Ir para conteúdo
blackgndrf

[PS3Brasil] Documentário brasileiro narra a pirataria de jogos no país

Recommended Posts

posso fazer um adendo?

Mega drive é um dos consoles mais populares do brasil (provavelmente o mais popular de vermos porcentagem e época)...

ele era oficial, eu nunca vi um jogo pirata, tectoy tornou o brasil

Depende, aqui onde moro praticamente não se via mega drive (só vi em uma casa de jogos e um amigo meu teve) justamente pelo fator pirataria, já super nes por exemplo todo mundo tinha, nessa época o forte eram as trocas, 90% das fita q passaram na minha mão eram piratas, antes disso eu via mais master system do q nes, com a pirataria o jogo virou :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Imagino a cena: 

- Bom dia, vim comprar um Nintendo 64.

 

:grin:

 

Não vou com essa violência toda, mas o sentimento de quem escuta é o mesmo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Assim, ainda hoje há muita pirataria ( XBOX ), porque? Porque para muitas famílias de baixa renda, os valores dos jogos são surreais, sendo que num o videogame em si custa menos e tem jogos há 10 reais. No Brasil boa parte da pirataria é pela condição social mesmo.

 

Hoje, estou numa boa condição onde posso investir algo entre 100 por mês em jogos ( Logo, se for comprar um de 200, um mês fico sem comprar nada ). Se fosse há quatro anos atrás ( não tinha videogame ) o que eu ganhava não permitia que eu investisse isto, se eu fosse jogar videogame, optaria pelo mais barato ( embora errado ).

 

Pode não ser a regra mundial, mas no Brasil, muitas coisas ocorrem por causa do preço. Exemplo: Vou numa loja e está R$ 200,00 um tênis da Nike, daí vou numa loja popular, vejo o mesmo modelo de tênis ( com algum defeitinho mínimo ) e está R$ 80,00 ou R$ 100,00. A maioria comprará o de R$ 100,00. Muitas vezes nem são falsificados, mas saíram de fábrica com defeitos.

 

Se você pensar nos anos 90, houve duas trocas de moeda, houve a tomada da poupança pelo governo Collor, vinha de décadas de economia fechada pela ditadura militar, então começou a haver um reaquecimento no FHC, mas a maior parte da população tinha pouco dinheiro ( ainda mais porque gastava tudo nas compras no mercado, fazendo estoque de meses, porque a inflação era diária, algo surreal para nós que vivemos agora ). Logo, um brinquedo para o filho não poderia ser caro, pela falta de condição da maioria dos pais mesmo. Hoje já houve uma melhora, há bem mais pessoas com condições interessantes ( classe média ), logo a compra de originais cresceu. Fora a facilidade de comprar, vender, trocar. Se eu compro por 200 e revendo por 150, o que eu gastei foi 50. Na época das fitas, também havia isso, mas no caso o dinheiro gasto foi gasto mesmo, pouquíssima gente iria comprar uma.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Depende, aqui onde moro praticamente não se via mega drive (só vi em uma casa de jogos e um amigo meu teve) justamente pelo fator pirataria, já super nes por exemplo todo mundo tinha, nessa época o forte eram as trocas, 90% das fita q passaram na minha mão eram piratas, antes disso eu via mais master system do q nes, com a pirataria o jogo virou :P

 

tipo, mega drive vendeu mais de 3 milhões de unidades no pais, o snes não vendeu nem metade disso por aqui.

Ate pq o console só foi realmente aparecer pelo brasil e começar a movimentar (de certa forma) quando a geração tava acabando lá pro final de 93 ou inicio de 94 e ele pouco tempo depois começou a se tornou acessível para o pessoal que não conseguiu fazer transição para o psx/n64/SAT/3DO/CDI ou o Apple Pippin (AHA! eu sabia que um dia ia conseguir citar essa praga em algum lugar 8D).

Antes disso quase ninguém tinha o console e se pulou da geração 8 bits pra 16 quase que certamente foi pro mega drive que já tava pentelhando aqui desde 90 8X

 

 

Em outras palavras: nunca virou. Snes nunca esteve nem próximo da popularidade do mega drive por aqui \8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito bom o documentário e a discussão saudável que ele rendeu aqui no tópico.

Acredito que as pessoas da minha faixa etária (37 anos) que cresceram na década de 90 e jogavam vídeo games, em algum momento da vida jogou/comprou/emprestou/baixou algum jogo pirata. Os tempos eram outros e conseguir algo original era muito difícil e principalmente caro. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu comprava jogos piratas na época do PS2. Na geração do 360 e PS3, já entrei completamente de original. Aprendi a importar jogos da China e eBay, além de, quando podia viajar, ia comprar uns usadinhos nas GameStops da vida. Comprei um Fallout 3, na Gamestop de Londres por 1 Libra. O jogo estava inteiraço e completinho, só estava em uma caixinha de BD azul.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se não fosse a pirataria eu não saberia o que é jogar um super nintendo, master system, nintendo 64 ou ps1 e 2... ou pior, não gostaria de jogos eletrônicos. E os games de hoje em dia dificilmente estariam legendados e com preços "acessíveis", então a pirataria no Brasil foi do tipo "meu malvado favorito".

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E os games de hoje em dia dificilmente estariam legendados e com preços "acessíveis"

 

Isso não é verdade...

Nos tínhamos jogos em português em 90...

Eles sumiram quando a pirataria ficou barra pesada por aqui e voltaram quando ela se acalmou...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

tenho +de100 games piratas de play 2 , além de comprar 1 por 5 , 5 por 20 , eu ainda usava uma tática que era comprar vários DVD virgem por 1 real cada e copiar os jogos dos meus primos e amigos 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...