Ir para conteúdo
eduhlopes

[myPSt] O fim está próximo. PS3 completa 1 ano sem receber novos jogos

Recommended Posts

spacer.png

PlayStation 3 é um console que foi lançado em 2006 e teve mais de 88 milhões de unidades vendidas. Mesmo o seu grande sucessor tendo 6 anos de mercado e a próximo a geração, PS5, saindo no próximo ano, o velho guerreiro ainda continua com os servidores ligados. A grande questão é, até quando?

É inegável que nos últimos anos a Sony já vem dando claros sinais que talvez o seu fim esteja próximo. Fechamentos de servidores de vários jogos, incluindo os principais exclusivos, fim dos jogos da Plus, falta de promoções de jogos digitais,...São apenas alguns exemplos de como o console está sendo descontinuado pela empresa Japonesa.

O mais recente sinal do fim dos tempos que podemos observar é a falta de jogos. Em 2018 o console não chegou a receber nem 5 novos jogos, sendo FIFA 19 o último deles, lançado em Setembro/18. Neste ano vigente nenhum novo jogo foi adicionado ao console e a EA já anunciou que não teremos FIFA 20 para PS3 e Xbox 360, desta forma muito provavelmente FIFA 19 foi o último jogo lançado para o console da década passada.

O que intriga é que o PS Vita que passa por um processo semelhante de "descontinuação",  apesar de ser 6 anos mais novo, continua recebendo dezenas de novos jogos regularmente. Muitos desses jogos, que vulgarmente conhecemos como garapas, sobrevivem apenas com vendas para Trophy Hunters Hardcore e poderiam facilmente serem lançados no PS3 e misteriosamente não são. Um exemplo é a série de jogos POWGI, que só sobrevive por ser garapa e poderia muito bem ganhar uma grana lançando uma nova lista no PS3, mas não o fazem. Talvez porque a própria Sony esteja criando barreiras para o lançamento de novos jogos, provavelmente vislumbrando um fechando de servidores e/ou da loja em breve.

A título de comparação o Nintendo Wii, que também foi lançado em 2006, teve os seus servidores onlines desligados em 2014 e em Janeiro de 2019 a sua loja virtual foi fechada, impossibilitando a compra de novos jogos. Atualmente ainda é possível baixar os jogos já comprados, mas a empresa já anunciou que em breve esse serviço também será descontinuado.

Desta forma a pergunta que fica é: até quando poderemos ganhar troféu no PlayStation 3? algum palpite?

Fonte: EduNews  

• Curti 4
  • Triste 2

Compartilhe esta postagem

Com a chegada iminente do PlayStation 5 creio que a PSN ficará ativa por mais uns 2 anos apenas.

Espero estar redondamente enganada e que dure bem mais, porém, acho que é a dura realidade.

• Curti 3
  • Triste 1

Meu palpite: Vão anunciar até o final deste ano ou início do ano que vem que os servidores e a loja serão fechados em dezembro de 2020, ficando depois dessa data apenas a possibilidade de baixar os jogos já comprados.

• Curti 1
  • Triste 1

Eu torço para que dure até o fim de 2021 ou mais.

Minha fila de jogos de PS3 pra fechar ainda é bem grande.

• Curti 2

Tomara que dure por um bom tempo,minha lista de jogos ainda é grande também

Em 04/09/2019 em 12:04, DU_whiskyzito disse:

Meu palpite: 5 anos no máximo

• Curti 2

Em 14/09/2019 em 03:00, ynotsolrac disse:

Tomara que dure por um bom tempo,minha lista de jogos ainda é grande também

Antônio sumido, eu também espero que dure bastante, pois eu também tenho muitos jogos do PS3 ainda para finalizar. Esse ano estou focando mais em matar esses jogos do PS3, mas mesmo assim ainda vai sobrar muito coisa pra fazer nele no ano que vem, muitos jogos e pouco tempo haha

• Valeu! 1

Em 04/09/2019 em 11:43, eduhlopes disse:

spacer.png

O que intriga é que o PS Vita que passa por um processo semelhante de "descontinuação",  apesar de ser 6 anos mais novo, continua recebendo dezenas de novos jogos regularmente. Muitos desses jogos, que vulgarmente conhecemos como garapas, sobrevivem apenas com vendas para Trophy Hunters Hardcore e poderiam facilmente serem lançados no PS3 e misteriosamente não são. Um exemplo é a série de jogos POWGI, que só sobrevive por ser garapa e poderia muito bem ganhar uma grana lançando uma nova lista no PS3, mas não o fazem. Talvez porque a própria Sony esteja criando barreiras para o lançamento de novos jogos, provavelmente vislumbrando um fechando de servidores e/ou da loja em breve.

Fonte: EduNews  

O lance não é a Sony ou coisa do tipo - para um desenvolvedor que lucra basicamente em cima dos Reis da Garapa™ colocar o jogo numa plataforma com mais de 80 milhões de unidades é um puta negócio - é que o custo-benefício em desenvolver para o PS3, convertendo código feito para rodar no Vita, é contraprodutivo e beira a insanidade. Estúdios indie dificilmente terão o recurso humano, pra não falar no tempo e no hardware - duvido que a Sony ainda libera dev-kit de PS3 à essa altura - pro cidadão se embrenhar nessa doideira.

Eu mesmo to brincando de tentar arrumar um dev-kit pra homebrew de games de PS3 e tenho quase um 1 GB de documentação e PDFs pra ler pra mais ou menos começar a quase entender o Cell BE.

• Curti 3

Penso que até 2022 o PS3 tenha vida, depois, RIP.

Este console foi uma das melhores coisas que me não me arrependo de ter gasto um centavo sequer.

• Curti 2

Seria muita burrice fechar a Store do PS3 a curto prazo, no caso da Wii Store aquilo tava às moscas. Tem vários joguinhos que eu compraria, se eles se preocupassem em fazer uma promoção, mas infelizmente, só fica na mesma meia dúzia de jogos.

E vai demorar uns 20 anos para eu jogar oque tenho da plus...=/

Se o tal rumor do PS5 ter retro total com a familia playstation for real, eu duvido muito que vão encerrar a store do PS3.

Olha aí finalmente uma promoção diferente pro PS3, eu vou pegar o Dragon Ball Xenoverse +Season Pass por R$22 q tá bem barato.

Então bem q podiam deixar os preços bem baixo ano q vem no PS3.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...