Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Agencia Senado] Isenção de impostos sobre videogames pode ser votada após recesso.

Recommended Posts

PlayStation-4-Family-Games.jpg?fit=1019,

 

Está pronta para deliberação do Plenário a proposta de emenda à Constituição que dá imunidade tributária a jogos e consoles para videogames produzidos no Brasil (PEC 51/2017). A PEC nasceu a partir de sugestão (SUG 15/2017) do internauta Kenji Kikuchi ao portal e-Cidadania no dia 8 de maio de 2017, e conseguiu, no mesmo dia, os 20 mil apoios necessários para que pudesse tramitar no Senado. Atualmente, a proposta já tem quase 150 mil manifestações favoráveis de internautas.

 

A sugestão que deu origem à PEC buscava originalmente reduzir a carga tributária sobre os jogos eletrônicos de 72% para 9%, percentual que, segundo a argumentação de Kikuchi, seria similar à dos Estados Unidos, maior mercado de games do mundo. Foi na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a partir de relatório do senador Telmário Mota (Pros-RR), que formalizou a PEC 51/2017, que optou-se por zerar os impostos incidentes sobre jogos e consoles fabricados no Brasil, como forma de fomentar a indústria nacional.

Maior indústria do entretenimento

A PEC também foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em agosto de 2019. Na ocasião, Telmário destacou que a indústria de jogos eletrônicos não pára de crescer em todo o mundo, e por isso seria interessante estimular a produção local. Segundo dados da New Zoo, maior empresa de consultoria mundial do segmento, o mercado de videogames já movimenta globalmente mais de U$ 150 bilhões por ano. É mais do que as indústrias do cinema e da música somadas.

 

— Embora a PEC 51/2017 possa parecer um privilégio a esse setor, não temos dúvida que a desoneração aumentará a arrecadação tributária como um todo nesse segmento. Haverá incremento dos empregos e das contribuições sobre a receita bruta, que continuarão a incidir normalmente. A imunidade, embora cause um impacto específico nos impostos dispensados, no contexto geral promoverá um incremento de tal monta, que o saldo será positivo — defendeu Telmário na CCJ.

 

Na ocasião, o senador Cid Gomes (PDT-CE) preferiu apresentar uma visão crítica. Para ele, o estímulo à indústria nacional de games deve vir na forma de créditos para pesquisas, combate direto à pirataria e uma maior tributação sobre produtos importados.

 

— O Brasil ainda sofre com deficits primários elevadíssimos, e falta dinheiro no Orçamento para tudo. Não é hora de aprovar uma PEC como essa. Fica parecendo um contrassenso diante de um cenário de escassez fiscal — ponderou.

 

Em agosto, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (Decreto 9971, de 2019reduziu o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre videogames e consoles. As alíquotas, que até então variavam entre 20% a 50%, foram reduzidas para uma faixa entre 16 a 40%.

 

Fonte: Agência Senado

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Reduzir imposto nos games é bom.  Mas tem que chegar no consumidor final e não aumentar a margem de lucro dos revendedores. 

  • Curtir 1
  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
10 minutos atrás, Renan-Adao disse:

Reduzir imposto nos games é bom.  Mas tem que chegar no consumidor final e não aumentar a margem de lucro dos revendedores. 

Perfeito agora vamos ver quem são as empresas ou lojas de caráter, por que com os impostos baixos com certeza haverá lojas que vão baixar os preços.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, SARMAURO disse:

Perfeito agora vamos ver quem são as empresas ou lojas de caráter, por que com os impostos baixos com certeza haverá lojas que vão baixar os preços.

será igual nos postos de gasolina que foi comprado antes do preço ter rebaixado ou vão culpar o importador, mãe diná

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 21/01/2020 em 15:25, hyuga_91 disse:

será igual nos postos de gasolina que foi comprado antes do preço ter rebaixado ou vão culpar o importador, mãe diná

Verdade, o problema é que os postos de gasolina tem geralmente um acordo entre eles para não baixar o preço, que eu saiba não tem isso me lojas de games, eu vejo muita diferença nas lojas, é so a gente ficar ligado, e acredito que para quem compra na PSN deve baixar mesmo. temos que esperar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, SARMAURO disse:

Verdade, o problema é que os postos de gasolina tem geralmente um acordo entre eles para não baixar o preço, que eu saiba não tem isso me lojas de games, eu vejo muita diferença nas lojas, é so a gente ficar ligado, e acredito que para quem compra na PSN deve baixar mesmo. temos que esperar.

não sabia desse lance do acordo e quando eu olhar a descrição  de filho da mãe no dicionário terá a foto de um posto de gasolina

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...