Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[GLOBO] Compras abaixo de US$ 100 nos estados do Sul estão isentas de impostos.

Recommended Posts

Decisão vale aos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 
Medida foi tomada no dia 27 de maio pelo TRF da 4ª Região.


 


ps4games-640x393.jpg

Uma decisão da Justiça Federal definiu que mercadorias abaixo de US$ 100 estão isentas de cobrança de imposto de importação pela Receita Federal em três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A medida, tomada no dia 27 de maio, é do juiz federal Antônio Fernando Shenkel do Amaral e Silva da Turma Regional de Uniformização (TRU) dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. A decisão cabe recurso.

Até então, uma portaria do Ministério da Fazenda e a Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal definiam a isenção para compras de até 50 dólares, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Para o magistrado, a portaria e a instrução normativa "extrapolaram os limites do poder" de regulamentar o valor de isenção.

Segundo o juiz federal "o estabelecimento da condição de o remetente ser pessoa física e a limitação da isenção a produtos de até 50 dólares não têm respaldo" em um decreto, de 1980, que  que estabalece a tributação simplificada das remessas postais internacionais.

A questão veio à tona por uma moradora de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que teve sua mercadoria importada por correspondência, de valor inferior 100 dólares, tributada pela Receita Federal. Em seguida, ela ajuizou ação na Justiça Federal de Porto Alegre contra a exigência do imposto.

A 10ª Vara Federal julgou a ação e manteve a tributação sobre os produtos que ultrapassavam a cota de 50 dólares. A autora recorreu e a 5ª Turma Recursal (TR) do Rio Grande do Sul manteve a sentença. Ela então ajuizou uniformização da decisão - para garantir a isença para produtos de até 100 doláres - para os estados de abrangência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul
.
 
Fonte GLOBO

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns para a mulher. Se todo mundo entrasse com uma ação, esse abuso acabaria.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A grande questão é que isso não significa que eles vão parar de taxar os produtos acima de 50 dólares, mas que você pode recorrer caso isso aconteça. E ainda sim, quem vai entrar com um processo por causa de uma mercadoria taxada? Mesmo que essa seja uma boa notícia, acho que na real nada vai mudar =/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...