Ir para conteúdo
EthanHunt

[Mistério] PS4 novo "arranhando" Blu rays

Recommended Posts

Pessoal, comprei um PS4 novo e não tem nem 3 semanas completas ainda. Mas só agora tive a oportunidade de comprar um jogo em mídia física. Adquiri o GTA(também novo) e pude constatar algo no mínimo curioso :

 

A mídia como já disse, nova e lacrada, condições impecáveis e depois de retira-la após um tempo de uso percebi que voltou com algumas "manchas" e traços no disco por assim dizer.

 

Alguém já observou isso ? Acontece mesmo, é normal ou devo me preocupar ?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem como botar alguma foto do disco mostrando as manchas?

Pq dependendo do tipo, pode ser que o disco esteja deteriorado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal, comprei um PS4 novo e não tem nem 3 semanas completas ainda. Mas só agora tive a oportunidade de comprar um jogo em mídia física. Adquiri o GTA(também novo) e pude constatar algo no mínimo curioso :

 

A mídia como já disse, nova e lacrada, condições impecáveis e depois de retira-la após um tempo de uso percebi que voltou com algumas "manchas" e traços no disco por assim dizer.

 

Alguém já observou isso ? Acontece mesmo, é normal ou devo me preocupar ?

 

 

normal , certamente não é... ja ouvi relatos deste tipo de coisa, mas apenas pra quem poe jogo errado e tal... estranho.

no ps3 acontecia comigo quando mudava ps3 pra algum lugar com jogo no leitor

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem como botar alguma foto do disco mostrando as manchas?

Pq dependendo do tipo, pode ser que o disco esteja deteriorado.

 

Necker, peguei a câmera aqui, tirei algumas fotos com luz incidindo diretamente sobre o disco, mais claro, mais escuro, com/sem flash mas pelas fotos é imperceptível.

 

É só numa parte do disco, quase que na borda. Parece muito com o aspecto de manchas de dedo sabe ? Mas não possuem formato de digital e sim de traços. E não sou ignorante de por os dedos nessa parte.

 

Talvez durante o manuseio no tira e poem  possa ter encostado o disco em alguma parte do PS4 ?!

 

O que tá me preocupando é se isso pode afetar o desempenho do jogo, influenciar em algo(gráficos,processamento etc) de alguma forma.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, fica meio difícil saber o que é sem ver. O que eu sei sobre essas coisas é o seguinte:

Qualquer disco, seja cd, dvd ou bd, pode deteriorar. Isso acontece caso haja alguma falha

na produção, como bolhas de ar internas, ou defeito na aplicação da camada protetora do disco,

entre outras coisas.

 

Em casos assim, o disco pode apresentar manchas e partes descascadas. Se vc tinha ps2 destravado

e comprava dvd de 50 centavos, sabe o que eu to dizendo. Era bem comum acontecer de os discos

ficarem manchados e, principalmente, cheios de partes descascadas, acabando por inutilizar a mídia.

 

Procure "blu ray rot" nas imagens do Google pra ter uma idéia melhor.

Se for esse o seu caso, eu recomendo não utilizar mais o disco, pq essa camada que descasca pode acabar

soltando algum pedaço no leitor, causando problemas.

Claro, esse é o pior dos casos, pode ser que não tenha nada a ver com isso. Mas nunca é demais se prevenir.

E jamais deixe seus discos em local onde bata luz solar diretamente. Mesmo dentro das caixas, a luz do sol

é terrível pra discos óticos, estraga tudo.

 

Por acaso vc percebeu se essas alterações somem depois de um tempo ou se são permanentes? E já tentou

limpar o disco com algum pano (que não solte fiapos) ou com alguma solução de limpeza específica pra discos?

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por acaso não seriam manchas "normais" do bluray? Alguns discos meus têm um aspecto "ondulado", enquanto outros são perfeitamente uniformes.

 

Se não saiu na câmera, talvez seja algo normal.

 

Se você não perceber nada descascando, ou obviamente fora do normal (totalmente preto ou uma mancha óbvia), acho que não tem problema nenhum usar.

 

Além disso, não vai afetar em nada o jogo pois o bluray só é usado na instalação e então só para provar que você possui o disco (leitura do jogo ocorre apenas do HDD sempre). Se tiver um problema de fato na leitura, você só saberia ao tentar instalar o jogo novamente, caso desse erro.

 

Acho que você pode ficar tranquilo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

[...]

 

Muito obrigado Necker. De fato, não parece nenhum pouco com as imagens que eu vi deste "blu ray rot". O problema é que não sei qual pano ideal que se usa para limpar. Tenho receio de fazer mal feito e acabar prejudicando mais que ajudando.

 

[...]

 

Poise, é um detalhe bem sutil mesmo Weslley, tanto que não saiu nas fotos. Bem interessante esta sua informação. Não sabia que o disco era usado apenas para fazer a instalação e da o "boot" após isso.

 

Quer dizer então que todos os dados do jogo são lidos do HD após instalados ? Leitura do disco somente na instalação, certo ?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado Necker. De fato, não parece nenhum pouco com as imagens que eu vi deste "blu ray rot". O problema é que não sei qual pano ideal que se usa para limpar. Tenho receio de fazer mal feito e acabar prejudicando mais que ajudando.

 

 

Poise, é um detalhe bem sutil mesmo Weslley, tanto que não saiu nas fotos. Bem interessante esta sua informação. Não sabia que o disco era usado apenas para fazer a instalação e da o "boot" após isso.

 

Quer dizer então que todos os dados do jogo são lidos do HD após instalados ? Leitura do disco somente na instalação, certo ?

Sim, nenhum jogo do PS4 "roda" a partir do disco.

 

Em alguns poucos casos, a instalação é feita conforme você avança no jogo (ao invés de tudo na primeira instalação), mas ainda assim o jogo é lido do HD, e não do disco.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado Necker. De fato, não parece nenhum pouco com as imagens que eu vi deste "blu ray rot". O problema é que não sei qual pano ideal que se usa para limpar. Tenho receio de fazer mal feito e acabar prejudicando mais que ajudando.

 

 

Poise, é um detalhe bem sutil mesmo Weslley, tanto que não saiu nas fotos. Bem interessante esta sua informação. Não sabia que o disco era usado apenas para fazer a instalação e da o "boot" após isso.

 

Quer dizer então que todos os dados do jogo são lidos do HD após instalados ? Leitura do disco somente na instalação, certo ?

 

Vc pode usar qualquer pano que seja macio e não solte fiapos. Pode ser uma flanela mesmo.

 

Sobre a instalação dos discos, não é bem assim. Realmente os jogos são instalados por completo no HD,

porém vc sempre vai precisar do disco inserido pra jogar. O ps4 lê o disco todas as vezes que vc joga, pra

identificar se é original e se o usuário tem acesso ao jogo. Caso contrário, vc poderia alugar um game, instalar

e ficaria com ele pra sempre. Ninguém iria comprar jogo.....

 

Portanto, se o disco ficar defeituoso, vc não conseguirá jogar o game.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

...Portanto, se o disco ficar defeituoso, vc não conseguirá jogar o game.

 

Só para deixar mais claro pro amigo com o problema.

 

O PS4 não verifica o disco completamente sempre que vai jogar. Pode perfeitamente ter defeitos em dados que iriam impedir a instalação, mas que não impedem de iniciar o jogo após já instalado.

 

Só não conseguiria jogar se algo muito sério ocorresse com o bluray. Logo, só em uma instalação completa para identificar de fato algum erro assim.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...