Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fabriciols

Sistema De Reviews

Recommended Posts

Segue sugestão de um sistema para reviews:

 

1. Todo mundo que tem o jogo vai ver na página dele o botão "Fazer Review"

2. No review pode ter uma caixa de texto com os seguintes tópicos:

 

Jogabilidade - Gráficos - História - Platina - Geral

 

Cada tópico o usuário pode dar de 0-5 estrelas bem como redigir o texto.

 

3. Na home do jogo aparecerá o review mais bem votado

4. Uma nova aba chamada "Review" vai aparecer, com todos os reviews feitos para o jogo

5. Dentro do review podemos votar nele.

 

Bora pessoal, preciso de sugestões para amadurecer o sistema.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas aqueles que não tem o jogo no perfil não poderão fazer review ?

 

em minha humilde opinião: não !

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

*-*

 

Adorei a ideia! Porque será? hahahahah

 

Eu acredito que a condição do usuário possuir o jogo é necessária por motivos óbvios, não?!

E acredito que alguma avaliação mais aprofundada será necessária.

 

 

EDIT:

 

Só tenho uma reclamação, acredito que o sistema de notas por quesito: Gameplay, Gráficos e etc, é interessante. Mas deixemos o texto do resenhador livre, sem um formato padrão. Afinal, eu escrevi umas 5/6 reviews no meu tópico e nenhuma deles tem um padrão, não mesmo. Acredito que isso é razoável, e a restrição poderia dificultar a escrita.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

marcello isso aqui é um post para discutir uma implementação, não quer dizer q oq eu postei é o jeito que vai ficar, é só uma sugestão.

por isso que preciso da ajuda de vocês para definir melor.

 

Então como faremos a parte de pontuação do review?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vou começar com uma sugestão simples, os tópicos para avaliação:

 

1)Overall - ou geral - nota para apreciação geral do jogo. EX: O jogo pode ter um gráfico horrivel, mas extremamente divertido e a experiência do jogo pode ser excelente!

 

2)Gráficos - pelos polígos ou arte em cel-shading, não faz um bom jogo, mas satisfaz os olhos de muitos jogadores;

 

3)Som - pode destruir o andamento do jogo, ou ir direto para o Ipod dos mais entusiasmados.

 

4)História - para mim e muitos é o fundamental de vários jogos, especialmente RPGs.

 

5)Gameplay - O jogo pode ser lindo, o som bacanudo, mas o controle e a camera um LIXO - por isso acredito que seja interessante uma avaliação para esse quesito.

 

6) Troféus - Não sei bem....se é necessário ou se ajudaria o jogo a receber notas altas/baixas por ter troféus muito fáceis/difíceis.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas aqueles que não tem o jogo no perfil não poderão fazer review ?

 

Como alguém vai avaliar algo que nunca jogou?

 

 

Show Fabriiiii o sistema.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A nota geral tem que ser a média das parciais:

- gráficos

- aúdio

- jogabilidade (se é gostoso de jogar ou não)

- replayability (não sei como traduzir... é a capacidade do jogo continuar interessante mesmo depois de zerado)

- dificuldade (vamos aproveitar pra levantar esse dado)

- troféus (se a lista é adequada e afins)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como que se faz um review sem ter jogado o jogo em questão?

 

Pra mim também é não.

deixe eu explicar melhor, tem muitos jogos que joguei horas na casa de amigos ou parentes e conheço bem o jogo, porém o jogo nunca entrou no meu PS3. ou seja, poderia fazer o review do jogo sem ele estar no meu perfil.

 

em relação a pontuação, sugiro usarmos o padrão da revista playstation:

. gráficos

. controle/camera

. dificuldade

. replay

 

os aspectos centrais variariam conforme o genero do jogo, exemplo:

se for jogo de ação:

. colecionaveis

. combos

. desafios extras

. chefões de fase

se for um fps:

. missões extras

. inteligência artificial

. arsenal

e assim por diante.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Legal a ideia!!

Acho troféus desnecessário...

acho os troféus seriam não-obrigatórios, mas não desnecessários

por exemplo, aqui seria dito a dificuldade média de pegar os troféus

na dificuldade, seria dito a dificuldade do jogo, não levando em conta os troféus

 

Poderia ser legal fazer de um jeito:

uma caixa de texto, para as considerações e para os comentários, e um input, onde o usuário q está fazendo a review insere a nota do quesito, e depois, no overall, o sistema calcula a nota automaticamente.

poderia ser um sistema q permite a criação de sub-quesitos e, acho interessante deixar quesitos obrigatórios

 

uma coisa que poderia ser falado, é sobre o Modo multiplayer/singleplayer

faz uma review e uma nota para cada modo do jogo

 

e por ultimo:

acho de extrema importancia q a review SOMENTE seja feita por perfis com o jogo(pelo menos um trophy)

eu sei q vc pode, de repente, ter jogado em outra plataforma, outro lugar etc... mas acho q devemos tratar isso como exceção, não como regra

PS: se ficou muito confuso, eu tento explicar denovo o sistema q eu tava pensando(não sei se é fácil de fazer tbm :hehe: )

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Opa, ótima novidade para o site :D

 

Quem será que deu a idéia? :coolface:

 

Acho troféus desnecessário...

 

Eu já acho BEM necessário. Existem jogos como FF XIII, que tem uma história até... Diferente e inovadora se comparada à maior parte dos outros jogos. Os graficos então, nem se fala. Mas os troféus... Você ganha um por capítulo, e apenas pode ganhar troféus realmente relevantes no 12º Cap. Ou seja, apenas após trinta horas de jogo você pode começar a ganhar algo...

 

E como não é uma dificuldade do jogo, mas sim uma demora extrema para chegar a este ponto e realmente começar a ganhar troféus, eu acho que o jogo deveria receber uma nota baixa nesse quesito para a review do jogo.

 

Na minha opinião, deveriam ser julgados:

 

-Gameplay- Se o jogo tem controles fáceis de se adaptarem, se o jogo é realmente aquilo que prometeu, ou se o jogo simplesmente joga na sua mão o jogo e te fala "Se vira"

 

-Dificuldade- Aqui seria colocada a nota pessoal de dificuldade do jogo, onde cada um expressaria os pontos onde o jogador sentiu problemas ou desafios que o jogo apresenta para ser finalizado/platinado

 

-Gráficos- Se o jogo é um cólírio ou uma garrafa de pimenta para os olhos, simples assim.

 

-História- Eu sinceramente acho esse ponto importante. Se o jogo tiver uma história bem fraca, principalmente em RPGs, isso desmotiva, e muito, a compra/locação do jogo

 

-Troféus-Aqui seria analisada a qualidade dos troféus, ou seja, se o jogo oferece desafios, dificuldades, problemas, depender de sorte, de outros jogadores (Em modos multiplayer, por exemplo) ou repetições desnecessárias para troféus simples, e se a tentativa de platinar o jogo realmente vale a pena

 

E Fabricio, acho que deveriam ter algo parecido com a barra de aviso sobre Move na home de cada jogo, indicando se o jogo tem modo online, Online Pass, e troféus que necessitam da jogatina online. Isso ajudaria bastante a evitar jogos com servidores vazios.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas aí só se os quesitos forem vistos separadamente, sem gerar uma nota final.

Sim, eu acho bem melhor uma nota individual para cada quesito (Além do comentário pessoal), assim como uma "nota final" para o jogo que seria realçada no final. Isso seria de grande ajuda para quem busca por jogos no portal :)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Assim como acontece com o sistema de dicas, a votação de quem tem o jogo terá peso maior do que a de quem não o tem?

 

Penso que seria interessante, já que, via de regra, quem não tem experiência com o jogo só pode analisar o texto sob o aspecto "gostei/não gostei do review". Já quem tem aberta a lista de troféus e já teve algum contato com o jogo, além de analisar se simplesmente curtiu ou não o review, ainda tem a possibilidade de concordar ou não com o teor dele, gerando uma opinião mais "qualificada".

 

Claro que existem exceções ao que citei acima, mas procurei analisar a situação sob o ponto de vista que creio ser predominante.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito boa idéia, tb sou a favor de q só quem tenha o game seja permitido a postar o review daquele jogo.

Uso bastante o site metacritic, tanto para ler reviews de usuários como para escrever alguns as vezes, o problema de lá é que qualquer um chega dando Nota 0 e falando mal do game, e vc nunca sabe se o cara realmente jogou e n gostou, se ele é um fan irritado q jogou 10minutos, se ele é de uma compania rival e ta fazendo aquilo de proposito, etc....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A nota geral tem que ser a média das parciais:

- gráficos

- aúdio

- jogabilidade (se é gostoso de jogar ou não)

- replayability (não sei como traduzir... é a capacidade do jogo continuar interessante mesmo depois de zerado)

- dificuldade (vamos aproveitar pra levantar esse dado)

- troféus (se a lista é adequada e afins)

 

O básico:

Gráfico - de 0 a 10 / Isso leva em consideração se o estilo adotado serve de proposito ao game

Aúdio - de 0 a 10 / Pode ser considerado a originalidade ou a play list escolhida para o game

Fator replay - de 0 a 10 / Isso que o Raven falou, aliado a mais modos de jogo entre outras coisas

Jogabilidade - de 0 a 10 / Isso será a base de informação sobre controles, se são fáceis ou de difícil aprendizado

Troféus - agora como se poderia avaliar isso, pela dificuldade ou pela logica dos troféus?

 

Dificuldade acho inviável pois isso é um review e não um detonado ou guia.

 

Depois do básico, se poderia ter algumas exclusividades: exemplos

 

Games de corridas, levar em consideração quantidades de carros e pistas

Games de aventura, construção e detalhamento de cenarios e personagens

Games de tiro/FPS, quantidades de armas e detalhamento, cenarios e modos de jogo

e por ai vai dependendo do estilo de jogo.....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Em primeiro lugar otima ideia, vai ajudar bastante o site a ter conteudo novo, eu com certeza farei meus reviews.

 

Segundo, eu nao gosto destes criterios pragmaticos, acho que eh mto mais valido ter reviews livres, se alguem quer escrever pq a jogabilidade do jogo eh otima, nao precisa ficar perdendo tempo discorrendo sobre os graficos irrelevantes, mas enfim, se estão certos que tem q ter categorias, então eu acho que o ideal eh:

 

Jogabilidade - o mais importante, sem ela nao jogamos nada, aqui se inclui controles, camera.

 

Graficos -

 

Som -

 

Fator Replay - basicamente seria a duração do jogo, se vc continua jogando ou acaba logo e nunca mais, pra saberem se vale a pena comprar ou alugar, eh algo importante.

 

Trofeus - Podemos incluir uma parte pros trofeus, falar se são faceis, dificeis, adequados, bugados, precisam de online pass, etc, ja que o site eh sobre trofeus, acho que faz sentido.

 

 

Sou contra ter a aba historia, eh irrelevante e maioria dos jogos nao tem, pode ser mencionada nos outros topicos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Também acho muito relevante uma avaliação para troféus, mas preferia uma nota da dificuldade para caçá-los, sem interferir na nota final do game.

Alguns jogos que estava na dúvida deixei de comprá-los pois não iria conseguir platinar (um dos jogos que me desmotivou a jogar foi MK IX e seu glorioso My Kung Fu is Stronger...).

Ainda assim acho que além da nota final uma boa opção seria os prós e contras e uma breve opinião de quem jogou.

Acho muito melhor opinião de user que os reviews de sites especializados.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...