Ir para conteúdo
gonzopcc

Vídeo-game na escola?

Recommended Posts

Galera, ninguém aqui deve saber, mas eu sou professor e essa semana fiz o que era meu sonho de infância: usar o vídeo-game na escola durante uma aula.

 

Explicando, sou professor de educação física e há pouco tempo comprei o Just Dance 2015 pro PS4. Como todo mundo deve saber, no PS4 não há a necessidade de usar nada pra ser reconhecido (como era com o Move no PS3). 

 

Conversei a semana passada com os coordenadores da escola e expliquei minha intenção (que inicialmente era só com uma turma, a turma feminina de 1ª e 2ª ano médio - sim, na escola onde eu trabalho as meninas fazem aula separadas dos meninos, mas só nessas turmas). Quarta-feira levei o PS4, a câmera e tudo o necessário. Era uma turma onde a participação não chegava a 40% da turma. Como a parada era de dança, só 4 não participaram, mais por vergonha de pagar mico do q por não querer, dava pra perceber em duas delas vontade mas vergonha.

 

Como era uma turma de meninas e eu sou homem, pedi que a coordenadora aparecesse por lá de vez em qndo, para conferir que não havia nada de errado (sim, é tenso dar aula de educação física para uma turma cheia de meninas no furor da idade, sendo homem), apareceram ela e o outro coordenador e ambos ficaram encantados (o coordenador até me perguntou se o valor do PS4 que ele encontrou era bom - R$ 2.500,00 com 2 controles, câmera e um jogo - mais um gamer pra galera). Com o sucesso nessa turma, combinei com a coordenação que utilizaria nas outras turmas...

 

Na quinta-feira, aulas com o 9ª e o 6ª ano fundamental (antigas 8ª e 5ª séries), como era esperado, grande parte dos meninos do 9ª se recusaram a participar e ficaram só enchendo o saco. Percebendo que eles ali deixavam as meninas com vergonha de dançar, mandei eles pra quadra e grande parte das meninas começou a dançar de boa. O 6ª ano foi qse todo mundo dançando, meninos e meninas.

 

Hoje, sexta-feira, sobrou 3ª médio e 8ª e 7ª fundamental. Como o terceiro ano é uma turma pequena, foi tranquilo, 3 não quiseram participar mas o resto se divertiu de boa. 8ª ano, com a experiência do 9ª, liberei os meninos que quisessem ir pra quadra pra irem logo, então as meninas e alguns meninos ficaram dançando de boa, acontecendo o mesmo com o 7ª ano.

 

Semana que vem que vai ser tenso... os meninos do 1ª e 2ª médio... mas vamos tentar =D

 

Resultado final: aumentou bastante a participação feminina que estava difícil na aula e quem já participava continuou. Uma aluna disse que gostou do jogo e na quinta-feira comprou o jogo (a Ubisoft me deve essa), o coordenador possivelmente comprará o PS4 e o Just Dance (a Sony e a Ubisoft me devem essa) e, principalmente, consegui os troféus:

  • You've got a friend in me... (terminar 5 músicas com 2 ou mais dançarinos)
  • Dance Crew (ganhar 3 estrelas com os 4 dançarinos em uma música para 4 dançarinos)
  • Just starting out... (completar uma música de 3 dançarinos com 3 ou mais jogadores)
  • Party Animal! (terminar 20 músicas com 2 ou mais jogadores)
  • Make it RAIN! (gastar 200 mojo - eles conseguiram a maior parte deles)

Agora é sondar com as meninas do médio se elas preferem uma aula normal ou isso de novo na próxima, se quiserem, vou tentar ganhar os seguintes:

  • Funky Four! (ganhar 5 estrelas com os 4 jogadores)
  • The Dynamic Duo (ganhar 5 estrelas com os 2 dançarinos em uma música com um par dançando)

É minha única chance de platinar esse jogo - e fazer os alunos se divertirem um pouco também =D

 

 

ps.: sei que ngm tem nada com isso, mas achei interessante postar aqui =D

  • Curtir 15

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Excelente iniciativa e que venham os troféus... KKK

Agora com a turma dos meninos... sei não hein...

O bom é q sempre tem um porra-loca (tipo eu) q entra lá e dança, o que acaba levando uma outra galera a dançar tbm... mas q vai ter pouca gente vai... vou tentar segurar eles por pelo menos metade da aula, depois libero pra quadra (caso não seja sucesso)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Usando os alunos pra platinar o jogo :duvida: perspicaz meu caro...

 

Brincadeiras a parte, ótima iniciativa, lembro de ter jogado video game na escola apenas no ensino fundamental, tinha até campeonatos, tudo isso organizado por um professor de educação física também

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Usando os alunos pra platinar o jogo :duvida: perspicaz meu caro...

 

Brincadeiras a parte, ótima iniciativa, lembro de ter jogado video game na escola apenas no enspino fundamental, tinha até campeonatos, tudo isso organizado por um professor de educação física também

Campeonato de q jogo??? Se bobear, vou tentar fazer um campeonato de FIFA ou PES... já q a escola num tem traves... o interclasse vai acabar sendo de jogos de esporte... vou ver se compro FIFA, NBA, NHL, Rugby, Tenis e outros =D

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Campeonato de q jogo??? Se bobear, vou tentar fazer um campeonato de FIFA ou PES... já q a escola num tem traves... o interclasse vai acabar sendo de jogos de esporte... vou ver se compro FIFA, NBA, NHL, Rugby, Tenis e outros =D

 

Campeonato de futebol, corrida e luta (não sei os jogos em específico)

 

Era no Ps2 na época

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bacana Gonzo, e continue relatando as experiências futuras.

Já fui professor no passado, e sei bem que as vezes temos de ser muito criativos para atrair a atenção e participação dos alunos nas atividades.

Tenho que dizer que tanto você como a coordenação estão de parabéns por apostarem na ideia.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Gonzo, tiro meu chapéu, minha esposa também é professora(matemática), é tenso o ensino hoje em dia.

 

Parabéns e continue postando os resultados.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então quer dizer que vc anda explorando os alunos para ganhar troféu...  :duvida:

 

 

BAN! :coolface: 

 

:hehe:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Usando os alunos pra platinar o jogo :duvida: perspicaz meu caro...

 

 

pensei a mesma coisa.

 

voltando ao tópico ótima iniciativa a sua queria que meus professores usassem esse método

 

edit: se não me engano na Noruega um professor usou o game TWD da telltale pra ensinar questões morais para  os alunos e ao final ele bateu as escolhas da turma inteira e discutiram o por que do aluno ter tomado aquela decisão no game.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Todo mundo brinca com relação ao compartilhar troféus com alunos(as), mas se levar ao pé da letra como muitos aqui levam, isso seria motivo para BAN sim, mas não sou contra a essa prática e não fale aqui se usou ou não, sua conta principal enquanto as meninas brincavam se não ... e vou ser sincero, acho bacana sua iniciativa !!!

 

Um grupo do Senai esses dias atrás levaram um Nintendo Wiiu e um PS3 para uma estação de trem, para os usuários pudessem curtir um pouco, dei muitas risadas enquanto acompanhava a brincadeira hehe

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...