Ir para conteúdo
Her1kr

Shadow of the Colossus - Guia de Troféus

Recommended Posts

Você está lendo o guia oficial do jogo, no entanto o usuário @InsaneMarcel fez outro guia para o jogo, para acessá-lo clique aqui.

 

kdhMVJs.jpg

Guia de troféus: Shadow of the Colossus

 

YAUSBfE.png

  1. Introdução
  2. Sobre o jogo
  3. RoadMap
  4. Troféus:
  5. Extras

 

aRguJqG.png

 

▌Dificuldade Estimada: 61.0/100 *
▌Pontos de Dificuldade [PDM]: 1225 *
▌Tempo de Obtenção dos Troféus: Acima de 45 horas de jogo para obtenção da Platina.
▌Set de Troféus: 38 Troféus: 25 bronze.png | 07 silver.png | 05 gold.png | +:platinum: .

▌Troféus Perdíveis: Sim. 4 troféus são ser perdidos no jogo. ⮯

Spoiler

gold.png Demônio da Velocidade  Conclua o modo difícil em menos de 5h41m28s.

gold.png Escamas Aterradas  Derrote o Colosso 8 antes que ele se desvire.

gold.png Pulso Firme  Derrote o Colosso 3 sem quebrar o protetor de pulso dele.

silver.png Último Homem de Pé  Conclua um jogo do início ao fim sem morrer.

▌Minimo de Jogadas: Apenas 1 no modo História, fora repetições de capítulos, e algumas jogadas no modo Ataque Cronometrado.
▌Troféus de Dificuldade: Existe apenas um troféu de dificuldade.

Spoiler

gold.png Demônio da Velocidade ␥ Conclua o modo difícil em menos de 5h41m28s.

▌Troféus Bugados: Não existem troféus bugados no jogo.
▌Troféus Bloqueados p/ Cheats: Não existem códigos oficializados para o jogo..

▌Gênero: Ação, Aventura.

▌Tags: 3D, Acumuladores, Ao infinito e além!, Caçador de Animais, Coleção Team ICO - Edição Especial, Contra o tempo, E lá vamos nós, Easter Egg, Exclusivo Sony, Highlander, Jogos HD, Laminas, Open World, PS2, Sony.

 

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

 

LDGkJc9.png

 

Recriado do zero pela Bluepoint Games e o JAPAN Studio, SHADOW OF THE COLOSSUS no sistema PlayStation 4 apresenta seu pavoroso e inesquecível mundo repleto de imponentes criaturas a uma nova geração de jogadores, enquanto possibilita aos antigos fãs revisitar o clássico com fidelidade visual incomparável e desempenho melhorado.

 

As histórias falam de um antigo reino onde os Colossi dominam a majestosa paisagem. Ligadas à terra, essas criaturas possuem o segredo para um místico poder de ressurreição, um poder que você deve obter para trazer seu amor de volta à vida.

 

SHADOW OF THE COLOSSUS é uma jornada espetacular por terras antigas em busca de feras gigantes. Armado com uma espada e um arco, explore os vastos terrenos e revele cada Colossus, cada um com um desafio único para testar sua inteligência, determinação e habilidade.

 

VISÃO GERAL DO GAMEPLAY

  • Explore terras vastas e proibidas, repletas de ruínas assombradas em uma jornada para trazer uma garota de volta à vida.
  • Vença inúmeras criaturas imponentes e inesquecíveis, cada uma delas com um desafio único a ser superado.
  • Esse adorado clássico sem igual foi recriado do zero para o sistema PlayStation 4.

Fonte: Loja PlayStation, e adaptada por @Her1kr .

 

0QAOThe.png

 

Se você é um jogador familiarizado com Shadow of the Colossus original, você irá se sair muito bem, boa parte da essência da jogabilidade foi mantida e refinada, como também seus problemas de câmera, as soltadas inesperadas de Wander também se mostram presentes. Já você que nunca jogou, recomendo praticar bastante sobre o jogo e se adaptar à jogabilidade e a física do jogo, pois ele poderá ser bastante difícil para você independente da dificuldade do jogo.

 

LEGENDAS

Durante a visualização do Guia de Troféus de Shadow of the Colossus você encontrará marcadores ao lado de troféus. Estes marcadores servem com a função de resumir o tipo de troféu que ele representa.

  •  ▌ relacionados à troféus Comuns.
  •  relacionados à troféus de História.
  •   relacionados à troféus de Colecionáveis.
  •   relacionados à troféus Perdíveis / Bugados.
 Zere o jogo na dificuldade Difícil em menos de 5h41m28s.

 

Nesta seção você dará foco no modo Difícil com Velocista. É possível concluir o jogo em 3:45 horas nesta dificuldade, ou até menos. É possível morrer neste modo, mas isso irá te roubar todo o tempo desperdiçado ao ter tentado matar um Colosso, mas sendo o mais preciso, você perderá aproximadamente +10min de jogo caso você morra. Então, tenha em mente que você poderá morrer apenas algumas vezes no jogo.

 

 bronze.png Fruto da Terra  Coma uma fruta.

 

Logo na entrada da arena do primeiro colosso existe uma árvore frutífera. Lance algumas flechas nas frutas para elas caírem e pegue-as com :r2: .

 

silver.png Cavaleiro Sagaz. — Realize todas as manobras com Agro.

bronze.png Pinte o Alvo. — Use a espada para focar em um ponto vital.

bronze.png Vale do Andarilho. — Derrote o 1º Colosso.

 

Valus é o seu nome, e este colosso possuí dois Selos Vitais, sendo um no topo de sua cabeça e o outro no cotovelo. Obtenha acesso ao antebraço dele e então se segure nas regiões felpudas do colosso e então carregue sua espada até o máximo e então pressione :square: para desferir um ataque forte. O Selo corromperá e irá sumir, obrigando você à se locomover até o topo de sua cabeça. Nela, para obter outro troféu, fique pulando e em seguida, pressione quadrado para desferir um Ataque de Salto em Queda. Para isso, pule com :cross: e pressione :square: para desferir um ataque forte. Finalize o colosso desta forma.

 

bronze.png Guerreiro Hábil. — Derrote um Colosso com um espetada de salto em queda.

bronze.png O Passado que Te Define. — Derrote qualquer Colosso no Modo Recordação.

 

Retorne até a arena de um colosso derrotado e procure-o, você o verá em um estado de decomposição, logo, aproxime-se de sua cabeça e faça uma referência com :r2: e uma mensagem aparecerá. Basta confirmar e derrotar o colosso novamente.

 

bronze.png O Mamute. — Derrote o 2º Colosso.

 

Quadratus é o seu nome, e ele é um quadrupede que possuí cascos em suas patas. Por debaixo delas possuem fragmentos verdes que podem ser infligidos danos com uma Flecha. Se mova até a região de suas costas e dispare algumas flechas nestes fragmentos que o colosso irá se apoiar no chão e então, pule em sua pelugem e suba até suas costas. Ele possuí três selos, um fica na cabeça, outro no rabo e o outro fica em uma região acima da coxa da pata traseira na esquerda de seu corpo.

 

bronze.png Acorde o Cavaleiro. — Derrote o 3º Colosso.

 

Gaius é o seu nome, e ele é bipede, com uma semelhança de um cavaleiro. Para derrotá-lo, será necessário fazê-lo bater com a espada em um circulo de pedra no meio da arena, que fará quebrar o seu protetor de pulso, onde você obterá acesso ao fazê-lo repetir o mesmo ataque em outra região. Ele possuí três selos, um fica no topo da cabeça, um na barriga e o outro acima do cotovelo do braço esquerdo.

 

bronze.png Terra dos Lápides. — Derrote o 4º Colosso.

 

Phaedra é o seu nome, e ele é um quadrupede, com uma semelhança de cavalo. A arena possuí uma espécie de caverna com 4 entradas/saídas. Você deve atacá-lo com flechas para atrair sua atenção. Quando ele se aproximar do centro onde possuí a caverna, entre em qualquer entrada e vá para a região de trás da saída da caverna, e fique escondido nas paredes. Você irá ver que o colosso irá penetrar o solo três vezes com a pata dianteira da direita e em seguida, irá se abaixar para tentar ver a entrada, e com isso, ele abaixa a sua cauda. Corra até ele e suba em seu corpo com o acesso à cauda.

 

O colosso possuí três selos e uma ferida, dois selos estão localizados nos ombros das patas dianteiras, a ferida fica no pescoço, que dá acesso à cabeça, onde possuí o selo principal.

 

bronze.png Montado no Vento. — Derrote o 5º Colosso.

 

Seu nome é Avion, e ele uma espécie de águia. Para derrotá-lo, pule da ponte e no lago, se oriente para as regiões mais planas, existe três pequenas pedras na superfície à sua frente, fique na do meio e fique disparando flechas sobre Avion, ele irá sair e irá voar em sua direção, pule e se agarre na pelagem de seu corpo.

 

Avion possuí três selos, um se encontra em sua cauda e os outros dois nas duas pontas das asas.

 

bronze.png Túmulo do Gigante. — Derrote o 6º Colosso.

 

Barba é o seu nome, e ele é um bípede, semelhante ao Valus, com uma peculiaridade por ter uma enorme barba. Atraia-o até o templo no final da arena, e inflija dano com uma flechada nele, ele irá abaixar para tentar ver e então, pule em sua barba.

 

Ele possuí três selos, um nas costas, na região esquerda, um na cabeça, e o outro na palma na mão esquerda, onde você deverá refazer a mesma estratégia anterior para ter acesso à ela.

 

bronze.png Ondas de Relâmpagos. — Derrote o 7º Colosso.

 

Seu nome é Hydrus, e ele é uma espécie fortemente inspirada em uma poraquê (enguia elétrica). Para derrotá-lo, é necessário cha mar a sua atenção pulando sobre a água ou mergulhar na direção em que seu olho alcança, ou seja, ficando sempre ao lado de sua cabeça. Você irá notar que ele notou a sua presença quando a cor de seus olhos ficarem avermelhados, onde ele irá emergir e você deverá se segurar na ponta de sua cauda felpuda.

 

Ele possuí um único selo, que se encontra em sua cabeça, mas você deverá infligir dano em três pontos de feridas, em suas espinhas elétricas para poder avançar até sua cabeça. Uma boa recomendação é você não segurar tanto o ataque em sua cabeça pois ele irá ficar imergindo e emergindo toda hora para te atrapalhar.

 

bronze.png Escama do Coliseu. — Derrote o 8º Colosso.

 

Seu nome é Kuromori, e ele é uma espécie de salamandra, sendo capaz de escalar os enormes muros de seu coliseu. Para derrotá-lo, é necessário chamar a sua atenção no topo do coliseu, você pode tanto assobiar :triangle:, quanto pode disparar flechas nele e atraí-lo para o andar onde você está.

 

Assim que ele subir, dispare flechas em duas de suas patas, elas brilham um verde fluorescente, e se apagam quando levam dano, levando-o a cair no centro do coliseu.

 

Ele possuí dois selos, um no peito e um na barriga.

 

bronze.png Habitante da Caverna. — Derrote o 9º Colosso.

 

Seu nome é Basaran, e ele é uma espécie de cágado. Para derrotá-lo é necessário atraí-lo até um gêiser de água, ele deve ficar com o gêiser localizado em sua região do peitoral ou barriga, e quando a água subir, ele irá tentar manter-se em pé, vá para debaixo dele e dispare flechas sob os cascos verde-fluorescentes dele para fazê-lo cair. Vá para o lado em que ele caiu e suba em sua barriga até chegar na cintura do seu casco, e lembre-se de se segurar quando ele se desvirar, se não você será jogado no chão.

 

Basaran possuí um único selo, e se encontra na sua cabeça.

 

bronze.png Mistério na Areia. — Derrote o 10º Colosso.

 

Seu nome é Dirge, e ele é uma espécie de cobra que mora em umas dunas de areia em uma caverna. Para derrotá-lo é necessário estar montado em Agro, e uma vez estando nas dunas, ele — Dirge, irá te perseguir, com Agro corra na direção contraria e equipe o seu arco e dispare flechadas em seus olhos para fazê-los ficar atordoado e bater em uma parede da caverna.

 

Dirge possuí apenas dois selos, um no topo e no meio de suas costas.

 

bronze.png O Guardião e o Poço. — Derrote o 11º Colosso.

 

Seu nome é Celosia, e ele é uma espécie de touro pequeno. Para derrotá-lo, é necessário escalar um dos quatro pilares de tochas, uma vez que Celosia bater em um pilar, cairá uma tocha, pegue-a e suba no pilar com a tocha equipada para acendê-la e então se aproxime do Colosso com a tocha na mão para fazê-lo recuar até o fim da arena.

 

Quando ele cair, pule em suas costas e fique se segurando nele, ele irá se sacudir, mas no final irá parar de volta na arena. Para derrotá-lo é necessário subir nos pilares, e quando Celosia bater em um pilar, você deverá pular antes para dar um Ataque de Salto em Queda :cross:, :r2:+:square:❯. 

 

bronze.png Trovão do Lago. — Derrote o 12º Colosso.

 

Seu nome é Pelagia, sua aparência é bastante difícil de se identificar, pois diferente dos demais, ele não se parece com nenhuma criatura existente. Mas, podemos traçar uns pontos, como por exemplo, ele possuí cascos como uma tartaruga em suas costas, e ele age como um gorila e um hipopótamo ao mesmo tempo. Por ser o único quadrupede que habita o mar, ele pode lembrar também uma capivara, por conta delas gostarem de água e serem bastante silenciosas.

 

Para derrotá-lo, é necessário nadar até chegar em sua grama encontrada nas suas costas. Diferente dos outros Colossos, ele não possuí sinal em sua cabeça, e sim alguns dentes verdes-fluorescentes, bata sua espada em um dente para orientar o Colosso até um dos pilares da água, e quando ele se aproximar, pule e se esconda, ele irá avançar com a dianteira e ele irá expor o seu peito, lá se encontra o sinal vital. É necessário repetir o processo no mínimo 3 vezes.

 

bronze.png Sinais em Meio à Tempestade. — Derrote o 13º Colosso.

 

Seu nome é Phalanx, e sua aparência é bastante semelhante à Dirge, por habita as dunas de areia e ter a forma de uma serpente, só que com capacidade de voar.

 

Para derrotá-lo, é necessário estar montado em Agro, de início você deverá persegui-lo, e disparar flechas nas suas Bolsas de Ar, ou "Airbags", quando estourar as três, ele baixará as assas de pedra e é onde você deverá pular — ainda montado em Agro. A melhor estrategia para derrotá-lo rapidamente é:

  • Se você tiver jogando no Modo Normal, dê apenas 2 Ataques Carregados nos três sinais de suas costas, vá para o primeiro sinal, localizado perto de sua cabeça e o destrua. Ele irá dar um giro no ar, e você deverá correr rapidamente até o segundo sinal, no meio de seu corpo, se conseguir destruí-lo, você deverá cair e deixá-lo se esconder por alguns segundos.

Ele irá reaparecer com os "Airbags" cheios e mesma estrategia se manterá, mas no momento ele terá apenas um sinal sobrando, ficando mais fácil de derrotá-lo e tendo poupado tempo para matá-lo.

 

bronze.png Escudo do Colosso. — Derrote o 14º Colosso.

 

Seu nome é Cenobia, e ele é o irmão de Celosia, outro colosso-touro do jogo. Para derrotá-lo, você deverá pular sobre os pilares e murros da sua arena. Para agilizar, irrite o Colosso disparando flechas nele. No final, o último pilar derrubará um muro e dará acesso ao local da entrada da arena, suba lá de volta e Cenobia estará no chão à frente da sacada, dispare uma flecha para derrubar os escombros sobre ele e destruir a sua proteção das costas.

 

Agora que ele está exposto, volte para o meio da arena pelo muro derrubado e fique em cima de um pilar caído, e a mesma estrategia contra o Celosia é valido contra o Cenobia — ele irá dar uma cabeçada no pilar, quando isso acontecer, pule antes e dê um Ataque de Salto em Queda para derrotá-lo rapidamente.

 

bronze.png Vale dos Caídos. — Derrote o 15º Colosso.

 

Seu nome é Argus, e sua aparência é bastante semelhante à Valus, Gaius e Barba, um bípede com uma semelhança de um cavaleiro.

 

Para derrotá-lo, é necessário atraí-lo até a primeira lage, onde têm um muro seguido de uma escada. Dispare flechas para irritá-lo e ele irá pisar na lage, quando ele for pisar se afaste e volte o mais rápido para conseguir acesso ao segundo andar da cidadela. Sob os pilares, continue disparando flechas para irritá-lo e ele irá bater com a espada nos pilares, fazendo algumas lages caírem e dar acesso à você para o terceiro andar, e lá você deverá cruzar uma pequena ponte e pular sobre ele.

 

Ele possuí três selos vitais, sendo um na cabeça, um no peito e uma na palma da mão em que ele segura sua espada, onde você deverá fazê-lo bater com o pulso no chão, onde você irá pular na palma de sua mão que contém o selo.

 

bronze.png O Último dos Colossos. — Derrote o 16º Colosso.

 

Seu nome é Malus, o último e gigantesco colosso, que mais se parece com um cavaleiro ou um samurai, por conta de sua enorme saia de rochas.

 

Para derrotá-lo, é necessário desviar de seus ataques arcanos explosivos. Existem alguns túneis no cenário, o último dará acesso à debaixo de sua saia de pedra. Você deverá subir até chegar em suas costas. A sequência é a seguinte: inflija dano nas costas, ele irá colocar a mão na região, pule nela e mantenha equilibro nas "costas da palma da mão" dele, e suba na pulseira até chegar no braço. Ali têm outra ferida, e ao infligir dano, ele irá colocar a outra mão na região, pule nela e suba novamente nas "costas da palma da mão" dele, dê um Ataque Carregado ali para o Colosso segurar a palma da mão machucada e dê uma flechada no seu ombro, e se segure o mais rápido o possível. Agora você terá acesso aos seus ombros e em sua cabeça encontra-se o único selo vital.

 

silver.png Fúria de Dormin. — Use o ataque de sopro de Dormin.

silver.png Portador da Maldição. — Conclua o jogo em qualquer dificuldade.

gold.png Demônio da Velocidade. — Conclua o Modo Difícil em menos de 5h41m28s.

 

 Zerar o Ataque Cronometrado no Modo Normal e Difícil.

 

Nesta seção você começará um Novo Jogo+, onde o jogo manterá suas estatísticas anteriores, e também as Vida e Energia de Wander. No Templo da Adoração, você verá os Ídolos dos Colossos, se aproxime de um ídolo e segure o :r2: para ajoelhar-se diante da figura para abrir o Ataque Cronometrado.

 

Apesar de ter se familiarizado com a dificuldade, tome cuidado: alguns dos Colossos podem ficar se balançando sem parar, e acabar fazendo Wander cair por ter esgotado a Barra de Energia dele, ou seja, você terá que fragmentar o tempo que você ficará segurado no Colosso, além de ser rápido o suficiente para subir no Colosso e mata-lo.

 

Cada dificuldade você receberá um item a cada 2 terem sido derrotados dentro do limite de tempo de sua dificuldade. No entanto, o jogo possuí um "glitch", que permite que você obtenha os itens de outra dificuldade sem ter que jogá-la. Clique no troféu para obter esta informação.

 

gold.png Rei da Velocidade. — Obtenha todos os itens do ataque cronometrado em conjunto.

 

 Clean-up.

 

Por fim, nesta seção, será a limpeza de troféus secundários do jogo, como a maximização das Barras de Vida e Energia de Wander. Agora que você terá todos os itens adquiridos do Ataque Cronometrado, poderá zerar o jogo novamente e emendar alguns troféus enquanto faz isso — se quiser, poderá fazer todos os troféus restante no Modo Fácil.

 

bronze.png Espada de Sua Majestade. — Derrote qualquer Colosso com a espada da rainha.

bronze.png Destreza com Arco e Flecha. — Acerte um lagarto com uma Flecha Especial.

bronze.png Lagarto das Cinco Listras. — Colete uma cauda de lagarto prateado.

gold.png Pulso Firme. — Derrote o Colosso 3 sem quebrar o protetor de pulso dele.

bronze.png Bênção do Nômade. — Ache o barril na caverna secreta.

bronze.png Fauna da Terra. — Interaja com um pombo, um falcão, um peixe e uma tartaruga.

gold.png Escamas Aterradas. — Derrote o Colosso 8 antes que ele se desvire.

silver.png Em Busca da Salvação. — Ore em todos os santuários.

silver.png Último Homem de Pé. — Conclua um jogo do início ao fim sem morrer.

gold.png Mortal Destemido. — Deixe as barras de vida e energia do Wander no máximo.

silver.png Fruto do Jardim. — Prove o fruto envenenado.

silver.png Chegue ao Portão. — Cruze a ponte para a Entrada das Terras Proibidas.

full-trophy_0.png

platinum.png O Garoto de Chifres.

Adquiriu todos os troféus.

  • Curtir 1
  • Esplêndido 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eb67ngs.png

 

trophy_0.png O Garoto de Chifres platinum.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Adquiriu todos os troféus.

 

Shadow of the Colossus é um jogo bastante complicado de se obter destreza no início, visto a leve complexidade de sua gameplay e da física do jogo. O jogo possuí salvamento automático, no entanto os checkpoints só serão salvos a cada reza em Santuários da Salvação espalhados pelo mapa próximos das arenas dos Colossos do jogo.

 

Respeite os Colossos antes de enfrentá-los, saiba fragmentar o uso de sua Energia e faça boas estratégias de como derrotar cada Colosso da forma mais rápida e eficaz que conseguir.

 

trophy_1.png

Rei da Velocidade gold.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]

Obtenha todos os itens do ataque cronometrado em conjunto.

 

O Ataque Cronometrado é um mini-game desbloqueado logo após você concluir o jogo pela primeira vez em qualquer dificuldade. Você pode acessá-lo ao iniciar um Novo Jogo+ e ao rezar diante de um ídolo no Santuário da Adoração.

 

Existem ao todo 18 itens do Ataque Cronometrado, sendo eles 8 da dificuldade Normal, e outros 8 da dificuldade Difícil. Dificuldade Fácil não possuí recompensas. Uma vez ao ter derrotado 2 Colossos (Dentro do tempo limite de cada um...) você irá ser recompensado com um item, que será despojado na Fonte do Templo pelos Dormins. Cada Colosso possuí um tempo limite para ser derrotado, e a impressão é que esse tempo aumenta conforme você vence de colosso para colosso, mas não se dê por vencido. Todos os colossos possuem um tempo muito apertado para serem derrotados, e não subestime os colossos deste modo, pois você irá passar uma certa raiva por um colosso que não para se de se mexer, ou pela estamina acabar e você acabar se soltando de um deles.

 

Neste modo ainda, você estará limitado a usar somente a Espada Ancestral e o Arco. Além disto, suas habilidades estarão limitadas do 1º até o 16º. Por exemplo, no 1º colosso suas estatísticas estarão circulares, ao longo dos outros colossos, estes círculos vão criando barras na lateral esquerda, sendo a amarela da Energia, e a Vermelha da Vida de Wander.

 

Você derrotará os mesmos colossos em dificuldades diferentes duas vezes, derrotando ao todo 32 colossos. Ao coletar os despojos da Fonte, você obterá o troféu.

 

MÉTODO FÁCIL DE OBTER OS ITENS DO ATAQUE CRONOMETRADO

Existe um método de se obter os itens de Ataque Cronometrado de uma dificuldade sem ter que fazê-los de outra. Por exemplo, caso você opte por fazer o Ataque Cronometrado da dificuldade Normal, obterá os do Difícil e vice-versa. Para isso, você deverá cumprir os seguintes requisitos:

 

1. Inicie um Novo Jogo+ na dificuldade Normal, e pule as cinemáticas.

2. Zere todas as 16 provas dos Colossos e NÃO COLETE NENHUM DESPOJO NA FONTE.

3. Salve o seu jogo em dois slots de memória e vá para o Menu Principal.

4. Novamente, inicie um Novo Jogo+, e selecione a dificuldade Difícil.

5. Uma vez ao ter inciado o jogo, e não ter coletado nenhum despojo obtido da dificuldade Normal, os despojos que seriam obtidos na dificuldade Difícil também estarão na banheira, sem a necessidade de você ter que fazê-los.

 

Uma vez coletado estes despojos, você obterá o troféu.

 

YouTube 』Como obter o troféu. 

Spoiler

 

 

Fonte: Essa dica foi idealizada por @Her1kr, melhorada e comprovada por @ted_martins .

 

trophy_2.png

Mortal Destemido gold.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu Perdível.

Deixe as barras de vida e energia do Wander no máximo.

 

Ao longo que você for derrotando os colossos no jogo para salvar a Momo, e cumprir o contrato feito com os Dormins, suas habilidades de Vida e Energia irão progredir durante o jogo e as eliminações dos mesmos. Também, é possível maximizar a sua Vida e Energia consumindo frutas, e coletando caudas de lagartos douradas.

 

Os métodos de maximização são estes dois, sendo que o de consumo de frutas e coleta de caudas sejam extremamente demoradas e desgastantes, além deles acrescentarem uma pequena fração nas habilidades de Wander. Por outro lado, a eliminação de um colosso irá recompensar com o acréscimo nas habilidades muito mais rápido. Você mesmo pode notar a diferença da Vida e Energia de Wander antes de derrotar o 1º Colosso, e antes de derrotar o 16º Colosso.

 

Com o método de eliminação de colossos, você deverá derrotar mais de 76 colossos no jogo, através de Novo Jogo+. Apesar de parecer um número exagerado, é um método muito mais rápido e menos desgastante que o outro, além do mais, você não é obrigado a matar todos os Colossos do jogo, somente os primeiros colossos, e isso, parte de jogador para jogador de qual colosso gostar de derrotar.

 

MÉTODO DOS COLOSSOS

1. Após ter concluído o jogo ao menos uma vez, inicie um Novo Jogo+ em qualquer dificuldade e sobrescreva o salvamento original.

2. Pule todas as cinemáticas e jogue até eliminar o 1º e o 2º Colosso (Aqui, ficará à seu critério progredir para outros colossos...).

3. Salve o jogo novamente, e volte para o Menu Principal.

4. Novamente, inicie um Novo Jogo+ em qualquer dificuldade e sobrescreva o salvamento anterior e repita o processo nº 2.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

Fonte: Essa dica foi idealizada e comprovada por @ted_martins .

 

trophy_3.png

Demônio da Velocidade gold.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu Perdível.

Conclua o modo difícil em menos de 5h41m28s.

 

É possível concluir o jogo nessa dificuldade em menos de 3:30 horas. Considerando que a dificuldade não só adiciona mais pontos vitais nos inimigos, a sua barra de vigor reduz mais rápido, os Colossos são mais resistentes à ataques e provavelmente podem ser mais chatos por ficarem se balançando muito. Não se preocupe com o tempo, faça tudo com calma, e caso venha a morrer não se desespere, você poderá morrer umas 5 vezes que ainda sobrará tempo para derrotar todos os 16 Colossos do jogo.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_4.png

Escamas Aterradas gold.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu Perdível.

Derrote o Colosso 8 antes que ele se desvire.

 

Atraia o 8º Colosso para o topo do coliseu com o assobio, e o derrube disparando flechas nas suas patas esverdeadas, quando ele cair, dê um ataque de salto usando sua espada ❮:cross::l2: + :square:❯ ; caso não consiga, suba no seu corpo rapidamente e tente derrotá-lo o mais rápido o possível antes que ele se desvire.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_5.png

Pulso Firme gold.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu Perdível.

Derrote o Colosso 3 sem quebrar o protetor de pulso dele.

 

Para derrotá-lo, basta ficar próximo ao centro circular da arena, e quando ele for "martelar a espada", corra para as redondezas para ele segui-lo e bater com a espada no solo SEM QUE ELE QUEBRE O PROTETOR DE PULSO, suba na espada e se agarre em seu braço, pule para uma pequena beirada na sua tornozeleira e quando ele descer o braço que segura a espada, pule sobre o protetor de pulso ou se agarre no braço abaixado e pronto, só tome cuidado para não cair e ter que executar tudo de novo.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_9.png

Fúria de Dormin silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Use o ataque de sopro de Dormin.

 

Após ter derrotado o 16º e último Colosso, rolará uma pequena progressão da história, e a criatura que entrava em contato com nós irá se transformar em Dormin possuindo o corpo do Wander. Ao controlar a criatura, aperte sequencialmente o :square: para executar o Sopro de Dormin.

 

trophy_10.png

Em Busca da Salvação silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de Colecionáveis.

Ore em todos os santuários.

 

Existem ao todo 25 Santuários da Salvação espalhados pelo jogo, alguns deles ficam próximos das Arenas de Colossos, e alguns outros ficam mais afastados.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_11.png

Cavaleiro Sagaz silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Realize todas as manobras com Agro.

 

Existem 8 manobras que são possíveis de executar com Agro.

 

Comandos:

  1. Pulo: enquanto estiver cavalgando, execute :cross:.
  2. Arranque rápido: ⥥:l3: + :triangle:
  3. Parada rápidaenquanto estiver cavalgando, execute :triangle:  + ⥥:l3:.
  4. Meia-Volta rápida: enquanto estiver cavalgando, execute 2x" :triangle: + ⥥:l3:.
  5. Em pé: enquanto estiver cavalgando, segure :r2:+ ⥣:l3:.
  6. Pendurado (esquerda): enquanto estiver cavalgando, execute :r2: + :cross:+ ⥢:l3:.
  7. Pendurado (direita): enquanto estiver cavalgando, execute :r2: + :cross:+ ⥤:l3:.
  8. Grande pulo: faça agro pular de um pequeno rochedo.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_12.png

Fruto do Jardim silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de Colecionáveis.

Prove o fruto envenenado.

 

Nas Terras Proibidas existirão árvores frutíferas como as comumente encontradas no mapa do jogo, porém as frutas dessas Terras são completamente maléficas e causam redução da Barra de Vida de Wander.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_6.png Chegue ao Portão silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Cruze a ponte para a Entrada das Terras Proibidas.

 

No canto direito do Templo da Adoração, existirá uma viga gigante na parede, suba por ela e por algumas outras plataformas até obter acesso à uma escadaria secreta no topo do Templo. No entanto, você deverá ter estendido sua barra de estamina no máximo para conseguir acesso à região.

 

YouTube 』Como obter o troféu.

Spoiler

 

 

trophy_7.png

Último Homem de Pé silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu Perdível.

Conclua um jogo do início ao fim sem morrer.

 

Não é difícil de se obter este troféu — visto que pode ser obtido na dificuldade facilitada do jogo, no entanto, devo ressaltar algumas desavenças durante o jogo, tais como é possível morrer esmagado por um Colosso por descuido, ou até mesmo cair de precipícios durante um salto mal calculado. Caso isso venha a acontecer, você terá que começar o jogo tudo de novo.

 

trophy_8.png

Portador da Maldição silver.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Conclua o jogo em qualquer dificuldade.

 

Este troféu é obtido ao ter derrotado todos os 16 Colossos do jogo.

 

trophy_13.png Espada de Sua Majestade bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Derrote qualquer Colosso com a espada da rainha.

 

Para obter este troféu, será necessário obter o item através do Ataque Cronometrado do jogo; quando obtê-lo, equipe-o no menu de itens e acerte em um lagarto mundano.

 

trophy_14.png Pinte o Alvo bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Use a espada para focar em um ponto vital.

 

Quando tiver encontrado um Colosso, mire sua Espada usando :triangle: ou :l1: no corpo do Colosso para revelar o ponto vital dele.

 

trophy_15.png

Fruto da Terra bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de Colecionáveis.

Coma uma fruta.

 

Logo que estiver indo de encontro com o 1º Colosso, você verá no caminho um pé de árvore contendo alguns frutos no topo, use o seu arco para disparar flecha neles e fazê-los dropar, se aproxime do item e segure :r2: para pegá-lo.

 

trophy_16.png Guerreiro Hábil bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Derrote um Colosso com um espetada de salto em queda.

 

Quando estiver próximo de derrotar um Colosso, pule sobre a sua cabeça segurando o ❮:r2:❯ e aperte ❮ :square:❯quando cair para derrotá-lo.

 

trophy_17.png O Passado que Te Define bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Derrote qualquer Colosso no Modo Recordação.

 

Ao derrotar um Colosso, o seu corpo irá se decompor no meio da arena onde ele é encontrado, se aproxime dele e se ajoelhe perto dele com :r2: para ativar a opção do Modo Recordação.

 

trophy_18.png

Lagarto das Cinco Listras bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de Colecionáveis.

Colete uma cauda de lagarto prateado.

 

Lagartos prateados são encontrados em locais específicos do jogo, alguns deles podem ser facilmente encontrados em Santuários da Salvação.

 

trophy_19.png Fauna da Terra bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Interaja com um pombo, um falcão, um peixe e uma tartaruga.

 

Pombos são encontrados no Templo da Adoração após derrotar um Colosso, Falcões são encontrados perto do Templo e em locais abertos, Peixe são encontrados no quadrante 6-G (durante a peregrinada até o Kuromori, 8º Colosso) e Tartarugas são encontradas em 2-F.

 

trophy_20.png Bênção do Nômade bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Ache o barril na caverna secreta.

 

Quando for peregrinar até o Barba, o 6º Colosso, você entrará em uma floresta, no meio desta floresta, precisamente na região esquerda da trilha, têm uma caverna escondida.

 

trophy_21.png Destreza com Arco e Flecha bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Acerte um lagarto com uma Flecha Especial.

 

Necessário concluir o troféu para desbloquear o item necessário para este troféu.

 

Vá para o menu de itens e equipe a Flecha Explosiva, e vá para a localização de Lagarto mais próxima do Templo da Adoração e elimine-o usando a Flecha Explosiva.

 

trophy_22.png

Vale do Andarilho bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 1º Colosso.

 

Para derrotar Valus, suba na perna esquerda dele e carregue seu ataque na ferida dessa perna, então suba até o topo de sua cabeça e mantenha-se fixo nela dando ataques carregados. Caso sua energia esteja acabando, solte o ❮:r2:❯ e tente se equilibrar em pé nos ombros dele para recuperar um pouco de energia.

 

⮬ Difícil: Este Colosso possuí um Ponto Vital extra em seu braço direito.

 

trophy_23.png

O Mamute bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 2º Colosso.

 

Para derrotar Quadratus, fique ao lado dos pés dele e dê uma flechada carregada nas ferraduras de suas patas, fazendo-o cair na região que acertou, suba nele e para para as costas, em sua cauda e em sua cabeça se encontram os pontos vitais.

 

⮬ Difícil: Este Colosso possuí um Ponto Vital extra em seu lado esquerdo de sua costela.

 

trophy_24.png

Acorde o Cavaleiro bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 3º Colosso.

 

Para derrotar Gaius, atraia ele na borda da arena, e então vá para o centro de pedra da arena e o faça bater com a espada neste centro. Repita o mesmo processo, porém, atraia ele para outro lugar que não seja essa pedra, a espada dele irá cravar no chão, e então você subirá por ela e irá se agarrar em seu braço; Gaius possuí um ponto vital na cabeça e outro na barriga.

 

⮬ Difícil: Este Colosso possuí um Ponto Vital extra em seu braço esquerdo.

 

trophy_25.png

Terra dos Lápides bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 4º Colosso.

 

Para derrotar Phaedra, fique montado em Agro e vá para o centro da arena e fique no topo de uma inclinação da grama e fique disparando flechas contra Phaedra. Quando ele estiver vindo, vá para o subterrâneo e saia pela saída de trás e fique escondido e observe o Phaedra de longe, quando ele der três estocadas com a pata no chão e se agachar, é hora de correr até ele, pule em sua cauda e suba em seu corpo. Ele possuí uma ferida no pescoço e um ponto vital na cabeça.

 

⮬ Difícil: Este Colosso possuí dois Ponto Vitais extras, sendo os dois nos ombros das duas patas dianteiras.

 

trophy_26.png

Montado no Vento bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 5º Colosso.

 

Para derrotar Avion, pule da ponte e no lago, se oriente para as regiões mais planas, existe três pequenas pedras na superfície à sua frente, fique na do meio e fique disparando flechas sobre Avion, ele irá sair e irá voar em sua direção, pule e se agarre na pelagem de seu corpo. Avion possuí três pontos vitais, um se encontra em sua cauda e os outros dois nas duas asas.

 

trophy_27.png

Túmulo do Gigante bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 6º Colosso.

 

Para derrotar Barba, fuja dele até o pequeno Templo no final da arena e fique debaixo dela se protegendo, quando o Colosso se abaixar para tentar te ver, se pendura em sua barba e suba até sua cabeça onde se encontra seu ponto fraco. Ele possuí outro ponto fraco em suas costas.

 

⮬ Difícil: Este Colosso possuí um Ponto Vital extra em sua mão esquerda.

 

trophy_28.png

Ondas de Relâmpagos bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 7º Colosso.

 

Para derrotar Hydrus, é necessário chamar a sua atenção, você pode ficar pulando sobre a água ou mergulhar na direção em que seu olho alcança, ou seja, ficando sempre ao lado de sua cabeça. Quando seus olhos ficarem vermelhos, ele irá subir para perto da superfície, e suas espinhas irão alcançar a superfície dando-lhe correntes de choque, quando a última passar, vá para o meio de seu corpo e mergulhe e mantenha o ❮:r2:❯ pressionado para conseguir se segurar na cauda dele que irá bater na superfície. Quando ele subir, finque sua espada nas três feridas dele, para evitar que as espinhas fiquem dando choque toda hora. O seu único ponto fraco se encontra na sua cabeça.

 

trophy_29.png

Escama do Coliseu bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 8º Colosso.

 

Para derrotar Kuromori, é necessário chamar a sua atenção no topo do coliseu, você pode tanto assobiar :triangle:, quanto pode disparar flechas nele e atraí-lo para o andar onde você está. Assim que ele subir, dispare flechas em duas de suas patas, elas brilham um verde fluorescente, e se apagam quando levam dano, levando-o a cair no centro do coliseu. Ele possuí dois sinais, um no peito e um na barriga.

 

trophy_30.png

Habitante da Caverna bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 9º Colosso.

 

Para derrotar Basaran, é necessário atraí-lo até um gêiser de água, ele deve ficar com o gêiser localizado em sua região do peitoral ou barriga, e quando a água subir, ele irá tentar manter-se em pé, vá para debaixo dele e dispare flechas sob os cascos verde-fluorescentes dele para fazê-lo cair. Vá para o lado em que ele caiu e suba em sua barriga até chegar na cintura do seu casco, e lembre-se de se segurar quando ele se desvirar, se não você será jogado no chão. Basaran possuí um único sinal vital, e se encontra na sua cabeça.

 

trophy_31.png

Mistério na Areia bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 10º Colosso.

 

Para derrotar Dirge, é necessário estar montado em Agro, e uma vez estando nas dunas, ele — Dirge, irá te perseguir, com Agro corra na direção contraria e equipe o seu arco e dispare flechadas em seus olhos para fazê-los ficar atordoado e bater em uma parede da caverna. Dirge possuí apenas dois sinais, um no topo e no meio de suas costas.

 

trophy_32.png

O Guardião e o Poço bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 11º Colosso.

 

Para derrotar Celosia, é necessário escalar um dos quatro pilares de tochas, uma vez que Celosia bater em um pilar, cairá uma tocha, pegue-a e suba no pilar com a tocha equipada para acendê-la e então se aproxime do Colosso com a tocha na mão para fazê-lo recuar até o fim da arena. Quando ele cair, pule em suas costas e fique se segurando nele, ele irá se sacudir, mas no final irá parar de volta na arena. Para derrotá-lo é necessário subir nos pilares, e quando Celosia bater em um pilar, você deverá pular antes para dar um Ataque de Salto em Queda :cross:, :r2:+:square:❯. 

 

trophy_33.png

Trovão do Lago bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 12º Colosso.

 

Para derrotar Pelagia, é necessário nadar até chegar em sua grama encontrada nas suas costas. Diferente dos outros Colossos, ele não possuí sinal em sua cabeça, e sim alguns dentes verdes-fluorescentes, bata sua espada em um dente para orientar o Colosso até um dos pilares da água, e quando ele se aproximar, pule e se esconda, ele irá avançar com a dianteira e ele irá expor o seu peito, lá se encontra o sinal vital. É necessário repetir o processo no mínimo 3 vezes.

 

trophy_34.png

Sinais em Meio à Tempestade bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 13º Colosso.

 

Para derrotar Phalanx, é necessário estar montado em Agro, de início você deverá persegui-lo, e disparar flechas nas suas Bolsas de Ar, ou Airbags, quando estourar as três, ele baixará as assas de pedra e é onde você deverá pular — ainda montado em Agro. A melhor estrategia para derrotá-lo rapidamente é: Se você tiver jogando no Modo Normal, dê apenas 2 Ataques Carregados nos três sinais de suas costas, vá para o primeiro sinal, localizado perto de sua cabeça e o destrua. Ele irá dar um giro no ar, e você deverá correr rapidamente até o segundo sinal, no meio de seu corpo, se conseguir destruí-lo, você deverá cair e deixá-lo se esconder por alguns segundos. Ele irá reaparecer com os Airbags cheios e mesma estrategia se manterá, mas no momento ele terá apenas um sinal sobrando, ficando mais fácil de derrotá-lo e tendo poupado tempo para matá-lo.

 

trophy_35.png

Escudo do Colosso bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 14º Colosso.

 

Para derrotar Cenobia, você deverá pular sobre os pilares e murros da sua arena. Para agilizar, irrite o Colosso disparando flechas nele. No final, o último pilar derrubará um muro e dará acesso ao local da entrada da arena, suba lá de volta e Cenobia estará no chão à frente da sacada, dispare uma flecha para derrubar os escombros sobre ele e destruir a sua proteção das costas. Agora que ele está exposto, volte para o meio da arena pelo muro derrubado e fique em cima de um pilar caído, e a mesma estrategia contra o Celosia é valido contra o Cenobia — ele irá dar uma cabeçada no pilar, quando isso acontecer, pule antes e dê um Ataque de Salto em Queda para derrotá-lo rapidamente.

 

trophy_36.png

Vale dos Caídos bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 15º Colosso.

 

Para derrotar Argus, é necessário atraí-lo até a primeira lage, onde têm um muro seguido de uma escada. Dispare flechas para irritá-lo e ele irá pisar na lage, quando ele for pisar se afaste e volte o mais rápido para conseguir acesso ao segundo andar da cidadela. Sob os pilares, continue disparando flechas para irritá-lo e ele irá bater com a espada nos pilares, fazendo algumas lages caírem e dar acesso à você para o terceiro andar, e lá você deverá cruzar uma pequena ponte e pular sobre ele. Ele possuí três pontos vitais, sendo um na cabeça, um no peito e uma na palma da mão em que ele segura sua espada.

 

trophy_37.png

O Último dos Colossos bronze.png [ Índice ] [ RoadMap ] [ Extras ]
Troféu de História.

Derrote o 16º Colosso.

 

Para derrotar Malus, é necessário desviar de seus ataques arcanos, existem alguns túneis no cenário, o último dará acesso à debaixo de sua saia de pedra. Você deverá subir até chegar em suas costas. A sequência é a seguinte: inflija dano nas costas, ele irá colocar a mão na região, pule nela e mantenha equilibro nas "costas da palma da mão" dele, e suba na pulseira até chegar no braço. Ali têm outra ferida, e ao infligir dano, ele irá colocar a outra mão na região, pule nela e suba novamente nas "costas da palma da mão" dele, dê um Ataque Carregado ali para o Colosso segurar a palma da mão machucada e dê uma flechada no seu ombro, e se segure o mais rápido o possível. Agora você terá acesso aos seus ombros e em sua cabeça encontra-se o único sinal vital.

 

  • Esplêndido 2
  • Haha 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

s3U48ID.png

 

Essa área do guia abrange diversos temas relacionados ao jogo, além de citações de fontes que geram o conteúdo do mesmo. Antigamente, esse tipo de conteúdo era visto com frequência antes dos RoadMap, onde alguns guiadores usavam para fazer um pequeno tutorial do jogo, ou fazer algum tipo de citação extra.

 

 Créditos e Agradecimentos.

 

Gostaria de agradecer imensamente pelas imagens dos personagens, imagens do menu de jogo, imagens de ícones, itens e pelo roteiro do jogo escrito e disponibilizado na internet para os seguintes sites:

 

⬫ ⬪ ⬫ Responsáveis pela disponibilização de imagens e textos para desenvolvimento do Guia. ⬫ ⬪ ⬫

 

latest?cb=20150712183544&path-prefix=tea

Team ICO Wiki

 

⬫ ⬪ ⬫ Responsáveis pela disponibilização audiovisual para desenvolvimento do Guia. ⬫ ⬪ ⬫

 

YouTube Distortion2.

YouTube General Mathias.

YouTube Lar dos Games.

YouTube PStrophies.

YouTube PS4Trophies.

 

 Curiosidades sobre o Game.

 

NICO

Nos primeiros estágios de desenvolvimento,  o jogo se chamaria "NICO", o nome é um trocadilho para o n° 2 na pronuncia japonesa, e seria um jogo Multijogador, onde outros 3 tipos de Andarilhos (jogadores) também estariam presentes no jogo para abaterem os Colossos. No entanto, com as limitações do PS2, essa ideia foi completamente descartada juntamente com o nome do jogo.

 

COLOSSOS EXCLUÍDOS

Originalmente Shadow of the Colossus teria de 32 Colossos, mas por conta da limitação do PlayStation 2, este número foi reduzido para 24  Colossos. No entanto, 6 de 8 Colossos que estariam no jogo estão presentes nos arquivos do jogo. Cada Colosso excluído têm uma razão para ter sido deletado, e alguns dos excluídos serviram de base para a criação de outros, ou seja, estes Colossos em específicos que foram excluídos seriam um só, e não seriam adicionais.

 

Se você quiser saber mais informações sobre os Colossos Excluídos, além de outras curiosidades, existe um canal no YouTube brasileiro de um cara chamado João, dono do canal Lar dos Games. Se quiser acessá-lo, clique aqui.

 

ÍDOLOS E COLOSSOS

Existe um termo no jogo, como na internet referenciando Ídolos e Colossos nas mesmas frases, e todos eles são a mesma coisa, sendo que os Ídolos são as Estátuas dos Colossos no Templo da Adoração — e a cada Colosso derrotado, um ídolo caí, mas caso não saiba distingui-los, eles possuem nomes não-oficiais dados por fãs na época do game, e acabou que todos os consideram como oficiais por terem pegado muito bem em cada Colosso. Veja mais abaixo, à esquerda encontra-se o Ídolo, numeração e o nome do Colosso:

  1. trophy_22.png Valus.
  2. trophy_23.png Quadratus.
  3. trophy_24.png Gaius.
  4. trophy_25.png Phaedra.
  5. trophy_26.png Avion.
  6. trophy_27.png Barba.
  7. trophy_28.png Hydrus.
  8. trophy_29.png Kuromori.
  9. trophy_30.png Basaran.
  10. trophy_31.png Dirge.
  11. trophy_32.png Celosia.
  12. trophy_33.png Pelagia.
  13. trophy_34.png Phalanx.
  14. trophy_35.png Cenobia.
  15. trophy_36.png Argus.
  16. trophy_37.png Malus.

 

CORRUPÇÃO DE DORMIN

Algo que sempre esteve exposto durante o jogo, mas você não percebeu — sabe aqueles vetores negros que exalam dos Colossos recém abatidos, e quê fisgam Wander, o fazendo ficar atordoado? Junto à isso, vê-lo sendo levado por eles até o Templo da Adoração por eles? E em toda a vez que eles chegam, existe uma silhueta humana na frente de Wander?

 

Então, aquilo é um Dormin libertado de um Colosso que você abateu. Quando a câmera do jogo desfoca em Wander, para focar no ídolo do Colosso caindo em ruínas no Templo, em segredo, aquela silhueta acabava de possuir o corpo de Wander, pois assim que a câmera foca nele, a silhueta sumiu, e Wander é visto acordando no Templo.

 

Todo Colosso abatido no jogo, os vetores irão violar Wander, e no Templo uma criatura em forma humana irá encará-lo no chão, e todos eles fazem do corpo de Wander um hospedeiro — e isso, acaba por corrompe-lo. Veja abaixo a comparação:

Spoiler

Resultado de imagem para shadow of the colossus wander

 

Logo após você ter derrotado Valus, o 16º Colosso, Wander terá possuído a aparência abaixo:

 

Imagem relacionada

Wander no final do jogo.

 

Neste estado, Wander está completamente corrupto pelos Dormins, que usaram de seu corpo e alma como um hospedeiro, e há quem diga que Wander ainda reside naquele corpo consumido e corrupto.

 

Nota: Essa aparência em que ele se encontra é a de um Servo de Dormin, como descrito em um item obtido do Ataque Cronometrado.

 

RELÍQUIAS DE OURO

Dias após o lançamento do jogo, fãs do jogo encontraram Moedas brilhantes encontradas em regiões completamente difíceis de se obter acesso no jogo, e uma questão era: Para quê servem essas Moedas? E por quê estão colocadas em áreas bastante específicas e ingrimes do jogo?

 

Bem, ao todo são 79 "Moedas de Ouro" para serem coletadas no jogo. Ao pegá-las, você deverá voltar ao templo, e uma das paredes estará brilhante — assim como os Santuários de Oração/Salvação. Se aproxime e ajoelhe-se diante da porta para revelar uma passagem secreta no subterrâneo. Lá dentro contém um Altar com uma Espada Negra de Dormin.

 

YouTube 』Localização de Todas as 79 Relíquias.

Spoiler

 

 

AS CABRAS — EXCLUSIVO DE PLAYSTATION 4

Dias após o lançamento do jogo, fãs do jogo encontraram em rochedos do jogo a seguinte pintura talhada:

 

maxresdefault

 

De início, achavam que ao encontrar todas as Cabras do jogo, Dormin iria entrar em contato com você e convidá-lo para acessar uma área do jogo, e lá teria um Altar de Colossos excluídos — mas não, infelizmente não existem nenhum tipo de arquivo que contenha colossos adicionais.

 

Mas afinal, o que são essas Cabras? A principal teoria é sustentada que as Cabras simbolizam a Constelação Auria, também conhecida como a "Estrela da Cabra".Justamente pelo fato nas posições em que as cabras se encontram e caso seja formada uma linha entre elas.

 

Outra teoria sustentada é que seja uma homenagem à Nicole Little, autora de uma Fan Art do Mapa "OPM DEMO" do jogo original, onde incluía e teorizava os quadrantes onde pertenciam os Colossos excluídos do jogo. Isso por causa que sua logomarca é justamente uma Cabra.

 

IMAGEM 

Spoiler

16315978155_40696eb586_o.jpg16315110222_f904f433ea_o.jpg

 

TEORIA DAS CORES

Essa é uma teoria levantada por mim até o presente momento, mas a curiosidade já havia sido levantada antes, mas vamos lá — Se você jogou ICO, o próprio Shadow of the Colossus ou o recente The Last Guardian, você não deve ter notado que a cor prevalecente nessa trilogia de jogos é a cor Azul Turquesa.

 

Na simbologia padrão, as palavras chaves do azul turquesa são conhecimento, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, e pureza.

 

Mas o que isso têm a ver com Shadow of the Colossus precisamente? — O Selo Vital que estão presentes nos Colossos são Azul Turquesa. A cauda dos Lagartos Especiais são Azul Turquesa. Os olhos dos Colossos, quando estão pacíficos são Azul Turquesa. A magia da Espada Ancestral é... Azul Turquesa.

 

Visto que o tema central da história do jogo consiste na Salvação de Mono, negociação, da vida de Mono pela liberdade de Dormin e a remoção dos Selos Vitais que aprisionam Dormin dos Colossos, além da morte dos mesmos e por fim a corrupção.

  • O Azul presente em Wander na pureza de seu coração em salvar Mono, além de sua seriedade na conclusão de seu objetivo; O seu conhecimento em relação à Espada Ancestral e sobre Dormin, além do poder que ele têm em mãos ao empunhar a Espada Ancestral. E por fim, a sua generosidade em se sacrificar para salvar a vida de sua amada.
  • O Azul presente no Selo Vital dos Colossos por significar a pureza e o poder do Selo em aprisionar um Dormin em um Colosso, visto que o Colosso é o hospedeiro de uma energia amaldiçoada, e por isso podemos interpretar que o Azul aqui.
  • O Azul presente nos Olhos dos Colossos é um tanto complicado de explicar, mas pode significar a influência da Magia da Purificação nos seus Selos, e quando seus olhos ficam vermelhos, é um sinal de perigo que o Selo está sofrendo um dano da única coisa que poderia rompe-los: a Espada Ancestral.
  • O Azul presente na cauda dos Lagartos especiais é em relação à Magia contida nelas, e elas podem tanto representar o poder, cura ou pureza, por revitalizar a energia de Wander.
  • O Azul presente na Espada Ancestral é por conta de seu poder Mágico em quebrar os Selos Vitais dos Colossos, e que podemos interpretar que a espada é a chave para a pureza, tanto para aprisionamento, quanto para a libertação.

 

Têm uma teoria diferente da que eu apresentei? Comenta abaixo a sua interpretação sobre o jogo ou sobre minha teoria! :)

 

 Itens do Ataque Cronometrado.

 

O jogo possuí um vasto número de itens conquistados com Wander neste modo de jogo, são ao todo dezoito [18] itens obtidos, sendo nove [9] conquistados no Modo Normal e os demais no Modo Difícil. Os itens não são acumulativos ao todo, ou seja, cada metade é exclusiva de seu respectivo modo e você não obterá itens do Modo Normal concluindo no Modo Difícil, ou seja, você terá que enfrentar os 16 Colossus nas duas dificuldades de jogo.

 

ATAQUE CRONOMETRADO — NORMAL

 

ITEM NOME DESCRIÇÃO CONDIÇÃO
10 Flecha Assobiante Essa é uma Flecha Assobiante...
Usando-a, poderá desviar a atenção de um Colosso.
  — Dormin.

Derrote 2 Colossos

nesta Dificuldade.

4-crop Capa da Energia Esta é a Capa da Energia...
Usando-a, poderá causar ferimentos mais graves em um Colosso.
  — Dormin.

Derrote 4 Colossos

nesta Dificuldade.

1 Máscara da Força Essa é a Máscara da Força...
Usando-a, poderá causar ferimentos mais graves em um Colosso.
  — Dormin.

Derrote 6 Colossos

nesta Dificuldade.

13

Pedra de Detecção

de Lagarto

Essa é a Pedra de Detecção de Lagartos...
Usando-a, poderá encontrar lagartos pelo mundo.
  — Dormin.

Derrote 8 Colossos

nesta Dificuldade.

17 Cavalo do Xamã Aquele é um Cavalo do Xamã...
Utilizando-o, seu cavalo terá a semelhança de outra raça.
  — Dormin.

Derrote 10 Colossos

nesta Dificuldade.

2 Máscara do Poder Esta é a Máscara do Poder...
Usando-a, poderá causar ferimentos mais graves em um Colosso.
  — Dormin.

Derrote 12 Colossos

nesta Dificuldade.

6-crop

Capa da

Dissimulação

Esse é o Capa de Dissimulação...
Usando-a, você se tornará invisível para o Colosso.
  — Dormin.

Derrote 14 Colossos

nesta Dificuldade.

11 Flecha Explosiva Esta é uma Flecha Explosiva... Ela entra em combustão...
Você pode causar dano em um Colosso sem mirar nos pontos vitais.
  — Dormin.

Derrote 16 Colossos

nesta Dificuldade.

18 Cavalo Marrom Aquele é um Cavalo Marrom...
Utilizando-o, seu cavalo terá a semelhança de outra raça.
  — Dormin.

Derrote 16 Colossos

nesta Dificuldade.

 

Atenção! Alguns Itens podem ser diferentes, obtidos de formas diferentes ou podem não existe na Edição de PlayStation 3.

 

ATAQUE CRONOMETRADO — DIFÍCIL

 

ITEM NOME DESCRIÇÃO CONDIÇÃO
12 Arpão do Trovão Esse é o Arpão do Trovão...
Com ele poderá causar maior dano a um colosso à distância
— Dormin.

Derrote 2 Colossos

nesta Dificuldade.

8 Espada do Sol Esta é a Espada do Sol...
Ela pode coletar luz mesmo em locais onde a luz do sol não entra
— Dormin.

Derrote 4 Colossos

nesta Dificuldade.

5-crop Manto do Xamã Esse é o Manto do Xamã...
Usando-o, sofrerá menos sofrimentos
— Dormin.

Derrote 6 Colossos

nesta Dificuldade.

3 Máscara do Xamã Essa é a Máscara do Xamã...
Usando-a, tu deverás receber menos ferimentos
— Dormin.

Derrote 8 Colossos

nesta Dificuldade.

14 Árvores Frutíferas Esse é o Mapa das Árvores Frutíferas
Usando-o, poderá encontrar mais facilmente as árvores frutíferas pelo mundo
— Dormin.

Derrote 10 Colossos

nesta Dificuldade.

15 Tecido do Desespero Esse é o Tecido do Desespero...
Use-o quando tiver caído de um Colosso e estiver em perigo
— Dormin.

Derrote 12 Colossos

nesta Dificuldade.

16 Maldição do Colosso Aquele é a Maldição do Colosso...
Utilizando-o, você terá a aparência de um servo de Dormin
— Dormin.

Derrote 14 Colossos

nesta Dificuldade.

9 Espada da Rainha Ahh... Essa é a Espada da Rainha...
Ela pode causar um golpe mortal com um ataque nos pontos vitais
— Dormin.

Derrote 16 Colossos

nesta Dificuldade.

19 Cavalo Adornado Aquele é um Cavalo Adornado...
Utilizando-o, seu cavalo terá a semelhança de outra raça.
  — Dormin.

Derrote 16 Colossos

nesta Dificuldade.

 

Atenção! Alguns Itens podem ser diferentes, obtidos de formas diferentes ou podem não existe na Edição de PlayStation 3.

 

Uma vez tendo coletado todos os itens do Ataque Cronometrado em Conjunto, você obterá o troféu:

full-trophy_1.png

gold.png Rei da Velocidade.

Obtenha todos os itens do ataque cronometrado em conjunto.

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@ted_martins , descobri uma nova sobre o jogo, se quiser testar ela, deixei a dica no gold.png Rei da Velocidade. Parece que não é necessário fazer o AC no Normal e no Difícil. Dá pra fazer só ele no Normal, mudar a dificuldade pro Difícil, que os itens do AC do modo dele vão desbloquear, desde que tu não colete nenhum item do poço da dificuldade Normal.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ATENÇÃO:

Se você nunca jogou Shadow of the Colossus, pare por aqui. Esse post contém uma série de spoilers e pode acabar estragando sua experiência.

 

Abaixo estarei postando sobre o glitch para o troféu Rei da Velocidade e um pequeno passo a passo para quem quiser tentar o velocista desse jogo.

 

Dica Rei da Velocidade:

 

Rei da Velocidade

O glitch consiste em adquirir todos os itens do jogo para Wander sem precisar jogar o Time Attack no Hard Mode.

Para realizar o glitch, termine o jogo e inicie um Novo Jogo+ no modo normal e derrote os colossos no modo time attack, a cada 2 colossos você receberá um item que será depositado no poço, não pegue nenhum desses itens, ao derrotar o 16th colosso você terá 8 itens na fonte, deixe-os lá, volte para a tela de titulo, selecione Novo Jogo+, sobrescreve o save que você pegou os itens e selecione a dificuldade Difícil. Vá até a fonte, o jogo irá entrar em loop de uma cutscene, finalize o mesmo, abra-o novamente, selecione continuar, pronto, pode ir para o poço e os 8 itens do modo hard estarão lá lhe esperando, colete-os, salve o jogo, volte para a tela de titulo, selecione Novo Jogo+ sobrescreva seu save, selecione a dificuldade normal, mate os colossos e pegue os 8 itens restantes, pronto. Você economizou um bom tempo e conquistou o troféu sem precisar terminar os 16 colossos no time atack do modo difícil.

 

 

Passo a passo:

 

Mini Passo a Passo

Para tentar bater o velocista desse jogo, tendo em mente que você já conhece a história e a jogabilidade do mesmo, simplesmente siga o passo a passo a seguir:
 

1- Inicie o jogo no modo Normal, quando o jogo iniciar foque em rezar nas 15 "shrines" disponíveis, não ouse comer nenhum fruto, nem matar nenhum lagarto, para evitar pegar qualquer troféu, aproveite e, no caminho, interaja com um falcão,  com os pombos e com os peixes, mas não interaja com a tartaruga. Feito isso, volte para o palácio no centro do mapa e inicie sua jornada, conclua a mesma o mais rápido que puder, não se esquecendo de interagir com a tartaruga no caminho para o 12th colosso e de passar na caverna e interagir com o barril no caminho para o 13th colosso. Também não esqueça de rezar na 16th "shrine" no caminho para o 16th colosso,  nem de apertar  triangulo quando tomar o controle de dormin, no final do jogo. Com isso você irá pegar todos os troféus relacionados a história e mais os troféus mais demorados de  coletáveis.

2 - Inicie um novo jogo+ no modo normal e faça o glitch para o troféu Rei da Velocidade (descrito acima), tente matar o terceiro colosso sem destruir a proteção em torno do braço dele para o troféu Pulso Firme,  e após pegar o troféu Rei da Velocidade e ter todos os itens, inicie novamente um Novo Jogo+, desta vez no easy e foque em termina o jogo o mais rápido possível, sem morrer (caso tenha morrido na primeira playthrough) equipe-se com a espada da rainha e seja feliz, caso tenha esquecido de pegar algum troféu citado na primeira playthrough, essa é a hora. Não se esqueça também de pegar o troféu Guerreiro Hábil e Pinte o Alvo, recomendo o primeiro colosso para ambos. Aproveite essa playthrough para comer um fruta (qualquer uma) e pegar uma cauda de lagarto. Ao final você terá quase todos os troféus do game já.

 3 - Inicie um Novo Jogo+, novamente no modo easy, desta vez foque em matar apenas os 2 primeiros colossos , voltar para a  tela de título e reiniciar o processo, faça isso 15 vezes, isso vai acelerar para pegarmos o troféu  Mortal Destemido. Feito isso, inicie novamente um Novo Jogo+, dessa vez no Modo Difícil e termine o mesmo em menos de 5:41 minutos para ganhar o troféu Demônio da Velocidade. Nessa Playthrough, mesmo estando no difícil, será fácil pegar o troféu Escamas Aterradas, pois você possuí a espada da rainha. Aproveite para passar em algum lugar que você saiba que tenha um lagarto e acerte-o com uma flecha explosiva, termine o jogo no modo difícil adquirindo o troféu Demônio da Velocidade e agora só vão faltar alguns poucos troféus.

 

Citar

 

Mortal destemido

 
Pesquisei um pouco sobre esse troféu, para pegá-lo, da maneira mais  rápida, é necessário matar 76 colossos (colossos no modo time attack ou lembrança não contam), se você está seguindo este mini passo a passo, deverá ter matado até agora 62. A maneira mais rápida de farmar esse troféu é matar os 2 primeiros colossos, reiniciar o jogo e repetir. Isso porque o caminho para os 2  colossos É bem curto e nenhum dos dois oferecem resistência. A  dificuldade tanto faz, mas sugiro que seja no fácil, para ser mais rápido. Não esqueça a espada da Rainha. 

 

 
4 - Como passo final, repita o inicio do passo 3 (matar o primeiro e segundo colosso, reiniciar, repetir) até pegar o troféu Mortal Destemido, em posse do mesmo, volte no primeiro colosso e interaja com seu cadáver para iniciar uma batalha de memória, termine essa batalha e ganhe o troféu. Agora volte ao templo central e escale-o para comer a fruta proibida e depois atravesse a ponte para pegar o último troféu. Parabéns pela sua mais nova platina :)

 

 


 
 

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Editei meu primeiro post e inseri algumas dicas, aproveitei para explicar o funcionamento do glitch para o troféu Rei da Velocidade e como funciona o troféu Mortal Destemido. Espero que não se importe Her1kr. Valeu pelo guia!!

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, ted_martins disse:

Editei meu primeiro post e inseri algumas dicas, aproveitei para explicar o funcionamento do glitch para o troféu Rei da Velocidade e como funciona o troféu Mortal Destemido. Espero que não se importe Her1kr. Valeu pelo guia!!

 

Pode deixar que vou incluir no guia assim que fizer as correções da analise feita pelo, Lucas. :legal:

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Guia oficializado em 05/02/2020

 

Muito obrigado por mais um excelente guia Herik, a Comunidade Mypst agradece.

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Saudações, galera, pra quem pensa em platinar o game, vou deixar uma playlist com todos os colossos no modo Hard Time Attack, ensino também como subir no jardim secreto e pegar os 2 troféus relacionados ao topo desse jardim, abraço.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante

Sobre o troféu de Speed Run, quando eu percebo que demoro muito eu saio do jogo e volto do último save do Santuário, não tem salvamento automático não né? Por que se tiver eu creio que estou fazendo errado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Kaffactus disse:

Sobre o troféu de Speed Run, quando eu percebo que demoro muito eu saio do jogo e volto do último save do Santuário, não tem salvamento automático não né? Por que se tiver eu creio que estou fazendo errado.

 

O jogo têm salvamento automático; não têm problema sair de uma partida de Ataque Cronometrado caso sinta a necessidade.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante
1 hora atrás, Her1kr disse:

 

O jogo têm salvamento automático; não têm problema sair de uma partida de Ataque Cronometrado caso sinta a necessidade.

Na verdade não era no Ataque Cronometrado, eu estava tentando fazer o Speed Run, mas fiz o teste e percebi que as horas contam sim caso saia do jogo, tive que recomeçar, hehehe.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
55 minutos atrás, Kaffactus disse:

Na verdade não era no Ataque Cronometrado, eu estava tentando fazer o Speed Run, mas fiz o teste e percebi que as horas contam sim caso saia do jogo, tive que recomeçar, hehehe.

 

Na verdade, depende da dificuldade. Se você zerou o jogo pela primeira vez no Normal, você pode rejogar o NG+ em outra dificuldade e tentar o speedrun. Mas como no caso o troféu só conta pro modo Difícil, não seria necessário, a não ser quê, você já tenha zerado no difícil pela primeira vez. Daí sim você teria que começar um novo jogo zerado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olá amigos, não ente do como se consegue esse glitch do rei da velocidade, tem algum vídeo? Pó s eu abri um novo save e deu o lopping de cenas no hard, mas como agora pego eles no modo normal? Tenho que matar todos os Colossos de novo?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
8 horas atrás, rony_lpk disse:

Olá amigos, não ente do como se consegue esse glitch do rei da velocidade, tem algum vídeo? Pó s eu abri um novo save e deu o lopping de cenas no hard, mas como agora pego eles no modo normal? Tenho que matar todos os Colossos de novo?

 

Bom dia amigo, eu expliquei sobre esse bug do looping da cutscene, vou quotar aqui o que estava no meu post, talvez lhe ajude:

 

Citar

Rei da Velocidade

O glitch consiste em adquirir todos os itens do jogo para Wander sem precisar jogar o Time Attack no Hard Mode.

Para realizar o glitch, termine o jogo e inicie um Novo Jogo+ no modo normal e derrote os colossos no modo time attack, a cada 2 colossos você receberá um item que será depositado no poço, não pegue nenhum desses itens, ao derrotar o 16th colosso você terá 8 itens na fonte, deixe-os lá, volte para a tela de titulo, selecione Novo Jogo+, sobrescreve o save que você pegou os itens e selecione a dificuldade Difícil. Vá até a fonte, o jogo irá entrar em loop de uma cutscene, finalize o mesmo, abra-o novamente, selecione continuar, pronto, pode ir para o poço e os 8 itens do modo hard estarão lá lhe esperando, colete-os, salve o jogo, volte para a tela de titulo, selecione Novo Jogo+ sobrescreva seu save, selecione a dificuldade normal, mate os colossos e pegue os 8 itens restantes, pronto. Você economizou um bom tempo e conquistou o troféu sem precisar terminar os 16 colossos no time atack do modo difícil.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 14/01/2020 em 16:34, ted_martins disse:

ATENÇÃO:

Se você nunca jogou Shadow of the Colossus, pare por aqui. Esse post contém uma série de spoilers e pode acabar estragando sua experiência.

 

Abaixo estarei postando sobre o glitch para o troféu Rei da Velocidade e um pequeno passo a passo para quem quiser tentar o velocista desse jogo.

 

Dica Rei da Velocidade:

  Mostrar conteúdo oculto

 

Passo a passo:

  Mostrar conteúdo oculto

 


 
 

Hummm, acho que entendi, o glitch elimina a necessidade de fazer no hard, mas preciso fazer o normal de novo certo? Então eu fiz certo, pq na vdd eu pensei que teria tudo junto ao mesmo tempo rsrs valeu pessoal 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 02/05/2020 em 08:46, ted_martins disse:

 

Bom dia amigo, eu expliquei sobre esse bug do looping da cutscene, vou quotar aqui o que estava no meu post, talvez lhe ajude:

 

 

Ted, esse glitch funciona no remaster de PS3?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, gabricj disse:

Ted, esse glitch funciona no remaster de PS3?

 

Boa tarde amigo, não sei te informar, pois não joguei a versão de PS3, mas acredito que não.

Sugiro pesquisar um guia do jogo para PS3.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...