Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CesarMFM

PS3 não reconhece sua Senha da PSN - Como resolver

Recommended Posts

Esse tipo de problema aconteceu comigo e talvez aconteça com você também, sendo assim, estou criando esse tópico para tentar ajudar a todos que estiverem passando por esse tipo de situação.

 

Certo dia, liguei meu PS3 e ao tentar iniciar a sessão da PSN com o meu e-mail e senha padrão, apareceu a seguinte mensagem na tela:

 

A ID de início de sessão ou senha não está correta.

 

Se a verificação em duas etapas estiver ativa, insira a senha de configuração do dispositivo no campo [Senha]. Verifique se você recebeu um SMS sobre sua conta Sony Entertainment Network em seu telefone.

 

Note que eu fiz um destaque em negrito, mas adiante você vai entender o porque.

 

Bom, eu nunca tinha recebido esse tipo de mensagem antes e também nunca tinha ativado o acesso a minha conta da PSN utilizando a "verificação em duas etapas", então... o que será que está acontecendo??

 

Tentei acessar a minha conta da PSN pelo App no celular e funcionou de boa, informando o meu usuário e senha padrão.

Tentei acessar a minha conta da PSN pelo PC e funcionou de boa, informando o meu usuário e senha padrão.

 

Se estou conseguindo acessar minha conta da PSN via App e via PC, então está tudo certo com o meu e-mail e senha, ou seja, ninguém roubou ou alterou dados da minha conta da PSN (ainda bem).

 

Voltei para o PS3 e informei o mesmo e-mail e senha com todo o cuidado para não digitar nada errado e mesmo assim, continuou aparecendo aquela mensagem na tela, dizendo que a ID de início de sessão ou senha não está correta.

 

Pesquisando pela internet, encontrei alguns relatos que esse tipo de problema pode acontecer com dispositivos antigos, como o PS3 e o PSVita por exemplo, que não possuem total compatibilidade com o acesso a PSN via "verificação em duas etapas".

 

Mas se eu não estava com a "verificação em duas etapas" ativado, então porque eu tive esse problema?

 

De qualquer forma, acessei a minha conta da PSN pelo PC e fiz a ativação da "verificação em duas etapas" vinculando o número do meu celular.

 

A partir de agora, todas as vezes que eu precisar acessar a minha conta da PSN, a verificação em duas etapas vai entrar em ação e enviar um código de verificação para o meu celular via SMS, ou seja, além de informar senha padrão, teremos uma segunda camada de proteção, que seria o código aleatório que somente o dono do celular (e dono da conta) vai receber por SMS.

 

Habilitada a "verificação em duas etapas", voltei para o meu PS3 e informei o meu e-mail e senha padrão e continuou aparecendo aquela mensagem na tela, dizendo que a ID de início de sessão ou senha não está correta e "não foi enviado nenhum SMS para o meu celular" via PS3, ou seja, a verificação em duas etapas não está conseguindo entrar em ação via console do PS3.

 

Lendo com atenção a mensagem que está na tela, note que devemos informar a senha de configuração do dispositivo no campo [Senha] para quem estiver com a "verificação em duas etapas" ativada.

 

Sendo assim, voltei para o PC e acessei novamente a minha conta da PSN (via https://www.playstation.com/pt-br/playstation-network/)

 

Clique na opção "Configurações da conta" e depois na opção "Segurança".

 

Após isso, você será redirecionado para a página de segurança da sua conta (https://my.account.sony.com/)

 

Nessa outra página, note que aparece a opção "Senha de configuração do dispositivo", que é visível somente para os usuário que estão com a "verificação em duas etapas" ativada.

 

Ao clicar nessa opção, surgirá a seguinte mensagem na tela:

 

No PS3, PS Vita, PSP ou em alguns telefones celulares, use uma senha de configuração do dispositivo quando iniciar a sessão pela primeira vez na Sony Entertainment Network nesse dispositivo específico. Depois disso, você poderá usar a senha da sua conta normalmente sempre que iniciar a sessão.

 

Você pode revogar a senha de configuração do dispositivo a qualquer momento.

 

Logo abaixo, também terá um botão "Gerar nova senha" e será através dele que você poderá obter uma "senha de configuração do dispositivo" aleatória para utilizar como senha no seu PS3.

 

Gerei a tal  "senha de configuração do dispositivo" e voltei para o PS3, informando o meu e-mail padrão e essa senha de configuração do dispositivo (respeitando caracteres maiúsculos e minúsculos) que acabou de ser gerada pela minha conta e, finalmente, consegui acessar a PSN via PS3 novamente :-)

 

Em fim, se algum dia, acontecer com você esse tipo problema do ID de início de sessão ou senha não está correta e você tiver certeza que o seu e-mail e senha estão corretos, não adianta tentar alterar a sua senha da PSN que o problema vai persistir... ele só será resolvido através da ativação da "verificação em duas etapas" e da obtenção de uma "senha de configuração do dispositivo".

 

Não é necessário gerar uma "senha de configuração do dispositivo" todas as vezes que for acessar a PSN via PS3 (exceto se você "Revogou" a senha), basta deixar a opção de "Salvar Senha" marcada no PS3 da mesma forma que você fazia quando utilizada a sua senha padrão da PSN.

 

Nota importante sobre a "verificação em duas etapas":

 

Ao ativar essa segunda camada de proteção, você sempre vai depender do código de SMS que vai chegar em seu celular... e se eu trocar de número ou perder o celular?

 

Neste caso, você não vai mais conseguir acessar a sua conta PSN.

 

Mas ainda existe uma última alternativa, que são os "Códigos de Backup" da sua verificação em duas etapas que você vai receber ao ativar pela primeira vez.

 

Serão 10 códigos de backup que você poderá utilizar (somente uma vez cada um) em casos de perda/roubo do seu celular ou por qualquer outro motivo que impeça você de receber o código via SMS... portanto, guarde com segurança esses "Códigos de Backup" da sua verificação em duas etapas para não ter problemas com a recuperação da sua conta.

 

Caso você não tenha guardado esses códigos de backup na primeira vez, você pode consultá-lo através da opção "Códigos de Backup" da sua conta PSN.

 

Nota sobre "redefinição de senha" por e-mail:

 

Caso você não consiga acessar sua conta da PSN no PC porque já não lembra mais da sua senha, existe a opção de você clicar no link "Esqueci a minha senha".

 

Ao clicar neste link, a Sony vai te enviar um link de "reset" da sua senha para o e-mail da sua conta (você precisa ter acesso a esse e-mail da conta).

 

No entanto, esse e-mail de reset da senha "nunca chega" e talvez você tenha que obter esse envio de e-mail de outra forma.

 

Acesse o site de suporte da Sony via https://www.playstation.com/pt-br/support/contact-us/

 

Clique em "Conta e Segurança", depois em "Redefinir senha e Recuperar minha conta" e por fim utilize o "Chat Robô" (somente em inglês) da Sony clicando no botão "Redefinir Senha". Por meio desse assistente "Chat BOT" da Sony, você receberá em pouco tempo o e-mail para reset da sua senha.

 

  • Esplêndido 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns  pela otima explicação Cesar, isso nunca aconteceu comigo, já tem um bom tempo que não ligo o console, mas vou até favoritar o topico aqui.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso aconteceu várias vezes comigo em contas que eu fiquei mais de um ano sem logar. Aí acabo sempre trocando a senha e funciona.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...