Ir para conteúdo
Don-Deimon

Linha cronológica de Metal Gear - Dúvida

Recommended Posts

 Eae, galera, tudo bem ?

  Comprei esses dias a Legacy Collection do Metal Gear, que deve estar chegando no meado da semana que vem, e tenho algumas dúvidas sobre a cronologia da franquia. 

 

 Planejo ir jogando os títulos da coletânea seguindo a ordem cronológica dos eventos, porém como o Sr. Kojima tem dificuldade de produzir a história de seus jogos seguindo um padrão retilíneo, não sei por onde começar e muito menos por onde seguir com os jogos. Logo, qual seria, com base no conhecimento de vocês, a melhor, ou mais precisa, ordem para prosseguir com os jogos ?

 

 Tenho procurado a respeito disso em outros sites mas todos os que acho ou estão incompletos (Em grande parte faltando os jogos mais recentes) ou estão com um enorme banner de "Spoiler Alert" (O qual tento evitar a todo custo).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os jogos foram lançados de uma forma não cronológica por alguma razão. Logo a maneira deve ser:

 

MGS 1 - MGS 2 - MGS 3 - MGS 4 - MGS Peace Walker - MGS V Ground Zeroes - MGS V TPP.

 

E que razão é essa? Bem, jogue dessa maneira e vai perceber que tudo faz sentido.

 

O MGS 1 e o MGS 2 passam-se anos depois do MGS 3, mas precisa de os jogar para perceber coisas do MGS 3. É bem complexo, mas jogando você percebe, e além disso não vou dar spoiler.

 

E assim também acompanha a evolução da jogabilidade e gráfica do MGS. Eu pessoalmente acharia bem chato começar pelo MGS 3, já com jogabilidade moderna, e depois ir pro MGS 1, com jogabilidade mais antiga e graficos mais antigos por ser um jogo de PS1. Não é que seja pior, mas seria bem estranho.

 

Jogue na ordem que foram lançados, não faça de outra maneira.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

também aconselho a jogar pela ordem do lançamento!

 

dá pra entender muito bem como é a história e ir ligando os acontecimentos/fatos entre os jogos

 

mas caso ainda queira a ordem correta, ela seria:

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Complementando o post do danilo, não sei até que ponto o portable ops e o rising são cannon, de qualquer das formas se curtir a série, pode jogá-los com certeza.

 

Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake podem ser acedidos através do menu de jogo do MGS 3, nos Extras eu acho, mas acho que estou enganado pois já não me lembro muito bem. São cannon, mas acredito que já foram retconned um bocado e além disso os eventos deles são muito bem explicados no MGS 1.

 

Mas se curtir jogos clássicos do MSX, então de certeza que vai gostar de os jogar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não jogue na ordem cronológica informada pelo Danilo, é certo que ficará mais confuso ainda

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 Então pelo que disseram, devo seguir pela ordem de lançamento mesmo. Realmente seria bastante estranho começar com Snake Eater e mais tarde voltar para Metal Gear 1.

 

 Já tinha ideia de que a linha do tempo de Metal Gear era confusa mas não esperava que fosse tão irregular assim.  

No mais, posso também ir tomando nota dos fatos mais importantes conforme for jogando para quando passar para o próximo jogo não arriscar esquecer de algo ou de simplesmente começar a ficar perdido. Principalmente a respeito de nomes que sempre me atrapalhavam quanto ao entendimento da história na época do PS2. 

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então pelo que disseram, devo seguir pela ordem de lançamento mesmo. Realmente seria bastante estranho começar com Snake Eater e mais tarde voltar para Metal Gear 1.

 

Já tinha ideia de que a linha do tempo de Metal Gear era confusa mas não esperava que fosse tão irregular assim.

No mais, posso também ir tomando nota dos fatos mais importantes conforme for jogando para quando passar para o próximo jogo não arriscar esquecer de algo ou de simplesmente começar a ficar perdido. Principalmente a respeito de nomes que sempre me atrapalhavam quanto a entender a história na época do PS2.

Ao início pode parece irregular, porque visto dessa maneira é, mas da forma como ela foi escrita, vai perceber que só faz sentido se ela for assim.

 

Eu não tive problemas em memorizar eventos e nomes do MGS. Os jogos são tão memoráveis que me lembro de tudo ainda.

 

Só um aviso, preste MUITO atenção à história a jogar MGS 2. Deve prestar atenção em todos os jogos pq a história e bem complexa, mas a do MGS 2 é onde se passam das coisas mais importantes e a história é bem mindfuck tipo Inception e tal. Vai percebê-la melhor quando jogar o 3 e o 4, mas eu recomendo voltar a jogar o 2 depois de jogar o 3, o 4 e o peace Walker só para perceber melhor que raio se esta a passar no 2.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara sempre jogue na ordem de lançamento. Jogando na ordem cronológica você não vai entender nada e vai perder boa parte da história por causa disso.

 

Se você quiser jogue também o Portable Ops, apesar de muitos considerarem como um jogo não-cannon, o próprio Kojima diz que ele faz parte da história principal porém com algum dos fatos que se passam nele sendo não-cannon (ele não informou quais são esses fatos).

 

O Metal Gear Rising nem precisa jogar, esse ai é não-cannon total, jogue se você gostar muito do gênero hack and slash. Eu simplesmente não vou com a cara desse game, eu acho muito tosco aquilo estar com o nome de Metal Gear.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Cara sempre jogue na ordem de lançamento. Jogando na ordem cronológica você não vai entender nada e vai perder boa parte da história por causa disso.

 

Se você quiser jogue também o Portable Ops, apesar de muitos considerarem como um jogo cannon, o próprio Kojima diz que ele faz parte da história principal porém com algum dos fatos que se passam nele sendo cannon (ele não informou quais são esses fatos).

 

O Metal Gear Rising nem precisa jogar, esse ai é cannon total, jogue se você gostar muito do gênero hack and slash. Eu simplesmente não vou com a cara desse game, eu acho muito tosco aquilo estar com o nome de Metal Gear.

 

  

 Acredito que queira dizer "não-cannon", de toda maneira, o Portable Ops não tenho como ter acesso, o jogo é exclusivo de PSP e infelizmente não possuo um. Quanto ao Rising eu tenho pensado em testa-lo algum dia desses, vou procurar pegar emprestado com algum amigo meu, afinal, não custa experimentar, vai que eu curto o jogo, hehe.

 

 

Ao início pode parece irregular, porque visto dessa maneira é, mas da forma como ela foi escrita, vai perceber que só faz sentido se ela for assim.

 

Eu não tive problemas em memorizar eventos e nomes do MGS. Os jogos são tão memoráveis que me lembro de tudo ainda.

 

Só um aviso, preste MUITO atenção à história a jogar MGS 2. Deve prestar atenção em todos os jogos pq a história e bem complexa, mas a do MGS 2 é onde se passam das coisas mais importantes e a história é bem mindfuck tipo Inception e tal. Vai percebê-la melhor quando jogar o 3 e o 4, mas eu recomendo voltar a jogar o 2 depois de jogar o 3, o 4 e o peace Walker só para perceber melhor que raio se esta a passar no 2.

 

 

 Pelo pouco que lembro a respeito do Sons of Liberty, ele tinha algumas boas informações a respeito do universo MGS. Só não me lembro ao certo quais informações eram estas, afinal de contas zerei o game há muitos anos, mas de toda forma irei revendo conforme for jogando.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 Acredito que queira dizer "não-cannon", de toda maneira, o Portable Ops não tenho como ter acesso, o jogo é exclusivo de PSP e infelizmente não possuo um. Quanto ao Rising eu tenho pensado em testa-lo algum dia desses, vou procurar pegar emprestado com algum amigo meu, afinal, não custa experimentar, vai que eu curto o jogo, hehe.

 

Sim exato, foi uma falha no engano da minha parte kkkkk

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pode jogar na ordem de lançamento que não tem problema algum.

Se ficar perdido ou quiser entender melhor os fatos, baixe o database

na psn.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 O jogo chegou mais cedo do que esperava, sexta-feira já estava com ele em mãos. Acabei por decidir começar com Metal Gear 1 (De MSX2). 

 

Pode jogar na ordem de lançamento que não tem problema algum.

Se ficar perdido ou quiser entender melhor os fatos, baixe o database

na psn.

 

 Vou procurar sobre isso, obrigado pela sugestão.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...