Ir para conteúdo
washsou

[myPSt] Desenvolvedor da Guerrilla diz: CPU Cell do PS3 é muito mais poderoso do que os novos processadores da Intel

Recommended Posts

69167_67_guerrilla-dev-ps3s-cell-cpu-far

A arquitetura Cell da Sony tinha um poder bestial, e um desenvolvedor diz que é realmente mais poderoso do que os atuais chips da Intel.

 

O CPU de célula do PS3 ainda é mais poderoso do que qualquer um dos modernos chips de desktop Intel de hoje, diz o co-diretor e diretor técnico da Guerrilla Games Michiel van der Leeuw.

 

"Até mesmo os chips de desktop atualmente, o material mais rápido da Intel que você pode comprar não é tão poderoso quanto o CPU Cell, mas é muito difícil obter energia do Cell. Acho que estava a frente do seu tempo, porque era um pouco mais parecido com o funcionamento das GPUs hoje em dia, e  talvez não tenha sido bem equilibrado e era muito difícil de usar. Ele tinha poder, mas prejudicou a usabilidade, de qualquer forma foi definitivamente visionário ", disse van der Leeuw em entrevista recente a GameInformer.

 

Graças ao seu design de computação paralela que forçou os desenvolvedores a reescrever constantemente códigos para diferentes núcleos, a microarquitetura Cell do PS3 era uma dor de cabeça para os criadores.

 

O processador Cell era (e aparentemente ainda é) um potente cavalo de batalha que poderia levar a algum desempenho sério, mas aproveitar seu poder era um processo complicado, complexo e muitas vezes frustrante e demorado.

 

Os desenvolvedores tiveram que otimizar especificamente seus jogos para o PS3, a fim de extrair todo o potencial da CPU Cell, o que poucos jogos realmente fizeram.

 

"O PlayStation 3 tinha tanto poder", continuou van der Leeuw.

 

"Foi difícil usá-lo e realmente obter desempenho do PS3, porque você tinha todas as SPUs e o poder não era fácil de desbloquear. Você tinha que escrever um monte de código em case especial. Quando terminamos, tínhamos todo o material de física e *ragdolls. Foi bom, mas tudo levou muito tempo. E você precisa de uma equipe bem qualificada para fazer isso. "

 

A Sony aprendeu muito com a arquitetura Cell e foi na direção inversa com o próximo console.

 

Um dos principais objetivos das ferramentas fáceis de desenvolvimento para o PS4 A mudança para a arquitetura x86 estabeleceu as bases para décadas de desenvolvimento de jogos, já que os desenvolvedores agora podem portar facilmente seus títulos para PC, Xbox One e PS4 sem muito trabalho extra.

 

Embora o APU baseado em Jaguar do PS4 não seja o mais poderoso, era muito, muito mais fácil que a arquitetura Cell, o que significa que mais e mais jogos poderiam (e seriam) criados e lançados no sistema. lançamentos de jogos e otimização crítica códigos.

 

A próxima geração do PlayStation 5 da Sony também usará x86, e esperamos que os futuros PlayStations depois disso também.

 

Por falar em hardware sinérgico, o PS5 utilizará um novo SoC da AMD com processador Zen 2 e uma GPU com a tecnologia Navi, complementado por memória GDDR6 compartilhada e um SSD de alta velocidade que pode ser alimentado com a tecnologia de armazenamento **ReRam.

 

Todo esse hardware será embrulhado com novos conjuntos de ferramentas SDK para garantir que os desenvolvedores possam converter facilmente seus jogos do PS4 para o PS5 para obter retrocompatível com versões anteriores no novo sistema.

 

Fonte: Tweaktown

 

* Ragdoll(Boneca de pano): É um pacote de aplicações físicas que define um padrão de movimentação. Ou seja, são os movimentos de um corpo inanimado.

** ReRAM: A sigla ReRAM significa “Resistive Random Access Memory”, ou, memória resistiva de acesso randômico.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

PS3 é a famosa faca de dois gumes, poderoso mas difícil de controlar, tanto que por questões de facilidade de otimização no começo da geração os jogos tinham melhor desempenho no 360. É um caso interessante na história dos consoles e talvez se não fosse por ser o sucessor do glamuroso PS2(o que [também]ajudou nas vendas), muitas desenvolvedoras não investiriam tanto esforço nessa besta enjaulada.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...