Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[myPSt] Monstruosidade gráfica do PlayStation 4 ajudará o mercado de PCs (Gamers)

Recommended Posts

ps4_event-600x325.jpg

 

GDDR5 é usado em placas gráficas, porque é mais rápido. Se uma highend GPU utilizase DDR3 hoje em dia, ela seria uma tecnologia capada. O PS4 possui 8GB de memória GDDR5 que é impressionante e compartilhado com a GPU.

 

A partilha não é um problema para uma arquitetura como essa. É uma vantagem. É diferente do PS2/XBox que partilhava RAM na época, onde CPU e GPU tinham acesso apenas a uma fração da memória.

Estes 8GB são completamente acessíveis a ambos os processadores. Isso significa que tudo o que eexigir tráfego entre a RAM e VRAM no PC e duplicatas de vários recursos não vão precisar de nada disso no PS4.

 

Por exemplo, considere uma textura de streaming no PC. Em primeiro lugar, a memória VRAM é "desbloqueado", o que significa que um espaço de armazenamento duplicado é criado na RAM.

 

Em seguida, os dados de textura é lido a partir do disco rígido e copiado para a RAM. Depois o texutre é "travado", que envolve a cópia de conteúdo de textura na memória RAM até VRAM através do barramento PCIe. Isto é o que causa o maior gargalo nos PCs. Já no PS4 todo este trabalho é completamente eliminada. Os dados são transmitidos do HDD ou disco Blu Ray diretamente para memória compartilhada.

 

Ou digamos que um jogo tenha ambientes destrutíveis em um jogo de PC. Você ira executar a física do jogo na CPU, o que já é terrivelmente lento, e então você tem que atualizar a geometria do buffers na memória gráfica. Ou você executar toda a física na GPU, alterando a geometria diretamente por lá, porem você tem que puxar da memória RAM a parte da IA para usa-lo.

 

De qualquer forma, você acaba gerenciando geometria tanto na VRAM como na RAM. Atualizando ambas as cópias constantemente através da PCIe Bus. Mais uma vez, um grande gargalo.

 

No PS4, você tem apenas uma cópia da geometria sendo processada como um raio nas rápidas memórias GDDR5 e tanto GPU e CPU tem acesso a esses dados. Assim, ou processador pode estar executando física, dependendo do que for mais conveniente, com GPU e CPU rodando gráficos e execução a IA todos ao mesmo tempo.

 

Rumores dizem que os núcleos da CPU são provavelmente baseado na tecnologia AMD Jaguar que não são tão grandes e estão com clock lento de 1,6 1.8GHz. Mas só o tempo dirá o qual bom ele pode.

 

Ainda assim, o ponto principal aqui é que a CPU realmente não necessita ser tão poderosa. A CPU do PS4 serve apenas para executar a lógica. A arquitetura da AMD pode não ser a melhor para isso, mas definitivamente é bom o suficiente. Toda a borda de PS4 vem do fato de que ambos os chips está sentado sobre o mesmo molde e estão compartilhando a memória. E o que mais você pode dizer sobre a AMD, eles têm mais experiência com este tipo de projeto.

 

Como os motores Unreal e Havok estão criando suas tecnologias de simulação de física para serem usadas na GPU do PS4, podemos esperar coisas bastante surpreendentes no PS4.

 

Vai ser muito competitivo com o mercado de PCs por mais de dois anos, e eu não ficaria surpreso se vermos algumas mudanças no mercado de PC por causa disso.

 

Se não forem mudados a fabricação de placas-mãe com soquetes para GPU e suporte para RAM mais rápidas, alguns jogadores vão ficar um pouco decepcionados com o mercado de PCs.

 

Society and Religion

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Industria do PC pode até ficar defasada por um tempo, mas só por um tempo, o PC por ser customizável em algum momento sempre vai estar a frente dos consoles.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A Industria do PC pode até ficar defasada por um tempo, mas só por um tempo, o PC por ser customizável em algum momento sempre vai estar a frente dos consoles.

 

Concordo plenamente.

 

Por conta da constante evolução de hardware, é uma "briga" injusta. Mas como os games começam com um hardware absurdamente superior à média dos PC's, até que eles conseguem se manter bem com o tempo. Haja vista o que o PS3 ainda é capaz de fazer mesmo depois de anos.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é, seis meses depois os pcs vão estar porrada de novo uheuhehue

Mas os custos desses itens em um PC deve ser astronômico.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...