Ir para conteúdo
lucashenriquelp

[MeuPS4] Afinal de contas, o que é o HDR e como ele melhora seu PS4?

Recommended Posts

Ontem, durante a PlayStation Meeting, a Sony revelou que o suporte ao HDR será disponibilizado através de uma atualização para todos os donos de PS4. A notícia foi muito bem recebida, mas vieram muitas perguntas.
 
O que é, afinal de contas, o HDR?
 
High Dinamic Range é um padrão de tecnologia que permite ganhos na qualidade das imagens. Em essência, tratam-se de melhores contrastes nas imagens. Melhorias nos tons escuros e claros fazem com que a ilustração fique mais viva e realista.
 
As cores ficam mais naturais e nítidas. Gramados ficam mais verdes, um batom vermelho pode ficar mais ressaltado, objetos, antes sem foco, podem ficar mais detalhados.
 
Alguns chamam de hiper-realismo, já que o contrate deixa tudo mais preciso e bonito.
 
Veja alguns exemplos e tente identificar quais utilizam o HDR:
 
HDR_exemplo_1.jpg
 
HDR_2.png
 

Os tons claros e escuros são ressaltados dinamicamente, repassando melhor a sensação de profundidade.
 
HDR e 4K
 
Enquanto o HDR refere-se ao contrate das imagens, o 4K está relacionado a alta resolução. Uma coisa é diferente da outra, mas estão diretamente associadas.
 
Especialistas argumentam no entanto, que o HDR é mais importante que o próprio 4K, contudo um não "existe" perfeitamente sem outro.
 
Dessa forma, recomenda-se que imagens que utilizem HDR sejam reproduzidas em televisores de altíssima definição, mesmo que os aparelhos comuns consigam representar as melhorias.
 
E não é qualquer tipo de aparelho que é capaz de reproduzir o HDR, nem mesmo todos os televisores 4K possuem o HDR, sendo necessário consultar nas especificações do equipamento para afirmar com certeza.

E nos jogos?
 
Os jogos seguirão pela mesma tendência. Pense em títulos como Ratchet & Clank, que é bastante colorido e bonito. Ele poderá ficar ainda mais agradável com o HDR já que a paleta de cores será ressaltando, tornando mais vivo.
 
Por sinal, as publishers, incluindo a Insomniac Games (Ratchet & Clank e Spider-Man) e a Naughty Dog prometem atualização para seus jogos, implementando a nova tecnologia.
 
Vou poder aproveitar tudo na próxima semana?
 
O suporte ao HDR será disponibilizado na próxima semana, juntamente com o update 4.0, mas, provavelmente, não estará acessível logo de imediato.
 
Como exposto, são necessários alguns passos:
 
1 - O jogador precisa de um aparelho televisor compatível com o HDR.
2 - Os estúdios precisam, necessariamente, disponibilizar atualizações em seus jogos para que eles se tornem compatíveis.
 
Quanto custa uma TV HDR?
 
Após uma breve pesquisa, constatamos que um aparelho televisor com o HDR não está saindo por menos de R$ 2.500.
 
A novidade será, de fato, muito bem vinda para todos os modelos de PS4 (standart, slim e Pro), mas vai levar um tempo até que todos possam aproveitar.
 
 
Fonte: MeuPS4
  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Problema dessas TVs 4K muito baratas é a taxa de atualização de imagem e imputlag, ainda mais se for TV fabricada no brasil com peças vagabundas

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Problema dessas TVs 4K muito baratas é a taxa de atualização de imagem e imputlag, ainda mais se for TV fabricada no brasil com peças vagabundas

 

Não quis me prolongar sobre isso no tópico do anúncio do PS4 Pro, mas as TVs 4K de baixo custo no Brasil, modelo 2016, ainda vem com 60 Hz. Se for comprar uma bacana mesmo, para se aproveitar o 4K e HDR em sua totalidade, pode se preparar para gastar R$ 5.00,00 pra cima. Eu mesmo desisti de pegar uma top e vou ficar com uma intermediária mesmo - a minha TV tá surradinha. :(

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Uma dúvida:

Apenas aparelhos 4K tem suporte ao HDR ou podemos encontrar TV's sem ser 4K com HDR?

 

Valeu!

 

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...