Ir para conteúdo
ID-Pedro

[MeioBit] Acredite, videogames pagam mais impostos no Brasil do que armas de fogo

Recommended Posts

20130702gogoni-armas-videogames-impostos

 

Se tem uma coisa que o Brasil tem mais do que muitos países é dinheiro. É sério, basta ver a quantas anda o impostômetro: mal passamos da metade do ano e já pagamos quase 780 BILHÕES de reais em impostos. Isso dá um total de quase 4 mil reais por habitante até agora, numa média de quase R$ 50 mil pagos por segundo.

Videogames estão entre os produtos mais tributados. Mas de quanto seria a fatia a fatia que pagamos em impostos? A Folha de São Paulo fez um levantamento de quanto alguns produtos pagam ao governo, e a resposta não é nada agradável.

 

Segundo o jornal, os videogames pagam mais impostos no Brasil do que armas de fogo: são 72% de tributos contra 71%. Ainda que a diferença seja de apenas 1%, é inadmissível que um instrumento capaz de matar uma pessoa seja menos merecedor de impostos do que um aparelho de entretenimento. O campeão absoluto ainda é o cigarro, com 80%.

20130702gogoni-tabela.jpg?resize=500%2C5

 

Não obstante, a Folha ainda comparou o preço do Xbox One no Brasil com outros lugares do mundo. Novamente somos os "ricos" a pagar mais pelo aparelho, bem à frente do segundo colocado, a Dinamarca, cuja diferença é de 712 reais, mais que um salário mínimo. O console brasileiro é 47,88% mais caro do que o dinamarquês.

O problema é a classificação dos produtos. Videogames são "jogos de azar" e, por isso, recebem mais impostos. O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário " IBTP " João Eloi disse que os conceitos utilizados para categorizar os produtos são antigos e, por isso, falhos. Para se ter uma ideia uma caneta esferográfica, um item essencial paga 25% de impostos, o que eu considero uma afronta.

Eloi defende a revisão tributária geral para reclassificar muitas coisas que consumimos hoje, pois as definições mudam com o tempo. O pior é que já tivemos uma tentativa frustrada disso: houve toda uma movimentação em torno do sr. Moacyr Alves e seu projeto Jogo Justo para tentar reverter essa situação, mudando a classificação de videogames para "cultura". O tempo passou, ele virou conselheiro do MinC, a ministra Marta Suplicy mandou um "nem pensar" e quem o apoiou ficou com cara de tacho, pois nada mudou.

Mas mais do que pagar muitos impostos, é não ver esse dinheiro voltar em serviços. Por tudo que pagamos, o Brasil deveria ter o melhor sistema de saúde público do mundo, um sistema de transportes decente, educação de qualidade com escolas equipadas e professores capacitados. Mas nessa República das Bananas, não é o que acontece.

Fonte: http://meiobit.com/130489/impostos-brasil-videogames-mais-caros-armas-fogo/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eh brincadeira essa Marta Suplicy. Até a Square-Enix da América latina tentou convece-la de que games são cultura, mas aquela véia arcaica acho que nem deu bola. O Brasil tem que ter protesto e com vandalos, pq só assim, INFELIZMENTE, que alguém faz uma coisa nessa droga de país

 

Enviado de meu GT-I9070 usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eh brincadeira essa Marta Suplicy. Até a Square-Enix da América latina tentou convece-la de que games são cultura, mas aquela véia arcaica acho que nem deu bola. O Brasil tem que ter protesto e com vandalos, pq só assim, INFELIZMENTE, que alguém faz uma coisa nessa droga de país

 

Enviado de meu GT-I9070 usando o Tapatalk 2

Faço das suas, as minhas palavras! Concordo plenamente, que infelizmente só assim, se tem algum progresso nesse país!!!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...