Ir para conteúdo
gabriellobo1101

Pneuma: Breath of Life - Guia de Troféus

Recommended Posts

1_Head_Image.png

Guia de troféus: PNEUMA: BREATH OF LIFE


2_PBL_Intermedi_ria.png
3_PBL_Intermedi_ria.png

- Dificuldade Estimada do Jogo: 33.4/100 *
- Pontos de dificuldade: 134 *
- Tempo Aproximado de obtenção dos troféus: Aproximadamente 3 horas.
- Offline: no total são 12, sendo: 4 :bronze: | 8 :silver:.
- Troféus que você pode perder: Nenhum, há seleção de capítulos.
- Minimo de Jogadas: 1, mas recomendo 2 para fazer o troféu :bronze: Soul com calma.
- Coletáveis: Sim.
- A dificuldade afeta os troféus: Não há seleção de dificuldade.
- Troféus Bugados: Nenhum.
- Cheats impedem troféus?: Desconheço.
- Lançamento: 07/07/2015 (imgPs4.png).
- Tag: Indie.

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

4_PBL_Intermedi_ria.png

Pneuma (/ˈnjuËmÉ™/): Breath of Life, trata-se de um jogo indie desenvolvido pela Deco Digital & Bevel Studios, onde você controla um personagem em primeira pessoa e tem o objetivo de resolver desde puzzles simples aos mais complexos, tudo dentro do campo de visão do personagem.

O jogo decorre em uma espécie de viagem filosófica acerca da existência do personagem e a percepção do mundo à sua volta. O personagem intitula-se Deus e coloca os obstáculos (puzzles) como se fosse para seu desenvolvimento pessoal, justificando sua existência e o porquê das coisas existirem.

O jogo possui uma impressionante qualidade gráfica, que, aliada a uma ótima fluidez, o transforma em um jogo único. Outra supresa é o fato de que o jogo foi bem trabalhado em seus mínimos detalhes, bastando cerca de 5 minutos para ver que o jogo foi muito bem pensado.

Os puzzles, como já informado, variam de dificuldade, sendo que no começo são bem simples, mas no decorrer do progresso do jogo há alguns que podem trazer dificuldades, sendo recomendável (mas primeiro tente sozinho) um guia/vídeo. Alguns puzzles, desafiam também a lógica e geralmente não são resolvidos de forma convencional. Muitas vezes temos de questionar a nossa existência posicional, literalmente, e até a visão, ou seja, para onde estamos olhando e tentar ver as coisas em outra perspectiva.

Mas como tudo não são flores, o ponto negativo deste jogo é a curta história, pois poderia ter uma duração maior, mas nem por isso tira todo o brilho e maravilhosa impressão que o jogo oferece. Vale a pena jogar.

Texto de minha autoria

Trailer do Jogo (Oficial para o PS4)



5_PBL_Intermedi_ria.png

Não há muito segredo, o jogo é linear e, após terminar os 6 capítulos, o epílogo e o prólogo, você pode selecioná-los livremente a partir do menu.

Sugiro que finalize o jogo em 2 partes. A primeira, onde serão obtidos quase que a totalidade dos troféus, deixando apenas o :bronze: Soul para uma segunda jogada rápida e através da seleção de capítulos.

Assim, na primeira jogada, busque completar todos os capítulos e conseguir todos os coletáveis do jogo (para localização dos mesmos, veja o troféu :bronze: Piece By Piece ).

Feito este primeiro passo, certamente terá obtido os seguintes troféus:Já a segunda jogada será para completar o puzzle soul, onde o objetivo é localizar quadros numerados de I a V, em ordem numérica. Para "coletá-los", olhe de perto para cada um, e os mesmos ficarão escurecidos.

Esta será a ordem de capítulos a serem percorridos: Iniciar pelo 6° Capítulo, localizando o quadro, dê quit e selecione o 1° Capítulo, localizando o quadro, dê quit e selecione o 5° Capítulo; localizando o quadro, dê quit e selecione o 2° Capítulo; localizando o quadro, dê quit e selecione o 6° Capítulo. E para localizar os quadros, veja o vídeo na descrição do troféu :bronze: Soul .

Obs.: Após olhar para o último quadro, abrirá uma porta do outro lado da sala, vá até o final dela e subirá um último pilar, onde está escrito: "Together we breathed into him the breath of life.", liberando o último troféu do jogo.
  • :bronze: Soul - Complete o Soul puzzle.
Parabéns, você conseguiu mais um :psn100: para a coleção!

6_PBL_Intermedi_ria.png


trophy_0.png In The Beginning :silver: [topo]
Completed the Prologue

Relacionado à história.

Este será o seu primeiro troféu no jogo. Será obtido logo após completar o Prólogo (In the beginning).

Esta parte serve de início e ambientação do jogo, então não terá muita dificuldade com os puzzles (bem básicos). Caso tenha, segue o vídeo para melhor visualização do que se deve fazer.

Prólogo



trophy_1.png The Narrow Path :silver: [topo]
Completed Chapter One

Relacionado à história.

Apenas complete o 1° Capítulo do jogo.

Os puzzles são bem simples e rápidos de serem feitos.

  • Passe por 2 portões, sempre olhando para o "olho".
  • Siga em frente e entre em outro prédio (o olho está do lado direito);
  • Desça a escadaria e, ao final, olhe para cima e começe a girar no mesmo eixo, com isso a porta se abrirá, passe por ela;
  • Passando pelo corredor, vire à direita e, na biblioteca, puxe a primeira estante à esquerda em direção ao centro da sala (puxe mantendo o :cross: pressionado), vá andando em direção ao fundo da sala de costas (sempre mantendo o olho em sua visão) e passe pela porta;
  • Para o próximo puzzle, dirija-se ao canto direito da sala e encontrará uma alavanca. Nela, você terá que direcionar a coluna que tem o olho alinhando com as demais colunas, tudo isso de modo que você consiga ver o olho. Siga para a porta à direita da alavanca e, sempre olhando para o olho (alinhado), passe pela porta e fim do 1° capítulo.



Vídeo do 1° Capítulo



trophy_2.png Center Of The Universe :silver: [topo]
Completed Chapter Two

Relacionado à história.

Complete o 2° Capítulo. Aqui os puzzles são um pouco mais complexos, mas nada que seja de outro mundo (mundo do jogo).

  • Siga para outra sala e, assim que ver o olho, vá para trás para trazer a plataforma para frente, feito isso, olhe para baixo e suba as escadas, passando pela plataforma criada.
  • Entre na sala à esquerda e desça as escadas; uma porta abrirá;
  • Na outra sala, você deve andar para trás olhando para o olho, assim que abrir, olhe para baixo e passe por ela;
  • Haverá outra porta (basta olhar para o olho), entre na próxima sala. Nela, haverá uma plataforma, desça até a lateral dela e verá o olho, ela se movimentará de acordo com o seu movimento, então movimente-a para deixar a plataforma transponível na parte de cima, olhe para baixo (ou olhe para outro lugar que não seja o olho), voltando para o piso superior e passe pela plataforma;
  • Depois que passar pela plataforma, tem outra porta, bastando olhar para o olho que está do lado esquerdo;
  • Na próxima sala você deverá movimentar a plataforma de modo que seja possível passar por elas, basicamente é girar cada uma delas a 90° (a primeira você "puxa" e a segunda você "empurra" - olhando para o olho) - faça isso descendo para a parte inferior;
  • Depois que passar pela próxima porta, siga o caminho e encontrará um olho na sua frente. No piso que está, em verdade é uma escada, para criá-la, você deve olhar para o olho indo em direção lateral. Conseguindo criar a escada até o piso superior, olhe para baixo e suba-a.
  • Passe pela porta e siga o corredor. No próximo puzzle, você deve manipular a plataforma giratória de modo que uma das bordas fique próxima a outra plataforma, feito isso, pule para a próxima plataforma e gire a que está para ficar próxima a plataforma da frente, repita o processo de modo que fique alinhado com o piso e siga pelo corredor;
  • Chegando a uma sala, olhe para o olho que está no topo e gire sob o próprio eixo, abrindo a porta e finalizando o 2° Capítulo.



Vídeo do 2° Capítulo



trophy_3.png A Crafted World :silver: [topo]
Completed Chapter Three

Relacionado à história.

Complete o 3° Capítulo. Aqui os puzzles são mais complexos.

  • Você deve alinhar as "luzes" dos olhos de modo que todas fiquem para cima para liberar a porta;
  • Este próximo é um pouquinho complexo. Primeiro passe pela porta olhando para baixo, feito isso e entrado no jardim, olhe para o olho que está imediatamente do lado esquerdo junto à porta de entrada, depois olhe para o olho que está do lado esquerdo, no canto esquerdo (do olhar de quem esntrou pela porta) do jardim, depois suba a escada e olhe para o olho em frente, depois olhe para o que está ao lado, seguindo até o final do corredor olhando para o úlitmo. Feito isso, olhe para baixo e volte até a porta, repetindo os passos, mas rapidamente. Com isso abrirá a porta ao lado do último olho;
  • No próximo lugar, haverá 4 relógios, você deve se posicionar de forma a conseguir olhar para os 4 ao mesmo tempo. Feito isso, vá em direção ao centro do lugar e terá um outro relógio, olhe para ele e uma porta abrirá do lado direito, subindo as escadas;
  • Passando pela porta, desça as escadas e terá um outro puzzle um pouco mais complexo. Neste, você deve levar o olho até um lugar específico no quadro. Primeiramente, olhe para o olho e leve-o até a outra ponta (de onde ele está), feito isso, olhe para cima e leve-o até o primeiro canto esquerdo (movimento bem curto), após, olhe para baixo e conduza o olho até a ponta esquerda superior. Olhe para cima novamente e leve o olho até o primeiro canto da direita, olhe para baixo novamente e leve o olho até o centro superior. A porta estará liberada.
  • No próximo puzzle, você verá uns botões vermelhos (logo à sua frente, e do outro lado da sala, verá umas luzes acesas, apenas repita a quantidade de luzes acesas, pressionando os botões vermelhos, feito isso, siga para o outro lado (sempre olhando para as luzes acesas) e faça o mesmo com as luzes que aparecem à frente. Se fizer certo, o nível da água baixará e você deve descer.
  • Depois de descer, encontrará outro puzzle em uma sala, neste, você deve alinhar as cores ficando partindo do azul: triângulo com 2 laterais azuis e um vermelho; triângulo com laterais verde, vermelha e verde-água; triângulo com 2 laterais verde-água e uma roxa; triângulo com laterais amarela, verde e roxa; triângulo com laterais roxa, amarela e verde e; por último, triângulo com laterais vermelha, azul e amarela.
  • Feito isso subas as escadas novamente, e uma porta abrirá, finalizando o 3° Capítulo.



Vídeo do 3° Capítulo



trophy_4.png The Universe's Machine Epsilon :silver: [topo]
Completed Chapter Four

Relacionado à história.

Complete o 4° Capítulo. Aqui os puzzles são moderados.

  • Siga pelo corredor, assim que chegar no primeiro olho, a porta já estará aberta, passe-a e volte, pois para abrir a próxima, uma espécie de alavanca do olho (igual aquela do início do 3° Capítulo) deverá estar para cima, portanto, fique em frente a 1ª porta mas olhando de lado para o olho, gire a visão rapidamente e volte a olha para o olho, a "alavanca" subirá, abrindo a próxima porta.
  • Passando pela porta, abra a próxima (que é uma espécie de portão com um furo no meio) passe por ela e suba a escada à esquerda, abaixe o "portão" e passe em cima dele, indo para o lado direito (grudado na parede), olhe para o olho, com isso o "portão" subirá novamente. Feito isso, siga beirando para o outro lado até ver um olho na parte de baixo (bem no canto e no piso inferior). Se fez certo um feixe de luz aparecerá livre até uma espécie de poste. Passe pela porta à direita deste "poste" e siga pelo corredor.
  • No próximo puzzle, existe uma espécie de torre com 5 olhos, todos os 5 devem estar de frente para a porta que está fechada. Mas para que seja aberta você deve fazer na seguinte ordem: (de baixo para cima [1-5]) gire a última (de baixo) por 2 vezes (2 x :cross:); 2 vezes a segunda; 2 vezes a terceira, volte para a primeira e gire mais 1 vez; 2 vezes a quarta, volte para a segunda e gire mais 2 vezes; e por fim, 2 vezes a última (quinta - mais alta). Feito isso, fique "grudado" na porta, de costas para ela e visualize os 5 olhos, feito isso, ande para trás para passar pela porta e finalizar o 4° Capítulo.



Vídeo do 4° Capítulo



trophy_5.png Forks In The Path :silver: [topo]
Completed Chapter Five

Relacionado à história.

Complete o 5° Capítulo. Este é um dos mais difíceis, pois os puzzles são mais complexos de serem feitos.

Aqui o Capítulo é dividido em 4 partes, Sendo ambientes I, II, III e IV. Siga a ordem dos mesmos para ir iluminando a porta maior.
  • Ambiente I:
    • Siga para a porta "I", desça as escadas e estará diante de um piso que lembra um jogo de dama/xadres. Aqui você deve deixar este piso todo branco, para tanto, você deve manipular a sua visão, por exemplo, onde está branco, você pode olhar para um lado e depois voltar o olhar, perceberá que onde estava branco, ficará com a lajota azul decorada. Surigo que fique olhando para baixo para poder manipular melhor. Caso tenha dificuldade, veja o vídeo que coloquei aqui na dica do troféu.
    • Aberta a porta, você terá que iniciar uma caminhada de acordo com a sinalização, ou seja, inicie pisando na lajota esquerda, e depois disso, sempre beirando as paredes desta sala até voltar ao piso imediatamente ao lado daquele que você iniciou a caminhada.
    • Feito isso, volte para a sala anterior e vá para a esquerda, subindo a escada.
    • No próximo ambiente, perceba que existe uma figura no chão que está dividida em 5 partes, apenas manipule as partes de modo a alinhar a linha/divisão que existe em cada uma delas;
    • Abrindo a porta, terá o último puzzle. Nele, você vai ter que manipular 4 colunas de modo que vão alterar a posição das plataformas. O objetivo é atingir a parte superior onde tem um botão vermelho, acendendo o número I. Veja o vídeo para melhor visuzalização.
    • Feito isso, volte tudo e vá para o ambiente II.
  • Ambiente II:
    • Manipule as alavancas que estão à frente da entrada de modo a criar uma escada para o piso superior;
    • Suba a escada criada e verá 2 paredes, veja a disposição dos botões no muro do lado direito e copie no muro do lado esquerdo (apertando o :cross:);
    • Depois que passar o portão, fique no centro da construção logo à frente e olhe para o alto, comece a girar no próprio eixo e um facho de luz aparecerá, iluminando o II.
    • Volte tudo e siga para o ambiente III.
  • Ambiente III:
    • Siga pelo ambiente 3 até encontrar uma bola de luz (representando o sol), aqui você deve alinhar o "sol" com as demais bolas (transparentes) pressionando o botão vermelho. Geralmente o alinhamento é feito no lado esquerdo. Feito o alihamento, olhe através das bolas e, assim que ficar vermelho, o portão se abrirá, seja rápido, pois senão o portão fecha, tendo que olhar novamente.
    • No próximo puzzle, você deverá conseguir visuzalizar as 4 bolas transparentes através das luzes. Posicione-se atras da qurta bola (a que tem o III no chão). Veja o vídeo para melhor posição;
    • Depois que passar pelo portão, verá uma bola metálica, basta olhar para ela e ficar girando. Será formado um olho. Assim que iluminar, o III será iluminado.
    • Volte tudo e vá para o ambiente IV.
  • Ambiente IV:
    • Entre no ambiente IV e siga o caminho até uma área "aberta". Verá que do lado esquerdo existe um painel com algumas figuras. estas figuras representam as plataformas, então manipule (pressionando o :cross:) para formar o caminho. Veja o vídeo para melhor visualização das posições.
    • Feito isso, siga pelo caminho criado e entre na sala.
    • Aqui existe uma escada, suba de costas e aperte o botão vermelho, iluminando o IV.
    • Volte para o início do Capítulo e a porta grande estará liberada.

Vídeo do 5° Capítulo



trophy_6.png My Perspective :silver: [topo]
Completed Chapter Six

Relacionado à história.

Complete o 6° Capítulo. Aqui você terá que completar 3 puzzles. Não são difíceis, mas precisam de atenção, siga o vídeo à risca.

Capítulo 6



trophy_7.png There's a Puzzle for You :silver: [topo]
Completed the Story

Relacionado à história.

Completar o modo história desde o prólogo até o epílogo.

Se acompanhar os vídeos, o jogo não é difícil.


trophy_8.png Spirit :bronze: [topo]
Completed the Spirit Puzzle

Você deve completar o "Spirit" puzzle.

Esse puzzle deve ser feito no capítulo 2, e basicamente, deverá elevar uma plataforma. Veja o vídeo:

Spirit puzzle:


Saberá que fez certo quando uma espécie de lápide elevar-se, mostrando a seguinte frase: "Together we breathed into him the breath of life."


trophy_9.png Body :bronze: [topo]
Completed the Body Puzzle

Você deve completar o "Body" puzzle.

Esse puzzle deve ser feito no capítulo 3, e basicamente você deve preencher os quadrados vazios com "peças de pedras". Veja o vídeo:

Body puzzle


Saberá que fez certo quando uma espécie de lápide elevar-se, mostrando a seguinte frase: "He was formed of the dust."


trophy_10.png Soul :bronze: [topo]
Completed the Soul Puzzle

Você deve completar o "Soul" puzzle.

Esse puzzle fará você rejogar parcialmente alguns capítulos e não tomará mais que 20 minutos. Esse puzzle é um tanto trabalhoso, mas siga os passos abaixo e acompanhe o vídeo para não se perder.

Depois que terminar o game (pode ser feito antes também):

1 - Inicie o capítulo 6 e siga o vídeo até encontrar a imagem I, depois que você focar na imagem ela vai escurecer, então aperte :start: e depois quit;
2 - Pela seleção de capítulos, selecione o capítulo 1 e siga o vídeo até a imagem II, novamente depois que a imagem escurecer, aperte :start: + quit;
3 - Pela seleção de capítulos, selecione o capítulo 5 e siga o vídeo até a imagem III, novamente depois que a imagem escurecer, aperte :start: + quit;
4 - Pela seleção de capítulos, selecione o capítulo 2 e siga o vídeo até a imagem IV, novamente depois que a imagem escurecer, aperte :start: + quit;
5 - Pela seleção de capítulos, selecione o capítulo 6 novamente e siga o vídeo até a imagem V (é do lado oposto da imagem I, mas dessa vez NÃO olhe para a imagem I {entre na sala olhando para baixo} se não terá que começar tudo de novo), aí a porta se abre e está resolvido o Soul Puzzle. OBS: Faça tudo de uma vez e certifique-se que a imagem dos quadros escureceram antes do quit.

Soul puzzle


Saberá que fez certo quando uma espécie de lápide elevar-se na sala ao lado, mostrando a seguinte frase: "Together we breathed into him the breath of life."


trophy_11.png Piece By Piece :bronze: [topo]
Found All Secrets

Relacionado aos coletáveis do jogo.

Basicamente eles são uma "miniatura" do "olho" do jogo, este estará em vermelho. Ao total, o jogo possui apenas 8 coletáveis, sendo um em cada fase, desde o prólogo até o epílogo.

Para melhor localização dos mesmos, veja o vídeo abaixo:

Coletáveis


PBL_Final_Image.png

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...