Ir para conteúdo
washsou

[myPSt] Revisão de lançamento do Google Stadia: um desastre técnico e conceitual?

Recommended Posts

960x0.jpg?fit=scale

Paul Tassim, um colaborador da Forbes, fez uma review de lançamento do Google Stadia e diz: "Um desastre técnico e conceitual"

 

Desde o início, o Google Stadia sempre parecia uma venda difícil. Um modelo de assinatura emparelhado com jogos comprados individualmente, mesmo se você estivesse economizando em hardware com sua tecnologia de streaming, ainda parece um grande investimento para os jogadores, que precisariam encontrá-lo como uma alternativa melhor ao console ou PC, ou não jogadores, que teriam que ser convencidos a repentinamente se dedicar a jogos como Assassin's Creed ou Red Dead Redemption depois de evitar o setor principal até hoje.

 

Tudo isso foi abordado em cima de questões técnicas, como o fato de que o streaming de jogos de datacenters, como os títulos da Netflix, foi uma tecnologia não comprovada e tentativas anteriores falharam. E em lugares como os EUA com limites de dados ISP fixos, como eles suportariam de 4 a 20 GB por hora de uso de dados?

 

Mas, além de tudo isso, havia uma pergunta central. Funcionaria mesmo? Passei a última semana descobrindo que, pelo menos para mim e para minha própria configuração do Google Stadia, a resposta a essa pergunta é um retumbante não.

 

Estou genuinamente espantado com o quão chocante o Stadia se apresentou em minha residência ao longo de muitas sessões.

 

Por contexto, joguei principalmente o Stadia na unidade de análise Chromecast Ultra em minha TV, com alguns testes no navegador do PC de mesa (conectado via wireless). Minha internet é sólida, provavelmente melhor do que a maioria das pessoas, com faixas de velocidade sem fio entre 200 e 350 Mbps, dependendo de como o vento sopra. A ferramenta de verificação de velocidade do Stadia parece pensar que estou bem, muito acima do requisitos recomendados para transmitir jogos em 4K de forma eficaz.

 

960x0.jpg?fit=scale

 

Bem, deixe-me dizer-lhes, algo deu muito errado aqui.

 

Em todos os títulos de teste que joguei, Shadow of the Tomb Raider, Mortal Kombat 11, Destiny 2, GYLT e Red Dead Redemption 2, tive problemas periódicos de stuttering* com resolução maciça e quedas de quadros. Não o tempo todo, mas o suficiente para ser notado com frequência e atrapalhar a jogabilidade, que é o que todo mundo temia que poderia acontecer com esse tipo de tecnologia. A intensidade do jogo não importava, poderia ser o graficamente rico Red Dead ou o desenho animado GYLT . Um jogador ou multiplayer não importava, poderia estar jogando sozinho como Lara Croft ou jogando Destiny 2 no modo Gambit em uma partida pré-marcada, os problemas eram os mesmos. Você poderia fazer com que 80% de uma sessão estivesse indo bem, mas os últimos 20% levariam de repente você a cair em território de sttutering completo. E na maioria dos jogos, basta um soluço para fazer você pagar caro.

 

Caí das bordas do Tomb Raider por causa do atraso. Eu perdi totalmente as lutas de Mortal Kombat que teria vencido de outra forma. Eu morri para inimigos de Destiny 2 onde os venceria com facilidade em qualquer outra plataforma. Consegui acompanhar toda a campanha do Mortal Kombat 11 (que eu realmente queria jogar, como ainda não tinha feito) e, provavelmente, pelo menos uma partida, tive problemas de atraso. Mesmo que seja apenas por um momento, pode custar uma luta inteira em um jogo como esse.

 

Além disso, também existem problemas mais gerais, como o fato de todas as cenas do Mortal Kombat terem um segundo completo de atraso no áudio. Isso foi listado como um "problema conhecido" no Guia do Revisor, mas ainda havia algum atraso no diálogo nas cenas de Destiny, Red Dead e Tomb Raider. Não tanto quanto Mortal Kombat, mas estava lá.

 

 

O outro problema do Stadia é que, mesmo quando está funcionando normalmente, ainda está um pouco diferente do que seria um jogo rodando em um console normal. Estamos falando de microssegundos e, embora eu não tenha notado muito no Mortal Kombat ou em Tomb Raider (fora dos grandes momentos de stuttering), na maioria das vezes parecia um jogo de console com um controlador Switch pro, eu pude sentir isso em Destiny 2, onde joguei o mesmo por 1200 horas no console e não parecia tão apertado. É aceitável, certamente, mas não qualquer coisa que eu escolheria voluntariamente no PS4 ou Xbox. O mesmo vale para imagens, onde a resolução é um pouco pior às vezes, o HDR um pouco menos brilhante e nítido. Exequível, mas pior do que as alternativas baseadas em hardware. Mas, obviamente, tudo isso empalidece diante do atraso e do stuttering verdadeiramente horríveis que experimentei nos piores momentos de Stadia. O único positivo inequívoco que podemos dizer sobre o Stadia é que ele reduziu significativamente o tempo de carregamento equivalentes do console, sendo mais rápido do que o SSD do meu PS4. Então, heeeey!

 

Depois que esses problemas persistiram em várias sessões, entrei em contato com eles para tentarem me ajudar a solucionar problemas, pois fiquei surpreso com o quão ruim estava ficando. Eles recomendaram que eu reduzisse minhas configurações de desempenho para "Balanceado", em vez do 4K, que é o que a assinatura do Stadia Pro oferece aos assinantes e estão pagando por isso. Não ajudou, nem ajudou quando foi ainda mais longe para o "uso limitado de dados", a configuração da camada inferior, pois mesmo lá eu ainda estava com stuttering. Eu relatei isso de volta, e eles disseram que era "incomum" e estavam investigando, e eu lhes dei permissão para acessar meus dados da sessão de jogo. No momento da redação deste artigo, foi a última vez que ouvi falar sobre isso. Eu tenho jogado no "Balanceado" desde então, mas sem melhorias reais como resultado. Os únicos dois dias relativos de estabilidade foram no primeiro dia e, finalmente, ontem, o último dia de testes, mas com cinco dias muito ruins no meio.

 

960x0.jpg?fit=scale

 

Não sei se esses problemas são generalizados, por isso só posso relatar o que experimentei pessoalmente com minha própria configuração, que está em uma Internet muito sólida. Eu direi que durante a fase de testes fui contactado sem provocação por alguém de outra grande empresa com uma unidade de revisão que me perguntou como estava indo, e eles revelaram que estavam tendo problemas semelhantes em uma internet ainda melhor em uma cidade grande. Então, eu não tenho ideia do que está acontecendo aqui.

 

Se esse é um problema generalizado, parece absolutamente que o Stadia não deveria estar sendo lançado no momento ou, pelo menos, não cobrando dinheiro das pessoas para acessá-lo. Os espectadores já disseram isso, pois foi revelado que há muitos recursos ausentes no lançamento e apenas 22 jogos no total (aumentados de 12 literalmente na noite passada), mas esses problemas de tecnologia, se estão acontecendo com uma parcela significativa de jogadores, seria desastroso. Isso já me fez nunca mais querer tocar no Stadia em nenhum dos meus outros dispositivos de jogos, e eu nem cheguei à outra metade do motivo de não entender a existência do Stadia.

 

Todo o modelo Stadia é desconcertante para mim. Se você pudesse usar o Stadia como uma extensão de suas plataformas de jogos atuais, jogar seus jogos de console em qualquer lugar, em seu laptop ou telefone ou iPad sem downloads ou hardware, isso seria muito legal. Stadia não é isso. Pelo contrário, é um ecossistema totalmente independente, no qual você precisa comprar novamente qualquer jogo que queira jogar. Borderlands 3 está chegando ao Stadia daqui a pouco, mas por que diabos eu jogaria lá? Eu teria que começar do zero, pois esse jogo e a maioria dos jogos não possuem cross-save agora. De duas, uma:

  • A) Eu só jogaria no Stadia se meus consoles, PC e laptop repentinamente pegassem fogo e eu não tivesse outra escolha
  • B)O Stadia não compartilhar uma população de jogadores com nenhuma outra plataforma, e eu ficaria surpreso se isso não acabasse criando problemas sérios de organização de partidas ou descoberta de grupos após o lançamento.

 

O Stadia também está se apresentando como sendo para "não-jogadores", e ainda assim não entendo como o modelo se presta a isso. Apesar de parecer um Netflix para jogos, pague uma assinatura, tenha acesso a uma lista de jogos para jogar sempre e onde quiser, contudo não é assim que funciona. Você ainda está pagando o preço total por novos títulos, exceto por algumas exceções gratuitas com uma assinatura Pro como Destiny (que acabou de colocar um monte de seu conteúdo como free-to-play de qualquer maneira). Então, com certeza, talvez você esteja convencendo as pessoas a jogar, que não querem gastar US $ 300 ou mais em um console doméstico, e ainda precisa convencê-las a pagar US $ 60 por um lançamento em uma era de títulos para celular F2P. Boa sorte!

 

Os problemas continuam se acumulando em minha mente, como essa lista anêmica de lançamento, que é quase exclusivamente composta de jogos antigos, e quando novos chegam, como é o caso de Cyberpunk 2077, estou me esforçando para encontrar uma razão para comprar a versão Stadia em vez das de consoles ou PC. Como uma extensão do meu tempo de reprodução para vários dispositivos, talvez eu considere isso, mas nem isso é feito. Além disso, a Stadia não possui exclusivos da Microsoft, Sony ou Nintendo, apenas títulos pequenos e independentes, dando pouco espaço para se separar da concorrência, apesar de desenvolver um estúdio destinado a fazer esse tipo de jogo daqui a alguns anos (GYLT é bom, mas não é o que eu gosto). Além disso, o Stadia estará enfrentando a xCloud da Microsoft, que fará exatamente o tipo de coisa que estou dizendo, permitindo que você jogue seu catálogo de jogos atuais de Xbox, juntamente com a totalidade das ofertas do Game Pass, nos mesmos dispositivos como o Stadia, você apenas manterá seu progresso e suas compras nesse ecossistema. Está superando a Stadia de todas as formas (desde que a tecnologia funcione, o que está longe de ser um fato, como eu já vi).

 

960x0.jpg?fit=scale

 

Eu poderia imaginar um mundo perfeito onde o Stadia não seria lançado amanhã(dia 19/11/2019), mas que ele seria lançado no outono de 2020, juntamente com os outros novos consoles. Ele funciona perfeitamente e está recebendo todos os lançamentos de terceiros no primeiro dia e alguns exclusivos indispensáveis para inicializar. Então eu poderia ver a vantagem de não ter um hardware dedicado, quando a experiência de repente custa US $ 400 a menos que a concorrência.

 

Essa não é a realidade em que vivemos. O Stadia será lançado com recursos ausentes, duas dúzias de jogos antigos ou minúsculos e eu passei a última semana lutando com a tecnologia que parecia determinada a arruinar todas as minhas sessões de jogo.

 

Eu posso ter sido cético nestes testes com o Stadia, mas estava disposto a dar uma chance. Mas esta tem sido uma catástrofe do início ao fim durante a minha fase de testes, e o problema é que mesmo que isso tivesse funcionado perfeitamente, o que não aconteceu, todo o modelo parecia condenado desde o início. Esta é uma enorme falta da Google, e estou realmente me perguntando qual será a repercussão deste lançamento inicial mal concebido.

 

* Nota: O stuttering nos jogos é o atraso irregular entre os frames da GPU que pode ter um impacto notável na jogabilidade. Um jogo com stutters parecerá lento ou atrasado e atrasará momentaneamente as ações dos jogadores. O movimento em um jogo com stuttering pode parecer instável.

 

Fonte: Forbes

  • Curtir 2
  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso deve ser algum tipo de lavagem de dinheiro da Google...os acionistas pressionaram demais e agora saiu totalmente fudido...acho improvável recuperarem o estrago...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Citar

 

De duas, uma:

  • A) Eu só jogaria no Stadia se meus consoles, PC e laptop repentinamente pegassem fogo e eu não tivesse outra escolha 

Rapaz... essa doeu aqui.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se o cara com 300mb de internet teve problemas, imagina os mortais com, 10, 30, 50mb. Isso porque se me recordo bem, a Google disse que o Stadia rodaria bem com 3 ou 5mb de internet
 

giphy.gif

  • Haha 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...