Ir para conteúdo
LoiroCroft

The Last of Us Part II - Guia de Troféus

Recommended Posts

j0BYvIW.png
QyZCYFs.png

Guia de troféus: The Last of Us Part II  imgPs4.png

 

Índice spacer.png
spacer.png
Introdução spacer.png
spacer.png

 

Dificuldade estimada do jogo: 67.9/100 *
Pontos de dificuldade: 204 *
Quantidade de troféus do jogo base: 26 7qDvW4r.png, sendo 10 :bronze: | 8 :silver: | 7 :gold: + :platinum:

Quantidade de troféus de DLC: 2 7qDvW4r.png, sendo 1 :bronze: | 1 :silver:

Tempo aproximado de obtenção da platina: 25 a 30 horas, dependendo da habilidade do jogador.
Mínimo de jogadas para a platina: Uma jogada completa e parte do Novo Jogo +, para adquirir suplementos e peças de equipamento suficientes.

Mínimo de jogadas para o 100%: Duas jogadas. Uma na dificuldade PUNITIVO e outra em qualquer dificuldade, com o Modo de Morte Permanente habilitada.
A dificuldade afeta os troféus? Não há troféus de dificuldade no jogo base. Apenas no DLC Modo Punitivo.
Troféus que você pode perder: Nenhum, considerando que há seleção de Atos/Capítulos.
Troféus relacionados a colecionáveis: 7 troféus.

 

Troféus bugados: Há relatos de bug em 1 troféu.

 

Cheats impedem troféus? Não há cheats.
Possui áudio ou legendas em português? Sim. Possui áudio e legendas.
TAG: Acumuladores, Armas, Easter Egg, Exclusivo PlayStation, GOTY, Mestre dos Desafios, Mulheres, PT-BR, QTE, Só pensa naquilo, Sony, Stealth, Tesouros, Zumbis.

 

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

 

Sobre o Jogo spacer.png
spacer.png

 

Cinco anos depois da jornada perigosa pelos Estados Unidos pós-pandêmicos, Ellie e Joel se estabelecem em Jackson, Wyoming. A vida em uma próspera comunidade de sobreviventes lhes trouxe paz e estabilidade, apesar da ameaça constante dos infectados e de outros sobreviventes mais desesperados. Quando um evento violento interrompe essa paz, Ellie embarca em uma jornada implacável para fazer justiça e encontrar uma solução. Enquanto vai atrás de cada um dos responsáveis, ela se confronta com as repercussões físicas e emocionais devastadoras de suas ações.

 

Uma história complexa e emocionante
Vivencie os conflitos morais cada vez maiores criados pela busca implacável de Ellie por vingança. O ciclo de violência deixado em seu caminho desafiará suas noções de certo ou errado, bem ou mal e herói ou vilão.

 

Um mundo belo, mas perigoso
Embarque na jornada de Ellie, levando-a das montanhas e florestas tranquilas de Jackson até as ruínas exuberantes e cobertas pela vegetação da área metropolitana de Seattle. Encontre novos grupos de sobreviventes, ambientes desconhecidos e traiçoeiros e evoluções terríveis dos infectados. Criados pela versão mais recente do mecanismo da Naughty Dog, o mundo e os personagens mortais estão mais realistas e meticulosamente detalhados do que nunca.

 

Partida tensa e alucinante de ação e sobrevivência
Os sistemas de partida novos e avançados atendem aos desafios de vida ou morte da jornada de Ellie por um mundo hostil. Vivencie sua batalha alucinante pela sobrevivência através de recursos aprimorados como combate corpo a corpo de alta intensidade, movimento fluido e ações furtivas dinâmicas. Uma ampla variedade de armas, itens de criação, habilidades e atualizações possibilitam que você personalize as habilidades de Ellie de acordo com seu estilo de jogo.

 

Fonte: Texto retirado e adaptado da página oficial da PlayStation Store.

 

TRAILER DE HISTÓRIA

 

Crédito do vídeo acima para o canal PlayStation Brasil

 

RoadMap spacer.png
spacer.png

 

Modo de Escuta Melhorado

No menu principal, clique em ACESSIBILIDADE e acesse a opção NAVEGAÇÃO E DESLOCAMENTO. Em Modo de Escuta Melhorado, alterne para LIGADO. Alterne a opção Alcance de Sondagem para 30 m e Tempo de Sondagem para 1 s.

Com esta configuração, mantendo :r1: pressionado e pressionando :circle:durante o jogo, uma varredura cobrindo um raio de 30 metros indicará através de um círculo piscante e um efeito sonoro, a localização de colecionáveis e outros itens, além de pontos de interação, como portas, por exemplo. 

O efeito sonoro muda de acordo com a localização do item (em um piso inferior ou superior) e itens que você não possui espaço para armazenar, não serão identificados pela varredura.

 

Com o modo de escuta melhorado ativado, também é possível utilizar os comandos :r1: pressionado + :square:para ver a localização de inimigos, mesmo através de paredes ou outros obstáculos.

 

Cuidado com a seleção de capítulos

O esquema de seleção de capítulos em The Last of Us Part II funciona de uma forma um tanto quanto diferente. Por exemplo... digamos que você completou o capítulo Capitol Hill do ato Seatlle, Dia 1 e então percebe que esqueceu de um colecionável no capítulo O Portão, também do ato Seattle, Dia 1, só que seis capítulos para trás de onde está.

Daí você volta pela seleção de CAPÍTULOS para procurar pelo colecionável faltante, mas ao fazer isso seu arquivo de salvamento será automaticamente substituído e todo seu progresso até o capítulo Capitol Hill será perdido.

 

Para contornar isso, faça um SALVAMENTO MANUAL antes de ir para a seleção de capítulos.

Agora volte para o capítulo com o colecionável faltante e após pegar o colecionável que faltava, não salve, apenas recarregue o arquivo de salvamento manual que você criou anteriormente. Felizmente, mesmo recarregando seu backup, o colecionável será contabilizado.

 

Dificuldade do jogo

No jogo base não há troféus relacionados a dificuldade (apenas no DLC Modo Punitivo). Portanto, você pode selecionar a dificuldade mais baixa se preferir, que no caso é a MUITO TRIVIAL, mas eu recomendo que você jogue pelo menos no MODERADO, pois mesmo que os recursos sejam limitados, a experiência será mais equilibrada. A dificuldade pode ser alterada a qualquer momento no menu de OPÇÕES durante a campanha.

 

Porém, se você for um jogador Hardcore e almeja o 100% do jogo em apenas duas jogadas, terá que começar o jogo diretamente na dificuldade PUNITIVO (se escolher esta dificuldade, não será possível alterá-la durante o jogo).

 

O jogo base possui 26 troféus, sendo apenas um relacionado à troféu de história (zCwN4jc.png), sete relacionados a colecionáveis (dGtFcav.png), um que requer atenção (qbd4VfM.png), pois segundo relatos, pode acontecer deste troféu bugar, e outros específicos.

 

Marcação de troféus desbloqueados

Observe que neste RoadMap eu coloquei caixas de seleção (estilo IOS) antes de cada troféu (conhecidas como checkbox). A função das caixas de seleção é marcar manualmente os troféus, à medida que eles vão sendo desbloqueados. 

E elas continuarão selecionadas mesmo se você atualizar ou fechar a página.

 

 PRIMEIRA JOGADA: TROFÉUS DE HISTÓRIA, COLECIONÁVEIS E ESPECÍFICOS

 

The Last of Us Part II possui 11 atos, divididos em vários capítulos (incluindo Prólogo e Epílogo). Este RoadMap será dividido por atos, destacando um capítulo quando houver algum troféu específico ou item importante para outros troféus. Infelizmente não há uma indicação visual do início de  um capítulo, como acontece com os atos. Para saber em que capítulo você está, pressione :optionsPS4: e na opção SALVAR JOGO, olhe o título do SALVAMENTO AUTOMÁTICO (aquele com o cadeado). Nele terá o nome do ato e o nome do capítulo do lado.

 

Quanto aos suplementos e peças de equipamento, mesmo que você pegue todos durante a primeira jogada, ainda será necessário iniciar uma segunda jogada no Novo Jogo +, para desbloquear o troféu de aprender todas as melhorias de jogador e melhorar todas as armas. Explore bem os locais em busca destes recursos para encurtar a jogada no NOVO JOGO +, principalmente após o ato O Parque, na segunda metade do jogo.

 

Fique atento também em encontrar todas as armas que não são relacionadas à história e aos manuais de treinamento, e se precisar de ajuda para encontrar os colecionáveis (que são muitos), acompanhe os vídeos que foram colocados no final de cada ato desta etapa.

 

 Jackson Índice 

Com 7 capítulos (incluindo o Prólogo), este ato possui 9 Artefatos, 4 Cartas Colecionáveis, 4 Registros no Diário, 1 Bancada e 1 Cofre.

 

Na área com os esporos, use a senha 07 20 13 no cofre em uma das salas e pegue todos os itens dentro dele.

Se você explorou bem os locais por onde passou anteriormente, provavelmente terá mais de 30 suplementos. Pressione :touch: e na aba SOBREVIVÊNCIA, mantenha :cross:pressionado sobre a opção VELOCIDADE DE MOVIMENTO NO MODO DE ESCUTA I para aprendê-la:

      bronze.png Aprendiz | Apprentice ⇀ Aprenda uma melhoria de jogador[01 | 26]

 

Após ligar o gerador na casa do Eugene (Livraria), pressione :triangle:na bancada e fabrique uma melhoria do RIFLE DE FERROLHO ou da PISTOLA SEMIAUTOMÁTICA: 
      bronze.png Só na Gambiarra | Tinkerer ⇀ Melhore uma arma[02 | 26]

Recomendo o COICE da pistola semiautomática, pois esta melhoria requer apenas 30 peças de equipamento.

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Jackson

 

Prólogo

  • Não há colecionáveis

Despertar

  • Artefatos: 1
  • Cartas Colecionáveis: 2
 

 

Vista Panorâmica

  • Artefato: 1
 

 

Patrulha

  • Artefatos: 6
  • Cartas Colecionáveis: 2
  • Registros no Diário: 2
  • Bancadas: 1
  • Cofres: 1
 

 

A Horda

  • Não há colecionáveis

O Chalé

  • Não há colecionáveis

Fazendo as Malas

  • Artefatos: 1
  • Registros no Diário: 2
 

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Seattle, Dia 1 Índice 

Com 8 capítulos, este ato possui 45 Artefatos, 24 Cartas Colecionáveis, 6 Registros no Diário, 4 Bancadas e 4 Cofres, e além dos colecionáveis, também há outros itens importantes e relacionados a troféus a serem coletados neste ato:

 

 

Capítulo Centro

  • Manual de Treinamento de FABRICAÇÃO: Balançando-se na corda do caminhão do Corpo de Bombeiros que fica no centro do mapa, para saltar até o caminhão tombado sobre o pedaço destruído do viaduto, ou em uma das salas do Tribunal (UNITED STATES COURT HOUSE).
  • COLDRE DE ARMA: Dentro do BARKO'S PET SHOP (dependendo da dificuldade que você estiver jogando, pode ser o Coldre de arma de uma mão ou o coldre de arma de duas mãos).
  • ESCOPETA DE REPETIÇÃO: No cadáver dentro do cofre no WESTLAKE BANK.
  • Manual de Treinamento de FURTIVIDADE: Em um dos quartos do SEREVENA HOTEL.

Capítulo Capitol Hill

  • Manual de Treinamento de FURTIVIDADE (local alternativo): No BOOKSTORE (Livraria) em frente ao Posto de Gasolina. 

 

Durante o capítulo O Portão, considerando que você tenha coletado todos as Cartas Colecionáveis até aqui, o troféu abaixo será desbloqueado após pegar o cartão próximo aos primeiros carros abandonados que encontrar:
      bronze.png Kit Básico | Starter Set ⇀dGtFcav.pngEncontre 5 cartas colecionáveis[03 | 26]

 

Enquanto avança pelo congestionamento de veículos, vá olhando para a esquerda para encontrar um alojamento. Entre e pegue o "Mapa de Seattle" (artefato) em uma das gavetas, pois ele será importante para o seguimento da história e para um dos troféus a seguir. Veja o local na imagem em spoiler abaixo:

 

 

xxYxuhf.jpg

 

gQYzN5C.pngAtenção: Se você não pegar o mapa no local mostrado acima, ainda terá outras duas oportunidades para obtê-lo. Nos trailers na Zona Militar Restrita da FEDRA, antes de passar para o outro lado do portão ou em um outro trailer, depois que passar para o outro lado do portão.

O problema é que se você deixar para pegar o mapa na última oportunidade, ele estará na mesma gaveta que o documento que contém o código para abrir o portão deveria estar, e sem o código, não conseguirá abrir o portão.

 

Acredito que isso tenha sido um erro de programação por parte dos desenvolvedores, então fique ciente deste erro para que possa evitá-lo.

 

Pegue o documento (artefato) "Códigos do Portão do Posto de Controle", dentro da gaveta em um dos trailers e insira a senha 0512 para abrir o portão, depois que ligar a energia do painel de controle.

 

Mais adiante, depois que Ellie acessar o mapa, vire-se um pouco para a esquerda e você verá o prédio do WESTLAKE BANK (ao lado do prédio tombado).

Entre no banco e elimine os infectados. Procure pelo cofre, insira a senha 60 23 06 para abri-lo e por último, abra a gaveta do lado direito atrás da mesa de dinheiro:
       bronze.png Tão Grandioso e Tão Pequeno | So Great and Small ⇀ Encontre o Anel Gravado[04 | 26]

 

Depois de sair do WESTLAKE BANK, abra seu mapa e visite todos os locais marcados com um ponto de interrogação na imagem em spoiler abaixo:

 

 

B98Z51J.jpg


      silver.png Turista | Sightseer ⇀qbd4VfM.pngVisite todos os locais do centro de Seattle[05 | 26]

Se você explorar totalmente o local, Ellie o riscará no mapa com um traço.

 

Após encontrar a gasolina, volte e coloque-a no gerador. Insira a senha 5345 para abrir o portão do EAST GATE 2, que dá acesso ao SEREVENA HOTEL.

 

Se você seguiu a recomendação de melhorar o coice da pistola semiautomática anteriormente e explorou bem os locais por onde passou, provavelmente já terá peças de equipamentos suficientes para melhorar a pistola por completo, na próxima bancada que encontrar:
       silver.png Mecanicista | Mechanist ⇀ Melhore totalmente uma arma[06 | 26]

 

Para um dos troféus acima, foi recomendado que você aprendesse a VELOCIDADE DE MOVIMENTO NO MODO DE ESCUTA I da melhoria SOBREVIVÊNCIA. Caso tenha pelo menos 190 suplementos, aprenda todas as outras opções desta mesma categoria:
      silver.png Especialista | Specialist ⇀ Aprenda toda uma linha de melhorias de jogador[07 | 26]

Com esta melhoria no máximo, Ellie ficará mais rápida durante o modo de escuta e mais resistente a danos.

 

Durante o flashback no capítulo O Presente de Aniversário, assim que entrar no WYOMING MUSEUM, pegue o chapéu à direita.

Na próxima sala, onde estão os esqueletos de dinossauros em exposição, coloque o chapéu no STEGOSAURUS, pegue-o de volta e coloque no TRICERATOPS. Pegue o chapéu novamente e desta vez, coloque-o em Joel:
      bronze.png Ficou Bonitão | Looks Good On You ⇀ Ponha um chapéu no seu companheiro[08 | 26]

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Seattle, Dia 1

 

O Portão

  • Artefatos: 6
  • Cartas Colecionáveis: 4
  • Registros no Diário: 1
 

 

Centro

  • Artefatos: 18
  • Cartas Colecionáveis: 5
  • Registros no Diário: 2
  • Bancadas: 1
  • Cofres: 3
 

 

Escola Eastbrook

  • Artefatos: 3
  • Cartas Colecionáveis: 1
 

 

Capitol Hill

  • Artefatos: 7
  • Cartas Colecionáveis: 6
  • Bancadas: 2
  • Cofres: 1
 

 

Canal 13

  • Artefatos: 1
  • Cartas Colecionáveis: 1
 

 

Os Túneis

  • Artefatos: 5
  • Cartas Colecionáveis: 3
  • Registros no Diário: 1
  • Bancadas: 1
 

 

O Teatro

  • Artefatos: 4
  • Cartas Colecionáveis: 2
 

 

O Presente de Aniversário

  • Artefatos: 1
  • Cartas Colecionáveis: 2
  • Registros no Diário: 2
 

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Seattle, Dia 2 Índice 

Com 4 capítulos, este ato possui 18 Artefatos, 12 Cartas Colecionáveis, 5 Registros no Diário, 4 Bancadas e 3 Cofres, e além dos colecionáveis, também há outros itens importantes e relacionados a troféus a serem coletados neste ato:

 

 

Capítulo Hillcrest

  • Manual de Treinamento de PRECISÃO: Seguindo pelo porão do GOLDSTAR LIQUOR, suba as escadas para encontrar o manual na área com brinquedos e livros infantis.
  • COLDRE DE ARMA: Dentro do cofre onde você tem que retirar uma caçamba de lixo da frente da porta para entrar (dependendo da dificuldade que você estiver jogando, pode ser o Coldre de arma de uma mão ou o coldre de arma de duas mãos).

Capítulo Os Serafitas

  • Manual de Treinamento de EXPLOSIVOS: No início do capítulo, antes de saltar o portão com a placa "DO NOT BLOCK 24 HOUR ACCESS", entre no Luxury Apartment (prédio em frente ao portão). Em um dos andares você será emboscado por inimigos. Elimine-os e pegue o manual sobre a cama no quarto onde eles estavam.

 

Se você desbloqueou todos os troféus listados anteriormente, não haverá nenhum troféu a ser desbloqueado neste ato. 

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Seattle, Dia 2

 

Hillcrest

  • Artefatos: 10
  • Cartas Colecionáveis: 5
  • Registros no Diário: 1
  • Bancadas: 2
  • Cofres: 1
 

 

Encontrando Cordas

  • Artefatos: 1
  • Cartas Colecionáveis: 1
  • Registros no Diário: 1
 

 

Os Serafitas

  • Artefatos: 7
  • Cartas Colecionáveis: 6
  • Registros no Diário: 3
  • Bancadas: 2
  • Cofres: 2
 

 

Hospital St. Mary

  • Não há colecionáveis

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Seattle, Dia 3 Índice 

Com 3 capítulos, este ato possui 9 Artefatos, 6 Cartas Colecionáveis, 3 Registros no Diário, 4 Bancadas e 1 Cofre.

 

Considerando que você tenha encontrado todas as Bancadas anteriores ao capítulo A Cidade Alagada, assim que se deparar com a entrada do SEATTLE SLEEP WAREHOUSE enquanto estiver de barco, entre no prédio à esquerda para encontrar uma bancada e o troféu abaixo será desbloqueado:
      silver.png No Campo | In the Field ⇀ Encontre 12 bancadas[09 | 26]

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Seattle, Dia 3

 

O Caminho para o Aquário

  • Artefatos: 3
  • Cartas Colecionáveis: 4
  • Registros no Diário: 1
  • Bancadas: 2
 

 

A Cidade Alagada

  • Artefatos: 6
  • Cartas Colecionáveis: 2
  • Registros no Diário: 1
  • Bancadas: 2
  • Cofres: 1
 

 

Infiltração

  • Registros no Diário: 1
 

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 O Parque Índice 

Com apenas 1 capítulo, este ato possui 3 Artefatos e 1 Moeda.

 

Não haverá nenhum troféu a ser desbloqueado neste ato. 

 

VÍDEO ⇀ Localização de todos os colecionáveis em O Parque

 

Aula de Caça

  • Artefatos: 3
  • Moedas: 1
 

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Seattle, Dia 1 Índice 

Com 9 capítulos, este ato possui 18 Artefatos, 16 Moedas5 Bancadas e 3 Cofres, e além dos colecionáveis, também há outros itens importantes e relacionados a troféus a serem coletados neste ato:

 

 

Capítulo A Pé

  • Manual de Treinamento de OPERAÇÕES DE FURTIVIDADE: Dentro do barco onde você posiciona a escada para alcançar o telhado.
  • PISTOLA DE CAÇA: Depois de descer do telhado, dentro de um cofre no local onde está escrito MS CORPORATION SOFT DRINK DISTRIBUTION CENTER na parede, em frente a um alojamento.

Capítulo Território Hostil

  • Manual de Treinamento de COMBATE A CURTA DISTÂNCIA: Logo após Manny ir embora, vá para a parte de trás da loja DUMPLING e entre pela janela quebrada (em frente ao Tang Fabrics & Imports).
  • ESCOPETA DE CANO DUPLO: Atrás do balcão em uma das lojas de artigos chineses.
  • COLDRE DE ARMA: Nos fundos do estabelecimento do lado esquerdo do caminhão em frente ao portão da Mártir, depois do corredor de lojas de artigos chineses. (dependendo da dificuldade que você estiver jogando, pode ser o Coldre de arma de uma mão ou o coldre de arma de duas mãos).

Capítulo A Floresta

  • Manual de Treinamento de ARMAS DE FOGO: Dentro da garagem após recuperar a mochila.

Capítulo O Litoral

  • COLDRE DE ARMA: Dentro do armazém da WPL depois de se separar de Yara e Lev. (dependendo da dificuldade que você estiver jogando, pode ser o Coldre de arma de uma mão ou o coldre de arma de duas mãos).
  • Manual de Treinamento de ARTILHARIA: Dentro do cofre no Sun Deck do barco.

 

Durante o capítulo O Estádio, antes de subir no caminhão, entre no estande de tiro (porta azul escrito GUN RANGE) e Manny te desafiará a acertar o maior número de disparos no alvo, com o carregador cheio. Vença-o para o troféu:
       bronze.png Atirador de Elite | Sharpshooter ⇀ Vença a competição de tiro ao alvo[10 | 26]

 

Ainda antes de subir no caminhão, pegue a moeda no armário em um dos cantos da sala e considerando que você coletou todas as moedas anteriores, o seguinte troféu será desbloqueado:
      bronze.png Em Ótimo Estado | Mint Condition ⇀dGtFcav.pngEncontre 5 moedas[11 | 26]

 

Durante o capítulo Território Hostil, você chegará a um corredor com lojas de artigos chineses, logo depois de pular um muro. Vá para a terceira loja à esquerda e suba pelas escadas. Após matar os dois estaladores, salte para a sacada em frente e siga pela esquerda para encontrar um artefato estranho perto de um ventilador, sobre uma mesa no canto da sala:
      bronze.png Relíquia dos Sábios | Relic of the Sages ⇀ Encontre o Artefato Estranho[12 | 26]

 

Bem no início do capítulo Visita Invernal, após Owen atender a porta, pegue o Arco roxo de brinquedo que está encostado na parede à esquerda. Após o diálogo, acerte pelo menos 11 alvos antes que o cronômetro zere:
      bronze.png Na Mosca | Put My Name Up ⇀ Consiga a melhor pontuação no jogo de arco e flecha[13 | 26]

O tempo para completar o minigame dependerá da dificuldade que você estiver jogando.

 

O requisito para o próximo troféu é fabricar 14 itens específicos do inventário.

Alguns itens estarão disponíveis por padrão ou desbloqueadas automaticamente enquanto avança na história, outros somente serão liberados ao desbloquear certas melhorias de jogador, através dos manuais de treinamento específicos e utilizando suplementos para aprender como criar um determinado item.

 

Os itens BOMBA DE ATORDOAMENTOMELHORIA DE ARMA BRANCAARMADILHA EXPLOSIVASILENCIADORFLECHA EXPLOSIVAFACAMUNIÇÃO INCENDIÁRIA e a MUNIÇÃO DE PISTOLA DE CAÇA, são os que necessitam dos manuais de treinamento.

 

Após criar todos os itens pelo manos uma vez:
       bronze.png Ferramentas do Ofício | Tools of the Trade ⇀ Fabrique todos os itens[14 | 26]

Para localização de todos os manuais, veja a dica do troféu abaixo.

 

Considerando que você tenha encontrado todos os sete manuais de treinamento anteriores, após encontrar o último manual de treinamento, dentro do cofre no Sun Deck do navio, durante o capítulo O Litoral, o seguinte troféu será desbloqueado assim que você entrar na aba de melhorias da personagem:

      silver.png Profissional | Journeyman ⇀dGtFcav.pngEncontre todos os manuais de treinamento[15 | 26]

Para localização de todos os manuais, veja a dica do troféu.

 

Provavelmente à esta altura da história, você terá encontrado suplementos suficientes para desbloquear a 25° melhoria de jogador, desbloqueando assim o seguinte troféu:
      silver.png Treinamento de Sobrevivência | Survival Training ⇀ Aprenda 25 melhorias de jogador[16 | 26]

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Seattle, Dia 1

 

O Estádio

  • Moedas: 4
 

 

A Pé

  • Artefatos: 1
  • Moedas: 4
  • Bancadas: 1
  • Cofres: 1
 

 

A Base Avançada

  • Artefatos: 1
  • Moedas: 3
  • Bancadas: 1
 

 

O Aquário

  • Não há colecionáveis

Território Hostil

  • Artefatos: 12
  • Moedas: 1
  • Bancadas: 1
  • Cofres: 1
 

 

Visita Invernal

  • Não há colecionáveis

A Floresta

  • Artefatos: 1
  • Bancadas: 1
 

 

O Litoral

  • Artefatos: 3
  • Moedas: 4
  • Bancadas: 1
  • Cofres: 1
 

 

Retorno ao Litoral

  • Não há colecionáveis

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Seattle, Dia 2 Índice 

Com 4 capítulos, este ato possui 14 Artefatos, 9 Moedas3 Bancadas e 2 Cofres, e além dos colecionáveis, também há outro item relacionado a um troféu a ser coletado neste ato:

 

 

Capítulo A Descida

  • LANÇA-CHAMAS: Depois de saltar para o andar inferior, mate os espreitadores e os estaladores, passe pela porta entreaberta à direita e depois pela viga. Pegue a arma no esqueleto em frente ao box do banheiro.

 

Você encontrará o último dos 14 cofres no capítulo A Descida. Considerando que você encontrou e abriu todos os outros cofres anteriores, o seguinte troféu será desbloqueado:

       silver.png Arrombadora | Safecracker ⇀ Abra todos os cofres[17 | 26]

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Seattle, Dia 2

 

O Atalho

  • Artefatos: 6
  • Moedas: 2
  • Bancadas: 2
  • Cofres: 1
 

 

A Descida

  • Artefatos: 3
  • Moedas: 5
  • Cofres: 1
 

 

Epicentro

  • Artefatos: 5
  • Moedas: 2
  • Bancadas: 1
 

 

Retorno ao Aquário

  • Não há colecionáveis

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Seattle, Dia 3 Índice 

Com 4 capítulos, este ato possui 5 Artefatos, 6 Moedas e 2 Bancadas.

 

A localização da última das 32 moedas é no capítulo A Fuga, atrás de um carrinho de mercado, antes de passar por baixo do caminhão.  Considerando que você coletou todas as outras moedas anteriores, o seguinte troféu será desbloqueado:
       gold.png Numismata | Numismatist ⇀dGtFcav.pngEncontre todas as moedas[18 | 26]

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Seattle, Dia 3

 

A Marina

  • Artefatos: 1
  • Moedas: 2
 

 

A Ilha

  • Artefatos: 4
  • Moedas: 3
  • Bancadas: 1
 

 

A Fuga

  • Moedas: 1
  • Bancadas: 1
 

 

O Confronto

  • Não há colecionáveis

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

 Santa Barbara Índice 

Com 4 capítulos, este ato possui 6 Artefatos, 2 Cartas Colecionáveis, 2 Registros no Diário e 2 Bancadas.

 

A última das 12 armas (a Submetralhadora Silenciada), será adquirida automaticamente como parte da história no início do capítulo O Resort.

Considerando que você obteve todas as outras armas nos atos anteriores, o troféu abaixo será desbloqueado:
       silver.png Chumbo Grosso | High Caliber ⇀dGtFcav.pngEncontre todas as armas[19 | 26]

 

Você encontrará a última das 25 bancadas no capítulo O Resort.

Considerando que você encontrou todas as outras bancadas anteriores, o seguinte troféu será desbloqueado:
      gold.png Preparada para o Pior | Prepared For the Worst ⇀ Encontre todas as bancadas[20 | 26]

 

Você coletará a última das 48 cartas colecionáveis no capítulo O Resort.

Considerando que você coletou todas as outras cartas colecionáveis nos atos anteriores, o seguinte troféu será desbloqueado:
      gold.png Conjunto Completo | Master Set ⇀dGtFcav.pngEncontre todas as cartas colecionáveis[21 | 26]

 

Você coletará o último dos 127 artefatos e encontrará o local do último dos 20 registros no diário, no capítulo O Resort.

Considerando que você coletou todas as outras cartas e interagiu com todos os outros locais de registros no diário nos atos anteriores, o troféu a seguir será desbloqueado:
       gold.png Arquivista | Archivist ⇀dGtFcav.pngEncontre todos os artefatos e registros de diário[22 | 26]

 

Basta concluir todos os capítulos dos 11 atos do jogo e o troféu de conclusão da história será desbloqueado assim que você voltar ao menu principal, após os créditos:
       gold.png O Que Eu Tive Que Fazer | What I Had to Do ⇀zCwN4jc.pngConclua a história[23 | 26]

 

VÍDEOS ⇀ Localização de todos os colecionáveis em Santa Barbara

 

Rua Constance, 2425

  • Artefatos: 1
 

 

Avançando Terra Adentro

  • Artefatos: 3
  • Cartas Colecionáveis: 1
  • Registros no Diário: 1
  • Bancadas: 1
 

 

O Resort

  • Artefatos: 2
  • Cartas Colecionáveis: 1
  • Registros no Diário: 1
  • Bancadas: 1
 

 

A Praia

  • Não há colecionáveis

Crédito dos vídeos acima para o canal PowerPyx

 

NOVO JOGO +: TODAS AS MELHORIAS DE JOGADOR E DE ARMAS

 

Após finalizar a campanha, iremos em busca de peças de equipamento para melhorar totalmente todas as 12 armas e suplementos para aprender as melhorias de jogador que faltaram.

 

Para isso, inicie um Novo Jogo + e selecione a dificuldade que desejar (a dificuldade aumentará um pouco em relação à primeira jogada).

 

Obrigatoriamente, será necessário completar todos os atos antes do ato O Parque, e mais alguns capítulos após este ato, até ter peças de equipamento e suplementos suficientes para desbloquear os dois troféus desta etapa.

Para referência... mesmo jogando na dificuldade MODERADO e explorando bem todos os locais durante a primeira jogada, eu ainda precisei jogar até o capítulo A Floresta, para encontrar a quantidade necessária de suplementos (se jogou em dificuldades mais altas durante a campanha anterior, terá que jogar um pouco mais, já que encontrou menos e gastou mais peças de equipamentos e suplementos).

 

Nesta jogada, você também pode habilitar o modo de Morte Permanente, se preferir (já visando um dos troféus do DLC). Mas terá que concluir a história novamente, para desbloquear o troféu.

 

Todos os colecionáveis reaparecerão novamente e caso você tenha deixado de pegar algum durante a campanha anterior, se você o pegar no Novo Jogo +, ele será contabilizado junto aos que já foram coletados.

Colecionáveis que já foram coletados não serão mostrados na varredura do Modo de Escuta Melhorado, mas se você não quiser ativar este modo, no menu principal selecione OPÇÕES, INTERFACE e em NOTIFICAÇÕES, navegue até a opção Marcação de Colecionável e altere para LIGADO. Desta forma, ao aproximar-se de um colecionável, o ícone ✔ indicará que você já o pegou anteriormente.

 

Após obter a quantidade necessária de peças de equipamento, vá até uma bancada e melhore totalmente o restante de suas armas:
       gold.png Mestre de Armas | Arms Master ⇀ Melhore totalmente todas as armas[24 | 26]

 

Após obter a quantidade necessária de suplementos, aprenda o restante das melhorias de jogador:
       gold.png Especialista em Sobrevivência | Survival Expert ⇀ Aprenda todas as melhorias de jogador[25 | 26]

 

platinum.png Até Não Sobrar Nenhum | Every Last One of Them

full-trophy_0.png

Conquiste todos os troféus

[26 | 26]

 

DLC: MODO MORTE PERMANENTE E DIFICULDADE PUNITIVO

 

Recomendo que você complete a história pelo menos uma vez antes de tentar os troféus desta etapa, caso esteja almejando o 100% dos troféus. Feito isso, inicie um NOVO JOGO +, pois assim você manterá todas as suas melhorias de jogador e de armas.

Selecione a dificuldade MUITO TRIVIAL, ligue o modo de Morte Permanente e selecione POR CAPÍTULO.

gQYzN5C.pngAtenção: Não será possível salvar manualmente enquanto o modo de Morte Permanente estiver ligado e sair do jogo ou fechar o aplicativo contará como morte e resultará na perda do seu progresso.

 

Se preferir, ligue o Modo de Escuta Melhorado para facilitar.

 

Como você já completou a história uma vez e provavelmente saberá os momentos de maior risco, faça um speedrun e após concluir a história com a configuração de Morte Permanente ligada, o seguinte troféu será desbloqueado:

      bronze.png Imparável | You Can't Stop This ⇀ Conclua a história com qualquer configuração de Morte Permanente[01 | 02]

 

Agora inicie um NOVO JOGO + na dificuldade PUNITIVO.

Nesta dificuldade o HUD será extremamente limitado, inimigos serão mais resistentes e causarão mais dano, além de notarem a presença da sua personagem de uma distância maior e com muito mais rapidez, e os recursos serão extremamente escassos.

Além disso, você não poderá utilizar o modo de escuta, já que este recurso estará bloqueado nesta dificuldade. Mas isto pode ser burlado se você ligar algumas opções de acessibilidade, o que eu não recomendo.

 

Para economizar munição e medicamento, avance furtivamente e em certos locais, quando houver a oportunidade, corra.

Felizmente, o jogo cria salvamentos automáticos constantemente e você poderá salvar o jogo manualmente sempre que quiser (desde que a configuração de Morte Permanente não esteja ativada).

 

Após concluir a campanha na dificuldade PUNITIVO, o troféu abaixo será desbloqueado:

      silver.png Cavando Duas Covas | Dig Two Graves ⇀ Conclua a história no Punitivo[02 | 02]

Veja a dica do troféu para ver as configurações que podem ser habilitadas para facilitar a obtenção do mesmo.

 

Visando uma leitura dinâmica do guia, cada troféu abaixo está linkado independentemente ao seu respectivo Passo/Capítulo dentro do RoadMap. Basta clicar em "[RoadMap]", e você será redirecionado automaticamente.

 

Troféus spacer.png
spacer.png

 

trophy_0.png Até Não Sobrar Nenhum | Every Last One of Them platinum.png
Conquiste todos os troféus
 [Índice]
[RoadMap]

Como consequência por desbloquear todos os outros 25 troféus do jogo (10 de bronze, 8 de prata e 7 de ouro), a platina de mais um exclusivo PlayStation será desbloqueada.

 

A dificuldade para platinar The Last of Us Part II, nem de longe se compara a do seu antecessor.

No jogo base não há troféus relacionados a dificuldade, nem modo multiplayer necessário para a platina.

 

Quanto aos colecionáveis, há uma quantidade absurda deles... 286 no total, se contar com as armas (apesar da maioria das armas serem adquiridas automaticamente conforme avança na história).

 

Obrigatoriamente será necessário finalizar a campanha uma vez e em seguida, jogar o Novo Jogo + até adquirir peças de equipamento para melhorar todas as armas e suplementos para aprender todas as melhorias de jogador, que faltaram na campanha anterior.

 

O jogo é dividido por Atos, que por sua vez são divididos em capítulos, o que torna a platina mais fácil ainda. Pois caso você tenha esquecido algum colecionável/item/arma para trás ou não ter desbloqueado algum troféu específico, poderá obtê-los através do menu CAPÍTULOS, no menu principal. Mas lembre-se de ter cuidado com a seleção de capítulos.

 

The Last of Us Part II é um jogo que divide opiniões, alguns vão amar, outros odiar.

Mas uma coisa é inegável... a qualidade técnica, as expressões faciais, a IA dos inimigos, a forma como a câmera se move durante as animações, entre outros pontos, foram elevados a um novo patamar.

 

Enfim... Jogue e tire suas próprias conclusões.

Talvez você não goste do enredo, mas tente analisar o jogo como um todo.

 

Eu curti e espero que você curta também.

 

trophy_1.png O Que Eu Tive Que Fazer | What I Had to Do gold.png
zCwN4jc.pngConclua a história
 [Índice]
[RoadMap]

A história em The Last of Us Part II possui 11 atos divididos em vários capítulos (incluindo Prólogo e Epílogo).

 

Veja todos os atos e seus respectivos capítulos, em spoiler abaixo:

 

 

Jackson

  • Prólogo
  • Despertar
  • Vista Panorâmica
  • Patrulha
  • A Horda
  • O Chalé
  • Fazendo as malas

Seattle, Dia 1

  • O Portão
  • Centro
  • Escola Eastbrook
  • Capitol Hill
  • Canal 13
  • Os Túneis
  • O Teatro
  • O presente de aniversário

Seattle, Dia 2

  • Hillcrest
  • Encontrando Cordas
  • Os Serafitas
  • Hospital St. Mary

Seattle, Dia 3

  • O Caminho para o Aquário
  • A Cidade Alagada
  • Infiltração

O Parque

  • Aula de Caça

Seattle, Dia 1

  • O Estádio
  • A Pé
  • A Base Avançada
  • O Aquário
  • Território Hostil
  • Visita Invernal
  • A Floresta
  • O Litoral
  • Retorno ao Litoral

Seattle, Dia 2

  • O Atalho
  • A Descida
  • Epicentro
  • Retorno ao Aquário

Seattle, Dia 3

  • A Marina
  • A Ilha
  • A Fuga
  • O Confronto

A Fazenda

Santa Barbara

  • Rua Constance, 2425
  • Avançando Terra Adentro
  • O Resort
  • A Praia

A Fazenda


Após concluir o Epílogo, o troféu será desbloqueado após voltar ao menu principal, depois dos créditos finais.

 

trophy_2.png Especialista em Sobrevivência | Survival Expert gold.png
Aprenda todas as melhorias de jogador
 [Índice]
[RoadMap]

Para este troféu, você deverá aprender um total de 50 melhorias de jogador.

Aprender uma melhoria requer uma quantidade determinada de suplementos (isso vai depender da dificuldade que estiver jogando).

Explore bem os locais por onde passar, para encontrar o maior número possível de suplementos.

 

Apenas as melhorias SOBREVIVÊNCIA (primeira parte da história) e TÁTICAS DE CAMPO (na segunda parte da história, após o ato O Parque), estarão disponíveis por padrão. Para habilitar as outras melhorias, você terá que coletar manuais de treinamento.

Veja o troféu silver.png Profissional | Journeyman para saber onde encontrar todos os 8 manuais de treinamento.

 

Veja abaixo em spoiler, todas as melhorias disponíveis:

 

 

Primeira metade da campanha

SOBREVIVÊNCIA

  • Velocidade de movimento no Modo de Escuta I
  • Kits Médicos mais rápidos
  • Saúde aumentada
  • Velocidade de movimento no Modo de Escuta II
  • Persistir

FABRICAÇÃO

  • Fabricar melhorias de Arma Branca
  • Fabricação mais rápida
  • Fabricar Bombas de Fumaça
  • Fabricar Kits Médicos aperfeiçoados
  • Fabricar mais Bombas de Fumaça

FURTIVIDADE

  • Fabricar Silenciadores
  • Clareza no Modo de Escuta
  • Movimento deitado mais rápido
  • Silenciadores aperfeiçoados
  • Abates furtivos mais rápidos

PRECISÃO

  • Estabilidade na mira aumentada
  • Movimento mais rápido ao mirar
  • Alcance do Modo de Escuta
  • Prender o fôlego
  • Fabricar mais flechas

EXPLOSIVOS

  • Fabricar flechas explosivas
  • Armadilhas explosivas aperfeiçoadas
  • Molotovs aperfeiçoados
  • Fabricar mais armadilhas explosivas
  • Fabricar mais flechas explosivas

Após o ato O Parque

TÁTICAS DE CAMPO

  • Saúde aumentada
  • Clareza no Modo de Escuta
  • Prender o fôlego
  • Alcance do Modo de Escuta
  • Saúde aumentada

OPERAÇÕES DE FURTIVIDADE

  • Fabricar facas
  • Velocidade de movimento no Modo de Escuta I
  • Velocidade de movimento com inimigo imobilizado
  • Movimento deitado mais rápido
  • Fabricar mais facas

COMBATE A CURTA DISTÂNCIA

  • Ímpeto
  • Fabricar Kits Médicos aperfeiçoados
  • Estabilidade da mira aumentada
  • Kits Médicos mais rápidos
  • Duração do Ímpeto

ARMAS DE FOGO

  • Fabricar munição incendiária
  • Fabricar munição de Pistola de caça
  • Movimento mais rápido ao mirar
  • Fabricar mais munição de Pistola de caça
  • Fabricar mais munição incendiária

ARTILHARIA

  • Fabricação mais rápida
  • Melhorias de Arma Branca aperfeiçoada
  • Bombas de PVC aperfeiçoadas
  • Silenciadores aperfeiçoados
  • Fabricar mais Bombas de PVC

 

trophy_3.png Mestre de Armas | Arms Master gold.png
Melhore totalmente todas as armas
 [Índice]
[RoadMap]

No decorrer da campanha, você encontrará um total de 12 armas.

No entanto, deverá se preocupar em encontrar apenas quatro armas, pois o restante, ou estarão disponíveis desde o início, ou serão adquiridas conforme você avança na história.

 

Para este troféu, com exceção do Lança-Chamas que não pode ser melhorado, você deverá melhorar todas as outras armas. Isso pode ser feito em qualquer uma das 25 bancadas de construção disponíveis, desde que tenha quantidade de Peças de Equipamento suficientes (a quantidade a ser utilizada vai depender da dificuldade que estiver jogando).

Explore bem os locais por onde passar, para encontrar o maior número possível de peças de equipamento.

 

Veja o troféu silver.png Chumbo Grosso | High Caliber para ver a localização de todas as armas e o troféu gold.png Preparada para o Pior | Prepared For the Worst, para ver a localização de todas as bancadas.

 

trophy_4.png Arquivista | Archivist gold.png
Encontre todos os artefatos e registros de diário
 [Índice]
[RoadMap]

No decorrer da campanha, você encontrará um total de 127 Artefatos e 20 Registros no Diário.

 

Artefatos podem ser anotações, documentos, colares ou outros objetos.

Registros no diário são quando Ellie faz uma anotação no diário, porém isso acontece somente em locais específicos.

 

Explore bem todos os locais por onde passar ou para facilitar, habilite a opção de Modo de Escuta Melhorado, se preferir.

 

Todos os Artefatos e Registros no Diário são compartilhados entre seus arquivos de salvamento. Isso significa que os colecionáveis deste tipo que já foram obtidos, não precisarão ser coletados ou encontrados novamente.

 

trophy_5.png Conjunto Completo | Master Set gold.png
Encontre todas as cartas colecionáveis
 [Índice]
[RoadMap]

Para este troféu, você deverá encontrar um total de 48 Cartas Colecionáveis.

 

Explore bem todos os locais por onde passar ou para facilitar, habilite a opção de Modo de Escuta Melhorado, se preferir.

 

Todas as Cartas Colecionáveis são compartilhadas entre seus arquivos de salvamento. Isso significa que os colecionáveis deste tipo que já foram obtidos, não precisarão ser coletados novamente.

 

trophy_6.png Numismata | Numismatist gold.png
Encontre todas as moedas
 [Índice]
[RoadMap]

Para este troféu, você deverá encontrar um total de 32 Moedas (colecionável disponível somente na segunda metade da história).

 

Explore bem todos os locais por onde passar ou para facilitar, habilite a opção de Modo de Escuta Melhorado, se preferir.

 

Todas as Moedas são compartilhadas entre seus arquivos de salvamento. Isso significa que os colecionáveis deste tipo que já foram obtidos, não precisarão ser coletados novamente.

 

trophy_7.png Preparada para o Pior | Prepared For the Worst gold.png
Encontre todas as bancadas
 [Índice]
[RoadMap]

Você encontrará um total de 25 Bancadas durante a campanha. Estas bancadas servem para melhorar suas armas através das peças de equipamento encontradas pelo cenário.

 

A maioria das bancadas você encontrará com facilidade, mas algumas podem passar batido. Para evitar que isso aconteça, acompanhe a localização de cada uma delas em spoiler abaixo:

 

 

Primeira metade da campanha

  1. Capítulo A Patrulha do ato Jackson: Na casa do Eugene (Livraria), após ligar o gerador (relacionada à história).
  2. Capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1: Na tenda militar da FEDRA na área restrita à esquerda do DOWNTOWN CHECKPOINT, à esquerda do RATION DISTRIBUTION CENTER.
  3. Capítulo Capitol Hill do ato Seattle, Dia 1: Dentro da garagem do Posto de Combustível.
  4. Capítulo Capitol Hill do ato Seattle, Dia 1: Dentro do MARTIAL ARTS CENTER na área cheia de armadilhas explosivas.
  5. Capítulo Os Túneis do ato Seattle, Dia 1: Depois de passar pelos inimigos nos túneis do metrô, continue em frente e após subir pela escada de metal, vire-se para a direita e entre pela porta ao lado dos tambores para encontrar a bancada.
  6. Capítulo Hillcrest do ato Seattle, Dia 2: Bem no início do capítulo, entre na loja de roupas Rosemont à direita. Passe pelo buraco na parede atrás do balcão e desça até o porão para encontrar a bancada.
  7. Capítulo Hillcrest do ato Seattle, Dia 2: A bancada está bem em frente ao buraco na parede, depois de utilizar a caçamba de lixo.
  8. Capítulo Os Serafitas do ato Seattle, Dia 2: Antes de saltar o portão com a placa "DO NOT BLOCK 24 HOUR ACCESS", no Luxury Apartment (conjunto de apartamentos em frente ao portão). A bancada está no 1° andar.
  9. Capítulo Os Serafitas do ato Seattle, Dia 2: Dentro do Weston's PHARMACY, passe pelo buraco na parede para encontrar a bancada.
  10. Capítulo O Caminho para o Aquário do ato Seattle, Dia 3: Após notar que a estrada está bloqueada, você terá que seguir pelo prédio da WPL à direita. Lá dentro, procure por uma porta bloqueada com uma placa escrita e passe rastejando por baixo dela para encontrar a bancada.
  11. Capítulo O Caminho para o Aquário do ato Seattle, Dia 3: Assim que avistar os manequins nos escombros de um prédio, procure pelo manequim que está sentado. A bancada está na sala ao lado dele.
  12. Capítulo A Cidade Alagada do ato Seattle, Dia 3: Logo após o motor do barco falhar, ligue-o novamente e procure por um prédio à esquerda com alguns tambores azuis na entrada. A bancada estará ali dentro.
  13. Capítulo A Cidade Alagada do ato Seattle, Dia 3: Subindo as escadas do W&B ARCADE, na área com os fliperamas.

Após o ato O Parque

  1. Capítulo A Pé do ato Seattle, Dia 1: Dentro da Oficina de barcos, logo após retirar o armário que estava bloqueando a porta, para Mel entrar.
  2. Capítulo A Base Avançada do ato Seattle, Dia 1: Dentro do Posto de Controle, na tenda onde os membros da WLF estão construindo armas e explosivos.
  3. Capítulo Território Hostil do ato Seattle, Dia 1: Após passar pelos escombros do prédio, sua personagem olhará para uma mochila no chão. Siga para à esquerda do nome FRESNEL na recepção para encontrar a bancada em um acampamento de Cicatrizes.
  4. Capítulo A Floresta do ato Seattle, Dia 1: Dentro da garagem do LA ROSA'S AUTO SHOP, após recuperar sua mochila, 
  5. Capítulo O Litoral do ato Seattle, Dia 1: Após deixar Yara e Lev no trailer, você entrará em um prédio da WPL e a bancada vai estar bem em frente à porta.
  6. Capítulo O Atalho do ato Seattle, Dia 2: Dentro da loja de celulares INTERBAY, após passar pelos infectados e atravessar as corredeiras, pulando sobre as plataformas.
  7. Capítulo O Atalho do ato Seattle, Dia 2: Assim que visualizar o mural da profetisa, siga para à direita e você verá a bancada ao lado da escada de madeira.
  8. Capítulo O Epicentro do ato Seattle, Dia 2: Na mesma sala onde você liga o gerador para restaurar a energia no Hospital.
  9. Capítulo A Ilha do ato Seattle, Dia 3: Depois de se esconder de dois inimigos que descem correndo, você avistará uma torre de vigia. Avance e entre na cabana à esquerda.
  10. Capítulo A Fuga do ato Seattle, Dia 3: Após subir por uma escada de metal, você terá que saltar pelo buraco de uma parede de tijolos. A bancada vai estar na sua frente.
  11. Capítulo Avançando Terra Adentro do ato Santa Barbara: Depois de subir o telhado da casa, caia para o andar inferior e vá até a cozinha para encontrar a bancada.
  12. Capítulo O Resort do ato Santa Barbara: Dentro da barraca em frente ao infectado acorrentado, após passar pela grade embaixo do vagão, depois que sua personagem avistar o prédio alto e redondo.

 

Após encontrar todas as 25 bancadas, o troféu será desbloqueado.

 

trophy_8.png Mecanicista | Mechanist silver.png
Melhore totalmente uma arma
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Mestre de Armas | Arms Master.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

trophy_9.png Especialista | Specialist silver.png
Aprenda toda uma linha de melhorias de jogador
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Especialista em Sobrevivência | Survival Expert.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

trophy_10.png Arrombadora | Safecracker silver.png
Abra todos os cofres
 [Índice]
[RoadMap]

Para este troféu você deve abrir todos os 14 Cofres do jogo.

A combinação dos cofres geralmente é encontrado em documentos ou pistas próximas à eles. No entanto, também há uma outra forma de abri-los... através do som do clique que é feito ao mudar a numeração.

 

Jogar com um bom headset pode facilitar a ouvir o clique mais claramente.

 

Veja abaixo em spoiler a localização e a combinação de cada um dos 14 cofres:

 

 

Primeira metade da campanha

  1. Capítulo A Patrulha do ato Jackson: Dentro do mercado contaminado com os esporos - 07 20 13
  2. Capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1: Cofre do WESTLAKE BANK - 60 23 06
  3. Capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1: Em uma sala dentro do UNITED STATES COURT HOUSE (Tribunal) - 86 07 22
  4. Capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1: Atravessando o GATE WEST 2 - 04 51
  5. Capítulo Capitol Hill do ato Seattle, Dia 1: Dentro do WELLWISHES Store & Donation Center - 55 01 33
  6. Capítulo Hiilcrest do ato Seattle, Dia 2: Dentro da sala onde você tem que empurrar a caçamba de lixo para abrir a porta - 30 82 65
  7. Capítulo Os Serafitas do ato Seattle, Dia 2: Em um dos quartos no 1° andar do Luxury Apartment - 10 08 83
  8. Capítulo Os Serafitas do ato Seattle, Dia 2: Passando pelo buraco na parede dentro do Weston's PHARMACY - 38 55 23
  9. Capítulo A Cidade Alagada do ato Seattle, Dia 3: Antes de abrir a grade para passar com o barco - 70 12 64

Após o ato O Parque

  1. Capítulo A Pé do ato Seattle, Dia 1: Depois de descer do telhado, dentro do local onde está escrito MS CORPORATION SOFT DRINK DISTRIBUTION CENTER na parede, em frente a um alojamento - 17 38 07
  2. Capítulo A Pé do ato Seattle, Dia 1: Dentro do Jasmine Bakery no corredor com as lojas de artigos chineses - 68 96 89
  3. Capítulo O Litoral do ato Seattle, Dia 1: No Sun Deck do navio, onde você pega a arma BESTA - 90 77 01
  4. Capítulo O Atalho do ato Seattle, Dia 2: Dentro do quarto em um dos apartamentos, enquanto segue para o hospital em busca de suprimentos - 30 23 04
  5. Capítulo A Descida do ato Seattle, Dia 2: Dentro da sala ao lado da porta de saída, em frente à academia do Hotel BLACRAY (Logo após sair piscina) - 12 18 79

 

trophy_11.png Turista | Sightseer silver.png
qbd4VfM.pngVisite todos os locais do centro de Seattle
 [Índice]
[RoadMap]

Este troféu será desbloqueado durante o ato Seattle, Dia 1 no capítulo Centro, jogando como Ellie.

 

Logo após descobrir que o gerador que abre o portão de acesso ao SEREVENA HOTEL, não pode ser ligado porque está sem gasolina, você terá que seguir até o centro de Seattle para procurar por combustível.

 

Utilize o mapa encontrado anteriormente para visitar todos os seguintes locais:

  1. WESTLAKE BANK (No cofre do banco você desbloqueia o troféu bronze.png Tão Grandioso e Tão Pequeno | So Great and Small)
  2. Saindo do banco, siga pela esquerda e suba as escadas das ruínas de um prédio (fica em frente ao prédio do RATION DISTRIBUTION CENTER)
  3. Entrada da frente do VALIANT MUSIC SHOP (Prédio ao lado das ruínas)
  4. RATION DISTRIBUTION CENTER (Relacionado à história)
  5. Saindo do RATION DISTRIBUTION CENTER, siga pela esquerda e suba até a tenda militar da FEDRA na área restrita à esquerda do DOWNTOWN CHECKPOINT
  6. Próximo à tenda militar, passe pelo GATE WEST 2 (Há um cofre no local)
  7. Saindo do GATE WEST 2, siga pela esquerda e entre no Ruston Coffee (Pegue a Barko's Key no fraldário dentro do banheiro da loja)
  8. Vá para o beco ao lado do VALIANT MUSIC SHOP e utilize a chave obtida no Ruston Coffee para entrar pela porta que fica no corredor lateral da loja do Barko's NATURAL PET STORE (Há um coldre sobre a mesa nos fundos).
  9. Procure o rio e siga contra a correnteza até encontrar um caminhão atolado no meio da água, e entre no baú.
  10. UNITED STATES COURT HOUSE, o Tribunal (Relacionado à história)

Quando você visita um local, Ellie desenha um sinal de interrogação no mapa. Explorando completamente o local visitado, ela faz um risco sobre o sinal de interrogação.

 

Basta visitar cada um dos 10 locais e o troféu será desbloqueado.

 

VÍDEO ⇀ Visite todos os locais do centro de Seattle

 

Crédito do vídeo acima para o canal PowerPyx

 

trophy_12.png Profissional | Journeyman silver.png
Encontre todos os manuais de treinamento
 [Índice]
[RoadMap]

Manuais de treinamento servem para desbloquear novas colunas de melhorias de jogador e você encontrará 8 manuais no decorrer da campanha (quatro na primeira metade do jogo, e outros quatro na segunda metade, após o ato O Parque).

 

Com exceção dos manuais de FABRICAÇÃO e FURTIVIDADE, que podem ser encontrados em locais diferentes, dependendo da dificuldade que você estiver jogando, todos os outros serão encontrados em apenas um local.

 

Veja abaixo em spoiler a localização de todos os 8 manuais de treinamento:

 

 

Primeira metade da campanha

  • FABRICAÇÃO - Capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1: Utilize a corda ao lado do caminhão do Corpo de Bombeiros que está na viaduto destruído no centro do mapa, para balançar-se até o caminhão tombado sobre o pedaço destruído do viaduto ou pegue-o no prédio do Tribunal (UNITED STATES COURT HOUSE), antes de descer pelo fosso do elevador.
  • FURTIVIDADE - Capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1: Em um dos quartos do SEREVENA HOTEL ou no capítulo Capitol Hill, também do ato Seattle, Dia 1: No BOOKSTORE (Livraria) em frente ao Posto de Gasolina.
  • PRECISÃO - Capítulo Hillcrest do ato Seattle, Dia 2: Entre no GOLDSTAR LIQUOR e vá para o porão. Passe pelos inimigos e do outro lado, suba as escadas para chegar à uma área com brinquedos e livros infantis. Pegue o manual próximo ao esqueleto de um estalador.
  • EXPLOSIVOS - Capítulo Os Serafitas do ato Seattle, Dia 2: No início do capítulo, antes de saltar o portão com a placa "DO NOT BLOCK 24 HOUR ACCESS", entre no Luxury Apartment (conjunto de apartamentos em frente ao portão) pela lavanderia ou subindo pelos caminhões. Interaja com a bancada e depois de ser emboscado pelos membros da WLF, pegue o manual sobre a cama do quarto de onde os inimigos saíram.

Após o ato O Parque

  • OPERAÇÕES DE FURTIVIDADE - Capítulo A Pé do ato Seattle, Dia 1: Dentro do barco onde você posiciona a escada para alcançar o telhado.
  • COMBATE A CURTA DISTÂNCIA - Capítulo Território Hostil do ato Seattle, Dia 1: Logo após Manny ir embora, vá para a parte de trás da loja DUMPLING e entre pela janela quebrada (em frente ao Tang Fabrics & Imports) e pegue o manual de treinamento na cozinha.
  • ARMAS DE FOGO - Capítulo A Floresta do ato Seattle, Dia 1: Dentro da garagem após recuperar a mochila.
  • ARTILHARIA - Capítulo O Litoral do ato Seattle, Dia 1: Dentro do cofre no Sun Deck do barco onde você pega a arma BESTA.

 

trophy_13.png Treinamento de Sobrevivência | Survival Training silver.png
Aprenda 25 melhorias de jogador
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Especialista em Sobrevivência | Survival Expert.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

trophy_14.png Chumbo Grosso | High Caliber silver.png
Encontre todas as armas
 [Índice]
[RoadMap]

Há um total de 12 armas no jogo, porém você precisará se preocupar em encontrar apenas quatro, pois todas as outras ou são padrão da personagem ou serão adquiridas automaticamente.

 

Primeira metade da campanha

  • PISTOLA SEMIAUTOMÁTICA: Disponível desde o início.
  • RIFLE DE FERROLHO: Disponível desde o início.
  • REVÓLVER: Relacionado à história. Será adquirida durante o capítulo Fazendo as Malas do ato Jackson.
  • ESCOPETA DE REPETIÇÃO: No cadáver dentro do cofre do WESTLAKE BANK no capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1.
  • ARCO: Relacionado à história. Disponível durante o capítulo Hillcrest do ato Seattle, Dia 2.

Após o ato O Parque

  • PISTOLA DO EXÉRCITO: Disponível desde o início.
  • RIFLE SEMIAUTOMÁTICO: Disponível desde o início.
  • PISTOLA DE CAÇA: No cofre dentro do local onde está escrito MS CORPORATION SOFT DRINK DISTRIBUTION CENTER, após descer do telhado, no capítulo A Pé do ato Seattle, Dia 1.
  • ESCOPETA DE CANO DUPLO: Atrás do balcão em uma das lojas de artigos chineses, no capítulo Território Hostil do ato Seattle, Dia 1. O acesso é pela sacada da terceira loja da esquerda, e depois caindo pelo buraco no chão (em frente ao artefato estranho).
  • BESTA: Relacionada à história (será adquirida durante o capítulo O Litoral do ato Seattle, Dia 1).
  • LANÇA-CHAMAS: Depois de encontrar a máscara, durante o capítulo A Descida do ato Seattle, Dia 2, sua personagem irá fazer uma piada sobre o atalho que pegaram, logo depois de passar por alguns infectados. Passe pela porta entreaberta neste mesmo andar e siga pela viga para encontrar o Lança-chamas em um esqueleto em frente ao box do banheiro.

Durante o ato Santa Barbara

  • SUBMETRALHADORA SILENCIADA: Relacionada à história (será adquirida assim que o capítulo O Resort se iniciar).

Após encontrar todas as 12 armas, o troféu será desbloqueado.

 

trophy_15.png No Campo | In the Field silver.png
Encontre 12 bancadas
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Preparada para o Pior | Prepared For the Worst.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

Considerando que você tenha coletado todas as bancadas desde o capítulo A Patrulha, do ato Jackson (que é onde você encontrará a primeira bancada), este troféu será desbloqueado durante o capítulo A Cidade Alagada do ato Seattle, Dia 3.

 

trophy_16.png Ferramentas do Ofício | Tools of the Trade bronze.png
Fabrique todos os itens
 [Índice]
[RoadMap]

Além de itens que já são desbloqueados por padrão desde o início do jogo, você aprenderá novas receitas de itens ou melhorias, encontrando os manuais de treinamento em locais específicos.

 

Para este troféu você deverá fabricar pelo menos uma vez, todos os 14 itens listados abaixo.

 

Primeira metade da campanha

  • KIT MÉDICO (Relacionado à história. Será adquirido durante o capítulo A Patrulha do ato Jackson).
  • MOLOTOV (Relacionada à história Será adquirido durante o capítulo A Patrulha do ato Jackson).
  • BOMBA DE ATORDOAMENTO (Localização da Receita: capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1).
  • MELHORIA DE ARMA BRANCA (Necessário aprender como FABRICAR MELHORIAS DE ARMA BRANCA na melhoria FABRICAÇÃO - O Manual de Treinamento de Fabricação é encontrado no capítulo Centro do ato Seattle, Dia 1).
  • ARMADILHA EXPLOSIVA (Localização da Receita: capítulo Capitol Hill do ato Seattle, Dia 1).
  • SILENCIADOR (Necessário aprender como FABRICAR SILENCIADORES na melhoria FURTIVIDADE - O Manual de Treinamento de Furtividade pode ser encontrado no Capitol Hill do ato Seattle, Dia 1).
  • FLECHA EXPLOSIVA (Atualização do Manual de Explosivos - O Manual de Treinamento de Explosivos pode ser encontrado no capítulo Os Serafitas do ato Seattle, Dia 2).

Após o ato O Parque

  • KIT MÉDICO (Relacionado à história).
  • BOMBA DE PVC (Relacionada à história. Após se esconder dos Cicatrizes, dentro do armazém, Manny dirá que ali tem todos os itens necessários para criar a Bomba de PVC. A receita será desbloqueada após coletar todos os itens necessários para sua criação).
  • SILENCIADOR (Relacionado à história).
  • MELHORIA DE ARMA BRANCA (O Manual de Treinamento de MELHORIA CORPO A CORPO pode ser encontrado no capítulo Território Hostil do ato Seattle, Dia 1).
  • FACA (O Manual de Treinamento de OPERAÇÕES DE FURTIVIDADE pode ser encontrado no capítulo A Pé do ato Seattle, Dia 1).
  • MUNIÇÃO INCENDIÁRIA (Necessário aprender como FABRICAR MUNIÇÃO INCENDIÁRIA - O Manual de Treinamento de ARMAS DE FOGO pode ser encontrado no capítulo A Floresta do ato Seattle, Dia 1).
  • MUNIÇÃO DE PISTOLA DE CAÇA (Necessário aprender como FABRICAR MUNIÇÃO DE PISTOLA DE CAÇA - O Manual de Treinamento de ARMAS DE FOGO pode ser encontrado no capítulo A Floresta do ato Seattle, Dia 1).

Se por um acaso você ainda esquecer um manual de treinamento, não se preocupe, pois poderá pegá-lo em um NOVO JOGO + após concluir a história, ou através da seleção de capítulos (mas lembre-se de ter cuidado com a seleção de capítulos).

 

trophy_17.png Só na Gambiarra | Tinkerer bronze.png
Melhore uma arma
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Mestre de Armas | Arms Master.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

A primeira oportunidade para desbloquear este troféu, será na primeira bancada do jogo, encontrada após ligar o gerador na casa do Eugene (Livraria), durante o capítulo A Patrulha do ato Jackson.

 

Na ocasião você terá apenas as armas RIFLE DE FERROLHO e a PISTOLA SEMIAUTOMÁTICA.

Utilize as peças de equipamentos que encontrou para melhorar uma parte de uma destas duas armas e o troféu será desbloqueado.

Recomendo o COICE da Pistola Semiautomática, pois requer menos peças de equipamento, mas fica a seu critério, já que você terá que melhorar todas as partes de todas as 12 armas do jogo.

 

trophy_18.png Aprendiz | Apprentice bronze.png
Aprenda uma melhoria de jogador
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Especialista em Sobrevivência | Survival Expert.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

A primeira oportunidade para desbloquear este troféu, será quando você possuir pelo menos 30 suplementos.

Pressione :touch: para abrir o menu de melhorias e mantenha :cross:pressionado sobre a opção VELOCIDADE DE MOVIMENTO NO MODO DE ESCUTA I para aprendê-la e o troféu será desbloqueado.

 

trophy_19.png Kit Básico | Starter Set bronze.png
Encontre 5 cartas colecionáveis
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Conjunto Completo | Master Set.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

Considerando que você tenha coletado todas as cartas colecionáveis desde o começo da campanha, este troféu será desbloqueado durante o capítulo O Portão do ato Seattle, Dia 1.

 

trophy_20.png Em Ótimo Estado | Mint Condition bronze.png
Encontre 5 moedas
 [Índice]
[RoadMap]

Virá na busca pelo troféu gold.png Numismata | Numismatist.

Acesse-o para informações detalhadas.

 

Considerando que você tenha coletado todas as moedas desde o capítulo O Parque, este troféu será desbloqueado durante o capítulo O Estádio do ato Seattle, Dia 1.

 

trophy_21.png Ficou Bonitão | Looks Good On You bronze.png
Ponha um chapéu no seu companheiro
 [Índice]
[RoadMap]

Este troféu será desbloqueado durante o ato Seattle, Dia 1 no capítulo O Presente de Aniversário, jogando como Ellie.

 

Após Ellie e Joel entrarem no WYOMING MUSEUM, depois de passarem pelo Tiranossauro Rex em exposição, olhe para a direita e você verá um chapéu marrom pendurado. Avance pelo próximo corredor para chegar à sala com os esqueletos de dinossauros e faça o seguinte:

  1. Coloque o chapéu no STEGOSAURUS;
  2. Pegue-o de volta e coloque no TRICERATOPS "Wynnie";
  3. Pegue o chapéu novamente e por último, coloque-o em Joel.

Se realizou os passos na ordem listada acima, o troféu será desbloqueado.

 

VÍDEO ⇀ Ponha um chapéu no seu companheiro

 

Crédito do vídeo acima para o canal PowerPyx

 

trophy_22.png Atirador de Elite | Sharpshooter bronze.png
Vença a competição de tiro ao alvo
 [Índice]
[RoadMap]

Este troféu será desbloqueado durante o ato Seattle, Dia 1 no capítulo O Estádio.

 

Logo após pegar as armas e as chaves do caminhão no EQUIPMENT LOCKER, entre pela porta azul escrito GUN RANGE ao lado de Manny, para chegar ao estande de tiro.

 

O requisito para este troféu é vencer uma aposta contra Manny... ver quem acerta mais tiros no alvo, com um carregador cheio (9 disparos).

 

Se você fizer mais pontos que ele, antes das suas balas acabarem, o troféu será desbloqueado.

 

VÍDEO ⇀ Vença a competição de tiro ao alvo

 

Crédito do vídeo acima para o canal PowerPyx

 

Recomendo que você faça um SALVAMENTO MANUAL antes de entrar no estande de tiro, pois caso não consiga mais acertos do que Manny, é só pressionar :optionsPS4:, selecionar CARREGAR JOGO e recarregar o salvamento manual criado, para tentar novamente. Ou pode deixar para tentar depois, através da seleção de CAPÍTULOS, no menu principal.

 

trophy_23.png Na Mosca | Put My Name Up bronze.png
Consiga a melhor pontuação no jogo de arco e flecha
 [Índice]
[RoadMap]

Este troféu será desbloqueado durante o ato Seattle, Dia 1 no capítulo Visita Invernal.

Para dar continuidade na história, você obrigatoriamente terá que participar do minigame de arco e flecha.

 

Antes de pegar o arco roxo encostado na parede à esquerda, olhe em volta e memorize onde estão os alvos de papel.

Em seguida pegue o arco e após o diálogo, Owen iniciará o cronômetro.

 

Você provavelmente já utilizou o arco enquanto jogava com a Ellie, então conhece a mecânica.

Mire com :l2:, mantenha pressionado :r2: até esticar a corda e para os alvos mais distantes, mantenha a mira um pouco mais acima para compensar a queda.

 

Acerte 10 ou mais alvos antes do tempo acabar e o troféu será desbloqueado depois que Owen colocar sua pontuação no placar.

Lembrando que você terá menos tempo no cronômetro se estiver jogando em dificuldades altas.

 

VÍDEO ⇀ Consiga a melhor pontuação no jogo de arco e flecha

 

Crédito do vídeo acima para o canal PowerPyx

 

Recomendo que você faça um SALVAMENTO MANUAL antes de pegar o arco, pois se você não conseguir acertar a quantidade de alvos necessários para o troféu, antes do término do tempo, é só pressionar :optionsPS4:, selecionar CARREGAR JOGO e recarregar o salvamento manual criado, para tentar novamente. Ou pode deixar para tentar depois, através da seleção de CAPÍTULOS, no menu principal.

 

trophy_24.png Relíquia dos Sábios | Relic of the Sages bronze.png
Encontre o Artefato Estranho
 [Índice]
[RoadMap]

Este troféu será desbloqueado durante o ato Seattle, Dia 1 no capítulo Território Hostil.

 

Após presenciar alguns corredores sendo atraídos pelo barulho do motor de um caminhão, elimine-os e pule o muro para chegar a um corredor com lojas de artigos chineses.

Vá para a terceira loja da esquerda, entre na porta e suba as escadas. Passe por baixo da mesa que bloqueia a porta e mate os dois estaladores que estão no local.

 

Salte para a sacada do KING STREET RELICS, siga pela esquerda e pegue o artefato estranho (referência à série Jak & Daxter), perto do ventilador sobre a mesa.

 

gQYzN5C.pngAtenção: Desça ao piso inferior pelo buraco em frente ao artefato, para encontrar a Escopeta de Cano Duplo atrás do balcão.

 

VÍDEO ⇀ Encontre o Artefato Estranho

 

Crédito do vídeo acima para o canal PowerPyx

 

trophy_25.png Tão Grandioso e Tão Pequeno | So Great and Small bronze.png
Encontre o Anel Gravado
 [Índice]
[RoadMap]

Este troféu será desbloqueado durante o ato Seattle, Dia 1 no capítulo Centro, jogando como Ellie.

 

Vá para o WESTLAKE BANK, elimine os corredores e os estaladores, procure pelo cofre do banco e insira o código 60 23 06 para abri-lo  (requisito para o troféu silver.png Arrombadora | Safecracker).

 

gQYzN5C.pngAtenção: Dentro do cofre, pegue a Escopeta de Repetição no cadáver em frente à porta (requisito para o troféu silver.png Chumbo Grosso | High Caliber).

 

Siga para o lado direito e interaja com a gaveta atrás da mesa de dinheiro para encontrar um anel com a inscrição "Sic Parvis Magna" (referência à série Uncharted).

 

Após guardar o anel, o troféu será desbloqueado.

 

VÍDEO ⇀ Encontre o Anel Gravado

 

Crédito do vídeo acima para o canal PowerPyx

DLC: Modo Punitivo | Grounded Mode

trophy_26.png Cavando Duas Covas | Dig Two Graves silver.png
Conclua a história no Punitivo
 [Índice]
[RoadMap]

Na dificuldade PUNITIVO, recursos e munição serão extremamente escassos e os inimigos mais resistentes, além de notarem sua presença com muito mais facilidade. Também não será possível ver sua saúde e as interações ao se aproximar furtivamente de inimigos não serão mostradas, pois a interface (HUD) será limitada.

 

Você até pode tentar este troféu durante sua primeira jogada, mas eu recomendo deixá-lo para sua terceira jogada, em um NOVO JOGO +, pois assim você manterá todas as melhorias de jogador desbloqueadas e todas as suas armas estarão totalmente melhoradas.

Além disso, você terá um maior conhecimento das mecânicas do jogo, de como enfrentar cada tipo de inimigo e a localização das áreas de maior risco.

 

Oj4ACdU.pngDICAS PARA O MODO PUNITIVO

  • Tente avançar evitando ou matando os inimigos furtivamente. Somente entre em um confronto direto, se não houver como evitá-lo, Caso esteja acompanhado de NPCs aliados, apenas mantenha-se em movimento e esquivando-se e deixe que eles eliminem os inimigos para você. Mas fique atento para ajudá-los, caso eles sejam agarrados. Assim você economizará munição e recursos.
  • Em áreas com inimigos humanos e infectados, esconda-se em um local seguro e arremesse um objeto ou atire em algo quebrável próximo aos inimigos humanos para atrair os infectados, e aguarde até que eles se matem. Também economizará munição e recursos.
  • As vezes, a melhor coisa a fazer é correr para onde a história progride e torcer para não ser atingido, pois o jogo cria salvamentos automáticos conforme você avança. E se você for atingido de bobeira, não hesite em REINICIAR DO PONTO DE CONTROLE.
  • Não fique vagando em áreas de risco em busca de recursos, pois você pode dar de cara com um inimigo, e terá que gastar o pouco que tem. Tente abrir todos os cofres, pois eles contêm bons recursos (veja o troféu silver.png Arrombadora | Safecracker para ver a localização e a combinação dos cofres).
  • Planeje bem o uso de seus recursos. Crie itens apenas quando tiver a certeza absoluta de que vai precisar deles ou quando não tiver mais espaços para guardar recursos.
  • Tenha sempre um arremessável com você (tijolo ou garrafa de vidro). Arremessáveis serão bastante úteis caso você se depare com um inimigo, pois você poderá arremessá-los contra ele (pressionando :r2: sem mirar), te dando tempo para uma reação, correndo em sua direção e matando-o com uma finalização, enquanto ele ainda estiver desnorteado, se escondendo ou agarrando-o para utilizá-lo como escudo.
  • Guarde molotovs e munição de lança-chamas para os infectados mais fortes, pois eles são mais vulneráveis ao fogo.
  • Não use seus KITS MÉDICOS se estiver próximo da mudança de ato, pois a personagem irá se recuperar automaticamente.
  • No capítulo Procurando Cordas do ato Seattle, Dia 2, você e seu aliado terão que passar por dentro de um hotel para chegar até a loja de artigos musicais. Ao chegarem ao restaurante do hotel, faça o possível para matar todos os infectados sem ser visto. Se você for visto, pressione :optionsPS4: e selecione REINICIAR DO PONTO DE CONTROLE. Matando os infectados dessa área sem ser visto, você não atrairá os outros que estão no mezanino do restaurante.
  • No capítulo Epicentro do ato Seattle, Dia 2, não se desespere se você ficar sem munição durante o confronto no hospital, pois você poderá pegar alguma munição para suas armas, nas sete maletas da FEDRA espalhadas pela área do confronto. E as munições reaparecem se você precisar de mais.

Oj4ACdU.pngCONFIGURAÇÕES PARA FACILITAR O MODO PUNITIVO

Fique ciente que habilitar as opções de configuração listadas abaixo, pode (e vai) estragar a experiência e a imersão do jogo na dificuldade PUNITIVO, mas o propósito desta dica é informar que há uma maneira mais fácil e rápida de se obter o troféu. Eu não recomendo, mas fica à seu critério utilizar ou não estas opções.

  • Pressione :optionsPS4: e em OPÇÕES > INTERFACE, altere Indicadores de Percepção para SEMPRE. Isso habilitará um elemento visual de alerta indicando quando seus inimigos estiverem prestes a ver você e a direção onde estão.
  • Em OPÇÕES > ACESSIBILIDADE > NAVEGAÇÃO E DESLOCAMENTO, ligue a opção Auxílio de Navegação (ao pressionar :l3:, uma seta indicará o caminho onde a história progride). Ligue também as opções Proteção de Beirada e Fôlego Infinito, para evitar mortes por quedas ou afogamento.
  • Em OPÇÕES > ACESSIBILIDADE > ACESSIBILIDADE DE COMBATE, altere a opção Acessibilidade de Combate e ligue todas as outras opções (em Invisibilidade ao se deitar altere para ILIMITADO e em Câmera Lenta, altere para ENQUANTO MIRA).
  • Também é possível utilizar o Modo de Escuta na dificuldade PUNITIVO. Basta acessar a opção ACESSIBILIDADE > NAVEGAÇÃO E DESLOCAMENTO e ligar o Modo de Escuta Melhorado (altere Alcance de Sondagem para 30 m e Tempo de Sondagem para 1 s).

Independente de como você jogar, após concluir a campanha na dificuldade PUNITIVO, o troféu será desbloqueado após os créditos (com direito à música completa... e que música!!!).

 

trophy_27.png Imparável | You Can't Stop This bronze.png
Conclua a história com qualquer configuração de Morte Permanente
 [Índice]
[RoadMap]

Basta concluir a campanha sem morrer.

Pode parecer algo complicado, mas não é. Felizmente há algumas alterações que você pode fazer para facilitar a obtenção do mesmo.

 

Recomendo que você tente este troféu durante sua segunda jogada.

 

No menu principal, selecione NOVO JOGO +, assim você mantém todas as melhorias, receitas de fabricação e armas obtidas na sua campanha anterior (as armas ficarão disponíveis após o ato Seattle, Dia 1).

Você também pode jogar na dificuldade mais baixa se preferir, que neste caso é a dificuldade MUITO TRIVIAL+ (antes de iniciar, desative as opções MIRA AUTOMÁTICA e AUXÍLIO DE CÂMERA).

 

Assim que selecionar a dificuldade, navegue até a opção Morte Permanente e altere para POR CAPÍTULO, desta forma seu progresso voltará ao começo do capitulo, caso sua personagem morra.

 

gQYzN5C.pngAtenção: Não será possível salvar seu progresso manualmente, pois a opção SALVAR JOGO ficará bloqueada (indicado por um cadeado), e sair do jogo ou fechar o aplicativo em uma situação de perigo, contará como morte e resultará em perda de progresso no seu jogo salvo com morte permanente. Lembre-se também de cuidar para que seus aliados não morram.

A configuração de Morte Permanente só pode ser habilitada ao iniciar uma nova campanha, e depois de começar, não será possível desativar a Morte Permanente ou mudar o nível de dificuldade selecionada no início.

 

No entanto, você ainda poderá ligar o Modo de Escuta Melhorado (altere Alcance de Sondagem para 30 m e Tempo de Sondagem para 1 s) e as opções Proteção de Beirada e Fôlego Infinito, que ajudarão a evitar mortes por quedas ou afogamento.

 

Extras spacer.png
spacer.png

 

Bio + links

 

Crédito dos vídeos utilizados neste guia, aos canais:

PlayStation Brasil

PowerPyx

 

Agradecimentos:

@Wesp_can  ⇀ Analista de guias, responsável pela análise e oficialização.

 

Recado para a comunidade de caçadores de troféus do Fórum e Portal myPSt...

Possui alguma dica útil sobre o jogo?

Poste nos comentários para ter sua dica adicionada ao guia (com os devidos créditos, é claro)

 

Alguma dúvida, sugestão e/ou uma crítica construtiva sobre o guia?

Sinta-se a vontade para comentar.

 

Curtiu a Head Image (cabeçalho) com efeito 3D, ou as Caixas de Seleção utilizadas neste guia?

Acesse aqui para tutoriais de como fazer estes e outros efeitos.

 

Que tal incentivar a criação de guias?!

Deixe sua reação... Não custa nada.

É só manter o cursor do mouse sobre o ícone de coração no final de cada postagem, ou caso esteja utilizando um smartphone, clicar sobre o ícone. Em seguida, é só selecionar uma entre as sete reações disponíveis (necessário possuir cadastro no Fórum/Portal).

  • Curtir 13
  • Esplêndido 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Guia oficializado em 10/09/2020 !

Excelente contribuição, a comunidade agradece !

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Estou aqui de pé aplaudindo este guia..muita foda..parabéns pelo trabalho @LoiroCroft !

Essa parada de ir marcando as coisas achei muito show de bola..que venham mais guias como este..

A comunidade agradece...

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Hey, Sandro. Eu zerei pela primeira vez há uns meses, aí decidi fazer minha segunda jogada no modo punitivo + morte permanente ao msm tempo (ou seja, não dá pra realizar saves manuais) e pegando todos os coletáveis que faltaram. Porém, mesmo sofrendo bastante, já tô quase terminando o jogo e vi que faltou pegar dois -- um num dos capítulos da Ellie e outro num da Abby. Tem como eu fazer o método de retornar os capítulos sem perder todo o progresso, ou vou ter que jogar tudo dnv?

Ps: quando eu zerasse o jogo de novo, funcionaria eu reiniciar o último capítulo pela seleção de capítulo e fazer um save manual lá? 

Valeu!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal, estou com um problema no troféu "Survival Expert". Terminei o jogo e agora estou no NG+ para terminar de upar as habilidades.
Já consegui todas as pílulas pra última habilidade que falta ("fabricar mais bombas de fumaça"), mas quando aperto pra aprender o troféu não sobe. Alguém sabe como resolver? Não vi ninguém mencionando um possível bug com esse troféu, por isso achei estranho...

EDIT: faltam apenas os 2 troféus para mim ("Especialista em Sobrevivência" e "Mestre de Armas"), já consegui tudo que precisa pra completar os 2, mas quando faço nenhum dos troféus pipocam... Alguém sabe o que fazer? :1051675823_06Sad:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 08/07/2021 em 18:58, bruuluiiz disse:

Pessoal, estou com um problema no troféu "Survival Expert". Terminei o jogo e agora estou no NG+ para terminar de upar as habilidades.
Já consegui todas as pílulas pra última habilidade que falta ("fabricar mais bombas de fumaça"), mas quando aperto pra aprender o troféu não sobe. Alguém sabe como resolver? Não vi ninguém mencionando um possível bug com esse troféu, por isso achei estranho...

EDIT: faltam apenas os 2 troféus para mim ("Especialista em Sobrevivência" e "Mestre de Armas"), já consegui tudo que precisa pra completar os 2, mas quando faço nenhum dos troféus pipocam... Alguém sabe o que fazer? :1051675823_06Sad:

Você upou todas as habilidades e armas da Abby também?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Jogando esse game agora e passando para prestigiar o belo guia. 

Parabéns mano. Como sempre, guias fenomenais. 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, gabricj disse:

Jogando esse game agora e passando para prestigiar o belo guia. 

Parabéns mano. Como sempre, guias fenomenais. 

Jogão..tá curtindo ?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
52 minutos atrás, MARGOVE disse:

Jogão..tá curtindo ?

Cara, joguei apenas umas 3 a 4 horas. 

Pra ser bem sincero, sinto cheiro de merda vindo pela frente, por causa de alguns spoilers que acabei lendo sem querer e pelo que já vi no game. Quero jogar para ter minha própria opinião, mas sinto esse cheiro no ar kkkkk.

 

Passei por aquele acontecimento marcante no início do game com o taco de golfe. Agora a Ellie e a Dina iniciaram a jornada para Seattle. 

Já comecei não gostando desse acontecimento. Para que isso?

Fora esses detalhes da história, a gameplay é excelente. 

 

Daqui uns dias volto aqui para meu veredito. :1281332307_02Laugh:

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...