Ir para conteúdo
fabriciols

Melhorias na parte de Dicas - Pontuação

Recommended Posts

Eu sei que tinha um tópico pra isso à um tempo atrás, mas aqui vou tentar agrupar tudo oq eu acho que devemos fazer.

 

Este tópico tem uma motivação. Vi uma dica MUITO bem postada receber negativos, sendo que a mais bem votada é UM LIXO.

 

Vejam:

 

Dica, na minha opinião, bem votada > http://myps3t.com.br/dicas/ver/13943/

Dica, na minha opinião, não ruim, mas pior que a de cima > http://myps3t.com.br/dicas/ver/13726

 

Eu fui investigar para intender o pq, de uma dica tão boa, ter votos negativos.

Acabei descobrindo que os dois negativos dado a dica eram de usuários que postaram OUTRAS DICAS NO MESMO TROFÉU!! Ou seja, BOICOTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

 

Caras, fiquei mto chateado com isso... muito mesmo ! O sistema de dicas é para favorecer as dicas mais bem votadas, mas com consciência, não é para amiguinho votar na dica da sua turma, não é para um usuário desmerecer as outras dicas.

 

Sendo assim, estou pensando em algumas melhorias:

 

 

1- Usuários que derem dica em um troféu, não podem votar em NENHUMA dica deste mesmo troféu.

2- Queria pensar em um sistema diferente para calcular a "nota" da dica:

 

Continuar com o sistema de joinhas, porém diferentes "tipos" de usuários dariam peso diferente para a nota:

 

2.1 - Usuários normais: 1 ponto

2.2 - Usuários normais que tem o jogo: 2 pontos

2.3 - Usuários normais que tem o jogo e este troféu: 5 pontos

2.4 - Usuários normais que tem o jogo e a platina - 10 pontos

 

Se o usuário é STAFF (aqueles que ajudam no portal e mais alguns que eu posso nomear só para este serviço) os pontos são multiplicados por 2.

 

Em caso de joinhas negativos, a mesma pontuação prevalece, mas, para baixo.

 

Assim imagino que evitaria qquer tipo de fraude, e pessoas que dominam mais o assunto teriam um peso maior.

 

Além disso, podemos definir algum limiar: dicas com -10 pontos somente serão exibidas quando entrar no troféu, que é onde mostramos todas as dicas.

 

Uma nota importante é que eu posso converter os joinhas que estão postados hoje nesse novo sistema :D

Assim daria para dar uma conferida.

  • Curtir 8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Outra coisa que incomoda é aqueles que ficam dando dicas em platinas tipo "só pegar os outros troféus rsrsrs kkk".

Quando eu puxo o BBCode sai um monte de dicas que você vê que postaram só pra aparecer na aba de quem postou mais dicas. No Batman, no troféu de ganhar 100% postaram "Muito loko o jogo, qm n jogou nao sabe o que tah perdeeno". Totalmente desnecessário.

Acho que podia remover aquela aba de "mais dicas" e, sei lá, volta a de tartaruga. Pelo menos a galera se esforço pra platinar em menos tempo e não prejudica ninguém. Quando comecei a fazer o guia não me apareceu essa dica do Freeze, se tivesse seria uma mão na roda.

 

Gostei da ideia, e ainda acho que podiamos fazer mais, fazer um sistema de marcar quem posta discas desnecessárias, e os pontos delas valerem menos (ou nem valerem) em questão de votos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Outra coisa que incomoda é aqueles que ficam dando dicas em platinas tipo "só pegar os outros troféus rsrsrs kkk".

Quando eu puxo o BBCode sai um monte de dicas que você vê que postaram só pra aparecer na aba de quem postou mais dicas. No Batman, no troféu de ganhar 100% postaram "Muito loko o jogo, qm n jogou nao sabe o que tah perdeeno". Totalmente desnecessário.

Acho que podia remover aquela aba de "mais dicas" e, sei lá, volta a de tartaruga. Pelo menos a galera se esforço pra platinar em menos tempo e não prejudica ninguém. Quando comecei a fazer o guia não me apareceu essa dica do Freeze, se tivesse seria uma mão na roda.

 

Gostei da ideia, e ainda acho que podiamos fazer mais, fazer um sistema de marcar quem posta discas desnecessárias, e os pontos delas valerem menos (ou nem valerem) em questão de votos.

 

isso não se resolve removendo a parte quem mais deu dicas, e sim com moderação.

Além de que, os joinhas tb deveria resolver isso por si só.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

opa acho q é valido sim...soh uma duvida mas que eu acho que é meio obvio...eh que normalmente quando eu qualifico a dica ainda n tenho o trofeu e nem a platina....então vai contar com 1 ponto...mas assim q eu pegar o trofeu e ou a platina vai ser recalculado? como vai funcionar?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

isso não é uma pergunta, é um jeito de se fazer ... a idéia do tópico é ver como vai fazer...

 

Na minha opinião isso pode ser recalculado toda semana ! Ai se você votou, e depois pegou o troféu, seu voto muda de peso.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

isso não é uma pergunta, é um jeito de se fazer ... a idéia do tópico é ver como vai fazer...

 

Na minha opinião isso pode ser recalculado toda semana ! Ai se você votou, e depois pegou o troféu, seu voto muda de peso.

Ou então fazer igual o PSN Profiles, você só pode avaliar se já tiver o troféu.

porque não adianta muito o cara ler, achar que tá certo e avaliar e depois nem ele conseguir pegar o troféu.

Se você tem, você sabe o que funciona, se você não tem, você depende da teoria só.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabricio, nós que temos direitos de editar os jogos e troféus, poderiamos excluir as dicas desse tipo?!

 

E, talvez remover os negativos injustos... infelizmente não dá para confiar no bom senso das pessoas... isso porque não ganha nada se a pessoa tem mais votos ou menos votos... no caso das dicas que você colocou como exemplo, a segunda dica que você deu é ruim perto da outra... e tem 4 votos positivos e a outra ficou com 2 positivos e 2 negativos... não dá para confiar apenas nos usuários.... poderiamos moderar também algumas dicas, um lugar que nos mostrasse as dicas novas e assim poderiamos excluir essas dicas nada a ver.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Achei excelente esse sistema de pesos e a proporção entre as "classes de usuários" me pareceu bem adequada.

 

Quanto à questão de restringir a exibição de uma dica quando ela alcançar "- X" pontos, pergunto: auto-pruning de dicas que chegarem a, digamos, "-2X" pontos seria algo a ser considerado? Imagino que uma faxina automática do que passou de um nível ruim para um nível péssimo possa vir a facilitar o trabalho da moderação.

 

Quanto ao que o Fabiano falou: num tracker onde eu era Mod, o developer criou uma página que apareciam todas as dicas, em ordem cronológica, pra que a visualização fosse simples e a moderação pudesse ser mais eficiente. Não sei o quão complicado é fazer isso, mas era muito útil!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu gostei O.o

Acho q seria mais interessante permitir q usuários sem o troféu possam votar, e depois, caso peguem o troféu ou a platina etc, a pontuação mude.

outra coisa, que acho que poderia facilitar a vida da moderação é um "Reportar". Pq assim os moderadores não teriam que ficar procurando pelas dicas, ou então lendo um monte de coisa. é simples, não gostou da dica, achou ela inútil ou tem algo de errado, vc reporta, nesse "ticket" vc escreve pq tá reportando e seu nick.

o que acham?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabricio, nós que temos direitos de editar os jogos e troféus, poderiamos excluir as dicas desse tipo?!

 

E, talvez remover os negativos injustos... infelizmente não dá para confiar no bom senso das pessoas... isso porque não ganha nada se a pessoa tem mais votos ou menos votos... no caso das dicas que você colocou como exemplo, a segunda dica que você deu é ruim perto da outra... e tem 4 votos positivos e a outra ficou com 2 positivos e 2 negativos... não dá para confiar apenas nos usuários.... poderiamos moderar também algumas dicas, um lugar que nos mostrasse as dicas novas e assim poderiamos excluir essas dicas nada a ver.

 

tem sim, se vc ver a dica vai ter um botão excluir !

Mas isso que você falou de remover negativos não faria diferença se os joinhas tivessem peso, não concorda ? Tem peso maior aqueles usuários que sabemos que fazem a diferença, teoricamente eles anulariam os "fakes"

 

Ou então fazer igual o PSN Profiles, você só pode avaliar se já tiver o troféu.

porque não adianta muito o cara ler, achar que tá certo e avaliar e depois nem ele conseguir pegar o troféu.

Se você tem, você sabe o que funciona, se você não tem, você depende da teoria só.

 

eu não sou mto a favor de limitar a avaliação ! Eu mesmo avalio bem dicas a qual eu acho que estão bem escritas, bem estruturadas ... :)

 

Achei excelente esse sistema de pesos e a proporção entre as "classes de usuários" me pareceu bem adequada.

 

Quanto à questão de restringir a exibição de uma dica quando ela alcançar "- X" pontos, pergunto: auto-pruning de dicas que chegarem a, digamos, "-2X" pontos seria algo a ser considerado? Imagino que uma faxina automática do que passou de um nível ruim para um nível péssimo possa vir a facilitar o trabalho da moderação.

 

Quanto ao que o Fabiano falou: num tracker onde eu era Mod, o developer criou uma página que apareciam todas as dicas, em ordem cronológica, pra que a visualização fosse simples e a moderação pudesse ser mais eficiente. Não sei o quão complicado é fazer isso, mas era muito útil!

 

Tem como fazer sim ! Mas isso poderia ser "anulado" com o botão report que nosso amigo sacry comentou ! Poderia ter uma página falando todas as dicas que receberam report ! o que acham ?

Ai o pessoal moderador/staff se preocupam só com essas :)

 

Eu gostei O.o

Acho q seria mais interessante permitir q usuários sem o troféu possam votar, e depois, caso peguem o troféu ou a platina etc, a pontuação mude.

outra coisa, que acho que poderia facilitar a vida da moderação é um "Reportar". Pq assim os moderadores não teriam que ficar procurando pelas dicas, ou então lendo um monte de coisa. é simples, não gostou da dica, achou ela inútil ou tem algo de errado, vc reporta, nesse "ticket" vc escreve pq tá reportando e seu nick.

o que acham?

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu gostei O.o

Acho q seria mais interessante permitir q usuários sem o troféu possam votar, e depois, caso peguem o troféu ou a platina etc, a pontuação mude.

outra coisa, que acho que poderia facilitar a vida da moderação é um "Reportar". Pq assim os moderadores não teriam que ficar procurando pelas dicas, ou então lendo um monte de coisa. é simples, não gostou da dica, achou ela inútil ou tem algo de errado, vc reporta, nesse "ticket" vc escreve pq tá reportando e seu nick.

o que acham?

 

cara, eu tava lendo o tópico e pensando nisso... hehehe... mas você chegou primeiro... hehehe... Sou a favor do "reportar" também... Apoiado em 100%... Além de podermos "mostrar" o que está ruim, poderá ser avaliado por mais pessoas para que não seja classificado como "mau-julgamento", afinal, aquelas que os moderadores tiverem dúvidas, eles deixam "penduradas" na lista para que outros tentem avaliar se será útil ou não.

 

Isso ajudaria e muito na qualidade das dicas postadas... Pq hoje, os users escrevem qualquer coisa só pra aparecer lá... pelo menos 30% das dicas que vejo estão incompletas e/ou são inúteis...

 

Quanto a votar nas dicas ruins de um troféu que você também postou... sou contra... porque eu só postei dicas no shadow of the colossos justamente porque a dica do cara que tinha lá não ajudava em nada... eu negativei a dele e depois fiz uma mais detalhada... beeem mais detalhada...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito boa a ideia.

Isso vai deixar a parte de dicas com mais credibilidade. Falo isso porque sou um dos maiores usuario das dicas da galera para a confecção dos guias e tento, sempre que possivel, dar os devidos creditos por elas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu não acho necessário coibir dicas de quem não tenha a platina/troféu.

Eu, por exemplo, não tenho o troféu Epic Tier 3 Engineer do Dead Space, mas sei como fazer o troféu no passo a passo por completo e coloquei uma dica no troféu que facilita (E muito) o processo. Só não fiz o troféu por que tenho 7 jogos esperando que eu os complete :D

 

Eu até pensei que proibir quem postou uma dica no troféu X não possa votar em outras dicas deste troféu. Mas isso não daria muito resultado, pois quem realmente tem uma dica boa, e postou justamente para substituir uma dica mal feita (Como o feito pelo Rene_AB) acabaria sendo prejudicado.

 

E eu acho que a parte de dicas é meio... Escondida. Acho que um Banner no canto direito indicando algumas dicas com mais votos positivos e com um link para a parte de Dicas daria um ênfase na área.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então acho que o mínimo que podia ter é um indicador se o cara já pegou o troféu e se o cara já pegou a platina.

Assim vai do usuário confiar na dica.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, posso até ser esculachado pela minha idéia, mas acho que os troféus de platina não deveriam receber dica... Afinal de contas, a GRANDE maioria das platinas tem "dicas" inúteis como a que o Vinikento citou. Claro que tem algumas dicas válidas, mas podem ser aplicadas a outros troféus. A platina é sempre a mesma coisa, pegar tudo, então a dificuldade está nos outros troféus! Eles é que merecem dicas. E se tiver alguma coisa necessária pra platina que não vale troféu, pra isso servem os guias...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quem não jogou o jogo e não testou a dica não têm consciência se ela é boa ou não.

 

Podemos colocar um botão de indicação, assim quando o cara conquistar o troféu da dica, vai aparecer em "Últimos troféus" essa indicação e ele poderá avaliar a dica melhor.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então acho que o mínimo que podia ter é um indicador se o cara já pegou o troféu e se o cara já pegou a platina.

Assim vai do usuário confiar na dica.

 

mas o sistema de pesos faz não precisar isso ... um kr com o troféu/platina tem mais peso.

 

Eu não acho necessário coibir dicas de quem não tenha a platina/troféu.

Eu, por exemplo, não tenho o troféu Epic Tier 3 Engineer do Dead Space, mas sei como fazer o troféu no passo a passo por completo e coloquei uma dica no troféu que facilita (E muito) o processo. Só não fiz o troféu por que tenho 7 jogos esperando que eu os complete :D

 

Eu até pensei que proibir quem postou uma dica no troféu X não possa votar em outras dicas deste troféu. Mas isso não daria muito resultado, pois quem realmente tem uma dica boa, e postou justamente para substituir uma dica mal feita (Como o feito pelo Rene_AB) acabaria sendo prejudicado.

 

E eu acho que a parte de dicas é meio... Escondida. Acho que um Banner no canto direito indicando algumas dicas com mais votos positivos e com um link para a parte de Dicas daria um ênfase na área.

 

Escondida ?? na home estão todas as novas dicas, vc vendo os troféus do seu jogo aparece as dicas, na lista de troféus do jogo tem as dicas :D Em estatísticas tem as dicas ... não vejo onde mais colocá-las :P

Já temos + de 15mil dicas, eu acho que essa área é mto bem usada, por mais que tenhamos alguns problemas ! Mas isso é normal ... cabe a nós trabalharmos para evitá-los.

 

Agora, quanto a quem postar uma dica não poder votar, se sua dica for realmente boa, os usuários vão dar voto positivo e ela vai ultrapassar ! Principalmente com os pesos ...

 

A gente poderia pensar em reestruturar a página de dicas (a /dicas ) e deixar uma LISTA completa de dicas, tipo paginada e talz ! Assim ficaria mais fácil para todos usuários poderem avaliar ! Ai criaremos os Analista de Dicas, pra ficar responsáveis por passear por elas e ir validando.

 

Olha, posso até ser esculachado pela minha idéia, mas acho que os troféus de platina não deveriam receber dica... Afinal de contas, a GRANDE maioria das platinas tem "dicas" inúteis como a que o Vinikento citou. Claro que tem algumas dicas válidas, mas podem ser aplicadas a outros troféus. A platina é sempre a mesma coisa, pegar tudo, então a dificuldade está nos outros troféus! Eles é que merecem dicas. E se tiver alguma coisa necessária pra platina que não vale troféu, pra isso servem os guias...

 

Eu gosto de dicas em platinas qdo o usuário posta uma via geral doq deve-se fazer ! Tipo um ROADMAP ! Já vi vários fazendo isso...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quem não jogou o jogo e não testou a dica não têm consciência se ela é boa ou não.

 

Podemos colocar um botão de indicação, assim quando o cara conquistar o troféu da dica, vai aparecer em "Últimos troféus" essa indicação e ele poderá avaliar a dica melhor.

 

foi como eu disse, as vezes eu dou nota positiva em uma dica de um jogo que nem joguei, simplesmente por ela estar bem estruturada/escrita.

 

Acho que isso vale a pena tb...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas o que vale a pena é PERMITIR dar dicas mesmo não tendo o troféu, diferente doq vc falou :D :D entendeu ?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu gosto de dicas em platinas qdo o usuário posta uma via geral doq deve-se fazer ! Tipo um ROADMAP ! Já vi vários fazendo isso...

 

Não é pra isso que tem os guias? Não desmerecendo quem postou algo útil, mas ler ROADMAP naquela janelinha é dose!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mas o que vale a pena é PERMITIR dar dicas mesmo não tendo o troféu, diferente doq vc falou :D :D entendeu ?

 

Ta loko...só pode dar dica se tiver o troféu e acho que pra dar "joinha" também deveria ser assim.

 

Quando se ganha um troféu aparece no perfil o botão para dar dica, esse botão poderia abrir todas as

outras e o cara pode votar nas dicas postadas e ou postar uma melhor.

 

Deixar qualquer um votar dá no que esta dando, muitas dicas idiotas.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu sei que tinha um tópico pra isso à um tempo atrás, mas aqui vou tentar agrupar tudo oq eu acho que devemos fazer.

 

Este tópico tem uma motivação. Vi uma dica MUITO bem postada receber negativos, sendo que a mais bem votada é UM LIXO.

 

Vejam:

 

Dica, na minha opinião, bem votada > http://myps3t.com.br/dicas/ver/13943/

Dica, na minha opinião, não ruim, mas pior que a de cima > http://myps3t.com.br/dicas/ver/13726

 

Eu fui investigar para intender o pq, de uma dica tão boa, ter votos negativos.

Acabei descobrindo que os dois negativos dado a dica eram de usuários que postaram OUTRAS DICAS NO MESMO TROFéU!! Ou seja, BOICOTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

 

Caras, fiquei mto chateado com isso... muito mesmo ! O sistema de dicas é para favorecer as dicas mais bem votadas, mas com consciência, não é para amiguinho votar na dica da sua turma, não é para um usuário desmerecer as outras dicas.

 

Sendo assim, estou pensando em algumas melhorias:

 

 

1- Usuários que derem dica em um troféu, não podem votar em NENHUMA dica deste mesmo troféu.

2- Queria pensar em um sistema diferente para calcular a "nota" da dica:

 

Continuar com o sistema de joinhas, porém diferentes "tipos" de usuários dariam peso diferente para a nota:

 

2.1 - Usuários normais: 1 ponto

2.2 - Usuários normais que tem o jogo: 2 pontos

2.3 - Usuários normais que tem o jogo e este troféu: 5 pontos

2.4 - Usuários normais que tem o jogo e a platina - 10 pontos

 

Se o usuário é STAFF (aqueles que ajudam no portal e mais alguns que eu posso nomear só para este serviço) os pontos são multiplicados por 2.

 

Em caso de joinhas negativos, a mesma pontuação prevalece, mas, para baixo.

 

Assim imagino que evitaria qquer tipo de fraude, e pessoas que dominam mais o assunto teriam um peso maior.

 

Além disso, podemos definir algum limiar: dicas com -10 pontos somente serão exibidas quando entrar no troféu, que é onde mostramos todas as dicas.

 

Uma nota importante é que eu posso converter os joinhas que estão postados hoje nesse novo sistema :D

Assim daria para dar uma conferida.

 

Excelente ideia!! :-)

 

Realmente vejo isso acontecer, dicas boas com negativos e dicas lixos com positivas... quanto ao boicote, as vezes o cara que postou a dica (na opinião dele melhor) negativa a dica ruim para que ela dessa e não fique sendo a dica principal.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

 

Ta loko...só pode dar dica se tiver o troféu e acho que pra dar "joinha" também deveria ser assim.

 

Quando se ganha um troféu aparece no perfil o botão para dar dica, esse botão poderia abrir todas as

outras e o cara pode votar nas dicas postadas e ou postar uma melhor.

 

Deixar qualquer um votar dá no que esta dando, muitas dicas idiotas.

 

aposto com você:

 

1. A maioria das dicas postadas é de quem NÃO tem o troféu;

2. A maioria de dicas PORCARIA postadas são de gente que TEM o troféu;

3. 80% das dicas no site, contando as bem votadas de cada troféu, são boas dicas;

 

Eu mesmo já dei dicas de troféus que ainda não peguei, o Liquid deu um exemplo tb.

Acho que a mentalidade nossa não é limitar quem posta, mas sim criar mecanismo para dar relevância as boas dicas. Se isso funcionar, o sistema se encarregará de enterrar as dicas ruims.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...