Ir para conteúdo
AngusHac

[Tutorial] Como levar seus jogos mídia digital para a versão 1.0

Recommended Posts

Salve. Estava vasculhando a internet em busca de algum macete para o Mass Effect: Legendary Edition que me poupasse umas 60 horas de NG+ em 2 troféus bobos quando me deparei com esse guia gringo que ensina dois métodos para levar seus jogos digitais de volta para a versão de lançamento (1.0), o famoso downgrade de versão que muita gente faz em mídia física simplesmente desinstalando o jogo e barrando a atualização automática. Descreverei aqui os passos de um dos métodos (o mais simples) que segui e deu certo.

 

Primeiro de tudo: todos os créditos devem ser dados ao usuário Mako do fórum PSN Profiles (link original do tópico: How to get 1.00 Digital Games) que descreveu perfeitamente como os dois métodos funcionam passo a passo. Eu estou aqui apenas para fornecer uma tradução e mostrar minhas impressões de uso. Vale mencionar que ele deixa claro que isso não funciona com todos os jogos, mas conforme os relatos do tópico deve funcionar com a grande maioria, e só vale para jogos do PS4 (mas pode ser jogos do PS4 rodando no PS5). 

 

Pois bem, vamos lá:

 

Primeiramente é requerido um computador com qualquer versão do Windows para rodar o programa necessário. Trata-se de um programa chinês que foi feito para essa finalidade de barrar que sua conexão busque a versão mais atualizada do jogo. Não entendi bem o funcionamento (estou MUITO enferrujado na área de redes/computadores) mas acredito que ele força o FTP da Sony a te enviar o arquivo original do jogo (versão 1.00) através de uma Proxy. 

 

O programa que você deve baixar estará no link a seguir e se chama PSX Download Helper: MEGA / Github.


Ao abrir o programa, o mesmo estará em chinês, para fazer a mudança de linguagem para o inglês é só seguir os passos da imagem (ao fechar e abrir novamente o mesmo, ele já estará em inglês):
 

Spoiler

 


2TXteRd.png

626HHo3.png

 

 

Siga esse passo no seu PS4: Configurações -> Sistema -> Downloads automáticos -> Desmarque a opção "Arquivos de atualização do aplicativo". 

 

Após isso,  abra o programa e o mesmo te fornecerá um IP e uma Porta parecido com a imagem abaixo:

36JpWCY.png

 

Com isso, vá no seu PS4 em: Configurações -> Rede -> Configurar conexão à internet -> Usar Wi-Fi OU Usar cabo de rede (LAN) -> Personalizar -> Escolha sua rede. Ao chegar em Servidor proxy escolha -> Usar e ponha o Endereço e Número da porta que está aparecendo no programa que você abriu em seu computador. Abaixo imagem ilustrativa do PS4:

 

Spoiler

tumblr_inline_nspp9qebwE1rt8058_500.png

 

Após botar esse endereço no seu PS4, vá ao programa no computador e clique no botão Start (dará um erro normalmente, mas é só dar Ok que o programa vai rodar da mesma forma). Com isso feito, vá ao seu PS4 novamente, clique em: Seguinte -> Testar conexão de internet. O mesmo tentará conectar na internet e se você tiver feito tudo certo a conexão será efetivada (vi alguns relatos no tópico falando que o Firewall do computador bloqueou o programa, caso você não consiga estabelecer a conexão dê uma olhada lá e dê as permissões necessárias para o programa).

 

Depois de feito isso, vá até sua biblioteca e bote o seu jogo para baixar (já aviso de antemão que talvez o tempo de download do jogo seja bem alto, visto que acredito que o download é feito com alta latência já que deve pegar dos servidores gringos da Sony onde a versão original ainda está disponível). O programa do computador deverá ficar aberto durante todo o período de download do jogo. 

 

Minhas impressões de utilização:

 

Eu não consegui fazer dar certo de primeira, mas minha internet estava uma porcaria no primeiro dia que tentei e caindo toda hora (estava chovendo muito aqui então acredito que o problema tenha sido da operadora mesmo). Eu baixei o jogo umas 2 vezes até dar certo na 3ª tentativa, no dia seguinte. Sempre que aparecia aquela versão inicial do jogo antes de baixar tudo (tipo quando não baixou o jogo completo ainda, mas mesmo assim aparece uma versão para você jogar) eu ia com o Options -> Informações -> Versão. Nas duas primeiras vezes que tentei mostrava 1.3 (que era a versão mais atual do jogo), mas na terceira mostrou 1.0 (a versão inicial) então eu sabia que tinha dado certo. Outra coisa perceptível é que o tamanho do jogo geralmente será menor na versão inicial, então se você ver que o tamanho do arquivo na hora que você botar pra baixar é o mesmo do que você tinha baixado antes, já pode cancelar e tentar aplicar o método de novo desde o começo (ou pesquise o nome do jogo no tópico original e veja se tem algum relato falando algo sobre ele). 

 

Considerações finais importantes:

 

Existe um outro método que é bem mais complexo para quem não tem afinidade com computadores, então nem me arrisquei a traduzir pois certamente cometeria algum equivoco grave na explicação. Mas, caso alguém tenha curiosidade, está no mesmo tópico que postei no início. 

 

Li lá no tópico que não tem nenhum problema legal que fira os termos de contrato de usuário com a Sony ao fazer isso, e eu confiei e deu certo. Mas caso vocês vejam algo nos procedimentos descritos que possa dar problema avise que eu deleto o tópico para não prejudicar ninguém. 

 

Não ponha seu PS4 em modo de repouso enquanto estiver fazendo o download, pois ao fazer isso ele atualizará o seu jogo para a versão mais recente. 

 

 

  • Curtir 5
  • Esplêndido 8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Jogo CoD Advanced Warfare não platinei por ter pego emprestado uma conta digital e assim nao consegui utilizar o glitch para o troféu Flip Flop ... tentar pegar esta conta emprestada novamente e usar esse esquema aí

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
19 horas atrás, AngusHac disse:

Primeiramente é requerido um computador com qualquer versão do Windows para rodar o programa necessário

parei de ler aqui

 

To de brinks, com certeza não farei, mas vai ajudar muita gente.

  • Haha 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

já usei esse método antes e realmente ajuda DEMAIS.

Detalhe: também dá pra reverter o jogo pra uma atualização específica. Isso ajuda em jogos tipo "Claire" que tinha um bug na 1.02 que não funcionava na versão 1.00. Para isso, precisa usar um programa chamado Charles, só que ele tem teste gratuito de 30 dias e depois para de funcionar. Ainda não conheço outro app que faça o mesmo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo visto, vamos poder platinar o Kena sem maiores dificuldades. Obrigado.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Outro ponto que gostaria de saber, fiz o procedimento todo e o jogo alvo ficou na 1.0, como manter o jogo nisso ? ( Basta não entrar no modo repouso ?  E depois que baixei ele, posso fechar o app ? 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
6 minutos atrás, fabiovictor99 disse:

Outro ponto que gostaria de saber, fiz o procedimento todo e o jogo alvo ficou na 1.0, como manter o jogo nisso ? ( Basta não entrar no modo repouso ?  E depois que baixei ele, posso fechar o app ? 

 

Sim, evite entrar no modo de repouso mesmo depois de baixar o jogo inteiro. 

 

Pode fechar o app sim.

 

Provavelmente com a opção de atualização automática desativada teu jogo não vai atualizar, mas caso aconteça você vai receber a notificação do PS4 naquela parte de Notificações e ai é só pausar o download ou cancelar mesmo que teu jogo não vai subir de versão. 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...