Ir para conteúdo
washsou

[myPSt] Hideo Kojima discute os desafios que enfrentou depois de deixar a Konami e sua gratidão a mesma.

Recommended Posts

Hideo-Kojima-teases-big-streaming-projec

 

 

Em dezembro de 2015, Hideo Kojima anunciou que estava montando seu próprio estúdio, a Kojima Productions. Ele havia fechado um acordo com a Sony. Tudo parecia tão fácil, mas será que foi? Aparentemente não. Mas ajudou que ele fosse Hideo Kojima.

 

No final de uma entrevista à Famitsu, Kojima falou sobre as dificuldades que enfrentou ao montar seu próprio estúdio.

"Faz três anos e nove meses que eu me livrei", disse Kojima à Famitsu. "Naquela época, eu tinha 53 anos. Essa é uma época em que você se aposentaria, certo? Os membros da minha família também foram contra a idéia [de eu montar um novo estúdio]. Eu era um homem de meia idade de 53 anos, não tinha dinheiro ou muito mais, e era só eu dizendo que ia fazer esse jogo de mundo aberto." Kojima poderia ter dinheiro, mas provavelmente não o suficiente para financiar o tipo de projetos que ele estava acostumado a fazer.

 

Segundo Kojima, havia quem duvidasse que o jogo seria bom. "A razão para isso é que não houve um único designer de jogos mundialmente famoso que obteve sucesso depois de se virar sozinho".


"Mesmo quando fui ao banco, não podia pedir dinheiro emprestado".

 

Houve exemplos de desenvolvedores montando seus próprios estúdios e tendo sucesso; no entanto, existem muitos exemplos de desenvolvedores montando novos estúdios e falindo.

 

Entretanto, aos poucos parece que ele está reescrevendo essa história. Quando Kojima saiu da Konami, lembro-me de que o consenso geral parecia ser que as pessoas estavam felizes por ele poder criar um novo estilo de jogo e, considerando como ele era tratado, havia um desejo de vê-lo ter sucesso.

 

Isso não significa que montar seu próprio estúdio foi uma caminhada fácil, especialmente no Japão, que muitas vezes pode complicar as coisas aparentemente fáceis.

"Mesmo quando fui ao banco, não podia pedir dinheiro emprestado", continuou ele. "Eles disseram: 'Sabemos que você é renomado, mas você não tem nenhum resultado real'. Esse é o tipo de país que o Japão é."

 

Pode ser bastante difícil conseguir um empréstimo no Japão, especialmente se você não estiver trabalhando para uma grande empresa. Kojima estava por conta própria nesse momento, portanto, financiar seu estúdio para conseguir um contrato de locação e contratar funcionários pode ter sido mais difícil do que você imagina. Além disso, fazer jogos de Metal Gear era caro e demorava muito tempo. Esses jogos sempre parecem ter se saído melhor fora do Japão. Tudo isso pode explicar a relutância por parte dessa instituição financeira.

 

"Mas então, havia um banqueiro no maior banco [no Japão] que era um grande fã meu, e eu recebi o financiamento".

Embora tenha sido difícil para ele conseguir um empréstimo, ele ainda é o Hideo Kojima, o que ajuda!
Ele finalmente perguntou: "O que é a Kojima Productions?"

 

Para dar confiança às famílias da equipe que ele estava contratando, Kojima queria montar o estúdio em um prédio agradável. Dessa forma, ele disse, pareceria que a empresa seria bem-sucedida e os maridos e esposas de seus funcionários estariam menos inclinados a se preocupar. Mas, geralmente, sempre que ele encontrava um bom prédio, era perguntado: "O que é a Kojima Productions?"

 

No Japão, Kojima não é tão famoso quanto alguém como Hayao Miyazaki, então parece que muitos proprietários não estavam familiarizados com a iteração anterior do estúdio e seu trabalho. Mas fora desses locais desejáveis, ele mais uma vez teve a sorte de encontrar um fã e conseguiu mudar para o local atual do estúdio.

 

O Japão corporativo isola os funcionários. Portanto, desafios como obter um empréstimo ou um arrendamento, que a maioria das pessoas no Japão experimenta ao tentar criar sua própria empresa, certamente não eram o que a Kojima estava acostumado. Mas, diante desses desafios, ele não desistiu. Ele reconheceu que tinha oportunidades por causa de sua carreira na Konami.

 

"A razão pela qual sou quem sou agora é por causa dos 30 anos que tive na Konami", disse Kojima à Famitsu. "Sou grato à Konami e não posso negar essa conexão."

 

Esta não é a primeira vez que Kojima agradece à Konami. Parece que ele não apenas chegou a um acordo com seu ex-empregador, mas também sente que a experiência fez dele quem ele é.
 

Fonte: Kotaku

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Normal, com exceção de Yuji Horii e talvez Kou Shibusawa (Não pela sua importância na indústria, mas por ser o dono/fundador da Koei ao lado de sua esposa), é bem provável que pessoas bem mais conhecidas que Kojima nesse território, seja Mikami ou Miyamoto, passariam pela mesma situação, lembrando um pouco a história do pessoal levando os animes/mangas populares no USA para os japas falarem e absolutamente ninguém sabia do que infernos se tratava.

As vezes nós esquecemos que a internet criou uma realidade alternativa e bizarra onde não só todo mundo alega saber de tudo, como também, impõe um conceito de que todos obrigatoriamente conhecem as conversas do seu hobby 8X

 

Enfim, foi bom vê-lo externando esse cenário para os ocidentais, explicando mesmo que levemente o fato dos funcionários dessas empresas não terem nenhuma noção sobre o mundo, transformando essa independência em algo similar a sair de casa abruptamente, tendo de lidar com contas, salários, orçamento, organização e de brinde, seus funcionários, coisas que outrora buzinariam o pessoal da tesouraria XD

 

3 horas atrás, washsou disse:

Segundo Kojima, havia quem duvidasse que o jogo seria bom. "A razão para isso é que não houve um único designer de jogos mundialmente famoso que obteve sucesso depois de se virar sozinho".

 

Goichi Suda: No more heroes. Grasshopper, fundada em 1999 por ele depois da falencia da humam.

Shinji Mikami: fundou a platinum, dirigiu vanquish.

Bigodão: Last Story & Lost Odyssey.
Sei que gosto é como "ceul" e cada um tem o seu e eu não tenho ideia do que kojima queria dizer com isso mas: horray... tenho mais exemplos do que consigo colocar aqui...

 

Editt ps: Não sei ao certo o que diabos ele estava se referindo com isso e Vanquish certamente é um péssimo exemplo de sucesso, porém, existem vários outros exemplos positivos, só citei três dos meus designers favoritos que conseguiram sucesso após sair de casa e fundar seu próprio estúdio...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, WhBlaze disse:
Spoiler

 

Normal, com exceção de Yuji Horii e talvez Kou Shibusawa (Não pela sua importância na indústria, mas por ser o dono/fundador da Koei ao lado de sua esposa), é bem provável que pessoas bem mais conhecidas que Kojima nesse território, seja Mikami ou Miyamoto, passariam pela mesma situação, lembrando um pouco a história do pessoal levando os animes/mangas populares no USA para os japas falarem e absolutamente ninguém sabia do que infernos se tratava.

As vezes nós esquecemos que a internet criou uma realidade alternativa e bizarra onde não só todo mundo alega saber de tudo, como também, impõe um conceito de que todos obrigatoriamente conhecem as conversas do seu hobby 8X

 

Enfim, foi bom vê-lo externando esse cenário para os ocidentais, explicando mesmo que levemente o fato dos funcionários dessas empresas não terem nenhuma noção sobre o mundo, transformando essa independência em algo similar a sair de casa abruptamente, tendo de lidar com contas, salários, orçamento, organização e de brinde, seus funcionários, coisas que outrora buzinariam o pessoal da tesouraria XD

 

Goichi Suda: No more heroes. Grasshopper, fundada em 1999 por ele depois da falencia da humam.

Shinji Mikami: fundou a platinum, dirigiu vanquish.

Bigodão: Last Story & Lost Odyssey.
Sei que gosto é como "ceul" e cada um tem o seu e eu não tenho ideia do que kojima queria dizer com isso mas: horray... tenho mais exemplos do que consigo colocar aqui...

 

Editt ps: Não sei ao certo o que diabos ele estava se referindo com isso e Vanquish certamente é um péssimo exemplo de sucesso, porém, existem vários outros exemplos positivos, só citei três dos meus designers favoritos que conseguiram sucesso após sair de casa e fundar seu próprio estúdio...

Não seria a parte do mundialmente famoso? :p 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
28 minutos atrás, washsou disse:

Não seria a parte do mundialmente famoso? :p 

E por um acaso Shinji Mikami e Sakaguchi não são mundialmente famosos? O segundo dirigiu um filme que custou mais de 130 milhões de dolares em 2001 (não falaremos sobre as consequenciais), fora que tanto final fantasy quanto resident evil são maiores que qualquer obra feita por Kojima até então, ambas produzidas/dirigidas por criaturas relativamente introvertidas que nunca colocaram seu nome em todos os lugares e ainda assim, são mais respeitadas, admiradas e idolatradas globalmente, ao ponto de terem vendido tanto Lost Odyssey quanto Evil Withim apenas colocando o nome de cada um no trailer \8

 

Editt: Só pra constar, essa frase é tão bizarra que sendo bem sincero? não faz um pingo de sentido.
Pois ele não esta se virando sozinho, seu jogo tem suporte direto da Sony, ele não teve de pagar pela engine e por ai vai.
Se esse é o conceito dele nós temos Will Wright e Sid Meir no mesmo barco, operando para empresas gigantescas de forma semi-independente e o barco segue...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 11/10/2019 em 17:15, WhBlaze disse:
Spoiler

E por um acaso Shinji Mikami e Sakaguchi não são mundialmente famosos? O segundo dirigiu um filme que custou mais de 130 milhões de dolares em 2001 (não falaremos sobre as consequenciais), fora que tanto final fantasy quanto resident evil são maiores que qualquer obra feita por Kojima até então, ambas produzidas/dirigidas por criaturas relativamente introvertidas que nunca colocaram seu nome em todos os lugares e ainda assim, são mais respeitadas, admiradas e idolatradas globalmente, ao ponto de terem vendido tanto Lost Odyssey quanto Evil Withim apenas colocando o nome de cada um no trailer \8

 

Editt: Só pra constar, essa frase é tão bizarra que sendo bem sincero? não faz um pingo de sentido.
Pois ele não esta se virando sozinho, seu jogo tem suporte direto da Sony, ele não teve de pagar pela engine e por ai vai.
Se esse é o conceito dele nós temos Will Wright e Sid Meir no mesmo barco, operando para empresas gigantescas de forma semi-independente e o barco segue...

 

Ehehehehehe, calma calma.

Desculpe, mas não resisti em lhe provocar uma resposta melhor.

 

Mas esta certo, a questão da reposta "não houve um único designer não faz sentido principalmente porque depois vem: "Houve exemplos de desenvolvedores montando seus próprios estúdios e tendo sucesso; no entanto, existem muitos exemplos de desenvolvedores montando novos estúdios e falindo."

Eu fui ver a entrevista original e passei para uma pessoa que traduziu e ficou com duvida nessa mesma frase porque a frase parece ter mais de um sentido.

 

Sobre ele se virar sozinho, bem, ele esta referindo apenas na aquisição do prédio e outras verbas para abrir seu estúdio. Sobre a confecção do jogo, de fato ele obteve muito ajuda, tanto por parte da Guerrila(engine de desenvolvimento) como da própria Sony.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 14/10/2019 em 12:35, washsou disse:

Ehehehehehe, calma calma.

Desculpe, mas não resisti em lhe provocar uma resposta melhor.

 

Mas esta certo, a questão da reposta "não houve um único designer não faz sentido principalmente porque depois vem: "Houve exemplos de desenvolvedores montando seus próprios estúdios e tendo sucesso; no entanto, existem muitos exemplos de desenvolvedores montando novos estúdios e falindo."

Eu fui ver a entrevista original e passei para uma pessoa que traduziu e ficou com duvida nessa mesma frase porque a frase parece ter mais de um sentido.

 

1- Sobre ele se virar sozinho, bem, ele esta referindo apenas na aquisição do prédio e outras verbas para abrir seu estúdio. Sobre a confecção do jogo, de fato ele obteve muito ajuda, tanto por parte da Guerrila(engine de desenvolvimento) como da própria Sony.

 

Mals pela demora, to tentando terminar umas coisas aqui e voltar pra castlevania, acabei não notando o quote XD

 

É possível que seja um erro de tradução, mas o fato de estarmos falando de Kojima infelizmente evoca uma nuvem de confusão nas nossas cabeças, afinal, ao lado de Molyneux ele é o único sujeito na indústria de games que não consegue fazer sentido em suas próprias frases, tentando ser profundo, se apropriando de credito indevido esporadicamente e confundindo mais do que fazendo sentido \8

 

Afinal, ele cinicamente se proclamou o inventor do gênero stealth sendo que até mesmo a caixa de papelão veio antes de Metal Gear.

É como se Yoshiki Okamoto se proclamasse inventor dos beat'n ups pq Final Fight é mais conhecido que Renegade e muitas pessoas mais novas esqueceram quando Double Dragon foi feito (sem ativar o pai dos burros, mais conhecido como Google... ou wikipedia, mas ali é uma Barsa cheia de erros que não serve pra nada...)

 

1- Então ele entra em contradição com a fala acima que implica algo além de um mero arrendamento no seu "pessoas abrem estúdios e vão a falência"
Viu o que eu falo sobre ele tentar dar uma de Steve Jobs ou Molyneux mas não conseguir, ou seja, nossa conclusão sempre sendo um simples "bebestes?"

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...