Ir para conteúdo

Foto

Tutorial - Melhorando desempenho da internet (descobrindo o MTU ideal)

• Por favor, faça o login para responder
38 respostas neste tópico

#1 Tanker_Bower

Postado 26 outubro 2013 - 21:45

No meu pc os download conseguem chegar numa taxa de 1,5 Mb por segundo. No meu ps3 essa taxa não passa de 500 kb por segundo causando demora em download e dificuldade em jogar partidas online.

xHDk6tB.png

Basicamente, o problema é no MTU que deve ser configurado MANUALMENTE. O valor padrão é 1500, o que MUITO LENTO, pois existe perda de pacotes tanto em Down quanto em Ups. Pra saber qual valor colocar, deve-se fazer o teste em um PC conectato na sua rede (utilizada pelo ps3, seja ela wi-fi ou a cabo, geralmente as redes a cabo nao possuem esse problema).

O teste é feito na tela do MS-DOS. 

DQ7w1H6.png

ESSA PARTE É FEITA NO PC QUE USA A MESMA INTERNET QUE O PS3.

Os comandos abaixo funcionam para OS Windows. Para outros sistemas funcionam da mesma forma, atentar para o comando equivalente. 

Na máquina cliente, vá no menu INICIAR no windows e vá em EXECUTAR

Obs: Você pode clicar no botão "Win" + a letra "R", para os usuários do windows 7 em diante.

Digite na janela aberta o comando CMD

Spoiler

Na janela do DOS voce digite o comando.... tracert -d (um site qualquer, como por exemplo: www.google.com.br ouwww.ig.com.br) 

Deverá ficar algo assim na tela:

Spoiler

Aperte o enter espere um pouco e a tela ficará assim:

Spoiler

Observe que a faixa de ip de 192 mudou para 200

Anote o primeiro IP que esteja fora de sua rede interna, que no nosso exemplo é o 200.195.81.9
Nota: Você tbm pode utilizar o comando ipconfig /all(2000/XP) ou winipcfg(9x/ME) na máquina servidora para saber qual e o IP externo dela. Será este o IP utilizado na nossa avaliação. 

Agora utilize este comando:

ping -f -l 1500 200.195.81.9  *(palavra ping "menos" espaço "F"espaço"menos" "L" e o IP)*  onde o IP será o que você anotou.

Ficará assim:

Spoiler

De enter e deve aparecer a seguinte mensagem: "O Pacote precisa ser fragmentado, mas a desfragmentação está ativa" ou "Packet needs to be fragmented but DF set"

Spoiler

Agora voce sabe que este valor é muito alto para o pacote ser transmitido sem partilha, então vamos abaixar o valor até não recebermos mais este aviso. 

Digite agora o valor de 1452 ou você pode ir abaixando de 10 em 10 ate não receber mais o aviso... Assim que parar de receber a msg, suba ou desça de 1 em 1 até achar o valor exato. 

(1500... 1490...1480...1470... e assim por diante...) 

Exemplos:

ping -f -l 1490 200.195.81.9

ping -f -l 1480 200.195.81.9

ping -f -l 1470 200.195.81.9

No meu caso o melhor valor foi 1460 (este valor é variável de máquina para máquina, então somente com o ping poderá se chegar num valor ótimo.)

ficou assim: 

Spoiler

Observe: Média = 58ms Nosso objetivo é fazer essa média ficar a menor possível 

Agora que já descobrimos o valor do MTU que no meu caso é 1460 é partir pro ps3 pra colocar ele lá.

nRgHvEr.png

Na tela da DASH do seu ps3 Vá em DEFINIÇOES =>DEFINIÇOES DA REDE =>DEFINIÇOES DE LIGAÇAO A INTERNET 
Vai aparecer uma tela pedindo confirmaçao, clique em OK. 

Em *Selecionar um metodo de definição* 
Clique em *Personalizado* 

O importante é não mudar NADA do que ja esta configurado. Se vc acha que o seu Console está lento pra fazer downloads, a unica opção que vamos mudar é quando chegarmos em *MTU* 

O console vem com esta opção configurada por padrão em *AUTOMATICO*, contudo essa opção padrão dá erro no PS3. Porque a sony não corrige isso é um mistério pra mim, mas o motivo de os seus downloads ficarem LENTOS é porque existe muita perda de pacotes e com isso a eficiência da sua rede fica comprometida . Quem esta com esse problema vai setar em *MANUAL* 
Na tela da DASH do seu ps3 Vá em DEFINIÇOES =>DEFINIÇOES DA REDE =>DEFINIÇOES DE LIGAÇAO A INTERNET 

Vai aparecer uma tela pedindo confirmaçao, clique em OK. 

Em *Selecionar um metodo de definição* 
Clique em *Personalizado* 

O importante é não mudar NADA do que ja esta configurado. Se vc acha que o seu Console está lento pra fazer downloads, a unica opção que vamos mudar é quando chegarmos em *MTU* 

O console vem com esta opção configurada por padrão em *AUTOMATICO*, contudo essa opção padrão dá erro no PS3. Porque a sony não corrige isso é um mistério pra mim, mas o motivo de os seus downloads ficarem LENTOS é porque existe muita perda de pacotes e com isso a eficiência da sua rede fica comprometida . Quem esta com esse problema vai setar em *MANUAL* 

O valor padrão é 1500, substitua esse valor pelo valor que acabamos de descobrir acima, 
mantendo o restante da configuração, com exceção do UPnP que deve ficar DESATIVADO, já que o valor do MTU foi mudado. "Nesse caso, teste o UPnP ativado e desativado.

Agradecimento: Aos usuarios Naked-Snake (Uol jogos) e kevoX (htforum) por postarem esse tutorial

Ps: Imagens de minha autoria, esse tutorial não segue o padrão do original

#2 George_Amancio

And the boy whose hair remained the color of lemons forever.

• 2.657 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:George

Postado 26 outubro 2013 - 23:26

Irei da uma olhada nisso, minha net é de 5 megas, mas o Ps3 puxa apenas 2. ;-; 

Imagem Postada

Spoiler

#3 bastantaum

•  nava.triglau

Postado 26 outubro 2013 - 23:37

O que é UPnP? Como testo ativado e desativado?

Imagem PostadaImagem Postada

Spoiler

#4 Tanker_Bower

Postado 26 outubro 2013 - 23:43

O que é UPnP? Como testo ativado e desativado?

Quando vc for em configurações de rede vai ter lá UPnP ativado ou desativado, 

coloque desativado e testa pra ver se vai melhorar baixando algo, caso não melhore ativa.

O meu deixei desativado.

#5 Leandro_DMC

•  leandrodmc123

Postado 27 outubro 2013 - 00:17

Aqui deu uma diferença no ps3, ta um pouco mais rapido, mais ja ajudou batstante.

Leandro_DMC-jogo.png

Leandro_DMC.png

Spoiler

#6 michelestat

Postado 27 outubro 2013 - 07:42

acabei de testar aki tbm, no ps3 ficou mais raipodo um poko mesmo

Valeu

michelestat_Br.png

michelestat_Br-jogo.png

Recomendações

<p>

#7 Guest_vinicius2323_*

Postado 27 outubro 2013 - 19:01

Posso mover céus e terras mas a minha internet sempre vai ser lenta.

#8 RhuanBucar

Postado 03 novembro 2013 - 17:26

O negocio é um seguinte amigo , fiz tudo certinho , meu exato foi 1425 , fiquei com a media um pouco mais alta que a sua , mais foi a que eu conseguir deixa a menor delas .

Ao colocar no PS3 o mesmo valor ele me vem com a informação que o meu roteador não aceita fragmentos de IP .

Com a minha internet de 10mb consigo chegar no maximo a 3mb no PS3 , sem duvida um absurdo , pois no PC eu consigo a média de 1mb/s e no PS3 nem 300kbps/s .

Aguardo respostas

#9 erick_rossi-BR

•  erick_rossi-br
  • Nome:Erivelto Rossi

Postado 03 novembro 2013 - 18:48

Minha net é de 5 mega mas no ps3 meu down fica entre 2 e 3 e upload em 500kbs! UPnP nao disponivel!

#10 RhuanBucar

Postado 04 novembro 2013 - 15:55

Por algum motivo hoje de manhã a média subiu bastante , mais o erro continua , porém realizando outros procedimentos consegui 7mb nele , estou feliz com isso ... rsrs

#11 Tanker_Bower

Postado 06 novembro 2013 - 21:40

Minha net é de 5 mega mas no ps3 meu down fica entre 2 e 3 e upload em 500kbs! UPnP nao disponivel!

A taxa que marca no teste de conexão não é exato ele sempre é menor, eu tenho net de 10 megas e marca 2 megas sendo que nos download ele baixa na taxa normal

Por algum motivo hoje de manhã a média subiu bastante , mais o erro continua , porém realizando outros procedimentos consegui 7mb nele , estou feliz com isso ... rsrs

Aqui fica esse erro também mas o download fica normal sem nenhum erro

#12 Guest_vinicius2323_*

Postado 06 novembro 2013 - 22:18

Vou já fazer isso no meu ps3. Mas acho que o problema não é só a velocidade e sim o alcance do meu roteador.

#13 rafael_hgb

•  rafael_hgb

Postado 09 novembro 2013 - 12:43

Ótima dica, testei aqui é ficou um pouco mais rápido sim, só que o meu problema é o router.

rafael_hgb.png

Recomendações:

Mypst:

Troca de Jogo

Mercado Livre:

Ebay:

#14 EdinelsonPGDC

Postado 09 novembro 2013 - 13:38

Vou testar em casa também.

Obrigado pelo tutorial.

Tentando melhorar no PES (Bora PGDC)

EdinelsonPGDC.png

:platinum: Platinas,  :psn:100%, ytTEWuc.pngGuias Clube da Luta!

CDLBAN25.gif

Spoiler

#15 wildanimal86

Postado 18 novembro 2013 - 20:15

tentei fazer esse procedimento e da erro quando eu tento alterar o valor do mtu

Longing for you
In sadness and tears
Lost in this nightmare
Of torture and fears
But now a rising star
Is shining down on me
I see the future
You’re my destiny

#16 JeffRJBR

•  gabrielandradebr

Postado 15 janeiro 2014 - 03:20

Como eu sei exatamente qual ip faz parte da rede externa? Na minha sequência, os primeiros cinco saltos foram: 192.168.0.1; 177.142.208.1; 201.17.0.24; 201.17.0.9; 200.209.203.33.

JeffRJBR-jogo.png

JeffRJBR.png

#17 dfop02

Postado 15 janeiro 2014 - 06:30

Valeu a dica, dps vou testar =)

#18 HeavenGate1

“O que é um homem... além de uma miserável pilha de segredo

• 2.317 posts
  • Perfil no Portal

Postado 19 janeiro 2014 - 19:50

Fiz o teste por 2 vezes e quando acho o IP e faço o teste chego perto de 1 dos 4 envinios com exito -.- vou diminuindo de 1 em 1 mais nunca supera isso.

#19 vincentmelobran

•  vincentmelobran

Postado 22 janeiro 2014 - 19:01

Usei o tutorial, mas no PS4, a minha net é de 10 mbps, com MTU em 1500 a velocidade tava em 2 mbps, depois foi pra 8 mbps, sendo que o sinal está só em 68%. Não sei se a intensidade do sinal interfere na velocidade de conexão.

vincentmelobran.png

Spoiler

iconCardao05.png

inFamous: Second Son (PS4) - Killzone: Mercenary (VITA) - Killzone: Shadow Fall (PS4) - Remember Me (PS3)

#20 ASLAN_BR

•  hiei20-ps3

Postado 24 janeiro 2014 - 14:25

Fiz todo o procedimento e no PS3 não vi absolutamente nenhuma diferença, ainda compensa mais usar algum programa pra baixar os games via proxy, vou fazer o teste no ps4 pra ver se muda algo.

MINHAS PLATINAS...

Spoiler

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos