Ir para conteúdo
kabanas22

[MeuPS4] Músico explica como criou a abertura clássica do PlayStation 1

Recommended Posts

Um dos sons mais conhecidos pelos fãs de PlayStation é o de abertura do saudoso PlayStation 1. Ao colocar qualquer título para rodar, os jogadores viam uma tela com o logo da Sony e em seguida, do próprio console. O criador desse elemento – hoje nostálgico para os gamers – Takafumi Fujisawa, lembrou de seu processo de produção.

 

Em entrevista ao editor da Game Informer (via PS Blog), Fujisawa explicou seu design. Segundo ele, na época a primeira demo quase foi aprovado, o que mostra o bom trabalho desde seus primórdios.

 

"Tive um briefing geral, mas o primeiro demo já quase foi aprovado. Tinha uma versão alternativa com uma voz sussurrando “PlayStation” por cima, que gravei eu mesmo, mas para não dar a impressão que o PS1 falava com você, optamos pela versão mais ortodoxa (simples) no final."

 

Ele ainda afirma que a progressão do som é intencional para que o ouvinte se sinta estável, e em seguida, fique com uma forte impressão, o que é característica daquele estilo.

 

"Comecei com um som de orquestra, e adicionei um estilo étnico conforme o som progride. Estruturei o som para que o ouvinte comece estável, e depois se sinta um pouco fora, para que o som crie uma forte impressão, levando-a até uma intonação harmônica original."

 

Fujisawa não gastou muito tempo com a produção musical do som de abertura do PS1. De acordo com o músico, o processo de junção dos instrumentos durou duas semanas, enquanto que gravação no estúdio se deu em apenas dois dias.

 

"Pensei na estrutura, selecionei os tons, e juntei os instrumentos em duas semanas, e o trabalho de estúdio foi feito mais ou menos em dois dias. Desde o começo pensei que queria que a imagem do som fosse algo emocionante, como quando se entra em um cinema. Realmente quis comunicar e reforçar que algo divertido estava prestes a acontecer."

 

O PlayStation 1 chegou ao mercado em 3 de dezembro de 1994, fazendo seu 25º aniversário na última terça-feira (3). No Japão, o console vendeu 100 mil cópias apenas no primeiro dia e eventualmente chegou a marca de 100 milhões de comercializações, tornando-se o primeiro videogame na história a alcançar tais números.

 

Fonte: meups4

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Deveras essa abertura é marcante. Até aquele *plim* do Super Nintendo, quando coloca algum jogo da Nintendo, me marcou.  

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...