Ir para conteúdo
DiegoKG5

PlayStation 3 Slim com problemas no cooler

Recommended Posts

Recentemente adquiri um novo PlayStation 3 [CECH-3001A] (aparelho original de fábrica e nunca antes usado). Porém, após executar todas as configurações iniciais, o sistema alegou super-aquecimento e desligou-se automaticamente. Efetuei mais alguns testes (apenas ligando o aparelho novamente) e a mesma mensagem relativa à temperatura foi exibida na tela. Tentei inserir alguns jogos (sem execução automática) e neste momento notei que o cooler do aparelho funcionou quando inseri o disco, porém interrompeu o funcionamento após isso. Notei também que não havia ventilação na saída de ar, o que me faz imaginar que realmente o problema seja no cooler. 

 

Diante disso, enviei o produto de volta à loja onde comprei para que os responsáveis chequem o que está ocorrendo. Gostaria de saber da comunidade myPSt se este problema é algo mínimo, que não afetará a vida útil de meu aparelho, ou se é algo mais sério e que irá comprometer o desempenho do console. Se houver solução, valerá a pena manter um aparelho reparado sem que ele apresente problemas futuros, ou seria mais interessante tomar outras medidas? Gostaria de saber a opinião de vocês, caso já tenham enfrentado esse tipo de problema. Obrigado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se comprou à menos de 1 semana sugiro que solicite outro aparelho novo em substituição.

 

Caso contrário envie pra assistência técnica.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Super aquecimento é problema sério, e pode estragar o console.

Peça outro novo, não aceite um "reparado". Já que o defeito é prévio,

vc tem o direito de ter um produto novo e perfeito. E se comprou há menos de 7

dias, pode retornar o produto e pedir o dinheiro de volta, mesmo que não haja problemas

com o aparelho.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal, informo que consegui efetuar a troca por um aparelho novo (mesmo modelo Slim: CECH-3001A). Porém, estou deparado com outra situação: testei o aparelho no dia em que adquiri: ajustei as configurações iniciais e executei "The Last Of Us" por cerca de 2 horas e "GTA V" também por cerca de duas, ambos no período da noite e não houve qualquer tipo de problema, o aparelho parecia estar funcionando normalmente. No dia seguinte, no entanto, após cerca de duas horas jogando "GTA V" no período da tarde, o cooler do aparelho passou a emitir um barulho elevado (girando muito rapidamente), mas o mesmo estava no chão. Gostaria de saber se isto é normal do aparelho, temperatura ambiente ou algum tipo de problema diferente. Caso alguém já tenha passado por esse tipo de situação, gostaria que compartilhasse comigo para que possa esclarecer a situação. Obrigado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal, informo que consegui efetuar a troca por um aparelho novo (mesmo modelo Slim: CECH-3001A). Porém, estou deparado com outra situação: testei o aparelho no dia em que adquiri: ajustei as configurações iniciais e executei "The Last Of Us" por cerca de 2 horas e "GTA V" também por cerca de duas, ambos no período da noite e não houve qualquer tipo de problema, o aparelho parecia estar funcionando normalmente. No dia seguinte, no entanto, após cerca de duas horas jogando "GTA V" no período da tarde, o cooler do aparelho passou a emitir um barulho elevado (girando muito rapidamente), mas o mesmo estava no chão. Gostaria de saber se isto é normal do aparelho, temperatura ambiente ou algum tipo de problema diferente. Caso alguém já tenha passado por esse tipo de situação, gostaria que compartilhasse comigo para que possa esclarecer a situação. Obrigado.

 

Depois de muito tempo de jogatina, é normal o aumento de velocidade do cooler, não precisa se assustar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal, após mais de um mês de uso, o aparelho encontra-se em ótimo estado: o aumento na velocidade do cooler ocorreu pouquíssimas vezes, e, concluo que foi o local no qual o aparelho estava, pois em superfícies com maior ventilação, ocorreu tudo normal. Destaque para o dia que resolvi realmente "testar": multiplayer de GTAV sendo executado durante 7 horas consecutivas, sem nenhum travamento ou problemas aparentes (exceto por problemas de carregamento, os quais, devido à temperatura e o próprio jogo, acredito ser algo natural [alguém que passou pelo mesmo problema, gostaria que compartilhasse para que eu tenha certeza de que está tudo normal]). Minha única ressalva vai ao fato de que, ao jogar durante este sábado (ambiente fechado por aproximadamente 3 horas), utilizei o headset e resolvi testar deixando uma música executando e transmitindo o áudio para a sessão por ele (não gosto deste tipo de atitude. Mil perdões se atrapalhei alguém, mas precisava testar para saber mais algumas coisas sobre o aparelho): me ocorreu que o aparelho "travou" 3 vezes, mas após desligar o headset, consegui jogar normalmente por cerca de uma hora. Gostaria mais uma vez do apoio da comunidade para que possa ter informações suficientes para manter o PlayStation 3 em ótimas condições, ou, se necessário acionar a garantia, a qual ainda possuo dois meses. Obrigado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quando vc diz "ambiente fechado" quer dizer o que? Deixou o ps3 em algum compartimento sem ventilação?

Pq se for, jamais faça isso. Assim como qualquer outro aparelho eletrônico, o ps3 não deve ser usado em compartimentos

sem ventilação. Muita gente acaba tendo problema pq compra aqueles hacks com prateleiras muito estreitas, aí o ar quente

não dá conta de sair de maneira correta, fica ali "cozinhando" o videogame.

 

Em jogos online, dependendo da "travada", é até normal, pq vários fatores afetam a performance. Vc precisa identificar se essa travada

foi um lag por conta do online, ou se foi algo do aparelho mesmo. É bom identificar pelas luzes: se a luz de acesso ao disco e ao hd está

se comportando normalmente, pode ser só um lag mesmo. E com jogos em disco, dá pra perceber às vezes se o barulho do mesmo está

estranho, se está "agarrado". E se vc botar a mão no console, pode sentir se o disco está rodando ou não.

 

No geral, desde que vc observe eventuais sinais estranhos e deixe o console em um lugar arejado (isso é de extrema importância), não tem problema

algum. Eu jogo muito (muito mesmo) tempo seguido e nunca tive problema. Meu ps3 slim morreu de velho mesmo, aí comprei um super slim, tá mais

silencioso que um ninja :)

 

Mas uma coisa eu te digo: comprar "sistema de ventilação" pra ps3 é bobagem. O aparelho é feito pra rodar legal com o cooler que tem. Se por algum motivo

não tá funcionando, é pq tá com defeito. Botar ventilação extra é igual medicar pra gripe: vc tgrata os sintomas, mas o vírus fica ali, até o corpo eliminar. Só que

no ps3, a origem do problema não vai embora sozinha.

Então, se aquecer muito, de forma anormal, manda alguém olhar pra vc. Não adianta abanar o videogame se o calor vem de dentro. Uma hora esse ventinho extra

não adianta mais, aí já era.

 

Ah, e se precisar mandar pra assistência fora da garantia, esteja presente quando o "técnico" analisar o aparelho pra orçar, e se possível, peça pra acompanhar o conserto.

Eu sou extremamente desconfiado desse pessoal. Já tive uma tv que enviei pra assistência, somente pra saber o preço do conserto. Cheguei lá, o cara já tinha trocado uma peça

e cobrou 350 reais. Aí, depois de muita discussão, mandei voltarem com a peça estragada e não paguei nada.

Fui em outra assistência, o cara abriu na minha frente, olhou, arrumou um ponto de solda e pronto. TV funcionando (e funciona até hoje). Detalhe: me cobrou ZERO REAIS.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"Ambiente fechado" o qual cito, seria sim um local com pouca ventilação. Não costumo fazer este tipo de coisa, mas visto que o aparelho está em garantia, preciso observar o comportamento do mesmo em diferentes situações e temperaturas. ontem, por exemplo, joguei por cerca de 2 horas e 30 minutos em ambiente bem ventilado: o aparelho não acusou nenhum problema... Seja de congelamento de tela, "lag" ou qualquer problema relacionado. Perguntei à um colega que também possui este mesmo modelo, e ele me informou que ao jogar GTAV no modo on-line (sessão pública) durante um período prolongado de horas, lhe havia ocorrido de o aparelho "travar" mais de uma vez. Fiquei mais tranquilo pois acabei por perceber que é um problema do jogo em si, e não do PlayStation 3. O meu receio foi em relação ao teste que fiz, ligando o headset e deixando músicas tocarem ao invés de utilizar para comunicação. No PC, vejo muitos relatos do tipo, quando você está em uma conexão instável e o headset usado de forma indevida acaba por causar muitos lags. Por isso não sei se esta foi a razão dos "travamentos" ou se realmente foi o aparelho em ambiente não ventilado. Já joguei por mais de 7 horas seguidas utilizando o headset corretamente e nunca me ocorreu isto. E foi no mesmo PS3.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"Ambiente fechado" o qual cito, seria sim um local com pouca ventilação. Não costumo fazer este tipo de coisa, mas visto que o aparelho está em garantia, preciso observar o comportamento do mesmo em diferentes situações e temperaturas. ontem, por exemplo, joguei por cerca de 2 horas e 30 minutos em ambiente bem ventilado: o aparelho não acusou nenhum problema... Seja de congelamento de tela, "lag" ou qualquer problema relacionado. Perguntei à um colega que também possui este mesmo modelo, e ele me informou que ao jogar GTAV no modo on-line (sessão pública) durante um período prolongado de horas, lhe havia ocorrido de o aparelho "travar" mais de uma vez. Fiquei mais tranquilo pois acabei por perceber que é um problema do jogo em si, e não do PlayStation 3. O meu receio foi em relação ao teste que fiz, ligando o headset e deixando músicas tocarem ao invés de utilizar para comunicação. No PC, vejo muitos relatos do tipo, quando você está em uma conexão instável e o headset usado de forma indevida acaba por causar muitos lags. Por isso não sei se esta foi a razão dos "travamentos" ou se realmente foi o aparelho em ambiente não ventilado. Já joguei por mais de 7 horas seguidas utilizando o headset corretamente e nunca me ocorreu isto. E foi no mesmo PS3.

 

Bom, vou te dar um conselho: não faça testes com o aparelho em condições adversas. O produto não é feito pra funcionar dessa forma,

portanto seria até natural ocorrer algum problema. E se isso deixar alguma "sequela" vc pode perder a garantia, pois fez uso indevido, ok?

É o mesmo que, por exemplo, eu testar dentro da piscina um smartphone que não é à prova dágua. Pode não acontecer nada, mas não foi feito pra isso.

 

E quanto ao online, são muitos os fatores que podem interferir e dar travadas no jogo ou no aparelho. Se vc perceber isso constantemente, com vários jogos, 

aí pode ser problema. Mas online às vezes trava até em conexão boa.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, vou te dar um conselho: não faça testes com o aparelho em condições adversas. O produto não é feito pra funcionar dessa forma,

portanto seria até natural ocorrer algum problema. E se isso deixar alguma "sequela" vc pode perder a garantia, pois fez uso indevido, ok?

É o mesmo que, por exemplo, eu testar dentro da piscina um smartphone que não é à prova dágua. Pode não acontecer nada, mas não foi feito pra isso.

 

E quanto ao online, são muitos os fatores que podem interferir e dar travadas no jogo ou no aparelho. Se vc perceber isso constantemente, com vários jogos, 

aí pode ser problema. Mas online às vezes trava até em conexão boa.

 

Acho que exagerei quando disse "condições adversas": O "máximo" que ocorreu foi eu deixar o aparelho sobre uma superfície de madeira em local fechado (a ventilação era boa, pois havia, como sugere o manual, mais de 10 centímetros para dissipação de ar. Porém, não é o adequado). Na maior parte do tempo, o PS3 fica sobre superfície fria, justamente para evitar super-aquecimento. Acredito que este episódio do headset foi mera coincidência, pois hoje deixei o aparelho ligado por mais de 5 horas seguidas. GTA On-line estava sendo executado e ele sequer recorreu ao cooler para resfriar o sistema. Ocorreram algumas "travadas", mas todas relacionadas ao próprio GTA, que corriqueiramente apresenta este tipo de problema. Raríssimas vezes o PlayStation recorreu ao cooler: observei que isto apenas ocorreu em dias bem quentes e, após resfriar o sistema, o cooler retornava à velocidade natural, apresentando assim funcionamento perfeito. Além disso, nunca deixo meu aparelho desprotegido: sempre que acabo de jogar, espero o PS3 retornar à temperatura normal e o guardo na caixa junto aos demais componentes, justamente para evitar acúmulo de poeira por falta de cuidado. A única situação que posso classificar como "adversa" foi quando não estava em casa, e havia deixado alguns downloads sendo executados: após isso, o aparelho instalou os dados e executou o jogo em disco. Pouco depois reparei que haviam movido o aparelho ligado, para outra posição com o disco dentro, felizmente moveram na horizontal. Nada ocorreu, pois estava funcionando perfeitamente, mas mesmo assim fiquei preocupado por alguns instantes.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que exagerei quando disse "condições adversas": O "máximo" que ocorreu foi eu deixar o aparelho sobre uma superfície de madeira em local fechado (a ventilação era boa, pois havia, como sugere o manual, mais de 10 centímetros para dissipação de ar. Porém, não é o adequado). Na maior parte do tempo, o PS3 fica sobre superfície fria, justamente para evitar super-aquecimento. Acredito que este episódio do headset foi mera coincidência, pois hoje deixei o aparelho ligado por mais de 5 horas seguidas. GTA On-line estava sendo executado e ele sequer recorreu ao cooler para resfriar o sistema. Ocorreram algumas "travadas", mas todas relacionadas ao próprio GTA, que corriqueiramente apresenta este tipo de problema. Raríssimas vezes o PlayStation recorreu ao cooler: observei que isto apenas ocorreu em dias bem quentes e, após resfriar o sistema, o cooler retornava à velocidade natural, apresentando assim funcionamento perfeito. Além disso, nunca deixo meu aparelho desprotegido: sempre que acabo de jogar, espero o PS3 retornar à temperatura normal e o guardo na caixa junto aos demais componentes, justamente para evitar acúmulo de poeira por falta de cuidado. A única situação que posso classificar como "adversa" foi quando não estava em casa, e havia deixado alguns downloads sendo executados: após isso, o aparelho instalou os dados e executou o jogo em disco. Pouco depois reparei que haviam movido o aparelho ligado, para outra posição com o disco dentro, felizmente moveram na horizontal. Nada ocorreu, pois estava funcionando perfeitamente, mas mesmo assim fiquei preocupado por alguns instantes.

 

Do jeito que vc tinha dito, achei que ia botar o ps3 dentro do forno pra testar kkkkkkkkkkk

Mas quando vc precisar sair e quiser deixar algo baixando, é só botar pra desligar automaticamente. O console faz o download,

instala o jogo e desliga. Eu faço isso quando vou dormir e preciso baixar algum jogo. Mas ficar guardando na caixa toda hora deve ser

um saco, não precisa de taaaanto cuidado assim rsrsrs

Aqui em casa, tanto o ps3 quanto o ps4 ficam direto no hack, pq eu uso muito. Mas se vc quiser uma proteção extra, pode mandar fazer uma capa

pro console, aí vc bota enquanto não estiver usando.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Do jeito que vc tinha dito, achei que ia botar o ps3 dentro do forno pra testar kkkkkkkkkkk

Mas quando vc precisar sair e quiser deixar algo baixando, é só botar pra desligar automaticamente. O console faz o download,

instala o jogo e desliga. Eu faço isso quando vou dormir e preciso baixar algum jogo. Mas ficar guardando na caixa toda hora deve ser

um saco, não precisa de taaaanto cuidado assim rsrsrs

Aqui em casa, tanto o ps3 quanto o ps4 ficam direto no hack, pq eu uso muito. Mas se vc quiser uma proteção extra, pode mandar fazer uma capa

pro console, aí vc bota enquanto não estiver usando.

 

Pois é. Acredito que exagerei na descrição. Quanto ao fato de ter que guardar o aparelho sempre, isso não me incomoda. O que me incomodou e deixou preocupado foi o fato de moverem o console (mesmo que poucos centímetros e na horizontal) com o jogo sendo executado. O manual do aparelho sugere que isto não deve ser feito, pois pode ocasionar danos. Mas acredito que isso não tenha causado problemas, pois o aparelho está em funcionamento perfeito.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é. Acredito que exagerei na descrição. Quanto ao fato de ter que guardar o aparelho sempre, isso não me incomoda. O que me incomodou e deixou preocupado foi o fato de moverem o console (mesmo que poucos centímetros e na horizontal) com o jogo sendo executado. O manual do aparelho sugere que isto não deve ser feito, pois pode ocasionar danos. Mas acredito que isso não tenha causado problemas, pois o aparelho está em funcionamento perfeito.

 

Manual é igual bula de remédio, se vc ler vai ficar morrendo de preocupação com tudo rsrsrs

Só não rola de jogar o console pro alto, mas mover ele alguns centímetros não vai causar problema :)

 

Mas no geral, tá funcionando legal agora né?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Manual é igual bula de remédio, se vc ler vai ficar morrendo de preocupação com tudo rsrsrs

Só não rola de jogar o console pro alto, mas mover ele alguns centímetros não vai causar problema :)

 

Mas no geral, tá funcionando legal agora né?

 

Você tem toda razão, Necker [rs]! E tanto é que os modelos mais recentes do PS3, sequer possuem aquele "livro" para instruções: somente um manual básico de instalação mesmo. Como um amigo meu diz: ter zelo por suas coisas é importante, mas cuidado excessivo pode acabar estragando o aparelho ao invés de preservá-lo. "Só não vale jogar o console par ao alto": essa foi ótima [rs]!

 

Está em perfeito funcionamento! O leitor está respondendo corretamente, o cooler resfria o aparelho quando preciso e retorna à velocidade normal após o processo, o PS3 tem aguentado jogatinas prolongadas sem necessitar de resfriamento (mais de 5 ou 7 horas)... Tudo 100%!

 

Agradeço seu apoio por esclarecer estas questões. A comunidade myPSt é sempre fantástica! :yess:

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...