Ir para conteúdo
allanhercy

Análise The Last of Us

Recommended Posts

945350_487871707956986_310901989_n.jpg


A obra prima da Naughty Dog


Last of Us é o tipo de jogo que raramente aparece e rouba toda a atenção da critica especializada e dos jogadores. Neste novo jogo a Naughty Dog fez muito bonito e entregou um jogo que é, sinceramente, impressionante.

A história é simples: aconteceu uma epidemia e a raça humana corre o risco de extinção. Mas nada de zumbis que apareceram do nada. Aqui temos um fungo real, chamado cordyceps, que ataca normalmente formigas. Este fungo sofre mutações e começa a atacar seres vivos, fazendo com que todos os infectados se tornem maníacos e comecem a atacar uns aos outros. Um simples arranhão é necessário para que a infecção comece.

Assim que o jogo começa somos apresentados a Joel e sua filha. E vemos como é o cotidiano de ambos, até que o inferno venha a terra. No meio da noite a infecção se espalha repentinamente e vizinhos começam a se atacar e a se matar. Em meio a este caos Joel, seu irmão e filha tentam fugir. As cenas de fuga são impressionante e desesperadoras. Até que finalmente chega a seu ponto mais trágico. E depois disso, se vão 20 anos.
 

Personagens


580193_487741787969978_2046834913_n.jpg
7980_487743827969774_556150531_n.jpg
1005092_487751927968964_1258888290_n.jpg
945365_487755351301955_2122153518_n.jpg
968778_487754557968701_741614453_n.jpg
998515_487767637967393_1777300827_n.jpg
1010287_487759414634882_2074972689_n.jpg



História


Não adianta comparar, o ponto forte do jogo é sua história. Last of Us tem uma capacidade imersiva gigantesca, e te coloca no lugar de Joel o tempo inteiro. E você pode sentir a transformação que ocorre com os personagens.

Apesar de previsível, normalmente você sente que alguém vai morrer, o jogo não permite nem imaginar como tal personagem morre. Isso torna a experiência mais brutal, e ela é jogada cruamente na sua cara. Eu joguei o tempo todo acreditando que aquilo ali não poderia ter um final feliz.

Outro ponto alto da história é mostrar como a raça humana se comporta em tempos de crise. Em tempos como estes podemos ver que a lei da sobrevivência do mais forte é aplicada nitidamente. E as estratégias para pegar e massacrar viajantes são mostradas todo o tempo. A maior ameaça normalmente não são os infectados, são os outros humanos que querem te eliminar por provisões.

A evolução de Joel e Ellie são impressionantes também. Ellie em um curto período de tempo cresce bastante, principalmente por provações que acontecem o tempo todo. Como a mesma diz, 'Não pode ter sido por nada'. Ja Joel acaba criando um vinculo grande com Ellie que o leva a fazer decisões ao extremo para mante-la em segurança.
 

1000403_487871737956983_15927182_n.jpg


Além destes ponto, ainda são levantadas questões bem interessantes como estrupo, tortura, suicídio e a que ponto chegamos para sobreviver. É uma surpresa a cada esquina e o prende para saber o que vem a seguir.

É uma história de fazer inveja em roteiristas de cinema, e você deve aproveita-la, de preferência, de uma só vez. E a única verdade é: ninguém esta a salvo.
 

944168_487871747956982_628252263_n.jpg

 

Mecânica de Jogo


Last of Us conseguiu algo que muitos jogos tentam e não conseguem: criar um survivor. Você deve coletar tudo para sua defesa, desde tijolos e garrafas até suprimentos para criação de molotovs e bombas entre outros itens.

Além disso o game oferece dois estilos de jogos: você pode jogar sorrateiramente e passar despercebido por todos, ou ir atacando indiscriminadamente. Porém é quase impossível sobreviver atacando a todos,então você é forçado a atuar sem deixar que os outros te vejam.
 

1011169_487871771290313_1335477101_n.jpg


Outro aspecto bem bolado são os infectados. Existem basicamente duas classes diferentes, eles reagem diferentemente aos personagens. Os Clickers e Stalkers são guiados pelos sons e a qualquer movimento brusco do personagem principal eles vem atrás do mesmo e com um ataque eliminam ele. Já os Runners são sensíveis a luz e a qualquer feixe de sua lanterna atacam os protagonistas. Porém Runners são inimigos mais fracos do que os outros.
 

1017391_487871694623654_1821974059_n.jpg


Agora o ponto alto da mecânica do jogo se chama Ellie. Nossa, é de longe uma das melhores ajudantes de jogos cooperativos. Ela se protege sozinha, é autêntica, criativa e possui uma personalidade criativa e sempre ajuda Joel a eliminar seus inimigos. Quando não estão em ação Ellie não é simplesmente um cachorrinho que fica seguindo Joel, ela tem ações próprias e vai atrás de seus próprios interesses.
 

1044749_487871714623652_227408230_n.jpg

 

Gráficos


Para resumir bem o que é o jogo graficamente vou contar o que aconteceu comigo. Liguei e na cena inicial do jogo minha mãe entrou no quarto. Vendo a cena, dublada, a primeira pergunta dela foi: 'Que filme é este?'.

Last of us é belo. As cenas em computação gráfica são de encher os olhos e isso deixa a sua capacidade imersiva ainda maior. Os personagens parecem ser reais em todos os aspectos, até nos olhos. É muito impressionante. As ações são condizentes também. Joel mexe suas mão em um movimento único quando quer pegar algo. Tudo é fluído.
 

995727_487871724623651_1342368347_n.jpg


Outro ponto de destaque são as expressões faciais. Os personagens conseguem passar suas emoções a você e isso deixa tudo muito melhor. Você sente a angustia, depressão, desespero e sofrimento em um olhar, em uma expressão. Chega a ser surreal. Tirando que a Ellie novamente, é uma adição mais que bem vinda. Dona de suas próprias ações é impressionante como ela age com espontaneidade e de forma bem feita. São vários os momentos que dei risada dela mostrando o famoso dedo do meio dela para os outros.

Agora a função principal dos gráficos e expressões é te passar o drama que estes personagens sofrem e vivenciam. É comovente ver a Ellie logo depois da cena do restaurante, que ocorre na vila em que ela fica presa, o alívio, a emoção as lágrimas dela. Como aquilo foi único e emocionante. Outra parte em gráficos que ficou muito boa é o desespero da criança que foi mordida e o medo que ele tinha de morrer, some a isso a expressão que o seu algoz fez quando o eliminou é impressionante.
 

968976_487871781290312_1963376765_n.jpg


Outro ponto que vale atenção é as cenas de ação. Apesar de serem em pequena escala, são impecáveis. As cenas dentro d'água são bem trabalhadas também. O personagem pode mergulhar e procurar por passagens secretas e várias possibilidades. É uma evolução drástica desde o último jogo da produtora.
 

Trilha sonora


Dotado de uma trilha sonora diferente e interessante este é outro ponto de destaque do jogo. Em váriascenas onde é necessário uma trilha mais pesada ela existe, para transformar toda aquela cena em algo muito pior. Além disso existe ainda as músicas de passagem para cenas mais longa, aonde a mesma é tocada em violão e fica marcada como algo old, algo clássico, abandonado. E é o tipo de musica que destaca o estilo de jogo.

Agora se a edição das musicas são bem vindas, os momentos de sua ausência são ainda mais críticos. Há momentos em que você se encontra em um ambiente escuro, sem armas e o som some. E começa aqueles malditos 'Clicks' agoniantes. Você fica desesperado pra saber de onde virá seu inimigo e apreensivo por ele estar tão próximo.

A musica é uma parte integral e que acopla muito para realçar a obra de arte que é este jogo.
 

Multiplayer


Achei o multiplayer diferente e bem interessante, porém sem muitos modos de jogo. No MP você assume uma das facções, vaga-lume ou caçadores, e deve lutar pela sobrevivência do seu clã. Em pouco tempo é aprendida toda a mecânica e as partidas ficam ainda melhores.

Existem dois modos Multiplayer, Facções e o Deatch Match. Em facções você joga como caçador ou vaga-lume e deve coletar peças para fazer seu clã crescer. Neste modo você tem apenas uma vida e quando morre não volta mais. E o Deatch Match é tradicional.

1000401_487884827955674_1356022938_n.jpg


O interessante do MP é a criação de equipamentos com o que você acha, permitindo que você se arme até os dentes e possa atacar os inimigos com todo o seu poder. Um dos MPs mais divertidos que joguei, tornando a experiência do game ainda maior. Last of Us é compra certa pra todos os donos de PS3

7171_487884847955672_1816777911_n.jpg


 

Nota de recomendação

100%


Ta esperando o que? Compre logo o seu...
  • Curtir 7

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ia ser legal um DLC com um solo SP do contando a história do Joel, abrangendo o tempo desde o inicio do surto até ele se tornar um contrabandista.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ia ser legal um DLC com um solo SP do contando a história do Joel, abrangendo o tempo desde o inicio do surto até ele se tornar um contrabandista.

Cara eu pensei isso também. Porque a história do cara é muito foda. E tipo aquela cena de tortura, não foi a primeira na vida dele. O cara ali mostrou que ja tinha exp em fazer este tipo de coisa.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Allan, posso usar essa img com a descrição dos personas no meu guia?

Pode sim. To procurando dos outros, mas ta osso de achar. O que precisar pode pegar ai =D

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ja penso diferente.

 

Sonho com um dlc da historia pós campanha. Que caminhos os dois seguiram? Acharam outros imunes? As pesquisas dos vaga-lumes?

Esses 20 anos da epidemia até a missão Ellie pode ser contada posteriormente tipo God of War: Ascension. Esses 20 anos vale um jogo todo.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Alguem comprou o season pass de $20 que ta vendendo na PSN? Ouvi falar que vem 3 DLC´s nele, sendo um deles para a campanha single player. Se alguem comprou e souber do que se trata esse DLC da campanha, por favor poste por aqui, to em dúvida se compensar comprar esse DLC.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Alguem comprou o season pass de $20 que ta vendendo na PSN? Ouvi falar que vem 3 DLC´s nele, sendo um deles para a campanha single player. Se alguem comprou e souber do que se trata esse DLC da campanha, por favor poste por aqui, to em dúvida se compensar comprar esse DLC.

 

Não tem nenhuma informação do que se trata os dlc do season pass.

Mas acho que vem no maximo 1 de historia. Os outros é de mapas multiplayer e skins, armas e etc....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu pensei ao contrário, em uma sequencia (não uma dlc) que conte a história dos irmãos, e os motivos que eles se separaram.

 

Mas para falar a verdade, The Last of Us é o jogo que eu joguei que mais tem ponta aberta de todos. dá para tirar mais no minimo

mais umas 3 histórias de lá, além da continuação.

 

Só acho que se houver uma continuação, eles poderia gerar uma interação melhor com a dupla, por exemplo, gerar um comando de ''ordens''

para o parceiro, além de usar a mochila dele também. sei lá néé.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O jogo só tem um problema que faz ele não ser tão espetacular como jogo em si: A falta de recompensa pelos combates.. but ok :D

É como eu digo: A Naugthy Dog é uma empresa cinematográfica que trampa fazendo joguinho para Sony.

2bj's prus recalk e vão jogar sá porra!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A unica coisa q tenho a reclamar desse jogo eh das partes q o jogo te obriga a lutar com os infectados quando aparentemente vc poderia passar despercebido, como em Highschool, com Bill e Ellie.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adorei a análise. *---*

Dá até vontade de jogar novamente. xD

Mas to concentrado no online. u.ú

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ótima analise... retrata com fidelidade todas as sensações do jogo... sensacional..

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pro pessoal que ta falando do season pass,

eu comprei,mas parece que a empresa ainda não lançou as DLC's do game,

parece que vem uma campanha que mostra um pouco mais da vida do joel/ellie e algumas coisas no MP

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pro pessoal que ta falando do season pass,

eu comprei,mas parece que a empresa ainda não lançou as DLC's do game,

parece que vem uma campanha que mostra um pouco mais da vida do joel/ellie e algumas coisas no MP

Acho q vai ser o primeiro jogo que vou comprar os dlc do MP.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

pra mim eu acho que seria legal se lançasse uma dlc contando como o irmão de joel sobreviveu depois da parte que ele segura a porta

pra mim e também acho que todos pensaram que ele tinha morrido, e muitos ficaram alegre quando viu ele vivo

seria legal mesmo uma dlc pra ele, 

se a Naugthy Dog pensa bem tem muito dlc boa pra eles fazerem.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim...a unica furada da Sony foram esses trofeus online...mas é uma opinião pessoal (pra quem busca a platina), fora isso o jogo dispensa comentários, é simplesmente o melhor do PS3 (tiro o chapéu também pro Red Dead Redemption)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim...a unica furada da Sony foram esses trofeus online...mas é uma opinião pessoal (pra quem busca a platina), fora isso o jogo dispensa comentários, é simplesmente o melhor do PS3 (tiro o chapéu também pro Red Dead Redemption)

Por que furada cara? O online do jogo é ótimo!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim...a unica furada da Sony foram esses trofeus online...mas é uma opinião pessoal (pra quem busca a platina), fora isso o jogo dispensa comentários, é simplesmente o melhor do PS3 (tiro o chapéu também pro Red Dead Redemption)

Poxa, mas esse foi uma dos jogos que menos exigiu dos jogadores online...

 

Não pediu lv XX², nem prestige 1 zilhão, quem 900 vitórias... Super sossegado os 4 trofs online.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

achei  o final fraco pela grandeza do jogo.

Eu não achei.

Pra mim ele coube certinho, na proposta do game e com a história.

 

 

Meu ponto de vista sobre o final e os fatos que levaram à ele é esse:

 

A sociedade já tava no saco, independente se houvesse uma cura ou não; as pessoas já tavam acostumadas a aquele caos, se matando pra sobreviver, e as áreas " seguras ", eram basicamente regidas por uma ditadura, e mesmo se o fungo fosse extinto, dificilmente as pessoas voltariam ao jeito antigo de ser. 

O Joel sabia disso, e já não acreditava mais na humanidade, tanto que ele perdeu sua filha por uma das pessoas que deviam protege-los, mas que mesmo assim atirou sem dó.

Ele só continuou o seu caminho, pra cumprir o último desejo da Tess, e quando se apegou à Ellie, tbm era o que ela queria, mas não por vontade própria, mas sim pela culpa de ve muitos morrerem por uma " doença " da qual ela é imune e que diferente do Joel, ela conhece a verdeira face da humanidade.

Mas quando começou a ver na Ellie uma segunda chance, e depois descobriu que pra tentar salvar essa mesma humanidade que já tava perdida e que levou sua filha, ele teria que perde sua " outra filha ", e como ele não é um herói que pensa no bem comum, mas sim, somente um sobrevivente, alguém como nós, ele simplesmente taca o foda-se e salva a única coisa boa que sobrou pra ele.

 

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu comprei o jogo no lançamento e até hoje sequer instalei! Acreditam?

Estou com 10 jogos para instalar no meu PS3 e ele é um dos últimos (e olha que a lista promete: Tomb Raider, ACIII, Beyond Two Souls, F1 2013 Edição Clássica, e no final do mês, AC IV-Black Flag).

Só pelas impressões passadas pelo nosso colega, já dá para ver que o jogo é simplesmente sensacional. Estou evitando ver vídeos e gameplay de outras pessoas para não ficar ansioso para jogar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...