Ir para conteúdo
Fulltoad

[Kotaku] Os 10 mandamentos dos menus de videogame

Recommended Posts

Um bom menu de videogame é como um bom técnico de palco: ele fica fora do caminho e deixa a banda fazer seu show sossegada, enquanto resolve tudo nos bastidores. Mas já faz tempo que os roadies do videogame andam intrometidos e incompetentes demais. O que precisam fazer para resolver isso?

 

É simples. Basta seguir esses 10 mandamentos sagrados dos menus de videogame. Cada um deles contém a sabedoria milenar acumulada por games desta e de outras eras, e merece todo o respeito e atenção de um game designer. Pode conferir: os piores menus são aqueles que não seguem vários (ou todos) esses mandamentos sagrados. Estou olhando para você, Gran Turismo 5.

 

10. Permitirás que o jogador pule as telas introdutórias

Por mais que seja importante mostrar de onde o jogo veio, por quem ele foi produzido e a engine usada, nenhum jogador precisa ser obrigado a decorar essas informações dezenas de vezes simplesmente porque é impossível pular as telas da introdução do game.

 

9. Colocarás a opção "continue" sempre em primeiro lugar

Como nem sempre podemos pular as telas introdutórias, tendemos a ficar ansiosos em apertar botões repetidamente. Se a ansiedade passar dos limites, acabamos apertando mesmo depois de entrar no menu inicial. E aí é só tragédia.

Se a opção de continuar nosso jogo não estiver no lugar onde deveria estar, no começo do menu, controles serão arremessados.

Estou certo de que, cada vez que precisamos apertar B contra nossas vontades porque o "continue" estava fora do lugar, um filhote de cachorro é morto brutalmente.

 

 

 

2.jpg

 

 

 

8. Não colocarás videozinhos com cenas do jogo antes do menu

Nós já compramos o jogo. Não há porque tentar nos convencer de que ele é legal passando um vídeo dos melhores momentos antes do menu inicial. Nós estamos prestes a jogar, não queremos mais um trailer!

E já superamos os anos 90, então nada de demonstrações que iniciam automaticamente quando ficamos muito tempo parados no menu inicial.

 

7. Salvarás automaticamente as mudanças do menu de opções

Eu não quero ser obrigado a confirmar 3 vezes as mudanças que acabei de fazer no volume, brilho e apresentação de legendas de um jogo como se essas decisões fossem escolhas irreversíveis de que curso prestar no vestibular.

Ter de entrar no menu de opções mais do que uma única vez só para garantir que as mudanças que fizemos foram acatadas pelo jogo é uma das tarefas mais amargas dessa vida de jogador de games.

 

6. Não encherás o saco com avisos de salvamento automático.

Não vou desligar meu console/PC enquanto o jogo está salvando, então pare de tentar me alertar sobre isso. Se o aparelho desligar no meio do salvamento, é porque a energia acabou ou o universo implodiu.

Eu sei que isso é uma exigência do temido controle de qualidade das fabricantes de controle, mas já está na hora dessas empresas entenderem que todo mundo sabe o que é um salvamento automático. Ou pelo menos é o que esperamos.

 

5. Seguirás o bom senso na disposição dos menus de opção

Legendas devem ficar no menu de vídeo, não de áudio. Inversão de eixos fica no menu de controles, não de jogabilidade " onde devem estar as opções de filtro de violência e dificuldade. Senso comum, galera.

Os jogos de PC devem sempre condensar os menus de gráficos e vídeos em um menu só. Porque não precisamos de dois menus para a mesma coisa.

 

 

gt5-1284713166-4c932ace0cca9.jpg

 

 

 

 

4. Deverás oferecer a opção de inverter o eixo Y antes de começar o jogo

Em um mundo perfeito e sem pecado, teríamos jogos que não precisam perguntar sobre nossas opções gerais, porque elas estão salvas no sistema " como acontece no Xbox 360. Mas, como vivemos em um mundo impuro, todo jogo deveria nos perguntar se queremos inverter o eixo Y antes de começar.

A única coisa pior do que ter que pausar no começo de cada jogo para inverter o eixo dos controles no menu é perder alguma cena inicial por conta dessa pausa.

 

3. Sempre usarás o botão A para aceitar e o B para cancelar

Não importa onde, como, quando ou por que: A avança, B volta (no PlayStation: X avança e O volta). Com o A chegamos em algum lugar, com o B voltamos até o menu principal. O botão B nunca deverá ser usado para começar o jogo (oi, Mass Effect) e muito menos para sair dele.

 

2. Deixarás o mapa sempre ao alcance de um botão

O mapa é sempre um dos aspectos mais importantes de qualquer jogo, e ele precisa estar vinculado a algum dos botões do controle " mesmo que a quantidade de comandos seja grande.

Nenhum jogador merece ser obrigado a memorizar um combo de comandos com o controle apenas para descobrir a direção em que deve avançar no jogo. Sempre coloque o mapa no Select/Back/Start, ok?

 

1. Sempre permitirás que o jogador saia do jogo

Em todos os menus deve haver uma opção para sair do jogo. Escolhendo essa opção, o jogador deve receber um pedido de confirmação e a opção de sair para o menu do jogo ou para o desktop/dashboard de seu PC/console.

Nunca. NUNCA. EM NENHUMA MALDITA CIRCUNSTÂNCIA um jogo deverá nos obrigar a sair para o menu principal para só então nos permitir fechar o jogo em si.

Se o jogo fizer um pop-up de confirmação gracioso e inteligente com um texto diferente de "deseja sair do jogo?", ele tem espaço garantido no paraíso. E há um espaço especial no inferno para jogos que colocam uma tela de carregamento entre a opção de sair e o menu principal.

 

Fonte: Kotaku-br

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quando eu li o tópico 6, lembrei de quando estava jogando Final Fantasy XII no ps 2, bem no momento que eu estava salvando o game, acabou a energia.

Quando a energia voltou, vi que os dados do meu memory card foram corrompidos. Juro que nesse dia meus olhos encheram d'água. (Foram mais de 150 horas de jogo pelo ralo) :okay:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quando eu li o tópico 6, lembrei de quando estava jogando Final Fantasy XII no ps 2, que bem no momento que eu estava salvando o game, acabou a energia.

Quando a energia voltou, vi que os dados do meu memory card foram corrompidos. Juro que nesse dia meus olhos encheram d'água. (Foram mais de 150 horas de jogo pelo ralo)

 

Nossa , eu também choraria,acho esse o FF mais comprido, muitas horas mesmo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Nossa , eu também choraria,acho esse o FF mais comprido, muitas horas mesmo.

 

Só de raiva comecei do zero e fiz tudo. (detalhe, era a versão japonesa).

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Só de raiva comecei do zero e fiz tudo. (detalhe, era a versão japonesa).

 

Parabéns pela insistencia eu também faria tudo novamante, o jogo é maravilhoso e vale a pena. Melhor FF pra mim depois do FFVIII

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...