Ir para conteúdo

Novas Regras de Criação de Guias & Tutorial de Criação de Guias


CRIAÇÂO E CRÉDITO DESTE TÓPICO: digaolcs

 

 

 

 

da_rules_small_by_lazy_upsie_daisy-d85czj0.png

Ãndice

  1. Seção 01 - Regras Gerais
  2. Seção 02 - Exclusão de Guias
  3. Seção 03 - Banners, Imagens & Vídeos
  4. Seção 04 - Guias de DLCs
  5. Seção 05 - Traduções
  6. Seção 06 - Guia em Conjunto
  7. Seção 07 - Regras de cada Seção do Guia

[*]Seção 08 - Regras de respeito entre a comunidade, guiadores e analistas de guias[*]Seção 09 - Criando o Guia[*]Dicas & Recomendações

Seção 01 - Regras Gerais

1.1 - Para seu guia ser oficializado, você precisa ter no mínimo 65% dos troféus do jogo (sem contar DLC's).1.1.1 - É necessário que um dos troféus seja relacionado ao fim do jogo ou final da história principal/campanha.1.2 - Você precisa ter 50% dos troféus do jogo/DLCs para abrir o tópico do guia.1.3 - Assim que seu guia for postado, você tem o prazo de até 31 dias para finalizá-lo.1.3.1 - Você tem o prazo de até 15 dias para realizar todas as alterações solicitadas pelos analistas.

  • Caso ele não seja finalizado dentro do prazo, um analista entrará em contato.
  • Este prazo pode ser estendido conversando com o analista.

1.4 - Cada usuário pode ter até 2 Guias (jogos completos ou DLCs) abertos ao mesmo tempo na área Novos Guias.

  • Isso evita a poluição e o abandono de novos guias.

1.5 - Guias descontraídos, com uma linguagem mais leve são muito bem vindos, mas fique atento e evite utilizar abreviações, gírias, memes e emoticons nos guias. Fique atento aos erros ortográficos (espaçamento, acentuação, pontuação).1.5.1 - Os únicos emoticons permitidos são os dos troféus :platinum: :gold: :silver: :bronze: e todos relacionados aos botões e comandos do PS4, PS3, VITA, MOVE e VR.1.6 - Se o seu guia estiver grande, divida-o em 2 ou mais posts, removendo a sua assinatura do(s) post(s) para não prejudicar a leitura do guia.1.7 - Você está livre para colocar os troféus na ordem que quiser, mas você precisa ajustar o índice com a sua ordem.1.8 - Assim que finalizar o seu guia, favor postar neste tópico.

Seção 02 - Exclusão de Guias

2.1 - A partir do momento em que decidir fazer um guia e postá-lo no MyPSt, você tem toda a liberdade de elaborá-lo conforme as ferramentas disponíveis usando o bbcode, bem como é permitido o uso de novas ferramentas, desde que estas não ocasionem erros de programação e a respectiva leitura pelos usuários do fórum.2.1.1 - Ao criar um guia, o usuário receberá todo o suporte do site, tais como: espaço para sua divulgação (fórum e portal), know-how (bbcode pré-formatado e informações de como criar seu guia), bem como o suporte dos Analistas de Guias.2.1.2 - Uma vez que o seu guia está oficializado, você também concorda com a divulgação em redes sociais que o MyPSt mantém conta/perfil vinculado, sempre indicado a autoria do guia.2.1.3 - Você poderá utilizar o seu guia como forma de divulgação de seu trabalho em outros locais livremente, porém, deverá sempre indicar que ele também se encontra no MyPSt.

  • Caso queria usar o seu guia em outro local, informar e inserir um link informando que também pode ser encontrado aqui.

2.2 - Uma vez que decidiu fazer um guia e este ser oficializado pelos analistas de guias no portal do MyPSt, embora seja você o autor do trabalho, o MyPSt tem o direito de utilizar/divulgar o guia e só será permitida a exclusão com o consentimento de ambas as partes..2.2.1 - Caso você decida excluir o seu guia, deverá entrar em contato com um dos Analistas de Guias informando os motivos do porquê desta decisão.2.2.2 - Caso exista um guia feito anteriormente (extra), os analistas vão excluir e substituir o seu guia. Em casos que não exista um guia para a substituição, o prazo será de até 31 dias para que os analistas criem um novo guia utilizando o perfil Guias MyPSt.

  • O guia criado será uma tradução simples de um guia gringo, apenas para a comunidade não sair prejudicada.
  • O guia criado será mantido até que a comunidade decida criar um novo guia.

Seção 03 - Banners, Imagens & Vídeos

3.1 - As imagens e vídeos do guia devem ficar dentro de spoilers e centralizados. Exceções de imagens: banners intermediários do guia e imagens muito pequenas.

  • Os banners podem ou não ser centralizados, depende do gosto do guiador.

3.2 - Nunca coloque dois vídeos dentro do mesmo spoiler, o que você pode fazer é criar um spoiler geral, e dentro dele criar outros spoilers separando os vídeos.3.3 - Deve-se respeitar o limite de cada banner, sendo eles:3.3.1 - A Head Image não pode exceder os 600 pixels (px) de largura e os 300 px de altura e é obrigatório conter o nome do jogo nela.3.3.2 - Os banners não podem exceder os 1024 px de largura e os 90 px de altura.3.3.3 - A imagem de final de guia não pode exceder os 561 px de largura e os 178 px de altura (padrão do bbcode gerado pelo MyPSt).

Bases

Head Image - 600x300

oYf7brZ.jpgBanner - 1024x90n5QMNRl.jpgMini-banner - 1024x51mKbi3l8.jpgImagem final de guia - 561x178YPWkYck.jpg

3.4 - Você pode mudar as cores dos títulos de cada seção, assim como mudar a fonte também, desde que não seja uma cor escandalosa e que a fonte do título não fique com um tamanho grande demais.

Seção 04 - Guias de DLCs

4.1 - Para seu guia de DLC ser oficializado, você precisa ter todos os troféus da respectiva DLC, e também precisa existir o guia do jogo base.4.2 - Assim que seu guia for postado, você tem o prazo de até 31 dias para finalizá-lo.4.2.1 - Você tem o prazo de até 15 dias para realizar todas as alterações solicitadas pelos analistas.

  • Caso ele não seja finalizado dentro do prazo, um analista entrará em contato.
  • Este prazo pode ser estendido conversando com o analista.

4.3 - É necessário mencionar o guia oficial do jogo no corpo do guia, abaixo da headimage.4.4 - Assim que finalizar o seu guia, favor postar neste tópico.

Seção 05 - Traduções

5.1 - Caso deseja traduzir um guia para o MyPSt, não utilize o Google Tradutor no guia inteiro.

  • Muitas traduções ficam sem sentidos, use apenas para sanar dúvidas do idioma.

5.2 - É obrigatório dar os créditos ao criador do guia.5.3 - Você precisa adaptar o guia para os padrões do MyPSt e seguir as nossas regras da Seção 01 e Seção 03.5.4 - Guias traduzidos são impedidos de participar em concursos de guias do MyPSt.

Seção 06 - Guia em Conjunto

6.1 - A criação em conjunto é liberada, mas fique atento pois o sistema do MyPSt só permite que um usuário tenha o guia no seu perfil.6.1.1 - Ambos os usuários precisam atender os requisitos da Seção 01.

Seção 07 - Regras de cada Seção do Guia

7.1 - É obrigatório fazer Ãndice / Introdução / Sobre o Jogo / RoadMap / Troféus.7.1.1 - Vocês são livres para alterar e acrescentar novos tópicos ao guia (dicas, DLCs, etc.), desde que os linkem devidamente ao Ãndice.

Introdução7.2.1 - Informar os troféus perdíveis, bugados e os que são afetados por dificuldade linkando-os devidamente, caso o jogo os tenha.7.2.1.1 - Caso sejam muitos troféus, coloque-os numa caixa spoiler e em tag List.7.2.2 - Caso o jogo não tenha, por exemplo, troféus de bronze, remover o emoticon do troféu de bronze. Isto aplica-se à prata, ouro e platina também.7.2.3 - Se o jogo não tiver troféus online, excluir a aba "Troféus Online".7.2.4 - Se o jogo tiver troféus de DLCs, crie novas abas de "Troféus Offline" e "Troféus Online" e coloque a quantidade de troféus para cada DLC.7.2.5 - Se for fazer guias à parte para as DLCs à parte do guia, faça também uma Introdução só para os troféus da(s) DLC(s), não sendo necessário colocar informações dos troféus da(s) DLC(s) na introdução do guia do jogo principal.
Sobre o Jogo7.3.1 - É obrigatório colocar a fonte de origem do texto no sobre o jogo (o website de onde a tirou), linkando-a devidamente. Se for você o autor coloque "Texto da minha autoria".7.3.2 - Independentemente da origem do texto, seja objetivo, e, divida-o em parágrafos para facilitar a leitura.
Roadmap7.4.1 - É obrigatório que cada troféu tenha uma breve descrição.7.4.2 - É obrigatório listar todos os troféus do jogo no roadmap.7.4.3 - Relacione os troféus pela ordem de desbloqueio, de acordo com a estrutura do roadmap que você estabeleceu.7.4.4 - Pode dividir o roadmap em quantos subtópicos você precisar.
Troféus7.5.1 - Dicas dos troféus devem ser claras, diretas e o mais informativo possível.7.5.2 - Troféus relacionados a coletáveis: listar todos os coletáveis e onde obtê-los, pode ser feito em forma de vídeo.7.5.3 - Troféus relacionados à história: fazer uma breve descrição de como e onde obtê-lo, é obrigatório deixar destacado que o troféu é relacionado à história.7.5.4 - Troféus perdíveis e/ou bugados: deixar destacado que ele é perdível ou bugado também.7.5.5 - É obrigatório dizer como não perder o troféu no caso dos perdíveis e como evitar o bug nos troféus bugados.7.5.6 - Se os troféus necessitarem X quantidade de mortes, uso de habilidades X vezes ou coisas do gênero, encontre os lugares mais práticos e rápidos de fazer e refira-os no guia.
Agradecimentos7.6.1 - Deve ser feito no final do guia, antes da imagem final. Faça algo breve, com um link que vá direto ao perfil do usuário. Exemplo:“Agradeço as dicas postadas pelos usuários W, X, Y e Z, pois foram de importante ajuda, para que eu pudesse criar o guia.Agradeço o usuário A, por me ajudar a montar as dicas de maneira concisa e clara, e agradeço o usuário B, pelas dicas de formatação.â€

Seção 08 - Regras de respeito entre a comunidade, guiadores e analistas de guias

8.1 - Se você faltar com respeito a algum guiador/causar flames/fazer spam no guia dele/dizer que o guia dele está horrível e afins, você será punido*.

  • Na primeira infração receberá uma advertência.
  • Na segunda infração receberá um ban de até 15 dias dependendo da gravidade da situação.
  • Na terceira infração receberá um ban permanente.

*As punições acima referidas seguem os padrões das Regras do fórum MyPSt.8.2 - Se ver um usuário novo fazendo um guia, não interfira na criação do mesmo com postagens do tipo: "Recomendo fazer isto... ou aquilo..., os analistas devem-lhe mandar fazer isso mais cedo ou mais tarde", ou, "Porra, o bbcode está todo bugado, corrija isso aí", esse tipo de comentários levam às punições presentes nas regras do fórum, já mencionadas acima.8.2.1 -No entanto, isso não o impede de dar sugestões. Caso queira dar algum tipo da auxílio ao novo guiador, aja da mesma maneira com que gostaria que fosse auxiliado no fórum (com paciência e cortesia) e, se possível, faça uso da ferramenta MP para isso para evitar poluir o tópico do guia.8.3 - Se você acha que alguém que está fazendo um guia o plagiou de alguma maneira, ou não lhe deu os devidos créditos de alguma dica que você fez, simplesmente envie MP a um analista de guias e explique a situação com todas as provas possíveis que tiver para o caso ser devidamente e corretamente analisado.8.4 - Os analistas deverão ser tratados com respeito e se você não concordar com algo, apenas argumente seu ponto de vista e haja com calma e sensatez, se arrumar briga será penalizado com uma advertência e se persistir, seu guia será trancado e podem ser aplicadas as punições referidas nas regras do fórum. Caso se recuse a fazer uma alteração que o analista pediu, mas essa alteração é imprescindível para o guia ficar dentro das regras, então o seu guia não será oficializado.8.4.1 - Os analistas de guias se comprometem a tratar os guiadores também com igual respeito, sendo aberto às suas argumentações.8.4.2 - Não mande MP aos analistas de guias. Se tiverem dúvidas sobre o bbcode têm dois tópicos para tirar as dúvidas. Este e este. Quanto a dúvidas acerca da criação de guias, podem postar aqui mesmo. No entanto existem 8 exceções em que pode enviar MP:

  • Se tiver alguma denúncia a ser feita em relação aos guias. Algo alheio à área de guias, os moderadores é que tratam disso.
  • Se for algo muito delicado quanto ao guia que está a criar.
  • Se os analistas te enviarem uma MP, obviamente que pode responder.
  • Se o seu guia não entrar em análise após 1 semana de postar neste tópico.
  • Se o seu guia não receber nenhuma análise entre 5 e 7 dias após um analista de guias ter postado no seu guia "Em Análise".
  • Caso o seu guia vá a votação, pode enviar MP se a votação demorar mais que 5 dias.
  • Caso o analista de guias depois de postar "oficializado" se esqueça de oficializar o guia no portal, ou se esqueça de mover o tópico para a área de guias oficiais.
  • Caso ocorra algum imprevisto, que venha a impedi-lo de concluir ou que necessite de paralisar a criação temporariamente de seu Guia.

8.5 - Se tiver alguma crítica a fazer quanto ao sistema de guias do MyPSt, em vez de arranjar flames/mimimi/e afins, simplesmente envie uma MP aos analistas de guias. Teremos todo o gosto em resolver quaisquer problemas relacionados aos guias, desde que haja educação e civilização por parte de todos.

Seção 09 - Criando o Guia

1. Gerando o BBCODE.Existem várias maneiras de gerar o bbcode, caso o jogo ainda não tenha guia, siga este método:Primeiro vá até página do jogo e gere o bbcode do seu guia. Segue a imagem:

cZxv5B2.jpg

Na imagem acima, que é a página do jogo Snake Pass, no canto inferior direito tem o botão GERAR BBCODE. Você deve clicar nele, e COPIAR todo seu conteúdo. Cole em um bloco de notas, o resultado será o esqueleto inteiro do guia pronto, precisando apenas começar a editar o guia em si, a formatação no geral.Caso o jogo já tenha guia, terá que gerar o bbcode de outra maneira:Digite "/BBcode" ao fim da URL do jogo no portal, exemplo:

http://mypst.com.br/jogos/NPWR12733_00/
http://mypst.com.br/jogos/NPWR12733_00/bbcode
Sugestão: Retire todas as dicas do portal quando for pegar o seu bbcode, pra ele vir limpinho, apenas adicione "/bbcode/?dica=0" ao fim da URL do jogo no portal. Exemplo:
http://mypst.com.br/jogos/NPWR12733_00/
http://mypst.com.br/jogos/NPWR12733_00/bbcode/?dica=0
Para aprender a usar todas as tags do bbcode, consulte este tutorial.2. Crie o tópico.Crie o tópico no fórum "Guia de Troféus - NOVOS GUIAS", o nome do tópico deve ser: Nome do Jogo - Guia de Troféus [Em Construção] e cole o conteúdo do bbcode, seja ele pronto ou não, mas fique atento às regras já descritas neste tópico.3. Análise.Após ser concluído retire a parte "Em construção" e coloque "Finalizado". Em seguida poste o link do guia finalizadoaqui para que ele possa ser analisado pela equipe. Atenção, poste lá apenas uma vez! Depois que algum analista pegar o guia, vocês devem trocar as mensagens quanto a correções/atualizações no próprio guia ou em uma MP.Assim que publicado o link no tópico mencionado a equipe tem o prazo de até 7 dias para começar a análise, e caso isso não ocorra você é livre para enviar uma MP ao analista que julgar pertinente.Ao pegar um guia para análise, o analista responsável tem entre 5 e 7 dias para enviar as observações, caso o prazo seja excedido o guiador é livre para cobrar uma posição por MP.Após a análise e possíveis correções o guia será oficializado. Se já existir um guia oficial para o jogo que fez, ele entrará em votação para ver qual guia será oficial e qual será extra. Essa votação poderá demorar no máximo até 5 dias.Caso o seu guia perca a votação, ele será movido para a seção de guias oficiais da(s) respectiva(s) plataforma(s) e ficará como Extra.

Dicas & Recomendações

  • Use o Bloco de Notas ou Notepad++ para fazer seu guia.
  • Você pode criar o guia no bloco de notas quando começar o jogo, e assim que chegar aos 65% é só criar o tópico com o seu guia.
  • Você pode fazer vários guias no bloco de notas e deixar guardado e postar na medida que um for oficializado no fórum.
  • A pré-visualização do fórum pode bugar algumas tags, fique ciente caso deseje utilizá-la.
  • Você pode mudar a fonte de todo o guia, mas é melhor deixar a pré-definida pelo fórum por ser uma fonte universal.
  • Procure postar seu guia quando estiver bem adiantado, evitando a perda do prazo para a finalização do mesmo.

×
×
  • Criar Novo...