Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Hypescience] O futuro chegou - IBM cria o primeiro HDD Atômico

Recommended Posts

HD-IBM-atomico-768x512.jpg

 


Enquanto a pressa para acompanhar o ritmo da Lei de Moore está se tornando caótica, pesquisadores da IBM anunciaram nesta quarta-feira (8) que eles conseguiram reduzir drasticamente o espaço necessário para armazenar um bit de informação, ocupando apenas um único átomo.

Esse avanço na tecnologia de armazenamento é muito importante. Os hard drives modernos precisam de cerca de 100 mil átomos para armazenar um único bit, então essa tecnologia significaria que os meios de armazenagem diminuiriam uma ordem de magnitude em tamanho.

um-unico-atomo-de-holmio-IBM.jpg
 
 
A IBM diz que será possível armazenar o catálogo do iTunes inteiro (35 milhões de músicas) em um disco do tamanho de um cartão de crédito por meio desta nova tecnologia.

Este sistema usa átomos de hólmio em cima de uma superfície de óxido de magnésio, o que mantém os pólos magnéticos dos átomos estáveis " mesmo na presença de outros ímãs. A orientação desses pólos determina se o átomo constitui um 1 ou um 0.

holmium.jpg

 
Para gravar neste sistema de armazenagem, uma agulha microscópica induz a corrente a mudar a orientação do átomo. Já para ler a informação é mais simples, basta medir a corrente magnética que passa por cada átomo, que varia se os pólos estiverem para cima ou para baixo.
 
Infelizmente, esta tecnologia não deve chegar ao mercado nos próximos meses. Por enquanto, para funcionar, é necessário um microscópio eletrônico resfriado com hidrogênio líquido operando no vácuo. O estudo foi publicado na revista Nature.

 

Fonte: Hypescience

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Baralho  :excited_troll:

 

deve ficar caro um treco desse  :hihi:

Mas pensa nas vantagens, se pode colcocar todos os jogos que existem na PS Store e ainda sobra bastante espaço para os animes e Hentais  :lol2:

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nossa, se isso for jogado pros calculos estamos falando em cerca de 168 PETABYTE

 

Esse avanço é absurdo, de 2TB pra 168 PB é absurdo demais, nem consigo acreditar ou sequer imagina como vai ser o uso dele mais pra frente

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara, isso me fez lembrar quando fiz minha monografia sobre Computadores Quânticos...

 

A parada iria ficar sinistra... Lembro que a parada era complicada, além de 0 e 1, os bits poderiam estar com 0 e 1 ao mesmo tempo, seria uma terceira possibilidade...

 

Agora com estes HD's Atômicos, creio que ainda vai manter a dualidade do bit, porém com um arranjo mais otimizado...

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que esse microscópio custa 300mil-1milhão de dólares, fora que o modo de operação requerido é com hidrogênio puro, maioria dos pesquisadores preferem não mexer com isso porque essa porra pra explodir é um vacilo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara, minha cabeça está explodindo aqui.

 

Isto é um passo gigantesco no que pertine a armazenamento de dados.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

vai da pra fazer upload do nosso cérebro e vamos todos viver na matrix com este espaço todo de armazenamento  :duvida: igual o maluco de Sword Art Online :awesome:

 

Com os fundamentos dessa tecnologia eu acredito que SAO pode se tornar real, é só uma questão de aplicação. Imagina que incrivel? Realmente é dificil até de imaginar as possibilidades!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara... Que doideira... :excited_troll:

 

PS.: A matéria fala em "hard drive", mas creio que seja "hard disk"... Nada que tire os méritos da informação. :rich_guy:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara... Que doideira... :excited_troll:

 

PS.: A matéria fala em "hard drive", mas creio que seja "hard disk"... Nada que tire os méritos da informação. :rich_guy:

HDD = Hard Disk Drive

 

Portanto depois o pessoal tem tendência a abreviar como quiser. Uns dizem Hard Drive, outros Hard Disk :P

 

Obviamente que é uma tecnologia que só vai ser viável daqui a uns anos. Mas é muito bom terem conseguido algo do género já. Acho que até vou mostrar isso para o meu professor de Arquitetura de Computadores (estou a tirar Licenciatura em Engenharia Informática) para ver o que ele acha.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

HDD = Hard Disk Drive

 

Portanto depois o pessoal tem tendência a abreviar como quiser. Uns dizem Hard Drive, outros Hard Disk :P

 

Obviamente que é uma tecnologia que só vai ser viável daqui a uns anos. Mas é muito bom terem conseguido algo do género já. Acho que até vou mostrar isso para o meu professor de Arquitetura de Computadores (estou a tirar Licenciatura em Engenharia Informática) para ver o que ele acha.

 

O primeiro passo e o mais importante já foi dado, criar um protótipo funcional, agora é só questão de tempo até colocarem isso para venda comercial

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

HDD = Hard Disk Drive

 

Portanto depois o pessoal tem tendência a abreviar como quiser. Uns dizem Hard Drive, outros Hard Disk :P

 

Obviamente que é uma tecnologia que só vai ser viável daqui a uns anos. Mas é muito bom terem conseguido algo do género já. Acho que até vou mostrar isso para o meu professor de Arquitetura de Computadores (estou a tirar Licenciatura em Engenharia Informática) para ver o que ele acha.

 

Poxa, vdd... Esqueci que é HDD, pq normalmente referenciamos apenas HD... Aliás, anteontem falaram em SSD na aula e fiquei boiando...

 

Aí alguém lembrou que é comum chamar de Flash, ai entendi o que era... :porque:

 

Aliás, isso é outra coisa que esqueci de comentar. O HDD não é a parte mais veloz de armazenamento. Será que isso de diminuir os átomos e armazenamento não tornará os HDs mais lentos que já são?

:duvida:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Poxa, vdd... Esqueci que é HDD, pq normalmente referenciamos apenas HD... Aliás, anteontem falaram em SSD na aula e fiquei boiando...

 

Aí alguém lembrou que é comum chamar de Flash, ai entendi o que era... :porque:

 

Aliás, isso é outra coisa que esqueci de comentar. O HDD não é a parte mais veloz de armazenamento. Será que isso de diminuir os átomos e armazenamento não tornará os HDs mais lentos que já são?

:duvida:

Não vejo como isso tornaria os HDDs mais lentos. Atualmente precisa de um disco relativamente grande para 1TB, 2TB, 6TB, etc. Com essa nova tecnologia, um HDD do tamanho de um cartão de crédito é suficiente para ter lá o iTunes inteiro. Se tanto, torna mais veloz a leitura e escrita de dados.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não vejo como isso tornaria os HDDs mais lentos. Atualmente precisa de um disco relativamente grande para 1TB, 2TB, 6TB, etc. Com essa nova tecnologia, um HDD do tamanho de um cartão de crédito é suficiente para ter lá o iTunes inteiro. Se tanto, torna mais veloz a leitura e escrita de dados.

 

Vdd, tô pensando em mais capacidade, tamanho maior, mas nesse caso seria mesma capacidade em tamanho menor, o que compensa os intervalos de latência decorrentes da "migração de dados" entre componentes...

 

Bem interessante isso. Desculpe as noobices, mas estou no 4ª semestre de Engenharia de Computação e ainda sinto que as coisas mais relacionadas a área estão bem no começo ainda. Esse semestre recém começamos o estudo sobre a parte de memória. ;)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Aliás, isso é outra coisa que esqueci de comentar. O HDD não é a parte mais veloz de armazenamento. Será que isso de diminuir os átomos e armazenamento não tornará os HDs mais lentos que já são?

:duvida:

 

 

Não vejo como isso tornaria os HDDs mais lentos. Atualmente precisa de um disco relativamente grande para 1TB, 2TB, 6TB, etc. Com essa nova tecnologia, um HDD do tamanho de um cartão de crédito é suficiente para ter lá o iTunes inteiro. Se tanto, torna mais veloz a leitura e escrita de dados.

Inclusive, com o avanço da tecnologia, e a descrita no início, a tendência é sempre desses tempos caírem, e não o contrário.

Num primeiro momento, vc imagina que diminuindo o tamanho, vc aumenta a quantidade de átomos no mesmo espaço, o que tornaria mais lento pq teríamos mais "trechos" para ler...

Acontece que, com essa diminuição, também ocorre a aceleração da leitura, leva menos tempo para ler algo menor (teoricamente) daí, com novas tecnologias, lê-se mais em menos tempo...

 

Voltando no tempo, quando existiam disquetes, levava-se um bom tempo para se ler alguns Kb... hoje, leva-se menos tempo para alguns Tb...

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Inclusive, com o avanço da tecnologia, e a descrita no início, a tendência é sempre desses tempos caírem, e não o contrário.

Num primeiro momento, vc imagina que diminuindo o tamanho, vc aumenta a quantidade de átomos no mesmo espaço, o que tornaria mais lento pq teríamos mais "trechos" para ler...

Acontece que, com essa diminuição, também ocorre a aceleração da leitura, leva menos tempo para ler algo menor (teoricamente) daí, com novas tecnologias, lê-se mais em menos tempo...

 

Voltando no tempo, quando existiam disquetes, levava-se um bom tempo para se ler alguns Kb... hoje, leva-se menos tempo para alguns Tb...

 

Sim, como eu disse um pouco antes, tava pensando de forma errada, me equivoquei... hahahaha :X

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...