Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
SoniMail

[Canaltech] Manifestações: às pressas, governo cria rede para monitorar a Internet no país

Recommended Posts

24636.39022-Abin.jpg


A internet brasileira está sendo monitorada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em uma operação montada às pressas para que o governo e as autoridades se preparem para as manifestações que estão sendo combinadas por meio da web.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, oficiais designados pela Abin estão acompanhando a movimentação de ativistas no Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Para monitorar a internet, a Abin utiliza um sistema online chamado 'Mosaico' que acompanha cerca de 700 temas definidos pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito.
A ideia é tentar se preparar para as manifestações, e, de acordo com o jornal paulista, "os oficiais da agência tentam antecipar o roteiro e o tamanho dos protestos, infiltrações de grupos políticos e até supostos financiamentos dos eventos".

Quem é a Abin?
A Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), responsável por assessorar a Presidência da República assegurando-lhe o conhecimento de fatos e situações relacionados ao bem-estar da sociedade e ao desenvolvimento e segurança do país. O sigilo dos nomes dos integrantes da Abin é garantido por lei.

Há cerca de dois meses, os agentes estão focados em realizar a segurança da Copa das Confederações, e isso resultou em uma crise no GSI, já que o Planalto não foi alertado pela Abin sobre a organização dos protestos que tomaram diversos cantos do país na última semana, inclusive o próprio Palácio do Planalto. Esse é um dos motivos que levaram o governo a criar a rede de monitoramento na última quarta-feira (19).

Caso de espionagem
A medida de monitoramento da internet foi tomada poucos dias depois de a Abin ser acusada de se envolver em um suposto caso de espionagem, em operação no Porto de Suape, em Pernambuco. O alvo seria o governador do Estado e potencial adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014, Eduardo Campos (PSB). Por meio de uma nota oficial, o GSI negou todas as acusações.

Tarifas do transporte público
O governo federal implementou, recentemente, várias medidas para reduzir os custos de toda a cadeia do transporte público, desde a fabricação de ônibus e vagões de metrô até os serviços de transporte, passando pela compra de combustíveis e outros insumos utilizados pelo setor. As principais medidas tomadas foram divulgadas no blog oficial do Planalto.

Porém, o secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, se manifestou dizendo que não acredita que os protestos irão parar, mesmo após a redução do preço das tarifas de transporte público.

Ele acredita que a inclusão social oferecida pelo governo do PT nos últimos 10 anos está relacionada com as manifestações. "São setores que foram incluídos socialmente e estão cobrando mais coisas. Entraram no sistema, receberam um serviço e estão reclamando porque acham que ele não está bom. Eles têm todo o direito de achar que não está bom", comentou o secretário.

 

Fonte: CanalTech

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ele acredita que a inclusão social oferecida pelo governo do PT nos últimos 10 anos está relacionada com as manifestações. "São setores que foram incluídos socialmente e estão cobrando mais coisas. Entraram no sistema, receberam um serviço e estão reclamando porque acham que ele não está bom. Eles têm todo o direito de achar que não está bom", comentou o

secretário.

 

WTF???

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

interessante a proposta do governo... JENIAL!

pra começar, quantas pessoas estao monitorando a internet pra um movimento que leva centenas de milhares as ruas e mexe com o emocional de outros milhoes de forma positiva? Eles vao fazer o que? enviar espioes e policia pras manifestaçoes? a gente sabe que a porra ficou seria quando o grande rei do brasil, o pelé,  abre a boca e recebe um facepalm coletivo.
O barco afundou, a PM nao esta segurando, a tropa de choque nao abaixa a moral com violencia, tem 4000 advogados oferecendo serviço gratuito pra manifestante preso.

segundo: jura pra mim que a ABIn falou em monitorar o TWITTER!!!!, precisa de uma agencia de inteligencia pra monitorar um site publico e cujos usuarios, pra divulgar as manifestaçoes ja deixavam seus tweets liberados em grande parte?

terceiro:essa gente sabe que a revolta tem a ver com o PT sim... o PT roubou, destruiu, ignorou e humilhou durante mais de 10 anos, ninguem quer mais apenas os 20 centavos, o povo (comandado pela classe media, porque essa revolta é da classe media) quer a cabeça dos PTralhas numa bandeja de prata. Estao tentando contornar pra galera que ainda se limita a rede globo e outras emissoras de poder, numa epoca em que até jornais importantes começaram a ligar o "foda-se" hipocrita e a falar o que realmente esta acontecendo nas ruas.

quarto: como é que eles tem a ideia de assumir vigia justamente na semana em que a ONU exigiu que os protestos recebam seus devidos direitos do estado e da policia?

O unico que devia preocupar essa gente nessa altura do campeonato é a direçao final que esse movimento vai tomar, nao ha garantia de que sera um bom final mas honestamente... nao consigo imaginar algo pior do que a realidade atual no BR
 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...