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Dificuldade incoerente entre jogos

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Esses dias eu estava comparando a dificuldade de alguns jogos e encontrei o seguinte caso que pra mim não faz sentido.

 

Vamos olhar para 2 jogos, Spelunky com dificuldade 93 e Brawlhalla com dificuldade 94.

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Como é possível ver, a porcentagem de players que fizeram 100% em Spelunky versus quem platinou Brawlhalla é consideravelmente menor.

E conhecendo bem o primeiro jogo, devo dizer que pra mim aparenta que o valor de pessoas que tem no mínimo 1 troféu é pequeno comparado quem tem o jogo simplesmente por ser difícil.

 

O troféu mais fácil de Spelunky foi conquistado por 22.4% dos players segundo a PSN, enquanto que o mais fácil de Brawlhalla é comum com 84%

 

Além disso, outro ponto que suporta minha tese apesar de não ser o fundamento dela, é que olhando pelo PDM do troféu mais difícil de cada jogo também parece não fazer muito sentido.

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Gostaria de entender melhor o cálculo de dificuldade dos jogos (não do PDM, pois já li todo o FAQ e ele não esclarece minha dúvida), e se possível analisar o que poderia ser feito em situações assim que claramente todos os dados mostram um jogo como mais difícil porém a nota não corresponde.

 

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15 - O que é PDM?

 

Pontos de Dificuldade Média (PDM) é uma pontuação própria que o site atribui a cada troféu a partir de cálculos estáticos para definir quão difícil é obtenção de uma conquista.

 

16 - Como surgiu o PDM?

 

Entendendo o Ranking de Dificuldade

Como os troféus tem uma pontuação fixa (ver item 11), jogos com dificuldades diferentes recebem pontuações totais (soma de todos os troféus) semelhantes. Isso faz com que jogos como Hannah Montana (muito fácil) dêem aproximadamente a mesma quantidade de pontos que jogos como Max Payne 3 (muito difícil) ou Super Meat Boy (praticamente impossível).

A fim de identificar no ranking o perfil de cada jogador foi criar uma métrica que define melhor a dificuldade dos jogos. Visando assim tirar essa dúvida, e prestigiar aqueles que se dedicam aos jogos mais difíceis e/ou que consomem mais tempo, foi criado os pontos por dificuldade média, o ranking de dificuldade e posteriormente as disputas semanais por pontos de dificuldade.

 

17 - Como é calculado o PDM?

 

A idéia partiu do conceito mais simples possível:

Troféu 1: 1000 pessoas tem o jogo e só 1 tem o troféu. Isso representa 0,1% dos usuários do site.
Troféu 2: 1000 pessoas tem o jogo e 500 tem o troféu. Isso representa 50% dos usuários do site.
Logo de cara notamos que o Troféu 1 é mais difícil de ser conseguido. No entanto, essa fórmula foi aperfeiçoada pelo usuário breveglieri, usando o mesmo conceito, só que numa escala logarítmica, o que passou a dar mais valor aos troféus mais difíceis.

A fórmula atual é: 400 - (Log10(PERCENTUAL x 100) x 100)

 

18 - O que é Ratio e como é calculado?

 

Ratio é uma média entre o número de pontos de usuário no ranking geral com os pontos de dificuldade. Criando assim uma média que determina o nível médio de dificuldade do jogador.

Exemplo:
• Jogador 1
Dificuldade: 142983 pontos
Geral: 120660 pontos
Ratio: 142983/120660 = 1,185

• Jogador 2
Dificuldade: 100811 pontos
Geral: 102285 pontos
Ratio:: 100811/102285 = 0,986

 

19 - O cálculo do PDM é infálivel?

 

Entendendo o Ranking de Dificuldade

Óbvio que não, como todo o cálculo estatístico ele tem um viés bem definido. E infelizmente por isso temos algumas discrepância que já esperávamos ter. Como jogos da série Uncharted que tem um PDM normalmente inferior a dificuldade esperada por ser um título comum entre os fãs de PlayStation e que normalmente os jogadores “fazem questão” de platinar. Além disso, é um cálculo dinâmico que pode variar com o passar do tempo como exemplo do efeito PSN Plus.

Jogos que haviam consolidado/estabilizado sua pontuação por dificuldade e passam a ser distribuídos no sistema de assinatura da Sony costumam repentinamente ter um crescimento na sua dificuldade, pois aumenta o número de jogadores que passam a ter o jogo. No entanto, esse aumento não é acompanha pelo número de troféus conquistados no título o que eleva a sua dificuldade.

O que importa é que na maioria dos casos o sistema consegue separar o "joio do trigo" criando uma métrica que dimensione a dificuldade média dos jogos.

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@EduNews já tinha lido tudo isso antes de postar a dúvida e isso não explica a minha pergunta, isso explica as divergências na comparação entre PDM isoladamente. Em nenhum lugar aí cita como a nota de dificuldade do jogo em si é atribuída, qual seu cálculo e tudo mais que envolve isso, só fala que ela existe e depois discorre sobre PDM, que é uma métrica individual por troféu.

 

E mesmo assim, eu só citei o PDM como um adendo, o argumento principal é a porcentagem de conquistas.

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Seria interessante entender melhor como é calculado. Eu pensava que era proporcional ao PDM total do jogo e inversamente proporcional ao número de troféus. Mas fazendo umas contas, não parece ser isso.

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1 hora atrás, samuel_hsc disse:

Seria interessante entender melhor como é calculado. Eu pensava que era proporcional ao PDM total do jogo e inversamente proporcional ao número de troféus. Mas fazendo umas contas, não parece ser isso.

 

Exato, seria muito bom pra ter uma noção clara de que não é algo arbitrário. E quando se tem uma regra clara e bem definida/explicada facilita e incentiva que a comunidade verifique algumas situações estranhas que são compreensíveis.

Tanto que eu quase postei no fórum de bugs, mas não tenho argumento suficiente para dizer com certeza que é um bug, só indícios disso.

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Acho é que está bugado esse sistema da dificuldade dos jogos e não está mais contabilizando corretamente.

 

Recentemente o jogo KF2 aumentou o seu nível de dificuldade porque entrou uma nova dlc junto com o jogo base, algo comum. Só que depois de concertado (retirando a dlc) o nível de dificuldade não reduziu.

 

Outro jogo que vi recentemente é o RE3. Uma platina fácil é mais de 70%, platinaram o jogo. Mas de acordo com a dificuldade ele está marcando como 75. 

 

@Zoio @fabriciols @zakjapa @GIBATSAN e @ighorfagundes

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