enfrentar o chefe do bioma 4 de novo. Se precisar de ajuda em qualquer um dos chefes, consulte os troféus respectivos deles onde há mais detalhes.

 

trophy_20.png Adaptando às Circunstâncias | Adapting to Circumstance silver.png[topo]
Alcance proficiência de armas nível 30

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conquistar este troféu, você precisa chegar a proficiência até o nível 30, o que só é possível no Ato 2 (biomas 4 a 6), pois no Ato 1 é limitado a 15 de proficiência máxima. Mesmo assim, é muito comum completar o jogo sem chegar sequer a 28 de proficiência. A dica principal e mais fácil é deixar este troféu para depois do Ato 3, pois você já terá uma ótima noção do game e poderá encarar a Torre de Sísifo (local onde se joga a DLC). Na torre, a proficiência sobre muito rápido e você acha muitos itens de proficiência, e além disso, a proficiência máxima é 45 (e não 30 como nos biomas), em cerca de 15 a 20 minutos de jogo na torre você já passa do nível 30. Mas, se quiser atingir o nível 30 ainda nos biomas, o que pode ajudar é o seguinte:

- A partir do bioma 4, mate todo e qualquer inimigo que encontrar;

- Evite itens, avarias e parasitas que reduzam sua taxa de proficiência;

- Foque upgrades e artefatos que elevem sua taxa de proficiência;

 

trophy_29.png Pecados da Mãe | Sins of the Mother silver.png[topo]
Complete todas as sequências da casa

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conquistar este troféu, você precisa assistir todas as sequências da casa. Em Átropos, nos biomas 1 e 4, você encontrará em algum momento (100% de chance de aparecer) uma sala sem inimigos onde terá uma casa, que é a casa de Selene na terra. Sempre que você passar por essa casa e ela estiver com a luz acesa, significa que você pode e deve entrar nela e assistir / completar uma sequência. É uma área sem inimigos, nestas sequências você sempre descobre sobre a história da Selene. São 5 sequências ao todo:
- Assim que encontrar a casa pela primeira vez, em alguma sala próxima você encontrará a chave da casa, procure bem;

- Após matar Phrike, o primeiro chefe - assim que voltar ao bioma 1, poderá acessar novamente a casa, repare sempre na luz acesa quando passar por essa sala;

- Após matar Ixion, o segundo chefe - Basta voltar ao bioma 1;

- Após matar Nemesis, o terceiro chefe (bioma 3) - Só será possível acessar pela casa do bioma 4, obrigatoriamente;

- Após liberar / ganhar acesso  ao bioma 6 - Só será possível acessar pela casa do bioma 4, obrigatoriamente;

 

Se por qualquer motivo depois destas ações você não conseguir completar uma sequência, tente matar o Ophion, o chefe do bioma 6 e voltar à casa, isto irá certamente liberar todas as sequências da casa. Depois de assistir todas as 5 e completar o Ato 2, você será "autorizado" a procurar pelos 6 fragmentos solares e visitar a casa uma sexta vez, habilitando o final verdadeiro e para o fechamento do Ato 3, veja mais detalhes no troféu gold.png Sombra Branca | White Shadow.

 

trophy_30.png Visões do Passado | Visions of the Past silver.png[topo]
Complete um registro de xenoarquivos (exceto Torre de Sísifo)

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

Para conquistar este troféu, você deve completar um xenoarquivos. Este troféu é fácil e virá naturalmente na sua busca pela platina. Os xenoarquivos são coletáveis que ficam em grandes salas nos biomas, sempre com 100% de chances de aparecer (salas são garantidas). Cada bioma tem entre 4 e 5 xenoarquivos, e você certamente irá se deparar com eles, é fácil identifica-los, pois se parecem com uma poeira azul e quando você se aproxima, essa poeira se une e forma uma imagem, daí basta interagir com a imagem para registrar o xenoarquivos. O troféu requer completar o "jogo" de xenoarquivos de pelo menos um bioma, o que você só consegue após finalizar o bioma 2 e conseguir o acesso ao gancho. Então, não se preocupe com isso, virá naturalmente. Apenas sinalizei que requer atenção porque se você nunca interagir com os xenoarquivos, o jogo não vai registrar e não vai desbloquear o troféu.

 

trophy_9.png Ascensão | Ascension bronze.png[topo]
Derrote Ixion 

Troféu relacionado à história - Grau de dificuldade: 5 de 5 (O chefe mais difícil)

 

Para este troféu, é preciso derrotar Ixion, o chefe do segundo bioma. Na minha experiência foi a luta mais tensa e difícil, apesar de ter conseguido na quarta tentativa, foi uma luta muito tensa, estava em foco total, bem mais tenso que contra o Phrike que passei na sexta tentativa. O que contribui com a dificuldade é que você ainda está no caminho de pegar todas as maldades do jogo e desconhece os padrões de ataque, porém dificuldade é uma coisa relativa, talvez para você não seja. Além disso, o Ixion é o mais rápido de todos os chefes, fica voando pela arena enquanto lança projéteis contra você o tempo inteiro, é muito chato. Depois de repetir algumas vezes, ele vira coisa padrão, você o matará mais facilmente, mas no primeiro contato, a sensação que fica é que você irá sofrer demais para passar. Porém, isso é apenas a sensação inicial, basta persistir que uma hora você passa. A arma "Atirador Cavo" é a mais indicada no primeiro contato com o chefe, é a que irá causar mais dano por segundo (DPS).

Segue um vídeo guia para ajudar:

Spoiler

 

trophy_10.png Julgamento | Trial by Judgement bronze.png[topo]
Derrote Nemesis

Troféu relacionado à história - Grau de dificuldade: 1 de 5 (O chefe mais fácil)

 

Para este troféu, é preciso derrotar Nemesis, o chefe do terceiro bioma. Na minha experiência foi a luta mais tranquila, pois você já tem boa noção de jogo, por ser o último bioma do Ato 1 você acumulou o máximo possível de dano, vida, upgrades e itens. Mesmo desconhecendo os padrões de ataque, a grande maioria deles são relativamente lentos, não causam tanto dano assim e você consegue ver de longe, tendo um tempo muito bom para reagir. Você o enfrenta em plataformas muito espaçosas, então desviar é bem tranquilo. Foi o primeiro chefe que consegui passar de primeira, sem muito sofrimento. Passar pelo bioma foi bem mais tenso do que a luta contra o chefe. Porém dificuldade é uma coisa relativa, talvez para você não seja o mais fácil, neste caso basta persistir que uma hora consegue. Fique à vontade para escolher a arma para enfrentá-lo, mas em hipótese nenhuma é recomendada a arma Caçadora Vérmica, é a pior arma do jogo, lenta, de curto alcance, dano baixo, enfim, tudo de ruim. Além disso, contra o Nemesis é uma luta à distância (à distância mesmo), ele é uma estátua gigante que fica atirando projéteis, e ele ainda fica te lançando para longe na terceira fase da luta, vá com qualquer uma, exceto a Caçadora Vérmica, eu nunca joguei com ela, não fez falta nenhuma.

Segue um vídeo guia para ajudar:

Spoiler

 

trophy_11.png Silencie a Canção | Silence the Song bronze.png[topo]
Derrote Hyperion

Troféu relacionado à história - Grau de dificuldade: 3 de 5 (Um chefe intermediário)

 

Para este troféu, é preciso derrotar Hyperion, o chefe do quarto bioma. Na minha experiência foi uma luta mediana, o chefe tem alguns ataques rápidos mas na maioria do tempo ele fica tocando o órgão e não vem pra cima de você, mas a tela é um verdadeiro arco-íris de tanto projétil que vem em sua direção. Alguns projéteis são lentos, outros rápidos, alguns dispersos, outros perseguem um pouco, enfim há bastante variedade. Sua noção de jogo a esse ponto é muito boa, você deve conseguir passá-lo nas suas 3 primeiras tentativas. É um boss com uma luta "bonita", os projéteis combinam visualmente com o cenário, a música é incrível, enfim foi muito legal, eu passei na segunda tentativa. Aqui também passar pelo bioma foi bem mais tenso do que a luta contra o chefe. Porém dificuldade é uma coisa relativa, talvez para você não seja intermediário, neste caso basta persistir que uma hora consegue. É uma luta também à distância pois o chefe fica tocando o órgão durante toda a primeira fase, e nas segundas e terceira fase, ele volta para o órgão quando abaixo de 30% da vida. Armas que funcionam muito bem aqui são as de grande DPS, Atirador Cavo e Carabina Taquiomática são boas opções. Se você tiver também o Eversor Termogênico com a habilidade "Automático" é excelente, pois a arma se torna um lança foguetes rápidos de pequeno porte, o dano é enorme. Outra que funciona muito bem é a Eletroestacadora, que para mim é a melhor arma do jogo. 

 

Segue um vídeo guia para ajudar:

Spoiler

 

trophy_12.png Escuridão Interior | Inner Darkness bronze.png[topo]
Derrote Ophion

Troféu relacionado à história - Grau de dificuldade: 2 de 5 (O segundo chefe mais fácil)

 

Para este troféu, é preciso derrotar Ophion, o chefe do sexto bioma. Na minha experiência foi uma luta muito tranquila, também passei de primeira. Os ataques são relativamente lentos, há bastante tempo de reação, apesar de ser muita coisa na tela, o chefe ataca com tentáculos, com projeteis, com as mãos, cria portais que dão tiros e feixes de laser, enfim, o que não falta é jeito de te atacar. Entretanto, achei relativamente fácil, a área de luta é bem espaçosa, e como é debaixo da água, simplesmente pulando você escapa de muita coisa. Um ponto de atenção é no final da fase 3, quando o chefe fica com menos de 30%, onde ele pode criar um portal enorme de projéteis verdes contínuos que além de voar por toda a tela, alguns te perseguem requerendo usar o impulso para desviar. Esse portal no geral não para, é constante até que você mate o chefe, então é o finalzinho da luta onde ele está com menos de 30% da vida, te ataca como um louco e você tem que dar um jeito de matá-lo.

 

Outra particularidade deste chefe é que, diferente de todos os outros, você não pode simplesmente atirar nele, para causar dano é preciso atirar nos globos de luz que estão perto, revelando pontos fracos vermelhos no chefe e você deve atirar nestes pontos vermelhos. A melhor combinação de armas é sem dúvida a Temeradora, com a habilidade "Explosivos Crescentes". Quando usei, o chefe morreu em coisa de 20 a 30 segundos por cada fase, a luta toda não deu 2 minutos. O que eu fiz foi ficar bem perto do chefe, porque a Temeradora quanto mais perto você está do inimigo, mais rápido ela atira e mais dano você causa, por padrão ela só dá 3 tiros de uma vez, aí os tiros precisam voltar a você para poder atirar de novo. O ponto principal é como os pontos fracos do chefe são relativamente próximos uns dos outros, a habilidade "Explosivos Crescentes" causa dano em todos eles ao mesmo tempo. Outra excelente opção é a Eletroestacadora com a habilidade "Teia de pilares", também consegue causar dano em 2 ou até todos os pontos fracos de uma única vez. Porém, dificuldade é uma coisa relativa, talvez para você o Ophion não seja o seja o segundo chefe mais fácil, neste caso basta persistir, uma hora consegue.

 

Segue um vídeo guia para ajudar:

Spoiler

 

trophy_16.png Segunda Chance | Second Chance bronze.png[topo]
Voltou à vida por um artefato

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

Para este troféu é preciso voltar à vida pela ação de um artefato. Há duas maneiras de voltar à vida em Returnal, depois que você morre. Uma delas é usando um reconstrutor, uma máquina que você encontra nos biomas (sempre há 1 por bioma), mas para usar você precisa pagar com 6 de éter. A outra maneira é encontrando 2 possibilidades de artefatos que te ressuscitam. Os artefatos são "Estatueta de astronauta" e "Relógio de criança". A diferença entre o reconstrutor e os artefatos é que o reconstrutor te ressuscitam com vida cheia, mas os artefatos, não, eles ressuscitam com aproximadamente 40% da vida. Este troféu pode ser adquirido logo nas primeiras horas de jogo. Após completar a primeira sequência da casa, ao sair você encontrará uma estatueta de astronauta. A não ser que você seja muito bom, você morrerá ainda no primeiro bioma, consumindo o artefato (uso único) e ganhando o troféu.

 

trophy_17.png Mensagens Crípticas | Cryptic Messages bronze.png[topo]
Escaneie um Xenoglifo

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

Para este troféu é preciso escanear um xenoglifo. É uma tarefa muito simples, você encontrará vários por todos os biomas, eles são marcações vermelhas cravadas em pilares de pedra, e no mapa eles tem um ícone de um símbolo bem particular, não tem como errar. Não se preocupe com esse troféu, ele é praticamente automático.

 

trophy_18.png Traduções Crípticas | Cryptic Translations bronze.png[topo]
Desbloqueie todos os níveis de tradução de um Xenoglifo

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

Para este troféu é preciso traduzir completamente um Xenoglifo. Quando você interagir com um xenoglifo pela primeira vez, verá que ele tem 3 "páginas", ou níveis. Você não conseguirá ler praticamente nada, pois acabou de cair em Átropos e não conhece a língua local. À medida em que você encontra decifradores de xenoglifos, seu conhecimento sobre a língua aumenta e quando você interagir com algum xenoglifo novamente, chegará um momento que você pegou tantos decifradores que você terá uma tradução completa. Se por algum motivo absurdo você já tiver pego todos os decifradores e ainda não tiver este troféu, interaja com qualquer xenoglifo do bioma 1 que com certeza absoluta será trazido completamente.

 

trophy_19.png Precisão Cirúrgica | Surgical Precision bronze.png[topo]
Faça 5 sobrecargas em sequência

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

É o troféu mais fácil do jogo provavelmente, será um dos primeiros (senão o primeiro) e estará disponível assim que você conseguir uma arma, qualquer arma. Quando você atira até gastar todas as balas do pente, aparecerá na tela uma barrinha branca de recarga, mostrando o tempo que a arma basta para recarregar. Em um momento, haverá um retângulo um pouco maior nesta barra, e enquanto a barrinha de recarga estiver preenchendo passar por este retângulo, ela ficará amarela. Se você apertar o botão de atirar (por padrão será o :r2:) durante este tempo em que estiver amarela, você usará uma sobrecarga, recarregando a arma imediatamente em vez de esperar a barrinha toda encher. É um sistema de recarga ativo (você precisa agir em vez de esperar), de alta importância, será bom você utilizá-lo ao máximo e faz toda a diferença. O troféu virá quando você fazer a sobrecarga 5 vezes seguidas, sem errar. Isto é ainda mais fácil se você tiver pelo menos adrenalina no nível 1, pois o tempo de recarga ativa triplica. Se quiser saber mais sobre os níveis de adrenalina, consulte a seção "Extras", na dica de "Fundamentos".

 

trophy_21.png Treinamento de Campo | In-Field Training bronze.png[topo]
Complete um desafio diário no modo de simulação

Troféu de Requisito - Requer Atenção (Obrigatoriamente Online)

 

Para conseguir este troféu, é preciso terminar um desafio diário. Este é um troféu online, precisa de fato estar logado na PSN, mas você deve sempre procurar ficar online para evitar glitches, então tudo bem. Para acessar um desafio diário, dentro da nave Helios e ao lado do buraco na nave que você usa para sair, há um computador. Acesse este computador e ele permitirá que você lance a simulação. Sua pontuação no desafio pouco importa, o que importa é concluir. Os desafios diferem do jogo comum no único sentido que vão ter um ou mais modificadores. No geral, são coisas tranquilas, eu fiz apenas um deles e o no meu caso só precisava completar o bioma 1 sem usar sobrecargas, mas em contra partida tinha um bônus de ter proteção aumentada. Passei de primeira, não é nenhum bicho de sete cabeças. Porém, também não recomendo já ir fazendo os desafios logo de cara, será bom deixar para depois de umas 10 ou 15h de jogo. Este desafio muda diariamente, então se você não conseguir ou não quiser completar o desafio atual, tente o outro no dia seguinte.

 

trophy_22.png Casca Endurecida | Hardened Shell bronze.png[topo]
Consiga 200% de integridade máxima

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conseguir este troféu, é preciso aumentar a integridade (ou vida) máxima até no mínimo 200%. Você já começa com 100%, então precisa aumentar só mais 100%. É um troféu complicado no início (10h ou menos de jogo), mas fica muito mais simples à medida em que você avança. A questão é que há 3 jeitos de aumentar a vida máxima:

- Aumento de 5%: Coletando resinas de sílfio (a cada 3 espaços de upgrade que você encher, aumenta os 5%). As resinas são um pouco raras, você até as encontra, mas não com muita frequência. O jogo tem bastante sílfio, que é a cura do jogo. Mas quando você está com a vida cheia, todas os sílfios automaticamente se tornam resinas de sílfio, então se você não tomar dano no bioma 1 inteiro, por exemplo, já pode sair de lá com mais de 200% da vida máxima.

- Aumento de 5% + Cura: Em algumas salas laterais (aleatórias) você consegue encontrar uma "cama de pedra", com um círculo verde. Usar esta cama cura 25% da vida máxima e aumenta 5%;

- Aumento de 25%: Sempre, 1 vez por bioma, você encontrará a sala dos fabricadores. São salas onde você pode fabricar itens e comprar upgrades por obolitos. O upgrade de 25% de aumento custará entre 325 a 400 obolitos, dependendo do bioma que você estiver, então é preciso lembrar de pegar os obolitos que os inimigos dropam, pois sem eles é bem difícil ter o suficiente.

A vida / integridade pode ser elevada até o máximo de 300%, mas para o troféu só é preciso chegar até 200%.

 

trophy_23.png Avaliação de Risco | Risk Assessment bronze.png[topo]
Termine as avaliações de risco

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

É um troféu fácil, você conseguirá naturalmente. Há um cartão de atividades do PS5 exclusivo para ele, você pode acompanhar. Para consegui-lo você deve coletar itens malignos, e como eles trazem risco de avarias, eis o nome do troféu. Você precisa interagir com os seguintes objetos malignos:

- 3 baús malignos - O jogo avisa que o baú está com malignidade e também há uma fumaça roxa saindo dele;

- 3 sílfios malignos - Será de cor roxa em vez de verde quando não está maligna;

- 3 resinas malignas - Será de cor roxa em vez de verde quando não está maligna;

- 3 resinas estragadas - Será de cor roxa em vez de verde quando não está maligna. A diferença entre as resinas malignas e estragadas, é que a maligna com certeza encherá os espaços de upgrade de vida, com risco de avaria. Já a resina estragada tem 50% de chances de preencher o espaço de avaria (sem causar avaria) e 50% de te causar dano (5% da vida).

- 1 chave atropiana maligna - Será de cor roxa em vez de azul quando não está maligna;

Depois que você correr estes riscos, o troféu é desbloqueado.

 

trophy_24.png Pico de Adrenalina | Adrenaline Spike bronze.png[topo]
Consiga o nível máximo de adrenalina

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

É um troféu fácil, você conseguirá naturalmente. Para aumentar 1 nível de adrenalina, você precisa matar 3 inimigos sem sofrer dano. O nível máximo de adrenalina é 5, e a cada nível você ganha um efeito bônus. Tomar dano de qualquer fonte zera todos os níveis de adrenalina, precisando recomeçar. Tem um item, chamado "Esfera Apex", que instantaneamente concede adrenalina máxima, é o troféu 100% garantido, mas também é super fácil conseguir matando inimigos. Se quiser saber mais sobre os níveis de adrenalina e cada bônus, consulte a seção "Extras", na dica de "Fundamentos".

 

trophy_25.png Irreversivelmente Contaminado | Irreversibly Contaminated bronze.png[topo]
Tenha 5 parasitas simultaneamente

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conseguir este troféu, é preciso ter 5 parasitas ao mesmo tempo. Os parasitas são animais (itens na verdade) que você encontra em qualquer bioma a qualquer momento. Com excessão de alguns poucos parasitas na DLC Ascensão, os parasitas sempre terão um efeito positivo (ex: corrige ou previne 1 avaria) e um efeito negativo (ex: sofre dano ao usar chaves atropianas). O troféu em si é simples, ter 5 parasitas não é muito difícil, várias salas em vários biomas podem ter 2, 3 ou até 5 parasitas ao mesmo tempo, sendo fácil cumprir o requisito. Agora, ter 5 parasitas úteis (que tenham efeitos positivos bons e não ter efeitos negativos tão ruins), isso é uma outra história bem diferente e completamente difícil, eu mesmo nunca consegui. Agora, se quiser só fazer esse troféu, pegue os 5 primeiros que encontrar e pronto, depois se mate em seguida.

 

trophy_26.png Retorno Eterno | Eternal Return bronze.png[topo]
Experimente um novo ciclo após a morte

Troféu relacionado à história 

 

Para este troféu, é preciso morrer e recomeçar. É a coisa mais básica do jogo, este troféu deve ser um dos seus primeiros, é inescapável e por isso o marquei como relacionado à história. Porém, tecnicamente falando, é possível você nunca pegar este troféu, que é faltar só ele para platinar, ou seja, completar tudo sem nunca morrer. Não há pessoa na terra que jogou Returnal e tenha essa façanha (de nunca ter morrido uma vez), mesmo os desenvolvedores não foram capazes.

 

trophy_27.png Destinos Alternativos | Alternate Fates bronze.png[topo]
Recupere 10 diários de patrulha

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

É um troféu fácil, você conseguirá naturalmente. Você precisa pegar 10 dos 65 diários de patrulha, que são um dos coletáveis do jogo. Consulte os troféus de Ouro de cada bioma, lá terá um vídeo sobre todos os coletáveis. Virá naturalmente na sua busca pela platina.

 

trophy_28.png Bem vindo ao Lar | Welcome Home bronze.png[topo]
Complete a primeira sequência da casa

Troféu de Requisito, mas conseguirá naturalmente

 

É um troféu fácil, você conseguirá naturalmente. Você precisa completar a primeira sequência da casa. Após 1 hora de jogo aproximadamente você já deve conseguir. É preciso, já no bioma 1, entrar na casa e completar a sequência. A casa num primeiro momento estará trancada, mas em alguma sala próxima você encontrará a chave, basta procurar com calma. Dentro da casa, é preciso interagir com os objetos até que a sequência vá se desenrolando. Quando você cumprir os requisitos obrigatórios, você é automaticamente expulso da casa, a sequência termina e você ganha este troféu.

 

trophy_1.png Sobrevivência Atropiana | Atropian Survival bronze.png[topo]
Aprenda o básico para sobreviver em Átropos

Troféu relacionado à história 

 

Para este troféu, você precisa conseguir a espada atropiana, ainda no bioma 1. É um item obrigatório para avançar na história, então basta ir jogando.

 

trophy_8.png Uma Sombra na Névoa | A Shadow in the Fog bronze.png[topo]
Derrote Phrike

Troféu relacionado à história - Grau de dificuldade: 4 de 5 (O segundo chefe mais difícil)

 

Para este troféu, é preciso derrotar Phrike, o chefe do primeiro bioma. Na minha experiência foi uma luta bem tensa, só consegui na sexta tentativa, porém olhado em perspectiva, ainda acho o chefe Ixion, do segundo bioma, mais complicado. No geral, Phrike ficará te lançando projéteis e raios lasers, se você chegar perto ele pode atacar com o braço, dando um golpe. O caldo engrossa na terceira fase, quando ele faz avanços rápidos seguidos do golpe com o braço. Como é o primeiro chefe, você provavelmente (como eu) não estará tão habituado ainda, nem terá tantos upgrades e melhorias porque não joga tão bem ainda, e aí quando enfrenta o chefe, a vida está baixa, a proficiência está baixa, não tem aqueles artefatos tão impactantes e o chefe dá golpes rápidos, projéteis com frequência, você acaba morrendo algumas vezes. Hoje (após a platina) o Phrike (bem como qualquer boss) é praticamente nada, um inimigo comum com mais vida na verdade, porém, quando você está na história, aprendendo as coisa e se habituando, nossa, é uma luta bem intensa. Porém, dificuldade é uma coisa relativa, talvez para você não seja tão difícil assim. Você não tem aqui muitas opções de arma, mas não então qualquer uma serve, mas eu recomendo ir de Carabina Taquiomática, é a melhor opção.

 

Segue um vídeo guia para ajudar:

Spoiler

DLC: Returnal: Ascensão

s3U48ID.png

 

Boas vindas à DLC gratuita de Returnal - Ascensão. Você deve ter reparado, sempre que você está nos biomas 1 e 4, que à direita da nave Helios há um local acessível com o gancho, junto com uma porta e um xenoglifo. Esta porta leva à Torre de Sísifo, local onde se passa a DLC de Returnal.

Se você tiver completado o jogo e quiser mais sobre a história e sobre a DLC, leia o conteúdo abaixo, mas esteja avisado: O conteúdo oculto a seguir contém spoilers!!

Spoiler

Selene finalmente passa por ciclos intermináveis em Átropos, derrota todos os inimigos mas, por algum motivo, ela ainda está presa no planeta.

 

No ato 1, Selene buscou entender por qual motivo ela tinha ido parar lá, para isso ela investigou o sinal "Sombra Branca". Ao terminar a luta contra Nemesis, ela finalmente chega à origem do sinal, onde a Astra Corporation capta o sinal de socorro e manda uma nave para evacuação.

 

No ato 2, muitas coisas são reveladas. Mesmo com a confirmação da evacuação pela Astra, ela ainda está presa no planeta e se encontra um novo bioma, onde enquanto explora, ela descobre verdades perturbadoras nas sequências da casa. Na verdade, esta Selene que você controla, não é a primeira Selene, e você acaba por descobrir que o sinal "Sombra Branca", foi na verdade emitido por você mesma e você mesma é quem deu a confirmação de evacuação no final do Ato 3, de modo que você mesmo causou a destruição de Helios. Mais para frente, em outra sequência da casa, onde você controla uma criança, na verdade esta criança é o filho de Selene, cujo nome é Helios, quando você sai do quarto e volta a ele, é possível ver o nome na porta do quarto.

 

Por fim, no ato 3. Selene cai em si. O motivo pelo qual ela não consegue sair de Átropos, é ela mesma. No final do ato 2 é mostrada uma cena onde Selene está dirigindo e ela sofre um acidente para não atropelar um astronauta, mas no final do ato 3 é revelado que o astronauta, é na verdade ela mesma. A morte de seu filho, Helios, e o acidente de carro foi causado por ela mesma. De fato, quando você começa o jogo, ela não se à nave Helios como "a nave está destruída", mas sim ela diz "Helios não sobreviveu", claramente se referindo a Helios como uma pessoa.

 

Junto com as traduções dos Xenoglifos, entendemos que na verdade, Selene está presa dentro de sua própria mente, representada pelo planeta Átropos, e que cada bioma significa uma fase de seu luto e culpa, da qual ela não consegue se livrar, e é por isso que ela está presa nele. De fato, os elementos em átropos e cada chefe de bioma representa uma parcela de sua culpa:

- Helios, que ela é fadada a ver "morto" a cada ciclo, é seu próprio filho;

- Phrike, chefe do bioma 1, na mitologia grega, representa a personificação do horror, uma culpa sem fim que e um medo eterno que Selene carrega por toda sua vida;

- Ixion, chefe do bioma 2, na mitologia grega, o pai dos centauros - criaturas negadas pelos deuses, representa o pai de Helios, com quem Selene aparentemente não teve um bom fechamento de relacionamento;

- Nemesis, do bioma 3, é a deusa da vingança, da fúria e inveja, representa a raiva sem fim e vários sentimentos negativos que Selene sente por ela mesma por ter causado a morte de seu próprio filho;

- Hyperion que no bioma 4 é o chefe que a todo momento fica tocando o órgão, representa o pai de Selene, que no funeral de Helios foi quem tocou a marcha fúnebre, a mesma música que ele toca durante a luta contra o chefe. Isto relembra a morte de Helios, motivo pelo qual Selene não suporta ouvir a música e fica fadada a silencia-la;

- No bioma 5 não há chefes, indicando que por um momento de sua vida, Selene foi capaz de encontrar alguma aceitação dos fatos e sossego, mas nada duradouro o suficiente para que se livrasse de sua culpa;

- No bioma 6, Ophion é uma serpente que na mitologia grega junto com sua esposa comandava o mundo antigo, indicando o quando Selene se considerava independente sobre sua vida, antes de ter Helios. O chefe Ophion, de fato, tem tentáculos e caudas que remetem a uma serpente. Na cena do carro, Helios aparenta estar desconfortável para conversar com Selene, indicando que talvez eles não tivessem um bom relacionamento. Além disso, durante a luta, repare que a face de Ophion vai mudando à cada fase, começando com uma caveira deformada, provavelmente indicando o mal relacionamento que ela tinha com Helios. Na segunda fase, a face de Ophion se torna uma caveira completa, confirmando a morte de Helios que ela não conseguiu impedir. Por fim, na terceira fase, Ophion assume a face do astronauta, que na verdade é a própria Selene, reforçando que as faces anteriores, que representam o mal relacionamento e a morte de Helios, são de fato, culpa dela mesma. Então, Selene não consegue se livrar de sua culpa e o motivo pelo qual ela está presa em Átropos, é ela mesma, presa em sua própria mente.

 

Por fim, a DLC Ascensão vem para revelar mais sobre a mãe de Selene, que no final verdadeiro aparece como uma criatura alienígena deformada e da qual, até antes da DLC, não sabemos muito a respeito. E porque a mãe de Selene está na Torre de Sísifo? Simples, se trata de mais um bioma, ou seja, mais uma parcela pela qual Selene sente culpa na sua vida, e também precisa enfrentar esta culpa.

 

Fonte: Interpretação própria + Conteúdo dentro do jogo + Pesquisas no google sobre mitologia grega + Vídeos no youtube.

 

Deixe a DLC para depois de ter a platina. A DLC é altamente focada em combate, então quanto mais refinada sua habilidade, melhor, o que vai acontecer com muitas horas de jogo, ou seja, depois da platina ou bem próximo de conquistar a platina. Você pode acessa-la a partir do final do Ato 2, mas mesmo dentro da DLC tem coisas que você não conseguirá acessar sem ter todos os upgrades que você consegue no jogo base, por isso, deixe para depois da platina. Para saber mais sobre a torre, confira a seção "Extras", na dica "Torre de Sísifo".

 

trophy_37.png Libertação | Find Release gold.png[topo]
Consiga um momento de paz

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para este troféu, você deve primeiro conseguir as 6 papoulas (flores brancas) na Torre de Sísifo e depois derrotar a forma final de Algos, que estará na Fase 3, área 20 da torre. Para saber mais sobre a torre, confira a seção Extras, na dica "Torre de Sísifo". O foco aqui é chegar ao final verdadeiro da torre, por meio das visitas ao hospital. Então, você deve conseguir primeiro o troféu silver.png Abraço Vazio | Empty Embrace, veja a dica do troféu para mais detalhes sobre as sequências hospital.

 

Após completar o troféu "Abraço Vazio", Selene irá dizer que precisa de mais uma flor, então você deve voltar à torre e achar mais uma flor, a sexta papoula, que dará acesso ao final verdadeiro. Porém, assim que pegar a sexta flor, morra e volte ao hospital para uma sequência extra, onde Selene encontrará a cama de sua mãe vazia e irá perguntar "Onde você está?". Depois dessa sequência extra, você deve jogar mais uma vez na torre, o suficiente para chegar na fase 3-20 e derrotar o Algos na sua terceira e última forma. Após ter todas as 6 papoulas, cumprir todas estas sequências e derrotar o Algos, vá ao hospital uma última vez para a sequência final e desbloquear este troféu.

 

trophy_36.png Abraço Vazio | Empty Embrace silver.png[topo]
Abra a porta trancada

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conseguir este troféu, você deve abrir a porta trancada do hospital, esta porta é onde estará a mãe de Selene. É um esquema similar às sequências da casa no jogo base, você pode visitar as sequências do hospital algumas vezes.

 

Assim que você começar a torre já na área 1-1, você primeiro deve já de cara, morrer. Isto te levará à área inicial, onde você verá a maca de hospital. Ali, vá até a maca e cumpra a primeira sequência do hospital. Para completar, funciona assim: Você começa numa sala, deitado na maca. Assim que você sair dessa sala pela porta, em cima da porta haverá uma luz, que inicialmente estará apagada. vasculhe o hospital interagindo com os objetos possíveis, e algumas vezes vigie a luz que está acima da porta. Quando aquela luz estiver piscando de cor vermelha, significa que você já cumpriu os requisitos obrigatórios e poderá sair do hospital. É possível sair sem a luz estar piscando em vermelho, se você fizer isso, a sequência não será contada e você deve voltar e interagir com os objetos obrigatórios, então só saia depois que aquela luz acender, ou depois de ter certeza que interagiu com tudo possível. Para sair, basta interagir com a mesma maca da sala de onde você veio.

 

Depois que cumprir a primeira sequência, comece a jogar na torre. Em alguma sala da torre, sempre antes da fase 3-20, você encontrará uma "Papoula" (flor branca). As flores estão sempre em lugares bem evidentes, é bem difícil não ver. Se você chegou até a fase 3-20 e não encontrou nenhuma papoula, você provavelmente está "devendo" uma sequência do hospital, você deve voltar até lá e completa-la. Ou então, você realmente não prestou tanta atenção nas áreas, o que eu acho difícil porque a papoula está sempre em lugares óbvios. Assim que encontrar essa flor, morra imediatamente, você voltará ao início e como coletou uma Papoula, uma nova sequência do hospital estará disponível. Você deve fazer isso 5 vezes, sempre encontrando uma Papoula e indo ao hospital ver uma sequência. Na última sequência, você irá abrir a porta onde a mãe da Selene está e desbloqueará o troféu. 

 

trophy_31.png Ascensão Eterna | Eternal Ascent bronze.png[topo]
Morra e retorne na torre

Troféu relacionado à história da DLC.

 

Para este troféu, é preciso morrer na Torre de Sísifo. Então você voltará a entrada da torre e poderá tentar novamente. Eu o considero como parte da história porque é obrigatório para chegar ao 100% e para ganhar todos os troféus da torre.

 

trophy_32.png O Observador | The Watcher bronze.png[topo]
Derrote a primeira forma de Algos

Troféu relacionado à história da DLC. Grau de dificuldade: 0 de 5 (O chefe mais fácil possível, especialmente comparado com os 5 do jogo base)

 

Para este troféu, é preciso derrotar a primeira forma de Algos, na fase 1-20. Eu o considero como parte da história porque é obrigatório para chegar ao 100% e para ganhar todos os troféus da torre. Para ter dicas sobre a luta com o Algos, consulte o troféu bronze.pngOlhos Fechados | Eyes Closed.

 

trophy_33.png Olhos Fechados | Eyes Closed bronze.png[topo]
Derrote a forma final de Algos

Troféu relacionado à história da DLC. Grau de dificuldade: 0 de 5 (O chefe mais fácil possível, especialmente comparado com os 5 do jogo base)

 

Para este troféu, é preciso derrotar a última forma de Algos, na fase 3-20. Eu o considero como parte da história porque é obrigatório para chegar ao 100% e para ganhar todos os troféus da torre. Ele tem um grau de dificuldade baixíssimo, e isto é devido aos regurgitadores, que você não tem acesso no jogo base. Os regurgitadores varrem a vida do Algos, ele morre muito rápido, coisa de 10 segundos. Além disso, se você realmente deixou esta DLC por último, você já tem tantas horas de experiência que os combates irão parecer um passeio no parque tomando água de coco. Veja as dicas abaixo:

 

- Primeira forma (Fase 1-20) - O Algos terá apenas uma barra de vida. Ele começa dentro de um fosso, e a princípio ficará apenas atirando projéteis em você. Ele só toma dano se você atirar no grande olho que ele tem na cara. Qualquer arma é útil aqui, mas claro, quanto mais dano melhor. Diferente dos outros chefes, eu não recomendo a arma Temeradora para enfrentar o Algos, ter que esperar os projéteis da arma voltar leva tempo e a luta se extende. Você idealmente irá querer matar o Algos enquanto ele ainda está no fosso, se você demorar um pouco ele sairá de lá voando e irá para áreas longe da arena enquanto lança mais projéteis, com padrões mais enjoados de desviar. Se a coisa ficar feia, use sempre um regurgitador, tudo se resolve com eles. 

- Segunda forma (Fase 2-20) - O Algos agora tem 2 barras de vida. Apesar de tudo, ainda é fácil. A diferença está no padrão de ataque que você já viu na primeira forma, tem algumas poucas variações com mais projéteis, nada muito o que se preocupar. Novamente, guarde alguns regurgitadores e mate-o ainda no fosso, onde ele é mais fácil.

- Terceira forma (Fase 3-20) - Agora com 3 barras de vida, novamente há diferença no padrão de ataque. Agora, a quantidade de projéteis é a mais alta do game inteiro, mas eles no geral tiram pouca vida, você pode tomar muitos danos antes de morrer (exceto se você vier já bem desfalcado das fases e áreas anteriores à 3-20). Mas ainda é bem fácil, porque você tem regurgitadores. A primeira e segunda barra de vida são manejáveis, dá para tomar bem pouco dano, aqui você terá proficiência nível 45 e terá dano máximo em qualquer arma, ele morrerá relativamente depressa. Na terceira barra de vida, que é quando a coisa tende a ficar feia, use uns 3 regurgitadores que ele morre em segundos. Apesar de tudo, dificuldade é uma coisa relativa, então talvez para você não seja tão simples. Como tudo nesse jogo, basta persistir e tentar de novo que uma hora consegue.

 

Segue um vídeo guia para ajudar:

Spoiler

 

trophy_34.png Destruição | Destroyer bronze.png[topo]
Mate 100 inimigos com regurgitadores

Troféu de Requisito - Requer Atenção

 

Para conseguir este troféu, você deve matar 100 inimigos com regurgitadores, as armas (temporárias) e mais fortes do jogo. Para saber mais sobre elas, consulte a seção "Extras", na dica "Torre de Sísifo". Disponível apenas na DLC, há várias salas onde vêm inimigos voadores, em grupos de 10, 15, etc. Use os regurgitadores nestas salas, ou outras que você ver um número bom de inimigos. Deixe para fazer este troféu enquanto cumpre as sequências do hospital e busca pelas 6 papoulas, é coisa simples de se fazer, desde que você tenha regurgitadores.

 

trophy_35.png Quebrado, Restaurado, Vazio | Broken, Restored, Empty bronze.png[topo]
Complete the first Hospital sequence

Troféu relacionado à história da DLC.

 

Para este troféu, é preciso completar a primeira sequência do hospital. É coisa muito simples, na sua busca pelo troféu "Libertação", este é um passo obrigatório. Veja também o troféu silver.png Abraço Vazio | Empty Embrace para mais detalhes.

 

s3U48ID.png

 

JOGUE ONLINE: Evitando glitches nos troféus!

A primeira coisa que você deve saber sobre Returnal é que altamente recomendado jogar sempre estando online. Você nunca precisará abrir um game ou entrar no game de ninguém (usando a esfera branca no começo de todos os biomas), se você não quiser. A questão é que Returnal foi lançado com uma das propostas de mostrar o grande (senão todo) o potencial do PS5. Ou seja, os gráficos são impressionantes em 4K HDR, os tempos de carregamento não chegam a 3 segundos, o áudio 3D é muito imersivo, a vibração local e o gatilho sensível do Dualsense também está presente, enfim, cumpre muito da proposta. Uma das coisas que ele cumpre bem, inclusive, é você rastrear suas atividades dentro do jogo por meio dos cartões de atividade, o que é novidade no PS5, mas que só acontece quando você está online na PSN.

 

Então, há vários relatos de glitches na internet falando que jogando offline, troféus da história podem não desbloquear e coletáveis também não registram devidamente. Isto aparentemente foi resolvido no patch 1.04, então jogue sempre com o game na versão mais recente. Mas, fora isso, também há relatos que estando online e usando os cartões de atividade, o PS5 computa tudo muito bem e você acompanha sempre que quiser. Então, para evitar qualquer problemas, jogue sempre estando online. Eu mesmo fechei o game inteiro estando online sempre, nunca tive qualquer problema.

 

FUNDAMENTOS: Coisas boas de se saber antes de jogar

Mova-se: Você perceberá que Returnal é um jogo de tiro em terceira pessoa um pouco diferenciado. Como é comum em jogos de guerra, por exemplo, atirar de um local coberto, aqui não é assim e você não deve ficar atrás de uma cobertura atirando nos inimigos. O design do game traz a proposta de que você se mova loucamente e constantemente, em especial nas lutas com chefes ou em salas com múltiplos inimigos, projéteis voam na sua direção com alta frequência, então ficar parado ou se mover pouco é pedir para sofrer danos e morrer! Para se movimentar eficientemente, precisará de alguma prática, mas quando você dominar a movimentação do personagem, acabou o jogo, você faz o que quiser e se torna imortal.

 

Biomas: O jogo é dividido em 6 "fases", chamadas de biomas. São, respectivamente na ordem que você as visita: Ruínas Abandonadas (floresta de cor verde escura); Ermos Carmesins (deserto de areia vermelha), Cidadela Abandonada (são umas ruínas da cidade alienígena). Estes 3 primeiros biomas, são o ato 1. Fechando os três, você completa o ato 1. Na sequência vem Ruínas Ecoantes (floresta de cor verde musgo claro), Ermos Dessecados (são umas ruínas congeladas) e Cicatriz Abissal (são umas ruinas submersas). Estas três seguintes contemplam o ato 2. Essa informação é útil porque a princípio não ficou claro para mim o que era um bioma, quando ele começava e quando ele terminava. Então, se você mudou de "paisagem", no game, você trocou de bioma. Não é possível voltar a um bioma anterior, então quando mudar, tenha certeza que não deixou nada para trás. Há um checkpoint no final de cada ato e você sempre voltará ao primeiro bioma de cada ato quando morrer e recomeçar, ou seja, morrer no bioma1,  2 ou 3, volta no bioma 1. Morrer nos biomas 4, 5 ou 6, volta no bioma 4. No geral, ao mudar de bioma você atravessa um portal (indo para biomas 2, 3, 5), ou então pula na água (indo para bioma 6) ou então atravessa duas portas gigantes com um corredor vazio (indo para bioma 3 a partir do bioma 1).

 

Avarias: Em Returnal, frequentemente você encontrará itens roxos repletos de magnilidade. Estes itens são aqueles que, quando você coleta, há uma possibilidade de causar uma avaria. As avarias são condições que te prejudicam. Exemplo: Você coleta um item de vida, ele causa uma avaria que se você ficar parado, você causa -50% de dano. Para corrigir as avarias, você precisará fazer alguma ação que o jogo pede, por exemplo, matar 10 inimigos. Em linhas gerais, minha recomendação é não temer as avarias, a maioria é simples, mas algumas realmente arrebentam a jogada. Porém, não recomendo também pegar qualquer coisa, um hábito que tive é só pegar itens malignos quando eu queria muito um cristal grande de obolitos (moeda do jogo), ou para pegar chaves atropianas. Avalie sempre o que precisa e quer pegar se for maligno.

 

Portas e Chaves: Temos 5 tipos de portas em Returnal, no mapa você as identifica assim:
- As retangulares verde claras, são as principais. Você precisará por elas para avançar no bioma;
- As retangulares com um círculo em cima, são portas que vão te mudar de bioma, por exemplo do bioma 1 para o 2, ou do 1 para o 3. Se quiser avançar de um bioma para outro, vá nesta porta.
- As retangulares douradas com uma estrela em cima são portas de desafio. Nela, irão aparecer três ondas de inimigos com dificuldade crescente. Esta porta não é obrigatória, mas completá-la dará alguns itens interessantes no final, não recomendo nas primeiras 20 ou 30h de jogo, deixe para um momento mais à frente;
- As retangulares vermelhas geralmente tem um triângulo em cima, e elas levarão aos chefes. Para a história, você sempre precisará passar por elas e pelos chefes. Depois que passar pelo chefe do bioma 1, por exemplo, será possível avançar ao bioma 2 sem ir no chefe novamente, mas ele estará lá, caso queira enfrentá-lo de novo. OS chefes dos biomas 3 e 6 são sempre obrigatórios, ou você os mata (e termina o ato 1 ou 2) ou morre;

- As triangulares azuis são portas opcionais, você não precisa ir nelas se não quiser, mas elas vão ter várias coisas importantes como armas, coletáveis, itens, inimigos,  upgrades, etc. Mesmo sendo via de regra opcional, recomendo sempre explorar todas;

Fora isso, temos também as portas trancadas. Elas no geral terão um traço no meio da porta (quando você olha pelo mapa), e haverá um espaço parecido com um triângulo onde você encaixará uma chave para abrir. Gerenciar chaves é importante, elas são relativamente raras. Não recomendo usar chaves em baús, guarde-as para o bioma seguinte, exceto se você estiver nos biomas 3 ou 6 e não houver mais salas a serem destrancadas. Recomendo usar somente em portas, elas podem faltar e justo o colecionável que você precisa pode estar atrás da porta trancada.

 

Recursos permanentes e temporários: Usando o touchpad, você consegue ver quais itens são permanentes - Na aba "estado", você vê o que é permanente e como estão seus atributos. Na aba "equipamento" você sobre a sua arma, itens e artefatos. Use alguns minutos conhecendo e entendendo estes menus.

O itens permanentes e temporários são os seguintes:

- Éter - Permanente - É uma moeda "rara" do jogo. Você pode juntar no máximo 30, então quando você tiver na casa dos 25, 27 éter, gaste em alguma coisa. É usada para purificar itens malignos e para reviver nos reconstrutores;

- Chaves - São itens temporários. Se você tiver 10 e morrer, recomeça com zero, use dentro da sua jogada atual (chamada de ciclo >> 1 ciclo = 1 jogada);

- Obolitos - É a moeda "comum" do jogo, temporária, durando apenas no ciclo atual, se morrer, volta com zero. Você as encontra pelo mapa e os inimigos dropam quando morrem. É uma moeda elusiva, ou seja, elas somem quando dropam, durando apenas alguns segundos. Então, mate os inimigos e rapidamente corra próximo de onde ele morreu para coletar os obolitos. São usados para muitas coisas, upgrades principalmente, seja de vida, de danos, de defesa, compra de itens, enfim. Colete sempre o máximo possível, pois os itens em Returnal são caros;

- Consumíveis e Artefatos - São itens e "estátuas" (artefatos) que concedem benefícios, são temporários e duram somente no ciclo atual. Você pode carregar até 15 artefatos de uma vez e no máximo 3 itens de uma vez, se achar mais que isso e/ou quiser trocar algum, você pode usar o menu, na aba "equipamento", escolher um artefato e destrui-lo, mantendo :square:pressionado. Também é possível trocar os consumíveis, caso deseje;

- Cubos de dados - São usados para desbloquear itens novos, você pode carregar 1 por vez e deve usa-lo no porta cubos que fica, de modo geral, depois do chefe ou próximo à área do chefe. O cubo em si é temporário, ou seja, se morrer sem usar, perdeu. Mas depois usa-lo no porta cubos, o item é permanente desbloqueado, sendo possível encontra-lo nos ciclos.

- Parasitas - São um tipo de animal que você encontra durante os ciclos, de uso temporário, apenas para o ciclo atual. Você pode anexá-los no traje da Selene para estabelecer uma relação de simbiose, ganhando um efeito positivo e um negativo. Avalie sempre os efeitos, você não precisa pega-los se não quiser. Você pode carregar o máximo de 5. Para removê-los, você precisa encontrar um extrator (remove parasita aleatório e concede obolitos de recompensa), ou usa um consumível "esfera de extermínio", que irá remover todos que tiver anexado sem ganhar nada em troca. Se você tiver 5 parasitas e achar mais um, e quiser trocar, você consegue, mas sempre será substituído pelo primeiro parasita na lista do menu "Estado";

 

Configurações: Duas configurações simples que fazem toda a diferença, é a mira da arma. Ela sempre estará visível na tela, mas você consegue aprimorá-la no seguinte sentido: Vá em definições - Botão Options >> Definições, e procure pela opção de alterar o marcador da mira. Ele estará no tamanho "médio" por padrão, mude para grande. Adicionalmente, há também a configuração de "Assistência de mira", coloque no máximo. Isto irá garantir que seu tiros acertem os inimigos com mais frequência e exigindo menos precisão.

 

Trocando de Ato / Biomas: Após completar o Ato 2 (matar o chefe do bioma 6 pela primeira vez), você voltará ao bioma 4. Porém, dentro da nave Helios terá aberta uma nova porta que dá acesso a uma sala escura na nave com um tubo onde a Selene enfia a cabeça e troca de Ato, alternando entre os biomas 1 a 3 (se você estiver no bioma 4) ou indo aos biomas 4 a 6 (se você estiver no bioma 1).

 

Suspender Ciclos: A qualquer momento que você não estiver em combate e nem na casa, cutscenes ou diálogos, é possível suspender o ciclo. Isto é um save game parcial, permitindo que você salve seu jogo temporariamente e possa desligar o console guardando o progresso. Quando você retomar, o game não te dará nenhuma opção, você irá imediatamente voltar onde estava. Isto pode ser feito quantas vezes você quiser, mas não é possível usar esse save para fazer o mapa gerar novas salas ou nada do tipo, então use essa opção quando precisar mesmo parar de jogar e quer retomar depois, e também a use na dica abaixo "Ordem das pesquisas".

 

STATUS PRINCIPAIS: Integridade, Proficiência, Adrenalina e Segredos

Integridade: É a vida da Selene. Sempre começa em 100%, e você pode expandi-la até o máximo de 300% no total. Para subir a quantidade de vida, você precisa coletar pelo mapa as "resinas de sílfio", elas irão preencher 1 ou 2 barrinhas horizontais que estão próximo do mostrador de vida. Ao subir 3 barrinhas, a integridade máxima (que dura somente para aquele ciclo) aumenta em 5%. Outras maneiras de subir a integridade é comprando por obolitos durante o ciclo nos fabricadores, aumentando em 25%. Também é possível achar pelo mapa uma cama e upgrade, que aumenta em 5% + cura a vida um pouco, essa cama sempre estará em alguma sala opcional, nunca nas principais. Fora isso, você também encontra Sílfio, que é a cura do jogo, tem o sílfio pequeno, médio e grande. O que o jogo nunca explica, entretanto, mas é muito importante, é que sempre que sua integridade estiver cheia, todos os sílfios são convertidos em resinas, contribuindo para aumentar a vida máxima;

 

Proficiência: É o nível e dano das armas. Sempre começa com 0, e matar inimigos ou achar certos itens pelo mapa aumentam a proficiência. Quanto maior, melhor, pois você causa mais dano e as armas ofertadas são melhores. Vários efeitos de armas só estarão disponíveis com um nível mínimo de proficiência, e você tem um limite que consegue atingir por ato: No ato 1, você chega até um máximo de 15 de proficiência (biomas 1 a 3). No ato 2, ao máximo de 30 (biomas 4 a 6). Quando recomeçar o ato 2, por exemplo, morrendo no bioma 5, você sempre recomeçará com 15 de proficiência no bioma 4, e morrer no ato 1 sempre volta sua proficiência a 0 no bioma 1. Não vá pela ilusão que uma arma de nível maior sempre é melhor, isto é pura enganação. Sempre avalie a arma que você está (pois algumas armas são bem ruins) e avalie também os efeitos, em vez de simplesmente sair trocando pela de nível mais alto.

 

Adrenalina: É um sistema de "recompensa por bom gameplay" presente no jogo. Sempre que você mata 3 inimigos sem sofrer dano, aumenta 1 nível de adrenalina até o máximo de nível 5, ganhando efeitos bônus. Tomar dano a qualquer momento zera toda a adrenalina. Os níveis são:
- Nível 1 - O jogo tem um sistema de recarga de arma ativa, se você atirar com a arma exatamente num timing específico da recarga, sua arma é recarregada automaticamente. Este tempo no geral é curto, mas o nível 1 de adrenalina triplica esse tempo;

- Nível 2 - Melhora sua visão, permite saber onde os inimigos estão atrás de paredes e obstáculos;

- Nível 3 - Não subestime o ataque corpo a corpo com a espada atropiana, feito com o botão :square:, ele é bem poderoso, vários inimigos em diversos biomas morrem com apenas 1 ataque corpo a corpo. Ele já é forte e o nível 3 de adrenalina aumenta ainda mais o dano do ataque;

- Nível 4 - Aumenta a proficiência, subindo a barra de level mais rapidamente;

- Nível 5 - Aumenta a coleta de obolitos em 50% de todas as fontes. Neste nível, os obolitos ficam em cor laranja, em vez da habitual cor amarela clara. Ao chegar neste nível pela primeira vez você também um escudo que bloqueia um único dano sofrido, e só será possível recuperá-lo ao zerar a adrenalina e chegar ao nível 5 novamente.

 

Segredos: Returnal não tenta muito te esconder as coisas, quase tudo é bem visível no mapa. O que vai te faltar algumas vezes é o recurso para conseguir os itens e coletáveis. Por exemplo, você verá no bioma 1 algumas plataformas altas com uma luz laranja. Aquilo é um sistema de gancho que você só consegue após matar o chefe do bioma 2. Igualmente, você verá itens debaixo da água, que só conseguirá acessar após o bioma 5. Então, quando você ver algo que não está muito evidente como que chega lá, ou como se pega, é porque você não tem o recurso ainda. Avance na história e você terá o recurso no futuro.

 

Fora isso, no bioma 1 é comum ver algumas paredes falsas pelos mapas que se você atirar revelam uma passagem, objetos e plantas que podem ser destruídos concedendo obolitos ou revelando alguns segredos. No geral é tudo muito simples e você não precisa se martirizar de tanto procurar, com o tempo você pega o hábito. Existem ainda alguns locais onde você verá um ponto brilhante amarelo no chão em frente a uma estátua. Estes casos são salas opcionais, recomendo sempre ir nelas pois quase sempre tem recompensas decentes.

 

MOVIMENTAÇÃO AVANÇADA: DMJ - Configure seus controles

O DMJ é uma sigla que significa "Dash - Melee - Jump", um movimento rápido de grande mobilidade descoberto no game, provavelmente por speedrunners. É um movimento que requer um pouco de prática, no geral em 10 minutos ou menos você já domina. Quando você usa o DMJ, os inimigos simplesmente não conseguem te acompanhar, quase nenhum ataque te acerta, mas controlar a Selene também é um pouquinho mais complicado. Aqui não tem segredo, é praticar e praticar.

Este movimento na minha opinião é obrigatório que você domine, pois depois da história e mais ao final do jogo você irá correr pelos biomas fazendo o grind de achar os coletáveis. Correr um bioma inteiro em busca de coletáveis sem usar o DMJ leva em torno de 20 a 30 minutos, ignorando inimigos pelo caminho, sem contar os danos que vai tomar. Com o DMJ, você consegue isso em 8 a 12 minutos e praticamente ileso, então domine o DMJ!!!!

 

Agora, vamos às particularidades... como o nome sugere, para fazer o movimento você precisa rapidamente dar um dash (impulso), interromper o dash com um ataque melee (corpo a corpo) e interromper o corpo a corpo com um jump (pulo). Não é complexo, basta praticar. Um ponto de grande importância é que você começa com o controle padrão onde o dash é no botão :circle:, o melee é no :square:e o pulo é no :cross:. Isto é muito desconfortável neste controle padrão, não recomendo nem um pouco. Eu, na minha inocência, fechei uns 60% do game sem usar o DMJ, péssima ideia, então em me acostumei com o controle padrão. É possível usar o DMJ no padrão, mas é ruim demais, várias vezes falha. Minha recomendação é configurar o controle desde o início no modo da imagem abaixo, deixando o impulso no :l1:, o ataque corpo a corpo no :r1: e o pulo no :cross: . Este modo é muito intuitivo e o DMJ é muito mais tranquilo de ser feito, quase nunca se erra depois que se acostuma. Você não precisa seguir isso se não quiser, pode usar da maneira que lhe convier, mas dessa maneira a maioria dos jogadores preferem pelo DMJ ser muito mais fácil.

 

Controles sugeridos:

Spoiler

2FhxFRh.jpg

Abaixo, também segue um vídeo que explica um pouco do DMJ e mostra a diferença na movimentação quando feito com sucesso. Assista:

Spoiler

 

REGISTRO PESSOAL DE DECIFRADORES: Fundamental para os coletáveis

Junto com a dica acima sobre o DMJ, esta é provavelmente a dica mais importante para a platina no Returnal. Funciona assim: Nos respectivos troféus de ouro da pesquisa de cada bioma, você precisa pegar os coletáveis de cada bioma. Veja as descrições dos troféus pois os detalhes estão lá. A confusão destes coletáveis é que você precisa também coletar os chamados "Decifradores de Xenoglifos" (além de vários outros). Estes decifradores são pinturas que tem nas paredes de algumas salas aleatórias que podem ou não aparecer durante o ciclo. Se aparecer, ótimo, se não, tente novamente no próximo ciclo. Você não precisa ficar verificando as paredes, mas o minimapa sim, pois os decifradores ficam marcados no minimapa com um triângulo verde (mesma marcação para itens e parasitas), então todo pequeno triângulo que você ver no seu minimapa, cheque sempre. Também use o scan com o R3 no mínimo uma vez em cada sala, ele costuma relevar pontos adicionais (pouca coisa) no mapa quando houver estes pontos adicionais. Voltando aos decifradores, cada bioma tem um número X de decifradores (além dos outros coletáveis descritos nos troféus): Biomas 1 e 4 - 10 decifradores cada / Biomas 2 e 5 - 15 decifradores cada / Biomas 3 e 6 - 20 decifradores cada. A grande maioria você encontrará durante a história, tentando zerar o jogo ou finalizando o ato 3.

Agora vamos ao que interessa: O jogo não mostra qual o número do decifrador que você já pegou, apenas o total. Por exemplo, o jogo mostra que mostra que no bioma 2 você pegou 1/15 (1 de 15) decifradores, mas você não sabe se é o decifrador n°10, ou nº14, ou n°6, enfim. E isto atrapalha no seguinte sentido: O aparecimento das salas que contém ou não o decifrador é aleatório, mas o tipo (ou aparência / geografia) da sala, não é. Por exemplo, se o decifrador n°1 do bioma 2 estiver numa sala com formato quadrado (no minimapa inclusive), este decifrador n°1 sempre estará nesta sala quadrada, nunca em outra. Então, se você pegou todos os coletáveis do bioma 2, exceto este, você já sabe que deverá procurar por uma sala quadrada. Isto ajuda que você já bate o olho no minimapa e se a sala não é quadrada, já voa usando o DMJ pra próxima sala, não precisa nem investigar as coisas das salas não quadradas mostradas no minimapa.


Então, eu recomendo que você faça o seguinte: Usando o exemplo do template abaixo ou algo similar, você quem manda, monte um registro pessoal seu para controlar o que falta e vá seguindo o vídeo que está na descrição de cada troféu de ouro. Sempre que você começar a jogar e ver um decifrador de xenoglifo, antes de pegá-lo, ou ainda na sala em que você o pegou, anote neste registro qual é o número deste decifrador de acordo com a ordem do vídeo. Se o primeiro que você encontrou é no bioma 1, numa sala específica, olhe no vídeo se ele é o n°2, nº6, etc. e anote isso. Mantenha isso sempre atualizado. Isto é importante também porque várias salas são raras, tendo apenas 4% de chances de aparecer, outras com 10% de chances, enfim. Então, quando você tiver o registro e estiver faltando apenas 1 ou 2 decifradores, você saberá por exemplo, que no bioma 3 estão faltando apenas o decifrador n°4 (aí você checa no vídeo que esse decifrador, quando aparece, sempre virá numa sala opcional, sala rara, nunca nas salas principais, com geometria que parece um corredor) e que falta também o decifrador n°11 (que sempre virá numa sala principal, com geometria redonda e que tem um poste no meio da sala). Eu obviamente não fiz isso enquanto jogava, e foi um porre ficar verificando todas as salas do bioma 2 (por exemplo), porque eu não lembrava mais quais eu tinha pego e quais faltavam, e nem sabia a geometria da sala que eu procurava, porque seu eu soubesse que o que me falta só vem numa sala principal, eu jamais perderia tempo vasculhando as salas opcionais. Este registro é um detalhe que faz toda a diferença, recomendo demais. Tudo que foi dito acima, vale também para os diários de patrulha. Eu não tive problemas com eles, encontrei todos e ainda ficaram faltando vários decifradores, mas é bom também ter um controle, caso você não encontre algum, saberá em qual Bioma pode ser encontrado (visto que o jogo não diz em qual bioma está cada diário de patrulha).

 

Segue o template de exemplo:

Spoiler

JqFu4wr.png

 

ORDEM DAS PESQUISAS: Complete primeiro os últimos biomas de cada Ato

Um grande desafio que você terá após o Ato 3 é fechar todas as pesquisas, conquistando os outros 6 troféus de ouro faltantes. Se sua experiência for parecida com a minha, faltarão poucos coletáveis para correr atrás, o que irá requerer vasculhar novamente todos os biomas algumas (ou várias) vezes. Claramente, você seguiu minha recomendação acima e tem um registro detalhado do que falta, mas mesmo assim, há ainda um outro raciocínio que vai acelerar ainda mais sua busca. 


Funciona assim: Ao faltar apenas os troféus de pesquisa, foque em concluir primeiro o Bioma 6. Porquê? Simples - Você não tem como começar imediatamente no bioma 6, você no máximo consegue começar pelo bioma 4. Então jogue bem os biomas 4 e 5, pegando coletáveis que encontrar, quaisquer upgrades, itens e artefatos que forem possíveis, ou seja, fique o mais forte possível. Depois que concluir todo o bioma 5, volte à sala principal, onde há os fabricadores e há um buraco com água que leva ao bioma 6. Antes de pular no buraco, ainda no bioma 5 e nessa sala principal, suspenda o ciclo (Botão Options >> Suspender Ciclo). Então, faça o upload do seu save para nuvem, e desabilite a opção de upload automático. Depois do upload feito, volte para o jogo e pule no bioma 6. Vasculhe ele completamente, e analise o que aconteceu:
- Hipótese 1 - Encontrou algum (1 ou mais) coletável que estava faltando? Ótimo, complete o bioma, seja morrendo ou matando o boss Ophion, isso encerrará o ciclo e irá registrar no save game o coletável que você encontrou. Repita o processo (jogue novamente biomas 4 e 5, suspenda ciclo, upload do save game) e agora você terá menos coletáveis para encontrar, até que finalmente só sobrará um e você fechará o bioma;

- Hipótese 2 - Não encontrou nada? Em vez de completar o bioma, encerrar o game e começar de novo desde o bioma 4, aperte o botão PS e vá nas configurações, baixe o upload que você fez na nuvem. Ao entrar no game, você estará de volta na sala do bioma 5, pronto para entrar ao bioma 6. Como você suspendeu o ciclo antes de entrar no bioma, ele será gerado aleatoriamente, e aí você terá uma nova chance de encontrar novos coletáveis repetindo apenas o bioma 6, em vez de repetir do 4 ao 6 tudo de novo. Repita até encontrar pelo menos um coletável, quando encontrar, faça como descrito na hipótese 1. Uma hora o bioma 6 acaba!


Depois, faça o mesmo para o Bioma 5: Jogue bem o bioma 4 e antes de entrar no portal que leva ao bioma 5, suspenda o ciclo e faça o upload para a nuvem. Como o bioma 6 já está fechado, siga o mesmo raciocínio até fechar o bioma 5. Vasculhe todo o bioma 5. Encontrou coletável (1 ou mais)? Morra para registrar no save (não vá para o bioma 6, você já fechou ele antes). Não encontrou? Baixe de novo seu save do upload, você estará na sala do portal, prontinho para voltar ao bioma 5 e tentar de novo. Por último vá no bioma 4 e vasculhe o bioma inteiro. Achou coletável (1 ou mais)? Morra para registrar no save. Não achou? Vá no menu e reinicie o ciclo (Botão Options >> Reiniciar Ciclo), você já está no bioma 4 de qualquer maneira, então não precisa fazer upload, você já voltará no bioma 4.

 

Por fim, repita tudo para os biomas 1 a 3 - Jogue bem os biomas 1 e 2 - Faça o processo até fechar o bioma 3. Depois o bioma 2, por último o bioma 1. Sua ordem de ganho dos troféus de pesquisa deve ser dos biomas 6 > 5 > 4 > 3 > 2 > 1.

 

DLC GRATUITA - TORRE DE SÍSIFO: Fechando o game com 100%

A Torre de Sísifo é a DLC de Returnal. É um novo bioma, o modo sem fim de Returnal, altamente focado em combate. Na torre, você enfrenta inimigos de modo sem fim em fases e áreas. Obviamente, quanto maior a sala, maior a dificuldade. O #1 do ranking atualmente (15/10/2022) é o player ebigon-_-, com quase 547 milhões de pontos e na fase 28-1. Funciona assim: Cada fase tem 20 áreas. Dessas 20, cerca de 10 a 12 são de combate, as outras podem ser áreas de upgrades, para atravessar armadilhas, áreas de fabricadores, etc. Então, por exemplo, Quando eu cito fase 3-20, eu me refiro à fase 3, área 20, significando que já se passaram 60 áreas, ou seja, 1-20 + 2-20 + 3-20, sendo 20 áreas de cada fase. Aqui, quanto melhor você for de combate, mais longe você chegará. Você não precisa ficar jogando muito na arena, se quiser 100% dos troféus, precisará jogar apenas até a fase 3-20.

 

Na sala principal da torre, onde você começa a arena, há uma maca de hospital à esquerda, ali é onde você acessa as sequências do hospital para descobrir mais sobre a história da Selene e conseguir alguns troféus. À direita, há um computador onde você vê o ranking e seus registros na torre. Também à direita há um tubo onde você pode interagir para voltar aos biomas / sair da torre. Aqui na torre também há xenoglifos e xenoarquivos, mas graças ao bom Deus, eles não são necessários para nenhum troféu. Basta seguir em frente no transportador para iniciar a arena.

 

Uma vez dentro da arena, quase tudo será o que você já conhece, os inimigos são os mesmos, as áreas são similares, nada de novo. As novidades são três:

- No final de cada fase, nas áreas 1-20, 2-20, 3-20 etc., você terá um chefe novo para enfrentar, chamado Algos. Será de dificuldade crescente a cada fase que você avança, mas no geral ele é tranquilo de passar, afinal você já terá muitas horas de experiência. Eu mesmo nunca morri no Algos todas as vezes que o enfrentei, foi muito de boa. Mas dificuldade é uma coisa relativa, talvez para você não seja fácil, nestes casos, persista!;

- Outra novidade são os regurgitadores, armas de nível GOD, extremamente fortes e que devastam praticamente qualquer coisa. Todas são excelentes, não vi nada de ruim em nenhum regurgitador. Existem alguns tipos diferentes, todos excelentes. Praticamente qualquer inimigo morre com poucos tiros de qualquer regurgitador. O Algos precisa de 2 ou 3 para eliminar uma barra de vida inteira. Estas armas são consumíveis, ou seja, você encontra e ele ocupa um espaço de item. Quando você usá-lo, ele temporariamente irá substituir sua arma principal e irá começar um contador de tempo / munição à direita da sua mira. Enquanto ali estiver alguma coisa preenchida, use o regurgitador à vontade.

- A última novidade é que há chances que em algumas áreas da torre, você encontrará (sempre numa sala de combate) um inimigo branco com tentáculos. Este inimigo não ataca e some após alguns segundos, então assim que o ver (e o jogo também avisa quando você chega na área), mate-o rapidamente. Ele irá abrir um portal para uma sala aleatória que conterá uma chave. As chaves são sua principal fonte de acesso aos regurgitadores.

 

  • Curtir 2
  • Esplêndido 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Guia oficializado em 23/10/2022

 

Parabéns pelo bom trabalho, e obrigado por sua contribuição.

A comunidade de caçadores de troféus do myPSt agradece!

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...