Ir para conteúdo
UGO_HOT

[Omelete] “R$249 é um preço alto para jogos, mas justoâ€�, diz presidente da Ubisoft no Brasil

Recommended Posts

 

O estande da Ubisoft na Brasil Game Show 2015 têm três andares. No solo, ficam os lançamentos deste ano: há estações de Assassin"™s Creed Syndicate, Rainbow Six: Siege e, claro um palco de Just Dance 3. Em um mezanino, a equipe da casa conduz um streaming direto da feira, entrevistando youtubers, jornalistas e demais personalidades do meio. No último andar, solitário, Bertrand Chaverot, presidente da empresa no Brasil, observa todo o movimento.

 

Foi neste espaço reservado que o executivo recebeu o Omelete para conversar, sem meias palavras, sobre praticamente tudo: do estado da indústria de games em meio à crise econômica brasileira ao sucesso da casa com youtubers, além de várias estratégias de venda pouco convencionais para um estúdio de games, mas que têm dado certo para a Ubi no Brasil. Confira:

 

Recentemente, a Ubisoft organizou um evento para a imprensa no qual você falou bastante sobre a crise econômica. Gostaria de começar a entrevista perguntando como ela está afetando o mercado de games no Brasil.

 

É importante termos uma visão lúcida e realista da situação. Estamos num momento terrível. Mais do que econômica, é uma catástrofe política e social. Ao mesmo tempo, o Brasil é um país muito grande. Temos uma classe média que se acostumou a ter um carro zero Hyundai, a comprar uma televisão de 42 polegadas Samsung, a ir no restaurante, a abrir uma poupança no Bradesco"¦ todas essas conquistas não vão voltar atrás.

 

(O Brasil) é um mercado estratégico para nós. Não temos dúvidas sobre o país no médio prazo, mas no curto, é necessário ter mudanças radicais. Não se pode ter um ex-presidente, um presidente da Câmara dos Deputados, todo mundo envolvido em investigações de corrupção incríveis. O povo não vai aguentar muito tempo. As empresas não vão aguentar. Não é sustentável. Em meio a isso, temos que continuar fazer um bom trabalho de marketing, um bom trabalho com a comunidade, lançar jogos bons em português, dublados, preparar um Natal que vai ser mais ou menos, e já pensar em 2016, que deve ser bom.

 

Como você prevê 2016 para a Ubisoft nesse cenário?

 

2016 vai começar muito forte. Já para o Natal, temos o Assassin"™s Creed: Syndicate e o Rainbow Six: Siege, que é nossa grande aposta por se focar na categoria de e-sports. Já no início de 2016, temos o Far Cry: Primal, anunciado essa semana. Foi uma surpresa. Estamos há mais de dois anos desenvolvendo este jogo e conseguimos manter um sigilo. Acho que isso foi o mais difícil. A reação foi espetacular: todo mundo adorou a ideia de voltar à pré-história, na época do neolítico. Não vai ter dinossauro, mas temos mamutes, tigres, monstros que você nunca viu. Em março, temos o The Division, que está em desenvolvimento há quatro anos. Há muita esperança nesse jogo, é um shooter RPG massivo de mundo aberto. 2016 vai começar a todo vapor para nós.

 

Este ano vimos um aumento gradual no preço dos jogos. De R$ 199, passou-se para R$ 229, depois R$ 249, e agora temos lançamentos a R$ 300. Como você vê esse aumento de preço? A Ubisoft vai manter os valores que tem agora?

 

Então, o que se precisa entender bem é que todas as publishers têm o mesmo problema: custos em dólares. Participamos dos custos para as first-parties: Sony Nintendo e Microsoft. Então, é normal (o aumento do dólar) ter um impacto. A Ubisoft sempre foi super focada em manter preços baixos, os mais justos possíveis. Sabemos que nossos jogadores têm uma mesada que não é ilimitada. Temos que entender que são jovens, adolescentes.

 

Decidimos não ter preços acima de R$ 249, apesar da queda do real de 40%. Também decidimos manter as pré-vendas de edições digitais a R$ 199. Então, para quem quer economizar, dá para comprar um pouco antes, aproveitando um preço bom, ou esperar promoções. De jeito nenhum vamos aumentar além de R$ 249, que é um preço alto, mas é justo. É um valor mais em conta do que nos Estados Unidos, ou na Europa. O problema é que temos uma moeda fraca, e que vai continuar fraca.

 

No começo da entrevista, você falou sobre trabalhar com a comunidade. A Ubisoft têm interagido bastante com a comunidade desde o começo da ascensão dos youtubers. Como você vê essa integração de trazer a cultura dos youtubers para perto do estúdio?

 

Vejo como uma ferramenta de marketing e de relacionamento com a comunidade que tem muito potencial. Ela pode ser muito legal quando bem feita, e muito perigosa quando mal feita. Desde o começo, decidimos focar muito na comunidade para não errar, porque se você falha, pode ser uma arma fatal. Fizemos uma parceria com vários youtubers numa dimensão de longo prazo. Acho que os fãs gostam de ver uma relação que não seja somente comercial, mas de parceria entre marcas e youtubers com afinidades reais.

 

Se você contrata uma pessoa para lançar um produto, e outra para seu próximo produto, não agrega muito valor. Mas, quando há uma relação de longo prazo com alguns youtubers com os quais há muita troca de informação, de criação e inovação em termos de interação com a marca, a comunidade adora. Ela vê que você está com jovens que entendem como trabalhar com o YouTube, o Twitch, agora o Azubu"¦ Então, para nós isso é um pilar central da nossa estratégia.

 

Há algum jogo que você costuma usar como um caso no qual a proximidade dos youtubers ajudou a aumentar as vendas?

 

Acho que quase todos os jogos. Se você pegar o Just Dance, que já é um jogo com bom crescimento, quando começamos a fazer parceria com os Irmãos Piologo, a Malena, o Rato Borrachudo, o Felipe Neto, que desafiou o Damiani, encontrou a Kéfera"¦ tudo isso gerou um retorno fantástico. O Just Dance é um bom caso de relacionamento com youtubers, porque você vê que eles realmente gostam do jogo. Não é só pra vender, não só uma apresentaçao comercial. Eles são profissionais, mas fazem isso com produtos que gostam, que têm em casa.

 

O Far Cry também foi muito forte porque o jogo foi feito para ser compartilhado, para ter momentos de humor, de surpresa. E os youtubers brasileiros são muito criativos, fizeram um monte vídeos super engraçados, não só no lançamento, mas seis meses depois, nove meses, um ano depois. Acho que Just Dance e Far Cry foram os jogos que mais se aproveitaram dessa relação.

 

A estratégia de venda da Ubisoft no Brasil sempre foi além dos jogos: vocês vendem camisas, livros, e agora um perfume do Assassin"™s Creed. De onde surgiu essa ideia?

 

Você sabe que eu sou francês, né? (risos). É uma brincadeira. Diria que é uma brincadeira de luxo, porque estávamos procurando uma ideia para uma coisa especial que queremos por aqui. O Brasil é o país onde mais se vendem livros de Assassin"™s Creed. Chegamos a 1,5 milhão de unidades vendidas. No mundo todo, foram comercializadas 3 milhões, então metade veio daqui.

 

Encontrei o presidente da Firmenich, que é uma empresa suíça líder mundial de criação de fragrâncias para todas as grandes marcas europeias e americanas. Ele nos falou que o Brasil é o primeiro país do mundo em venda de perfumes para mulheres, mas o mercado para homens ainda tinha potencial, pois pouca gente usava, há uma cultura de que só o desodorante basta, mais simples, mas que com certeza tinha espaço para crescer. Nós conversamos, e depois de uma caipirinha, uma segunda caipirinha, falei para ele que estou sempre atrás de ideias engraçadas. Perguntei para ele sem pensar que seria possível, se ele poderia criar algo para Ubisoft, de alta qualidade, respeitando os valores da marca e do universo da marca. Ele topou, e durante seis meses trabalhamos juntos, com dois narizes para criar uma fragrância de alta qualidade. Foi um encontro de oportunidades.

 

Lançamos o perfume nesta segunda-feira, em edição super limitada, mas se você quiser provar, queremos colocar um adesivo na caixa dos jogos, com o cheiro do perfume. É uma brincadeira, mas acho que é legal mostrar para os brasileiros que nem tudo da Ubisoft vêm dos Estados Unidos, que há produtos exclusivos daqui. Entendo que muitos jovens não gostam de perfume, mas para quem usa ou quer começar a usar, é um produto de qualidade para um grupo que pode pensar que faz mais sentido ter um perfume Assassin"™s Creed do que um perfume do Justin Bieber, ou do Antonio Banderas.

 

Fonte: http://omelete.uol.com.br/games/entrevista/bgs-2015-r-249-e-um-preco-alto-para-jogos-mas-justo-diz-presidente-da-ubisoft-no-brasil/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Presidente fanfarrão.

 

1 - Grande parte dos jogadores do Brasil não tem mesada; eles trabalham para comprar seus jogos. Ler algo do tipo, mesmo que seja em sentido figurado é algo lastimável. Ainda mais vindo de um presidente de empresa.

2 - A renda média do brasileiro é de mais ou menos R$ 2000,00. E o salário mínimo é menos de R$ 1000,00. R$ 250,00 talvez seja um preço justo em outros países com uma renda mais alta. No Brasil não é, definitivamente. Dizer que o preço dos jogos no Brasil está mais em conta do que nos EUA ou na Europa foi um ultraje à inteligência do leitor. 

3 - Se o Brasil é realmente um lugar estratégico, por que não transferem para cá uma maior parte da produção/prensagem  dos jogos, como é feito com outras produtoras? Assim o produto ficaria menos sensível às variações do Real.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É, pisou na bola. Poderia ficar calado que era mais justo.

 

Em um país onde há uma alta carga tributária, e com economia ladeira abaixo, com decréscimo de renda, fome que está voltando com força.

 

Basta ir supermercados, loja, e verá mais seguranças do que clientes para não deixar roubarem comida, pois este é apenas o primeiro sinal do que está por vir.

 

Cobrar 250,00 por um jogo, como falaram acima, pode ser justo em outro país, aqui não.

 

E mesmo que estivéssemos indo bem, um valor mais que justo seria o de R$ 100,00, e muito bem pago mesmo, sendo este um top AAAAA.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não é, me perdoe! Mas vamos lá. Poxa, tem jogos que vc termina em menos de 10 horas, sequer vem encarte ou uma arte gráfica bonita (ou mesmo um bônus da produtora para um desconto na próxima compra), fora isso, alguns jogos antigos continuam com preços altos. Vc pega um jogo como Fallout 4, vai lá que até compensa, mas caso vc realmente faça tudo no jogo, ou seja um verdadeiro fã da franquia. Aí vc pensa em comprar outro, acaba tendo que sacrificar algum. Fora isso ainda existem casos de jogos caros repletos de bugs e glitchs, e nem depois sai patch pra eles. Enfim, isso gera muita discussão...

 


Mas a Ubisoft colocou o FC 4 até num preço bacana, considerei (pelo menos a versão digital na PSN, mas isso depois de muito tempo).

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Super justo... Pagar mais de 2000 em um console, ainda ser obrigado a pagar 100 reais pra Plus, e ainda ter que pagar mais de 220 reais em jogos..

Justo pra caralho, eim, realmente. Tem tanto jogo que em 4 horas de jogatina você já zera, aí você vê os seus 200 reais indo pro ralo, se bem que tudo no Brasil é caro, o máximo que eu já paguei em um jogo foi 110 (GTA V), eu acho que esse deveria ser o preço máximo, 110, não é tão barato, mas se for um jogo realmente BOM, porque não? Jogo por 250 é sacanagem, fora essas capinhas horrorosas do PS4, as capinhas de 2007 até 2010 que tinham no PS3 eram lindas, manuais gigantes, arte de fundo lindas, e agora, um fundo branco escrotão, e com sorte vem 1 folhinha de propaganda dentro, eu não sei porque ainda tem aqueles "ganchinhos" que ficam lá para segurar os manuais nas capinhas do ps4, eles não usam... Ah, e eu vi NFS na pré venda por 300... Não sei se é preço fixo mesmo, mas se for.. não tem nem palavras, é uma vergonha mesmo. :/, enquanto a qualidade desce, o preço só sobe. 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...