Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zoio

[PSX Brasil] - Desenvolvedor da Naughty Dog explica por que não é fácil adotar 60 fps como padrão

Recommended Posts

Em uma tentativa de explicar como funciona o desenvolvimento de jogos quanto às diferenças de 30 a 60 quadros por segundo (fps), o artista de iluminação da Naughty Dog, Boon Cotter, mostrou em seu perfil no Twitter como é planejado o desenvolvimento para cada tipo de taxa de quadros por segundo.

 

De acordo com Cotter, a maior preocupação é no tempo disponível para renderizar cada frame. Por exemplo. Para montar um frame a 60 fps, há um tempo de 16ms, enquanto um frame a 30 fps pode ser montado em até 33ms. Explicando melhor, existe muito mais tempo para se criar um único frame quando o jogo é exibido a 30 fps do que quando a 60 fps.

 

Cotter deixa claro que boa parte da formação de um frame, perto de 10ms, fica a cargo da geometria e materiais, que seriam os modelos de personagens, objetos, cenários e texturas. Quando pensamos em criar um frame pra um jogo a 60 fps, isso seria uma parte imensa dos recursos disponíveis, restando apenas 6ms para o restante, que seria criação de efeitos, partículas, filtros, oclusão de ambiente, anti-aliasing e vários outros efeitos de pós-processamento que deixam o jogo muito melhor em termos visuais.

 

Para um jogo em 30 fps, ainda assim usa-se os mesmo recursos, ou seja, 10ms necessários para geometria e materiais. Entretanto, haverá um total de até 23ms restantes para aplicação de várias técnicas já citadas acima.

 

Usando Uncharted 4 como exemplo, Cotter comenta que muito precisou ser sacrificado para deixar o multiplayer rodando a 60 fps. Há menos partículas, iluminação limitada ou praticamente nenhuma iluminação dinâmica, menos efeitos e mais. A intenção do multiplayer a 60 fps é que fica melhor para o gameplay, que precisa de mais ênfase em partidas online assim. Quanto ao jogo single player, colocar o mesmo a 60 fps significaria aplicar inúmeras limitações que impossibilitariam o jogo de alcançar uma alta fidelidade visual, como foi com Uncharted 4 e The Last of us Part II. Entretanto, ainda é necessário vários ajustes para manter um jogo com 30fs estável.

 

Complementando, Cotter diz que mesmo em consoles mais potentes, isso vai significar opções melhores de renderização e maior qualidade visual, mas não muda os tempos e recursos para a produção de cada frame. No caso, ele não vê essa estrutura mudar num futuro próximo e que jogos de menor fidelidade visual ficarão melhor a 60 fps, mas jogos com grande capacidade gráfica usarão cada recurso possível para uma apresentação estética melhor.

 

A NOTE ON 30FPS VS 60FPS:

IT’S NOT AS SIMPLE AS YOU THINK.

— BOON (@BOONCOTTER) AUGUST 12, 2020

 

 

FontePSX Brasil

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...