Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Droan007

RPGs

Qual o futuro dos RPGs?  

13 votos

  1. 1. Os RPGs estão em extinção?

    • Sim, eles estão sumindo devido às novas tendências do mercado
      3
    • Não, eles estão se adaptando e em processo de modernização
      9
    • Não, simplesmente eles estão encontrando um espaço mais favorável em outros consoles
      1
  2. 2. Qual o futuro dos RPGs no PS3 e em seu sucessor?

    • A mesma da situação atual
      0
    • O fortalecimento de jogos com o estilo terceira pessoa como Elder Scrols e Dragons Dogma
      4
    • O fortalecimento dos RPGs com características diferentes das clássicas, como Borderlands e Fallout
      4
    • O fim de uma era! Nada mais de grupos de personagens em uma aventura épica, cada um em sua classe, com turnos de batalha e toda aquela magia que tanto gostávamos
      0
    • O futuro é um mistério... quem sabe no próximo console os RPGs voltem a ter lugar ao sol
      5


Recommended Posts

Oi pessoal! Sou apaixonado por games hà séculos, jogo desde pequeno no atari dos meus pais e acompanhei todas as gerações até agora. Um gênero que sempre me atraiu foi o RPG, mesmo quando eu nem sabia o que era isso. Personagens que evoluem, comprar itens, roupas e armas, caminhos antes bloqueados são destravados quando conseguimos determinado acessório etc. Já no master eu era viciado em "Turma da Mônica: O resgate", depois veio Zelda no SNES, o fodástico FFVII, que eu me matei pra arrumar um chocobo dourado, e no VIII que eu ficava tentando arrumar todo aquele baralho. Depois de um longo periodo sem jogar sério, me rendí ao PS3. Já joguei algumas coisas ótimas, mas quando joguei essa semana o Darksiders fiquei com muita saudade dos RPGs e estou querendo jogar alguma coisa boa. Minha última experiência com a série Final Fantasy não foi lá muito produtiva,foi com o X e achei chaaaaato, com um esquema de batalhas terrível! Particularmente sempre gostei de ter uma equipe e jogar em turnos como em Chrono Trigger e até nos totalmente de turno como FF Tatics. Mas pelo visto na nova geração os RPGs são em terceira pessoa certo? Descobri o Disgaea e encomendei o 3 mas deve demorar um bom tempo pra chegar, o que vcs me recomendam? Quais os bons jogos de RPG do ps3? Abraço!!!!!

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara no esstilo de final fantasy antigo não tem mais. Pelo menos não achei nenhum. Mas se vc quiser um jogo que encarna Rpg na sua existencia como um todo a Série Elder Scrols é a melhor [Minha Opiniao]. Tanto Oblivion quanto Skyrim.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, joguei alguns vários RPGs de PS3 (vide minha lista de troféus) e só tenho algo a dizer: PS3 nos deixou órfãos, quando se trata de RPG. :/

O que temos como puro RPG? Final Fantasy XIII e XIII-2 (e em breve o XIII-3), Ar tonelico Qoga (meu top 10, mas só recomendo pra quem conhece a franquia e é fã dela. Quem não conhece, se afaste... é sério.), Atelier Rorona/Totori/Meruru (RPG kawaiiiii desu, que tem como ênfase o gerenciamento de um atelier), Resonance of Fate (tem uma curva de aprendizado meio sofrida, mas é um dos RPGs mais divertidos que eu já joguei)...;

 

RPG de ação? Nier (de todos os RPGs que joguei, é o que tem a história mais pesada e triste), Darksiders I e II, Borderlands I e II (um dos melhores co-ops da geração)...;

 

Stealth-Action RPG? Deus Ex: Human Revoltion (considero o MELHOR jogo de PS3 que já tive a oportunidade de jogar) e Dishonored (mesmo nível do Deus Ex, só que ao invés de cyberpunk, temos o gênero steampunk)...

 

O que eu te falo é: não fique preso somente à RPGs no PS3, pois como disse na introdução, o PS3 nos deixou órfãos de RPG. .-.

E pensar que o PS2 era a casa dos RPGs. .-.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eba, mais um fã de RPG! =D

 

Passa nesse tópico dps: https://mypst.com.br/forum/index.php?/topic/1552-a-casa-dos-rpg%C2%B4s-update-290912-dragon%C2%B4s-dogma/

 

Nessa linha de RPG, eu recomendaria o Star Ocean (é bem fiel aos anteriores, se vc curtiu o 3 para PS2, vai se amarrar nesse) que inclusive estou jogando. E recomendaria fortemente o NieR, como bem disse o Denis. Caso você tenha se cansado de RPGs orientais, vai de Demon´s Souls e Kingdom of Amalur, são dois jogaços!

 

Falow.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Allan, já ouvi falar dessa série e muito me interessa, acho que em breve os rpgs serão todos desse estilo...

 

Denis, dessa primeira leva que vc mencionou só conheço (de nome) o resonance, os outros nunca ouvi falar, isso é bom, tenho algo pra pesquisar :) , quanto aos outros, Borderlands, Deus EX, etc, esses são os que estão na mídia e acho que eles são o futuro, o que é uma pena, no DS temos ótimos jogos sendo lançados...

 

Marcelo, valeu pelas dicas vou dar uma procurada nesses aí...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Em vista das respostas gostaria de propor uma discussão: Será que este gênero está em extinção ou em mutação?

 

Ele pode estar se adaptando à nova tecnologia e a necessidade de velocidade e ação da galera mais nova (não sei vcs mas eu tenho 29 anos) a galera das gerações anteriores já pegou a tecnologia toda aí, já pegaram ao menos um videogame de 64bits. Eu como passava horas jogando as mesmas fases de Alex Kidd, Sonic e Double Dragon no Master, me acostumei com a nova realidade mas sem perder o respeito e fascínio pelos clássicos. Essa adaptação que eu cito pode ser muito bem observada nos jogos como Call of Dutty, hoje com o poder da tecnologia, os jogos possibilitam experiencias muito superiores de jogabilidade e realismo, e acho que isso está influenciando no gênero RPG.

 

Hoje, me parece que ninguém quer saber de esperar sua vez pra atacar, quer é descer a espada o mais rápido possível na cabeça do dragão e conquistar seu bendito troféu. O gênero está sim em declínio, ele vai continuar existindo, mas principalmente nas plataformas que tenham uma proposta diferente como o DS. Mesmo os japoneses que são os mestres não tem dado muita bola pra esses jogos, e à partir do momento que a série FF está muito distante do que já foi um dia, acho que realmente ficaremos sem muitos pra jogar...

 

Ah, e voltando no FF, como estão estas últimas edições, como disse anteriormente, o X foi um balde de água fria pra mim, aquele esquema de lutas me deixou totalmente desanimado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Depois de Final Fantasy IX o unico que eu gostei foi o XII.

 

O XIII de ps3 não é um RPG. Um game muito bom, mas é linear, com combate mais focado na ação que estratégia. Mas cara te aviso, se vc quiser um final fantasy por turnos vai ficar muito tempo sem jogar a obra da square.

 

O XIII-2 não joguei, então não vou opinar.

 

Depois comento sobre seu post inteiro, to meio sem tempo agora.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu sou fã de RPGs mais não acredito que a "era" dos RPGs tenha acabado, como respondi na enquete os RPGs estão evoluindo, para jogos misturando ação com características de RPGs, muitos jogos como Skyrim, Fallout, Mass Effect, Dragon Age e etc. Demonstram essa evolução eu acredito que jogos no estilo Final Fantasy chegaram no limite e deixaram sim de existir, e cada vez mais jogos de ação adaptaram as características tão amadas aos fãs de RPGs e atrairão novos jogadores para o Gênero.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas você fala de JRPG's ou WRPG's? São bem diferentes

 

Os Japas já não tem mais tanta verba assim para desenvolver estas aventuras épicas, e os que tem... Ou não fazem (*cof cof* Breath of Fire) ou não conseguem.

Inclusive, developers como a Atlus (Shin Megami Tensei) ou a NIS (Disgaea) realmente tiveram sérios problemas ao entrarem na nova geração (Por causa que elas re-usavam muito conteúdo de seus jogos, e acabaram sendo forçadas a refazerem tudo pra entrar na nova gen), o que causou elas a ficarem portando seus games para o PSP.

Mas agora elas estão voltando (NIS já tem 3 títulos anunciados pro PS3, e a Atlus já tá fazendo SMT IV pro 3DS)... Só outras developers seguirem o exemplo que os JRPG's devem voltar a ativa (Até porque, o pessoal ainda gosta de RPG de turnos, não? Bravely Default da Square tá vendendo bem lá no Japão)

 

... Mas, se quiser uma dica de jogo, recomendo o Agarest War 2. Ele abusa demais do fan-service (Mesmo que tu não seja obrigado a ve-los) e tem umas falhas chatinhas de design; mas é um game bem interessante (E bem injustiçado)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho o mesmo gosto que você, Droan007, para RPG's, tanto que a minha foto é nada mais nada menos que Final Fantasy Tactics, o que eu mais gostei de todos que já joguei.

 

Como o allanhercy disse, RPG oldschool igual final fantasy de ps1 não tem mais (pelo menos não tão bom como antigamente), o jeito é aproveitar o que tem agora, Dragon's Dogma, Skyrim (nunca joguei e ainda não me animei para tal mas parece ser bom), Demon's Souls e o sucessor Dark Souls e por ai vai...

 

Ando na expectativa pelo Final Fantasy XIV mesmo sabendo que ele vai bem ao contrário e usa sistema de mmorpg.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

RPGs como os de "antigamente" tem vários no PSP/Nintendo DS, não só os ports. 3DS e Vita também tem promessas boas por aí. A série Fire Emblem continua forte no 3DS, se mantendo fiel ao gênero estratégico.

 

No PS3 realmente...o que eu poderia recomendar? Tales of Graces F é um RPG MUITO BOM, com um sistema de batalha maravilhoso, o único defeito é que a história não consegue acompanhar a qualidade da batalha...mas não é ruim! O Humor é muito bom também, se encaixa perfeitamente no estilo do jogo. Pra mim, é imperdível.

 

Final Fantasy XIII é aquela história do simulador de corredores HD...mas a história exigiu que ele fosse assim. Eu acho ele um RPG injustiçado pela maioria, mas não é muito bom não. Já no Final Fantasy XIII-2 corrigiram todos os erros de jogabilidade (sério, é muito divertido) mas criaram uma história feita por um maconheiro depois de fazer um rodapião.

 

Resonance of Fate é outro underrated, como Eternal Sonata, são jogos muito bons. Star Ocean 4 tem uma história profunda como um pires virado do avesso, mas o sistema de batalhas até que é legal...mas quem criou os troféus desse jogo é um abortado sem mãe corno abandonado pela família.

 

A série Disgaea tá boa no PS3. Tanto o Disgaea 3 quanto o 4 são jogos bons, mas não imagino eles prendendo muito tempo a maioria dos jogadores, além do necessário para fechar a história principal e post game. A NIS tá trazendo jogos bons pra cá, futuramente teremos mais coisas boas.

 

A série Atelier teve um grau de evolução muito bom até Meruru, mas com ele o fanservice...o que não é legal. Mas isso não os faz um jogo ruim.

 

Hyperdimension Neptunia é um lixo cósmico do vômito de um alienígena leproso abortado. Tenho a mesma opinião com relação à Trinity Universe.

 

No demais, os RPGs ocidentais pra mim, estão evoluindo de uma maneira mais eficiente que os jRPGs, vide o fiasco que foi aquele Toki to Towa. Eles se contentam em fazer podrutinho só pro mercado deles, sem perceber que estão se estagnando e perdendo chances de criar coisas melhores.

 

Nem vou falar de FF Versus: Forever, é lenda urbana, conto de fadas, faz-de-conta-que-estamos-desenvolvendo, e por aí.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"No demais, os RPGs ocidentais pra mim, estão evoluindo de uma maneira mais eficiente que os jRPGs, vide o fiasco que foi aquele Toki to Towa. Eles se contentam em fazer podrutinho só pro mercado deles, sem perceber que estão se estagnando e perdendo chances de criar coisas melhores."

 

Vai me perdoar né, mas... Jogo ruim é jogo ruim, independente de região. TokiTowa mesmo é um fracasso de vendas (Se chegou a 40.000 cópias é muito)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É realmente como comentei, os rpgs clássicos estão nos portáteis. Os jogos que tem surgido em terceira pessoa como Darksiders e Elder Scrols usam da premissa do zelda mas embora muito bons não tem a mesma magia. Quanto a história dos jogos, acho até que isso pode ser um peso menor na balança, se a história é fraca e o final também, mas durante suas horas jogando vc se divertiu, se sentiu desafiado e instigado, acho que já vale a jornada, isso o próprio Stephen King diz sobre sua maior obra "A torre negra",7 livros, 4.000 páginas de uma jornada avassaladora e depois o pessoal se diz decepcionado com o fim, mas e tudo que vc passou pra chegar lá? E todas aquelas horas? Penso o mesmo nos games, é ótimo quando temos uma história bem escrita e bem desenvolvida, mas isso não é um filme, é um game, eu quero sentar e me divertir apertando botões e quebrando a cabeça, ficando sem dormir jogando até tarde. Vou esperar meu Disgaea 3 chegar e me divertir com ele, e analisar com calma todas essas sugestões, mas essa discussão ainda dá muito pano pra manga...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"No demais, os RPGs ocidentais pra mim, estão evoluindo de uma maneira mais eficiente que os jRPGs, vide o fiasco que foi aquele Toki to Towa. Eles se contentam em fazer podrutinho só pro mercado deles, sem perceber que estão se estagnando e perdendo chances de criar coisas melhores."

 

Vai me perdoar né, mas... Jogo ruim é jogo ruim, independente de região. TokiTowa mesmo é um fracasso de vendas (Se chegou a 40.000 cópias é muito)

 

Se fosse só com Tokitowa :hehe:

 

Dei o exemplo dessa aberração porque ela junta todos os clichés do mercado japonês: meninas kawaii, adolescente tarado, cenas de banho, humor de peitos...fora que ele parece ser um anime de pouco orçamento. A idéia foi boa, passagem de tempo, jogar um anime, mas a Imageepoch conseguiu estragar o que podia nesse jogo, pelo que eu vi. Os japoneses insistem nessa fórmula, que por lá ainda dá certo...vejamos até quando :coolface:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

 

Se fosse só com Tokitowa :hehe:

 

Dei o exemplo dessa aberração porque ela junta todos os clichés do mercado japonês: meninas kawaii, adolescente tarado, cenas de banho, humor de peitos...fora que ele parece ser um anime de pouco orçamento. A idéia foi boa, passagem de tempo, jogar um anime, mas a Imageepoch conseguiu estragar o que podia nesse jogo, pelo que eu vi. Os japoneses insistem nessa fórmula, que por lá ainda dá certo...vejamos até quando :coolface:

 

Mas cara... acho o clichê ocidental do cara careca matando aliens tão ruim quanto, hehe

 

Mas, sério, justo a developer que se dizia a "Salvadora dos JRPG's" me jogar um game que tem tudo que há de errado com os jogos atuais...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Hail!!!

 

Turma, esse é o estilo de jogo que mais gosto. Mas p/ ser sincero, eu não me acho órfão do gênero, já que eu não gosto muito dos tradicionais, jogados em turno e etc. Eu faço parte da turma moderninha, que começou a jogar este estilo quando da incorporação de outros elementos, deixando o jogo mais dinâmico. O último RPG de turno que joguei, e mesmo assim já era diferente, foi o FF xii de ps2. Na era PS3, gostei muito de Fallout 3, o Fallout New Vegas e Demons Souls. Recentemente, comprei o Skyrim e o Kingdom o Amalur: Reckoning. Estão na sequência da minha lista de compras o Dark Souls, o Dragons Dogma e o Nier. Estou jogando o skyrim e me surpreendendo com a grandiosidade dos cenários e a quantidade de itens utilizáveis e de side missions. Recomendo todos estes citados.

 

Stay Heavy!!!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o rpg é um tipo de jogo que não é para todos..

 

e quem gosta de platina, é muito dificil pegar um rpg ..

 

o Rpg nunca vai acabar pra quem gosta de rpg. :legal:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É, RPG é só pra alguns mesmo, e acho que se vc tiver uma platina muito complexa vai complicar ainda mais as vendas, pois a galera não vai ter saco pra isso. Acho que os trofeus deveriam ser mais bem elaborados, uns 65% vc ganhava já no gameplay, mas muitos nem chegam a 50%, e se eles te exigirem atingir nível tal com todos os personagens, executar 30.000 vezes um golpe e etc, aí que vão perder ainda mais espaço

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olhe a platina do Star Ocean. Estou jogando IGUAL UM FDP, e estou muito longe de conseguir.

Entretanto, o jogo é MUITO divertido, o sistema de batalha é sensacional.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É, RPG é só pra alguns mesmo, e acho que se vc tiver uma platina muito complexa vai complicar ainda mais as vendas, pois a galera não vai ter saco pra isso. Acho que os trofeus deveriam ser mais bem elaborados, uns 65% vc ganhava já no gameplay, mas muitos nem chegam a 50%, e se eles te exigirem atingir nível tal com todos os personagens, executar 30.000 vezes um golpe e etc, aí que vão perder ainda mais espaço

 

Na verdade é um gênero complicado até pra aqueles que só querem jogar pela história.

 

A maioria dos jogos do gênero a história só começa a engrenar depois de 10, 20 horas de jogo... E julgando que dá pra levar umas 80 horas só pra zerar um (Levei esse tempo pra zerar Persona 4), fica complicado pra aqueles que, sei lá, jogam unas 2 ~ 3 horas por dia.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Na verdade é um gênero complicado até pra aqueles que só querem jogar pela história.

 

A maioria dos jogos do gênero a história só começa a engrenar depois de 10, 20 horas de jogo... E julgando que dá pra levar umas 80 horas só pra zerar um (Levei esse tempo pra zerar Persona 4), fica complicado pra aqueles que, sei lá, jogam unas 2 ~ 3 horas por dia.

 

Tipo eu, heheheheh

Infelizmente não tenho mais o tanto tempo livre, ainda consigo brincar bastante mas num ritmo aceitável, por isso muitas vezes desisto de uma platina que eu sei que vai tomar muito tempo quando posso experimentar outros jogos, e ainda me assusto com os feitos da galera, a líder dessa semana conseguiu 500 troféus O_O como?!!!

 

Nos tempos áureos jogava mesmo por horas, ralei muito no FFVII e acho que passei uns 6 meses jogando 007 goldeneye no N64, mas hoje, quando jogo 3 horas de noite antes de dormir e vou meio virado pro trabalho já fico feliz

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...